rede ex aequo

Olá Visitante09.ago.2022, 00:16:10

Autor Tópico: E se Portugal entrar em bancarrota??  (Lida 9905 vezes)

E se Portugal entrar em bancarrota??

Navegante

• Visitante
Bom dia,

Ontem estive a falar com um amigo super pessimista a propósito da possível bancarrota da Grécia e do contágio que isso traria a Portugal e fiquei preocupada. De facto, o Primeiro-ministro grego diz que o seu país poderá entrar em bancarrota já em Março e se isso acontecer é provável que a Grecia saia da zona euro. Se a Grécia sair do euro há o perigo de Portugal tb ter de sair. Uma das consequências, dizia o meu amigo, é que as contas nos bancos ficavam congeladas, nomeadamente o dinheiro a prazo.

Ontem também era notícia nos jornais telavisivos portugueses que muitos nossos concidadãos já estão a investir em contas em dinheiro diferente do euro, a precaver uma hipotética bancarrota. Por outro lado, cada vez são mais os portugueses a declarar insolvência, quer empresas, quer particulares.

Enfim, pela minha partte fiquei a pensar nisto. E vocês, pensam muitas vezes nestas questões? Ficam assustados com as notícia? Acompanham as notícias? Como acham que a bancarrota vos ia afectar a vocês e ás vossas famílias?

Offline Kidrauhl

• Membro Total
    • Género: Masculino
    Bem, bancarrota é de facto o descalabro, o pior dos cenários. A Grécia está sem dúvida numa situação muito mais delicada, aldrabaram os números para poderem aderir ao euro... Mas enfim. Pôr as nossas poupanças numa moeda diferente do euro demonstra inteligência, dado que nada nos garante que o euro não acabe...

Penso moderadamente nessa questão, tenho acompanhado as notícias e considero que a bancarrota iria mudar radicalmente as nossas vidas, pois as nossas poupanças passariam a não valer nada de nada, de um momento para o outro.

Espero que não aconteça...

Offline kustom

• Membro Sénior
      Bem, eu, e a maior parte das pessoas, ia a correr para o banco levantar o €, ou trocava de moeda, de qualquer maneira os bancos vão a falência e há uma crise à séria. Sim porque esta 'crise' que existe é mais psicológica do que real. Pelo menos eu que não vejo grandes afluências à poupança, pelo contrario só vejo gente a poupar dinheiro. Sim, o 'há este ano não vou viajar para fora, tenho que viajar em Portugal' é de gente parva, se não há dinheiro fica em casa, como eu, não vai gastar dinheiro para o Algarve, nem endividar-se ao Banco (isto é verídico! as pessoas vão pedir empréstimos para viajar!). Os bancos deixam de emprestar, provavelmente voltamos para o escudo, que é desvalorizado para dar incentivo ao investimento estrangeiro, e o País faz reset.

E depois, por muito que pareça que temos mini fortunas, na realidade, não temos nada, e quem gosta de viajar para fora, está tramado porque o o escudo vai valer aproximadamente dois feijões e uma ervilha. Depois uns emigram, outros cedem e vão mendigar para a porta do Pingo-Doce (sim esse esperto que já virou costas ao país), e outros continuam a sua vida normalmente.

De qualquer forma ainda há esperança para Portugal, se o Governo decidir apostar nas pessoas, e se os Portugueses deixarem de ser uns 'coitadinhos' e se fizerem à vida.

(Obviamente contra mim falo)

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
        • bang bang, I shot you down!
        Resposta: hiperinflacao.
          With my feet on the air and my head on the ground

Offline Lambuças

• Membro Elite
          • Género: Feminino
          • Encarar a vida com um sorriso é o melhor remédio
          Vamos esperar que isso não aconteça. Pelo menos ninguém quer tal situação para o país que conquiatou o mundo e játeve tudo. agora resta-nos acreditar nos que nos governam porque não basta dizer mal tem de se arranjar soluções.

Por exemplo: os trabalhadores que estão a fazer as greves todas nos transportes publicos, em empresas que nem dinheiro têm para lhes pagar os salários, deviam ter a noção que se as empresas não forem reestruturadas de modo a pelo menos darem menos prejuizo que a unica hipotese é entregar a sua gestão aos privados e ai a coisa vai correr bem pior. Porque os privados visam o lucro. Madre teresa só mesmo o Estado.
          E a solução ai passa pela redução do maior peso que essas empresas têm que é os recursos humanos e assim vão chegar a despedimentos colectivos. Depoisde isso acontecer já não vão ter hipotese de fazer greve.
          Greve é um direito que se assiste a todas as pessoas mas convém que seja com alguma logica o que não me parece que esteja a acontecer nas empresas de transportes estatais

Offline TiagoJ

• Membro Elite
            • make a U turn
            Se Portugal entrar em bancarrota, é o adeus à Europa como a conhecemos. Para além de uma desvalorização dramática e da perda do poder de compra por parte das famílias, a situação não seria facilmente ultrapassada.

Vamos esperar que isso não aconteça. Pelo menos ninguém quer tal situação para o país que conquiatou o mundo e játeve tudo. agora resta-nos acreditar nos que nos governam porque não basta dizer mal tem de se arranjar soluções.

Por exemplo: os trabalhadores que estão a fazer as greves todas nos transportes publicos, em empresas que nem dinheiro têm para lhes pagar os salários, deviam ter a noção que se as empresas não forem reestruturadas de modo a pelo menos darem menos prejuizo que a unica hipotese é entregar a sua gestão aos privados e ai a coisa vai correr bem pior. Porque os privados visam o lucro. Madre teresa só mesmo o Estado.
            E a solução ai passa pela redução do maior peso que essas empresas têm que é os recursos humanos e assim vão chegar a despedimentos colectivos. Depoisde isso acontecer já não vão ter hipotese de fazer greve.
            Greve é um direito que se assiste a todas as pessoas mas convém que seja com alguma logica o que não me parece que esteja a acontecer nas empresas de transportes estatais

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
            « Última modificação: 29 de Janeiro de 2012 por TiagoJ »
              touching the edge of space, the edge of heaven, the edge of dreams...

Incandessence

• Visitante
              Se o pais entrar em banca rota vou lamentar não ter emigrado antes da banca rota...E se decidir ficar mesmo depois de o pais ter entrado em banca rota possivelmente irei lamentar ter ficado...Enfim foi um desabafo que espero que não se concretize...

Offline Lambuças

• Membro Elite
                • Encarar a vida com um sorriso é o melhor remédio
                Se o pais entrar em banca rota vou lamentar não ter emigrado antes da banca rota...E se decidir ficar mesmo depois de o pais ter entrado em banca rota possivelmente irei lamentar ter ficado...Enfim foi um desabafo que espero que não se concretize...

Mas mesmo que o país não entre em declinio podes sempre aventurar-te no estrangeiro. Eu vou fazer isso até ao fim do ano.

Offline kustom

• Membro Sénior
                  Eu já estou decidido a partir, à muito tempo e por razões próprias, assim que terminar o curso.

Tenho conhecido nos últimos anos pessoas de muitas nacionalidades (Brasil, Canadá, Itália, Espanha, Polónia,Finlândia, Inglaterra,etc), e sempre que falamos em termos económicos, de Portugal (salários, pensões, Governo) todos ficam de boca aberta e ninguém compreende como sobrevivemos... O que é um bocado triste.

E ao mesmo tempo é cómico quando uma amiga minha foi estudar para a suíça no ano passado e deu os ordenados dos pais num inquérito para receber uma bolsa de estudos... digamos que a senhora veio a correr atrás dela a dizer que se tinha esquecido de adicionar um zero! E depois ficou chocada quando descobriu que o valor estava correto -.-

Incandessence

• Visitante

Mas mesmo que o país não entre em declinio podes sempre aventurar-te no estrangeiro. Eu vou fazer isso até ao fim do ano.
                    Sim mas sendo este o meu pais penso que só em ultimo recurso o devo abandonar não por patriotismo mas porque este sempre foi o pais que conheci e a minha vida esta aqui...Não significa que não gosta-se de fazer vida lá fora penso que de certa forma seria até uma experiencia enriquecedora mas penso também que só em ultimo recurso o farei...Espero contudo não me vir a arrepender,cenario esse k já esteve bem mais longe...Espero um dia não olhar para traz e pensar e se tivesse saido daki a tempo?Espero  na terceira idade não me rever nessa frase...Secalhar até estou a ser radical de mais a pensar assim mas de facto há que pensar...
                    « Última modificação: 29 de Janeiro de 2012 por Incandessence »

Navegante

• Visitante

E o dinheiro que está nos bancos, o que lhe aconteceria? É verdade que as contas ficariam congeladas?

Incandessence

• Visitante

E o dinheiro que está nos bancos, o que lhe aconteceria? É verdade que as contas ficariam congeladas?
                        Bom o melhor é dividires o dinheiro por varios bancos por segurança caso o tenhas...Mas claro isto só resultaria se fosse só um banco a abrir falencia...Se for a própria falencia do pais em si ai o caso é bem pior e mais complicado,não tenho a certeza mas penso que as contas ficariam congeladas sim...Se estiver errada alguem que me corrija...

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra

Pergunta interessante.
                          Em teoria, existe seguro para isso.
                          A coisa gira e que o garante disso e o Estado.

Mas nao considero que seja situacao para as pessoas estarem alarmadas com isso.
                          Uma coisa e colocar dinheiro num banco suico ou australiano, por uma quetao de diversificacao. Outra coisa e pegarem no dinheiro todo e tira-lo de Portugal.
                          Vejo um evento de falencia do Estado como algo muito remoto, mesmo que isso seja cada vez mais freqnete nos media e no proprio sentimento de mercado. Mas acreditar nos media, ou no sentimento de mercado nos dias de hoje, e como delinear o futuro com base no que acontece nas novelas da Globo.

A UE tem perfeita nocao que isso traria imensos probemas e seria uma estrategia suboptima, e sob a qual tem capacidade de actuacao.
                          Quando se fala em bancarrota, fala-se no Estado Portugues de um dia para o outro dar-lhe na panca e nao pagar. Um bocado como a Grecia anunciou ha uns tempos, e pos logo o pe atras passados 2 ou 3 dias. Tem-se nocao dos efeitos de medio prazo que isso cria, dado que tal ja ocorreu no passado na America Latina.

Mais ainda, existe bancarrota e incumprimento. Uma coisa e PT nao pagar uma amortizacao de emprestimo na data prevista, o que gerava logo panico no mercado. Outra coisa e como ocorreu no ano passado nos EUA, em que ou pagavam divida, ou nao pagavam equipamento militar. Existem flexibilidades, cuja escolha e obvia.

E ja agora:  http://www.fgd.pt/pt-PT/Paginas/inicio.aspx
                          "Missão do Fundo de Garantia de Depósitos

O Fundo de Garantia de Depósitos foi criado pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, aprovado pelo Decreto-Lei nº 298/92, de 31 de Dezembro. É uma pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, tem a sua sede em Lisboa e funciona junto do Banco de Portugal.

A sua principal missão consiste em garantir o reembolso do valor global dos saldos em dinheiro de cada depositante, de acordo com determinadas condições, nomeadamente quando aquele valor não ultrapasse 100.000 euros e desde que os depósitos da respectiva instituição de crédito se tornem indisponíveis.

O Fundo pode também intervir a título preventivo, colaborando, com carácter transitório, em acções destinadas a restabelecer as condições de solvabilidade e de liquidez de instituições de crédito participantes, no âmbito de planos de recuperação e saneamento conduzidos pelo Banco de Portugal.

A sua acção, em coordenação com a autoridade de supervisão, contribui para o reforço da confiança e da estabilidade do sistema bancário, em especial enquanto instrumento de protecção dos pequenos depositantes."
                          « Última modificação: 1 de Fevereiro de 2012 por johny.n.1986 »

Offline kustom

• Membro Sénior

Pergunta interessante.

Uma coisa e colocar dinheiro num banco suico ou australiano, por uma quetao de diversificacao. Outra coisa e pegarem no dinheiro todo e tira-lo de Portugal.
                            Vejo um evento de falencia do Estado como algo muito remoto, mesmo que isso seja cada vez mais freqnete nos media e no proprio sentimento de mercado. Mas acreditar nos media, ou no sentimento de mercado nos dias de hoje, e como delinear o futuro com base no que acontece nas novelas da Globo.

A UE tem perfeita nocao que isso traria imensos probemas e seria uma estrategia suboptima, e sob a qual tem capacidade de actuacao.
                            Quando se fala em bancarrota, fala-se no Estado Portugues de um dia para o outro dar-lhe na panca e nao pagar. Um bocado como a Grecia anunciou ha uns tempos, e pos logo o pe atras passados 2 ou 3 dias. Tem-se nocao dos efeitos de medio prazo que isso cria, dado que tal ja ocorreu no passado na America Latina.

Mais ainda, existe bancarrota e incumprimento. Uma coisa e PT nao pagar uma amortizacao de emprestimo na data prevista, o que gerava logo panico no mercado. Outra coisa e como ocorreu no ano passado nos EUA, em que ou pagavam divida, ou nao pagavam equipamento militar. Existem flexibilidades, cuja escolha e obvia.

Estás a dizer que as novelas da Globo não são realistas? Olha tu vê lá..... :-X
                            Portanto a escolha óbvia dos EUA é comprar equipamento militar, não é?
                            De qualquer forma também não acredito muito que vamos parar à banca rota, mas se formos também não é o fim do mundo...

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra

Pergunta interessante.

Estás a dizer que as novelas da Globo não são realistas? Olha tu vê lá..... :-X
                              Portanto a escolha óbvia dos EUA é comprar equipamento militar, não é?
                              De qualquer forma também não acredito muito que vamos parar à banca rota, mas se formos também não é o fim do mundo...

Se quiseres comprar batatas e estar exposto ao risco de o preco agora ser EUR2/ kg mas daqui a 3 horas ser EUR 5/kg, entao ai o "obvio" e pagares equipamento militar, sim. Mas creio que nao e esse o risco a que 99% da populacao queira estar exposta.

Navegante

• Visitante
                                Ontem o Marcelo Rebelo de Sousa expunha na TVI a sua opinião de que o acordo Troika/Grécia não era exequível, nomeadamente no que diz respeito ao despedimento de (acho que) 150 000 funcionários públicos até 2015 e que, como tal, é quase inevitável que a Grécia mais tarde ou mais cedo entre em bancarrota. Na opinião do Marcelo as coisas estão-se a fazer de forma mais controlada (a Alemanha e a França já tiraram de lá o dinheiro) e mesmo o contágio a outros países há-de ser menor do que aquele que se esperaria se aquele país tivesse entrado em bancarrota mais cedo...

Offline mad

• **
                                  • Membro Júnior
                                  • Feel it in your bones
                                    • Not A Fuck Given
                                  Ontem o Marcelo Rebelo de Sousa expunha na TVI a sua opinião de que o acordo Troika/Grécia não era exequível, nomeadamente no que diz respeito ao despedimento de (acho que) 150 000 funcionários públicos até 2015 e que, como tal, é quase inevitável que a Grécia mais tarde ou mais cedo entre em bancarrota. Na opinião do Marcelo as coisas estão-se a fazer de forma mais controlada (a Alemanha e a França já tiraram de lá o dinheiro) e mesmo o contágio a outros países há-de ser menor do que aquele que se esperaria se aquele país tivesse entrado em bancarrota mais cedo...

O costume.  ::) Chega a uma altura em que acaba por ser cada um por si. A UE não tem dinheiro para subsistir a Grécia e em vez de afundarem todos ao mesmo tempo, vai um de cada vez. Há um par de anos em situações de «stress» económico a guerra era uma solução ... diga-se viável. Estou para ver como é que nos vamos (nós e o resto do mundo) desenvencilhar só com paz e amor.

La_más_lista

• Visitante
                                    regresso a casa! lololol

Offline Pulse

• Membro Vintage
                                      • After all, losing all hope was freedom.
                                      Podia ser que se entrasse na bancarrota se começasse a relegar a economia para segundo plano e se abandonasse o sistema podre que temos.
                                      De qualquer das maneiras, os estados preferem deixar as pessoas morrer de fome a entrar em incumprimento, portanto não tenhamos medo.  :P
                                        And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Incandessence

• Visitante

O costume.  ::) Chega a uma altura em que acaba por ser cada um por si. A UE não tem dinheiro para subsistir a Grécia e em vez de afundarem todos ao mesmo tempo, vai um de cada vez. Há um par de anos em situações de «stress» económico a guerra era uma solução ... diga-se viável. Estou para ver como é que nos vamos (nós e o resto do mundo) desenvencilhar só com paz e amor.

Infelizmente penso como tu mad  :-\ espero não se recuar no tempo ao ponto de haver guerras... :-X para ser sincera esse é o meu maior receio que depois de banca rota quer da grecia,quer de portugal a seguir cai tudo por ai a fora como se fosse um castelo de cartas a cair que não venha a guerra em seguimento...Porque tal como tu dizes e muito bem antigamente a solução era a guerra hoje em dia pergunto-me e espero que tenham solução melhor  [smiley=semfala.gif]

Offline Elizabeth Siddal

• Membro Total
                                          De qualquer das maneiras, os estados preferem deixar as pessoas morrer de fome a entrar em incumprimento, portanto não tenhamos medo.  :P

Sim, mas se entrarmos em bancarrota uma das consequências é a hiperinflação. Aí não teríamos mais pessoas a morrer de fome? :inq :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                            22 Respostas
                                            12226 Visualizações
                                            Última mensagem 21 de Outubro de 2008
                                            por xXxPePexXx
                                            3 Respostas
                                            6201 Visualizações
                                            Última mensagem 3 de Dezembro de 2005
                                            por bluejazz
                                            2 Respostas
                                            2220 Visualizações
                                            Última mensagem 2 de Maio de 2015
                                            por miss_g
                                            5 Respostas
                                            1977 Visualizações
                                            Última mensagem 2 de Outubro de 2015
                                            por caires
                                            8 Respostas
                                            3716 Visualizações
                                            Última mensagem 29 de Novembro de 2018
                                            por lipstick.l40s@gmail.com