Olá a tod@s!
O
Projeto Inclusão é um dos mais recentes projetos da
rede ex aequo e já anda a caminhar por Portugal. Com cartazes, postais, formações para professores, um estudo sobre o crecimento dos jovens em espaço escolar sobre a temática LGBT e MUPIs para o exterior, a associação já chegou a escolas, centros juvenis, associações, espaços de cultura e lazer e até aos espaços urbanos em placards municipais.
Em Cascais temos estado a trabalhar para que o projeto possa também aqui dar frutos, e pretendemos mostrar-vos o que já atingimos, assim como reservar este espaço para que também nos ajudem a continuar a aplicar este projeto na nossa região e a dar ideias para como fazê-lo e a quem mais chegar.
Podes consultar toda a informação e material do PI no site da rede ex aequo:
http://www.rea.pt/inclusaoCentros de JuventudeTemos estado em contacto com a
rede de lojas Geração C, que são os centros de juventude no município de Cascais. Os materiais do Projeto Inclusão já estão em todas as lojas e queremos deixar alguns testemunhos deste grande passo, para que possamos todos comprovar como estamos a caminhar para uma sociedade mais inclusiva e respeitante aqui neste cantinho de Portugal.
Informamos ainda que no passado dia 13 de maio foi realizada uma formação do Projeto Inclusão na Livraria Municipal de Cascais, destinada a psicólogos e enfermeiros da rede de lojas Geração C e Espaço S da Câmara Municipal de Cascais, tendo sido a primeira formação do PI destinada as profissionais dos serviços de uma câmara municipal. Correu bastante bem e continuamos em contacto para outros projetos que se avizinham!
Podemos assim contar com a garantia de que esta rede de centros de juventude tudo está a fazer para que os jovens em Cascais cresçam num ambiente são, livre de preconceito e com acesso a um desenvolvimento pessoal justo e saudável.
loja Geração C de Cascais e o seu Espaço S

loja Geração C de Alcabideche


loja Geração C de Trajouce

loja Geração C de Carcavelos
(os cartazes não se encontravam ainda afixados, mas já têm todo o material e estarão em breve)
loja Geração C de São Miguel das Encostas

Bibliotecas Municipais de CascaisMas não são só os centros de juventude! A
rede de Bibliotecas Municipais de Cascais respondeu uma vez mais ao nosso apelo e disponibilizou-se para afixar e dispor os cartazes e postais do Projeto Inclusão. Assim, podes também comprovar abaixo a participação da Biblioteca Municipal na facilitação destes espaços culturais para colaboração com o nosso projeto e demarcando-se novamente como mais uma zona onde o preconceito não é aceitável.
Os cartazes abaixo encontram-se na
Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, e outros seguirão também para a
Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana.
Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara

Escolas Secundárias Públicas de CascaisE continuamos! Pois como sabes também trabalhamos junto das escolas. Infelizmente nem todas elas aderiram de momento ao nosso apelo, mas deixaram o seu interesse em receber o Projeto Inclusão e o Projeto Educação no próximo ano letivo de 2011/2012, a começar em setembro próximo.
Mas como há mais boas notícias, e como o ano letivo só termina no final de junho, temos três escolas que já afixaram os cartazes do Projeto Inclusão, são elas a
Escola Secundária da Cidadela (em Cascais), a
Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo (em São Domingos de Rana), e os
Serviços de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Fernando Lopes Graça (na Parede). A estas escolas e intervenientes responsáveis pela receção do grupo ex aequo cascais fica o nosso obrigado, pelo reconhecimento das necessidades da população jovem LGBT, pela fomentação de um ambiente escolar inclusivo e pela promoção da educação para a cidadania.
Escola Secundária da Cidadela

Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo

Como referido acima, queremos deixar o alerta de que também tu podes colaborar connosco. Pede à tua escola que a rede ex aequo a visite para realizarmos sessões do Projeto Educação ou para que colaborem com o Projeto Inclusão, ou contacta-nos para que o façamos nós.
Da nossa parte, garantimo-vos que o trabalho junto das escolas é para continuar e que as contactaremos assim que o novo ano letivo começar!