Fórum da rede ex aequo

Cidades com e sem núcleo lgbti => Área Metropolitana de Lisboa => Cascais => Tópico iniciado por: τοRoyalSizeΚΞ em 25.mai.2011, 18:13:25

Título: Projeto Inclusão em Cascais
Enviado por: τοRoyalSizeΚΞ em 25.mai.2011, 18:13:25
Olá a tod@s!

O Projeto Inclusão é um dos mais recentes projetos da rede ex aequo e já anda a caminhar por Portugal. Com cartazes, postais, formações para professores, um estudo sobre o crecimento dos jovens em espaço escolar sobre a temática LGBT e MUPIs para o exterior, a associação já chegou a escolas, centros juvenis, associações, espaços de cultura e lazer e até aos espaços urbanos em placards municipais.

Em Cascais temos estado a trabalhar para que o projeto possa também aqui dar frutos, e pretendemos mostrar-vos o que já atingimos, assim como reservar este espaço para que também nos ajudem a continuar a aplicar este projeto na nossa região e a dar ideias para como fazê-lo e a quem mais chegar.

Podes consultar toda a informação e material do PI no site da rede ex aequo: http://www.rea.pt/inclusao (https://www.rea.pt/inclusao)


Centros de Juventude

Temos estado em contacto com a rede de lojas Geração C, que são os centros de juventude no município de Cascais. Os materiais do Projeto Inclusão já estão em todas as lojas e queremos deixar alguns testemunhos deste grande passo, para que possamos todos comprovar como estamos a caminhar para uma sociedade mais inclusiva e respeitante aqui neste cantinho de Portugal.

Informamos ainda que no passado dia 13 de maio foi realizada uma formação do Projeto Inclusão na Livraria Municipal de Cascais, destinada a psicólogos e enfermeiros da rede de lojas Geração C e Espaço S da Câmara Municipal de Cascais, tendo sido a primeira formação do PI destinada as profissionais dos serviços de uma câmara municipal. Correu bastante bem e continuamos em contacto para outros projetos que se avizinham!
Podemos assim contar com a garantia de que esta rede de centros de juventude tudo está a fazer para que os jovens em Cascais cresçam num ambiente são, livre de preconceito e com acesso a um desenvolvimento pessoal justo e saudável.

loja Geração C de Cascais e o seu Espaço S
(http://i53.tinypic.com/o6y2hw.jpg)(http://i55.tinypic.com/2irt34p.jpg)

loja Geração C de Alcabideche
(http://i55.tinypic.com/2zycs49.jpg)(http://i51.tinypic.com/xf5kb4.jpg)(http://i54.tinypic.com/2coq2c3.jpg)

loja Geração C de Trajouce
(http://i54.tinypic.com/2ugz790.jpg)(http://i56.tinypic.com/33avrys.jpg)

loja Geração C de Carcavelos
(os cartazes não se encontravam ainda afixados, mas já têm todo o material e estarão em breve)

(http://i55.tinypic.com/9gwxsw.jpg)

loja Geração C de São Miguel das Encostas
(http://i52.tinypic.com/111ht1y.jpg)(http://i51.tinypic.com/5m04e9.jpg)


Bibliotecas Municipais de Cascais

Mas não são só os centros de juventude! A rede de Bibliotecas Municipais de Cascais respondeu uma vez mais ao nosso apelo e disponibilizou-se para afixar e dispor os cartazes e postais do Projeto Inclusão. Assim, podes também comprovar abaixo a participação da Biblioteca Municipal na facilitação destes espaços culturais para colaboração com o nosso projeto e demarcando-se novamente como mais uma zona onde o preconceito não é aceitável.
Os cartazes abaixo encontram-se na Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, e outros seguirão também para a Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana.

Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara
(http://i52.tinypic.com/2cne3gp.jpg)(http://i53.tinypic.com/a9sefp.jpg)


Escolas Secundárias Públicas de Cascais

E continuamos! Pois como sabes também trabalhamos junto das escolas. Infelizmente nem todas elas aderiram de momento ao nosso apelo, mas deixaram o seu interesse em receber o Projeto Inclusão e o Projeto Educação no próximo ano letivo de 2011/2012, a começar em setembro próximo.
Mas como há mais boas notícias, e como o ano letivo só termina no final de junho, temos três escolas que já afixaram os cartazes do Projeto Inclusão, são elas a Escola Secundária da Cidadela (em Cascais), a Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo (em São Domingos de Rana), e os Serviços de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Fernando Lopes Graça (na Parede). A estas escolas e intervenientes responsáveis pela receção do grupo ex aequo cascais fica o nosso obrigado, pelo reconhecimento das necessidades da população jovem LGBT, pela fomentação de um ambiente escolar inclusivo e pela promoção da educação para a cidadania.

Escola Secundária da Cidadela
(http://i52.tinypic.com/2cp29lu.jpg)(http://i55.tinypic.com/1238qqw.jpg)

Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
(http://i55.tinypic.com/650qpe.jpg)(http://i56.tinypic.com/308xg6c.jpg)


Como referido acima, queremos deixar o alerta de que também tu podes colaborar connosco. Pede à tua escola que a rede ex aequo a visite para realizarmos sessões do Projeto Educação ou para que colaborem com o Projeto Inclusão, ou contacta-nos para que o façamos nós.
Da nossa parte, garantimo-vos que o trabalho junto das escolas é para continuar e que as contactaremos assim que o novo ano letivo começar!