Outras Conversas > Atualidades, Política e Sociedade

Poupar e gerir o nosso dinheiro em tempos de crise: quais as soluções?

(1/12) > >>

Kiko20:
Lá fora, em países como nos EUA ou o Reino Unido, o tema da poupança e da gestão financeira das famílias já era muito discutido bem antes da crise. E abundavam os programas televisivos sobre esta temática, as livrarias atrafulhavam-se de livros de auto-ajuda de cultura financeira e até as revistas mais pink publicavam regularmente artigos e guias de aconselhamento.

Em Portugal, contudo, as coisas correram de forma diferente. Até ao 25 de Abril, uma elevada percentagem de famílias tinha parcos recursos. Nas aldeias, consumiam-se os frutos e os vegetais da horta, e a carne e derivados do gado da família. A roupa era parte das vezes feita em casa, e frequentemente nem havia electricidade ou telefone. Nas cidades, o carro era um bem de luxo, e quando um electrodoméstico avariava era reparado e não substituído por um novo; ou quando a roupa se estragava, era frequentemente arranjada no alfaiate. Tudo era aproveitado.

Nas aldeias o progresso material não foi acompanhado de forma adequada pela mudança de mentalidades. E na vilas e cidades, o crédito fácil deslumbrou os portugueses e chegámos ao estado de sobreendividamento que todos conhecemos.

O país não estava habituado a ter uma sociedade de consumo idêntica à de outros países mais desenvolvidos. E os portugueses não estavam preparados para viver com o crédito. Contudo, no grave cenário de crise económica em que nos encontramos, importa reflectir sobre o nosso estilo de vida e repensar como gerimos os nossos recursos. E começar a poupar e pagar as dívidas é fundamental.

Quais foram as mudanças que já levaram a cabo na vossa vida para conseguir poupar?
Como estão a preparar o futuro para assegurarem a vossa independência financeira?

Para começar a discussão... por exemplo, o que acham das marcas brancas?

Ibearico:
Bom, lol, eu tenho muito que falar sobre isto devo dizer.
Não vou contar a história mas estou mergulhado numa má situação financeira pessoal e a minha solução foi claro poupar, o que é simples devo dizer, é só evitar a Fnac!! lol

tal-go:
Não gosto do termo marca branca. No entanto, há muitos produtos próprios que eu gosto mais do que os equiparados mais caros.

Para poupar um pouco mais, em vez de comprar uma merenda a meio caminho quando me dá fome, aproveito o pão que sobejou do dia anterior, embrulho-o e até ao final do dia como-o na melhor oportunidade. De igual forma para a água: aproveitar as garrafas durante uma semana ou semana e meia e ir enchendo com água para a jornada.
Não deixar os aparelhos em Stand By e lavar a roupa de noite em presença de tarifa bi-horária.

Quanto à crise...desliguem a televisão que a crise passa imediatamente.  :devil

Kiko20:

--- Citação de: tal-vez em 12 de Abril de 2009 ---Não gosto do termo marca branca. No entanto, há muitos produtos próprios que eu gosto mais do que os equiparados mais caros.

Para poupar um pouco mais, em vez de comprar uma merenda a meio caminho quando me dá fome, aproveito o pão que sobejou do dia anterior, embrulho-o e até ao final do dia como-o na melhor oportunidade. De igual forma para a água: aproveitar as garrafas durante uma semana ou semana e meia e ir enchendo com água para a jornada.
Não deixar os aparelhos em Stand By e lavar a roupa de noite em presença de tarifa bi-horária.

Quanto à crise...desliguem a televisão que a crise passa imediatamente.  :devil

--- Fim de Citação ---

Hum como funciona isso da factura bi-horária? Eu normalmente só estou em casa à noite, se calhar para mim era óptimo!

Kensuke:
Curioso, adoro ler sobre este tema!!  ;D

A minha principal dica é:

Não caiam na história dos cartões de crédito!!!   >:(

É um grande esquema dos bancos e que, como se tem vindo a notar, é a uma das grandes causas que endividam os portugueses.
É claro que por vezes o crédito é necessário, para investir num carro, numa casa, em educação etc...  :-\

Mas como sabemos muita gente recorre ao crédito para comprar aquilo que não pode mas que enfim, tem mesmo de ter naquele preciso momento (ou não!)

Faz-me muita impressão receber em casa cartões de crédito "gratuitos", prontos a usar, para satisfazer todos os meus "sonhos" ou ser constantemente abordado em centros comerciais onde me são impingidos rectângulos de plástico que me vão facilitar as compras e a vida.   [smiley=bomba.gif]
É claro que é tudo uma forma de encher os bolsos de uma qualquer empresa com o desejo de consumo cego dos seus clientes...  >:(

É tudo uma questão de usar o dinheiro de forma sensata ;)

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa