Vamos lá a dar uma ajuda aqui ao colega Nu_vito, se não isto não anda...

4- A orinetação sexual de um indivíduo pode ser alterada?
Falo por mim e, muito provavelmente, por muito mais gente, quando digo que, se a orientação sexual de um indivíduo pudesse ser alterada, muitos de nós já a teríamos mudado... É muito mais "fácil" ser-se hetero, num mundo tão homofóbico como aquele em que vivemos. Eu pelo menos tentei fazê-lo, enquanto ainda não estava seguro da minha orientação sexual: tentava deixar de ir à Net, a páginas "menos recomendáveis", ao mIRC, a canais gay; tentava sequer não pensar no assunto, com todas as minhas forças... Mas o certo é que nunca resultou, nem acho que resulte nunca - daí considerar um perfeito absurdo certas "experiências" que se fizeram e, ao que parece, ainda fazem, nos EUA com o propósito de mudar a orientação sexual de uma pessoa. Estou disposto a admitir que a orientação sexual de uma pessoa possa mudar ao longo da vida, mas nunca voluntariamente, embora mesmo involuntariamente me custe a acreditar que aconteça...
5- Os gays e lésbicas são facilmente identificáveis?
Reposta facílima, basta ver o meu exemplo...

A todas as pessoas a quem contei até hoje, nenhuma delas me disse que "tenho cara disso"

. Já houve um rapaz que disse que sempre me viu assim, como gay, mas porque sempre conviveu mais com rapazes e tem mais "facilidade" em aperceber-se quando alguém é.

De resto, até ao final do 12º ano sempre fui visto como tal, mas isso era porque era o "chouchou de la maîtresse", o rapaz com as melhores notas, um bocado de dor de cotovelo, portanto... Os meus pais nem sequer imaginavam, quando lhes contei, por isso acho que está dito...

6- A homossexualidade é uma doença mental?
Se for, então devo estar mesmo doente...

Agora a sério, desde o final da década de 70, salvo erro, que a homossexualidade deixou de estar na lista das doenças mentais. E esteve lá erradamente, arrisco-me a dizer... Uns exemplos rápidos, para ficarem com uma ideia: na Grécia Antiga, era mais do que natural um homem estar apaixonado e fazer a sua vida ao lado de outro homem; na Roma Imperial não precisarei de referir os bacanais que haviam, pois não?; na Idade Média, os vassalos ficavam pessoalmente ligados ao seu senhor por um ósculo (beijo, para quem não sabe), trocado na altura do contrato feudo-vassálico (ai, ai... afinal aquelas aulas de história do 10º ano sempre serviram para alguma coisa...

). Só muito recentemente, e mais por influência da igreja que outra coisa, é que a homossexualidade passou a ser vista como perversão e doença...
Espero ter ajudado em alguma coisa e ter "passado no teste"...

Abraços a tod@s.
__Miguel_