Olá a todas e todos,
A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes realizará de
19 a 21 de outubro, em
Ovar, a
17ªFormação de Coordenadores e Candidatos a Coordenadores/Fundadores dos Grupos Locais de Jovens da associação.
A formação terá início às 21:00 do dia 19 (sexta-feira) e prevê-se o seu término às 19:30 de dia 21 (domingo).
O que são os grupos locais da rede ex aequo?Os grupos locais da rede ex aequo são espaços onde, através da educação não formal, são abordadas temáticas que ainda carecem de conhecimento e entendimento na nossa sociedade ou que estão associadas a tabus, estereótipos e discriminação. Os temas principais das reuniões são orientação sexual; identidade de género; infeções sexualmente transmissíveis; relacionamentos entre pais e filhos LGBT e vivências dos jovens LGBT.
Atualmente existem grupos ativos em 5 cidades e regiões do país:
Aveiro,
Coimbra,
Lisboa,
Porto e
Setúbal, mas os mesmos já funcionaram noutras cidades como Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Covilhã, Évora Faro, Leiria, Vila Real e Viseu, podendo e devendo ser reabertos, e podem ser criados mais em qualquer outra cidade ou local (desde que haja o mínimo de 3 candidatos a Coordenadores dispostos a frequentar a Formação e que as candidaturas sejam aprovadas pela Direção da associação).
Porquê ser Coordenador?Um Coordenador de um grupo local da rede ex aequo é um voluntário entre os 16 e os 30 anos que após frequentar uma formação sobre questões LGBT e sobre o que representa um grupo da rede ex aequo se torna facilitador destas temáticas. Um coordenador trabalha, apoiado num manual, em equipa e em rede e tem a oportunidade de desenvolver espaços onde estes assuntos sejam debatidos de forma regular na sua cidade ou região, diminuindo assim o preconceito associado à temática LGBT, bem como reduzindo o isolamento de muitos jovens.
Uma equipa de coordenação pode ainda desenvolver outros tipos de atividades extra e enveredar por outras iniciativas sociais e culturais de informação e educativas se tiver disponibilidade e motivação.
Se ainda não existe um grupo de jovens da associação na tua cidade ou região, e se queres ajudar a criar um, a rede ex aequo está interessada em dar-te todo o apoio necessário para fazê-lo. Basta arranjares no mínimo mais 2 pessoas, além de ti, independentemente da orientação sexual e identidade de género, com idades entre os 16 e os 30 anos (1/3 da equipa deverá ter entre 16 e 26 anos, inclusivé).
A deslocação (pelo meio mais económico) e a estadia serão cobertas pela rede ex aequo aos Coordenadores e candidatos a Coordenadores.
Para questões de deslocação aérea, pedimos que entrem em contacto com a Direção os jovens que se desloquem a partir dos Açores e da Madeira.
Convidamos-te a ler os seguintes links para mais informações:
Formação de novos grupos de jovensPorquêCap. 4 do Regulamento InternoSe quiseres inscrever-te preenche os seguintes formulários e envia-no-los para geral@rea.pt até ao dia
5 de outubro (sexta-feira) às
21 horas:
Candidatura a coordenadorFicha de inscriçãoA tua inscrição será depois avaliada pela Direção da associação, que entrará em contacto contigo. Para mais informações escreve-nos para
geral@rea.ptA mudança de mentalidades começa com pequenas ações. Se queres dar o teu contributo para uma sociedade mais esclarecida e menos discriminatória no que diz respeito a questões de orientação sexual e identidade de género este apelo é para ti! Contamos contigo!
Até breve,
A Direção da rede ex aequo =)
Esta ação de formação tem o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e da Juventude.