Tanto têm mais poder para o fazer como mais sentirão a opressão e sofrerão se o fizerem.
Ainda estou para conhecer um caso de uma celebridade se assumir e sair prejudicado por isso.
Sim? Então achas que as celebridades não têm família? Amigos? Patrão? Das duas uma, ou um homossexual não pode ser figura publica, ou se o pode tem de ser assumido nessa lógica. Acho terrivelmente mau se pensar que um homossexual por ser figura pública tem uma vida facilitada. Se um de vós que não seja assumido passar a ser, percebem que ficamos expostos a muitas pessoas que conseguem ser crueis com comentários, olhares e atitudes. Com uma pessoa conhecida, o leque de exposição é obrigatoriamente maior e não vejo porque terá menos dificuldades em termos de discriminação.
Se uma pessoa comum, "anónima" entende que a discriminação pode em alguns casos levar até ao suicidio, se entende que há pessoas que são excluídas de trabalhos por serem homossexuais, que podem ser excluidas de um grupo de amigos, então entende com pouco esforço que um famoso que não deixa de ser pessoa, tem esses mesmos problemas e talvez até em maior escala pelo exposição que tem.
Lá por serem figuras públicas não têm de andar a expor a vida privada ao público. Nem ninguém tem de lhes exigir isso. (Era o que faltava!)
Isso é tudo muito bonito de se dizer mas faz parte do estatuto de celebridade deixares um pouco de ter vida privada, é a pior contrapartida dessa actividade, senão a única e quem procura esse reconhecimento devia saber ao que vai. Isto é verdade para os heterossexuais e para os homo, todos passam a ter a sua vida à mercê do interesse geral.
Dito isto, acho que sim, que as celebridades homo têm alguma responsabilidade em mudar a opinião das pessoas no geral, nem que seja por terem mais poder para o fazer.
As figuras públicas que sabem estar na vida, não usam a vida pessoal para manterem a sua chama acesa, fazem-se valer pelo seu trabalho. Claro está que existem muitos famosos que não têm trabalho para mostrar e resta-lhes a vida pessoal para entretenimento dos outros e essas pessoas sim fazem o que entendem e são expostas porque deixam, mas existem muitos bons profissionais, famosos, que não fazem nem um pouco da vida privada um trunfo para o seu mediatismo. Fátima Lopes, Manuel Luis goucha, Conceição lino, Judite de Sousa são algumas das muitas pessoas que toda a gente reconhece pelo seu trabalho, mérito, e nem por isso se sabe muito da sua vida, talvez tanto ou menos que a vida de um nosso vizinho, não podemos confundir figuras públicas com objetos públicos.
Quando eu decidi não me esconder, nem esconder quem gostava tive os prós e contras dessa decisão, não me arrependo e certamente beneficiei outras pessoas como eu porque dei mais visibilidade no núcleo de pessoas que me rodeavam. No entanto decidi por mim, não pelos outros que também têm a possibilidade de fazer o mesmo. Temos de respeitar quem não dá visibilidade porque não quer ou não a pode dar, temos que respeitar os que a dão e que acabam por beneficiar quem não o faz e nunca podemos exigir aos outros que façam o que fazemos ou que não façam o que não fazemos porque é uma decisão pessoal, profunda e que só diz respeito a quem pode decidir.
Temos aqui um fórum com tantas pessoas e apenas uma minúscula parte será assumida para as pessoas em geral que a rodeia. Devemos julgar essas pessoas? Certamente não, é que se não é facil dar o passo perante umas dezenas/centenas de pessoas, fará para milhões.