rede ex aequo

Olá Visitante27.mar.2023, 17:55:02

Sondagem

As figuras públicas devem assumir-se?

Sim.
39 (11.6%)
Sim, se já tiverem uma carreira bem estabelecida.
15 (4.5%)
Não.
4 (1.2%)
Não necessariamente, embora ajudasse.
66 (19.7%)
Cabe a cada um decidir.
197 (58.8%)
É-me indiferente.
6 (1.8%)
Talvez devessem.
7 (2.1%)
Não sei.
1 (0.3%)

Votos totais: 229

Autor Tópico: As figuras públicas devem assumir-se?  (Lida 93997 vezes)

Buwayh

• Visitante
Não tenho nada a acrescentar ao que a BlackDi, o Paulo Sabino e o Draco disseram. Também sou da opinião de que as figuras públicas não têm mais responsabilidades e deveres do que os anónimos e que, por isso, ninguém tem o direito de cobrar-lhes nada, até porque a orientação sexual é uma característica pessoal que não tem que ser constantemente mencionada para ser reconhecida. O melhor contributo que os famosos e os anónimos podem dar é intervirem de uma forma positiva e construtiva quando o assunto é abordado e, no caso dos LGBTs, viverem a sua sexualidade da forma mais natural possível, dentro das suas possibilidades e necessidades. As causas são importantes, mas não é necessário viver em função delas para contribuir para elas.

Gosto da descontracção com que o Manuel Luís Goucha satiriza a homofobia que existe no nosso país e da contribuição positiva que ele dá nos debates mais sérios.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2012 por Buwayh »

Offline paulosabino

• Associad@
    • Membro Vintage
    • Género: Masculino
    Responder
    Tanto têm mais poder para o fazer como mais sentirão a opressão e sofrerão se o fizerem.

Ainda estou para conhecer um caso de uma celebridade se assumir e sair prejudicado por isso.
    Sim? Então achas que as celebridades não têm família? Amigos? Patrão? Das duas uma, ou um homossexual não pode ser figura publica, ou se o pode tem de ser assumido nessa lógica. Acho terrivelmente mau se pensar que um homossexual por ser figura pública tem uma vida facilitada. Se um de vós que não seja assumido passar a ser, percebem que ficamos expostos a muitas pessoas que conseguem ser crueis com comentários, olhares e atitudes. Com uma pessoa conhecida, o leque de exposição é obrigatoriamente maior e não vejo porque terá menos dificuldades em termos de discriminação.

Se uma pessoa comum, "anónima" entende que a discriminação pode em alguns casos levar até ao suicidio, se entende que há pessoas que são excluídas de trabalhos por serem homossexuais, que podem ser excluidas de um grupo de amigos, então entende com pouco esforço que um famoso que não deixa de ser pessoa, tem esses mesmos problemas e talvez até em maior escala pelo exposição que tem.

Lá por serem figuras públicas não têm de andar a expor a vida privada ao público. Nem ninguém tem de lhes exigir isso. (Era o que faltava!)

Isso é tudo muito bonito de se dizer mas faz parte do estatuto de celebridade deixares um pouco de ter vida privada, é a pior contrapartida dessa actividade, senão a única e quem procura esse reconhecimento devia saber ao que vai. Isto é verdade para os heterossexuais e para os homo, todos passam a ter a sua vida à mercê do interesse geral.

Dito isto, acho que sim, que as celebridades homo têm alguma responsabilidade em mudar a opinião das pessoas no geral, nem que seja por terem mais poder para o fazer.
    As figuras públicas que sabem estar na vida, não usam a vida pessoal para manterem a sua chama acesa, fazem-se valer pelo seu trabalho. Claro está que existem muitos famosos que não têm trabalho para mostrar e resta-lhes a vida pessoal para entretenimento dos outros e essas pessoas sim fazem o que entendem e são expostas porque deixam, mas existem muitos bons profissionais, famosos, que não fazem nem um pouco da vida privada um trunfo para o seu mediatismo. Fátima Lopes, Manuel Luis goucha, Conceição lino, Judite de Sousa são algumas das muitas pessoas que toda a gente reconhece pelo seu trabalho, mérito, e nem por isso se sabe muito da sua vida, talvez tanto ou menos que a vida de um nosso vizinho, não podemos confundir figuras públicas com objetos públicos.

Quando eu decidi não me esconder, nem esconder quem gostava tive os prós e contras dessa decisão, não me arrependo e certamente beneficiei outras pessoas como eu porque dei mais visibilidade no núcleo de pessoas que me rodeavam. No entanto decidi por mim, não pelos outros que também têm a possibilidade de fazer o mesmo. Temos de respeitar quem não dá visibilidade porque não quer ou não a pode dar, temos que respeitar os que a dão e que acabam por beneficiar quem não o faz e nunca podemos exigir aos outros que façam o que fazemos ou que não façam o que não fazemos porque é uma decisão pessoal, profunda e que só diz respeito a quem pode decidir.

Temos aqui um fórum com tantas pessoas e apenas uma minúscula parte será assumida para as pessoas em geral que a rodeia. Devemos julgar essas pessoas? Certamente não, é que se não é facil dar o passo perante umas dezenas/centenas de pessoas, fará para milhões.
      - Vai chover...   
       - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline Shitmydadsays

• Membro Total
      Lá por serem figuras públicas não têm de andar a expor a vida privada ao público. Nem ninguém tem de lhes exigir isso. (Era o que faltava!)

Isso é tudo muito bonito de se dizer mas faz parte do estatuto de celebridade deixares um pouco de ter vida privada, é a pior contrapartida dessa actividade, senão a única e quem procura esse reconhecimento devia saber ao que vai. Isto é verdade para os heterossexuais e para os homo, todos passam a ter a sua vida à mercê do interesse geral.

Dito isto, acho que sim, que as celebridades homo têm alguma responsabilidade em mudar a opinião das pessoas no geral, nem que seja por terem mais poder para o fazer.
      As figuras públicas que sabem estar na vida, não usam a vida pessoal para manterem a sua chama acesa, fazem-se valer pelo seu trabalho. Claro está que existem muitos famosos que não têm trabalho para mostrar e resta-lhes a vida pessoal para entretenimento dos outros e essas pessoas sim fazem o que entendem e são expostas porque deixam, mas existem muitos bons profissionais, famosos, que não fazem nem um pouco da vida privada um trunfo para o seu mediatismo. Fátima Lopes, Manuel Luis goucha, Conceição lino, Judite de Sousa são algumas das muitas pessoas que toda a gente reconhece pelo seu trabalho, mérito, e nem por isso se sabe muito da sua vida, talvez tanto ou menos que a vida de um nosso vizinho, não podemos confundir figuras públicas com objetos públicos.

Não percebeste o que quis dizer, por mais que a Fátima Lopes, o Manuel Luís Goucha ou a Judita de Sousa não façam da espectáculo da sua vida privada esta não deixa de estar exposta. O povo sabe quem está casado, quem não está, quem namora com quem. Eu não percebo nada dos famoso Portuguêses e sei que a Judite é casada com o Fernando Seara, sei que a Fátima de Lopes é casada e  tem filhos, que o Goucha até à pouco tenho tinha namorado... faz parte da vida deles e tem de se sujeitar, eu sei como a coisa funciona e pouco há a fazer a não ser deixar de ser celebridade.

Eu tive cuidado com as palavras que usei, falei em "alguma responsabilidade" e no poder para mudar as mentes, não acho que lhes seja obrigatório mas tem esse poder se assim o decidirem.

Offline Abbie

• Membro Ultra
        • Género: Feminino
        Volto a dizer: capacidade é uma coisa. Responsabilidade é outra.

Concordo.
          I have found the paradox, that if you love until it hurts, there can be no more hurt, only more love.

Offline paulosabino

• Associad@
          • Membro Vintage
          É claro que eu posso fazer um pouco para mudar a mentalidade das pessoas que me rodeiam, mas se não for por pessoas como o Anderson Cooper, Neil Patrick Harris e Ellen Degeneres até onde é que vamos?
          [smiley=nao.gif] não creio mesmo que aparições pontuais valham tanto assim. Ainda bem que figuras públicas, algumas, dão visibilidade e atenção à luta contra a discriminação mas há pessoas que fazem muito mais. Podemos pegar no exemplo da associação rede ex aequo. Temos aqui um fórum que além de facilitar apoio entre LGBT's, está acessivel a todos, acessivel a qualquer pessoa de qualquer lugar que procure esta temática. Custa dinheiro, voluntários e muito tempo.

Temos na associação o Projeto Educação e Inclusão que promove dezenas de sessões de esclarecimentos e formação para educadores que formam a próxima geração de portugal. Pessoas que dão donativos e fazem voluntariado para que tudo isso e mais(brochuras informativas, campanhas de sensibilização, grupos locais de apoio em vários pontos do país etc) seja possivel. Pessoas que dão várias horas do seu dia, e sei quantas são porque já passei pela experiência, que muitas vazes tiram do seu bolso para que x ou y actividade nao fique comprometida por falta de qualquer coisa que o orçamento não permite, que se prejudicam no trabalho ou nos estudos porque não querem deixar para segundo plano o que beneficia mais diretamente os outros que aos próprios, essas sim são as pessoas que na sua falta nos faria perguntar "sem eles para onde iriamos?". E são muito mais as associações, umas melhores outras piores, mas que remam na mesma corrente. E mais ainda os que por conta propria vão mudando as mentalidades simplesmente vivendo a sua vida sem fazer do "anonimato" uma invalidez no que é responsabilidade de todos e não só de alguns escolhidos a dedo.

O reconhecimento das uniões de facto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a descriminalização da homossexualidade, o combate à violência nas escolas dirigida a pessoas entendidas com orientação sexual não heterossexual, a luta pela inclusão de educação para a diversidade no plano escolar, as campanhas de rua onde nem sempre somos bem recebidos etc deve-se a poucas figuras públicas( muito importantes nessas lutas certamente que sim) e a muiiiiiiiiiiiiiiiitos que supostamente nada podem mas que são realmente quem tem mudado este país onde apesar de haver muito por fazer, é um dos menos maus entreum pequeno grupo de países no Mundo para um LGBT viver.

Não percebeste o que quis dizer, por mais que a Fátima Lopes, o Manuel Luís Goucha ou a Judita de Sousa não façam da espectáculo da sua vida privada esta não deixa de estar exposta. O povo sabe quem está casado, quem não está, quem namora com quem. Eu não percebo nada dos famoso Portuguêses e sei que a Judite é casada com o Fernando Seara, sei que a Fátima de Lopes é casada e  tem filhos, que o Goucha até à pouco tenho tinha namorado... faz parte da vida deles e tem de se sujeitar, eu sei como a coisa funciona e pouco há a fazer a não ser deixar de ser celebridade.

Eu tive cuidado com as palavras que usei, falei em "alguma responsabilidade" e no poder para mudar as mentes, não acho que lhes seja obrigatório mas tem esse poder se assim o decidirem.

Claro que se fala sobre se são casados, se têm filhos ou namorados, mas se tu fores casado, tiveres filhos ou namorado, um amigo ou um vizinho também vai saber. Ninguém vive numa bolha e quem o tenta acaba por ver a bolha rebentar, mas isso são informações vagas, são dados muitas vezes não confirmados, pessoas que não chamam os média para lhes virem tirar fotos na praia e se uns aparecem e outros não, certamente é uma opção e não uma condição desgraçadinha a que não podem fugir.
          « Última modificação: 4 de Agosto de 2012 por paulosabino »
            - Vai chover...   
             - Vai tu!!!!!!!!!!

Miriam_S

• Visitante
            As "figuras públicas" são antes de mais, pessoas como cada um de nós. Como tal, têm direito à privacidade. Considero útil e importante que se assumam? Sim. Percebo que não o façam? Completamente.

Se para cada um já é necessário um grande punhado de responsabilidade, coragem e confiança para fazer o comming out, imaginemos isso tudo espalhado nas revistas no dia seguinte, pessoas a intrometer-se na nossa vida,  relações, família...

O que eu acho mesmo importante é que cada um de nós se sinta bem com aquilo que é e o partilhe com que ache necessário. Pessoalmente, prefiro ter debates intensos em que me dizem que "as lésbicas são isto, são aquilo, são feias, notam-se bué etc etc" e depois "largar a bomba". Gosto de o partilhar com os meus amigos, ou para provar um ponto e "mandar calar" determinadas pessoas. Posso dizer, com orgulho, que se algumas pessoas que conheci tiverem um filho, irmão, etc, LGBT, não vão ter a mesma mentalidade que tinham antes.
            Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Mas isto sou eu, que estou à vontade com a minha sexualidade e não tenho paparazzi atrás de mim (yet!  lol)

Resumindo, sim, acho importante, interessante e útil para mudar mentalidades. Que se fale, que se mostre o quão "normal" a vida e as pessoas LGBT são. Que se mudem mentalidades! Mas não podemos julgar ou criticar uma figura pública que não o faça.

strong

• Visitante
              as figuras publicas devem tanto assumir-se assim como eu ou qualquer outro de nós se deve assumir. assume-se quem quer. é obvio que nós gostamos ver que certa e determinada pessoa que admiramos tem o mesmo bom gosto que nós lol. mas cada um sabe de si

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                • "Na vida nada acontece por acaso."
                  • Criatura da Noite
                as figuras publicas devem tanto assumir-se assim como eu ou qualquer outro de nós se deve assumir. assume-se quem quer. é obvio que nós gostamos ver que certa e determinada pessoa que admiramos tem o mesmo bom gosto que nós lol. mas cada um sabe de si

Partilho a mesmíssima opinião.  ;) As pessoas não têm que assumir a sua orientação, simplesmente, porque são figuras públicas.

Buwayh

• Visitante

Partilho a mesmíssima opinião.  ;) As pessoas não têm que assumir a sua orientação, simplesmente, porque são figuras públicas.

Mais: ninguém tem que dar satisfações da sua vida a partir do momento em que os seus actos não comprometem a liberdade de terceiros.

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                    • Criatura da Noite

Mais: ninguém tem que dar satisfações da sua vida a partir do momento em que os seus actos não comprometem a liberdade de terceiros.

Exactamente. Atrever-me-ia até a afirmar que isto nem tem discussão de tão claro e evidente que é.

Draco

• Visitante
                  "Devem" fazê-lo se assim o entenderem.

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                      • Criatura da Noite
                    Obviamente que cada um deverá fazer o que considerar melhor para a sua vida, mas pelos exemplos que temos visto em Portugal é um erro crasso assumirem a sua homossexualidade. Vejam o caso da Solange F.  :'(

Offline SoWhat

• Membro Elite
                    Se por um lado seria benéfico para uma abertura de mentalidades, por outro lado é a vida pessoal de cada um, que antes de serem figuras públicas são pessoas, e por isso só o devem fazer se o entenderem. Mas também não estou completamente de acordo que o neguem quando questionados sobre o assunto, se bem que no nosso país quando alguém se assume dificilmente ficará reconhecido pelo seu trabalho mas sim pela sua orientação sexual. Até agora a única excepção que me lembro é o Manuel Luís Goucha....

E Blackdi eu acho que a Solange F. foi talvez uma das melhores apresentadoras de programas para jovens/ jovens adultos que apareceu nos últimos tempos. Uma pena o que lhe aconteceu.

Offline Destiny

• Membro Elite
                      Se por um lado seria benéfico para uma abertura de mentalidades, por outro lado é a vida pessoal de cada um, que antes de serem figuras públicas são pessoas, e por isso só o devem fazer se o entenderem. Mas também não estou completamente de acordo que o neguem quando questionados sobre o assunto, se bem que no nosso país quando alguém se assume dificilmente ficará reconhecido pelo seu trabalho mas sim pela sua orientação sexual. Até agora a única excepção que me lembro é o Manuel Luís Goucha....

E Blackdi eu acho que a Solange F. foi talvez uma das melhores apresentadoras de programas para jovens/ jovens adultos que apareceu nos últimos tempos. Uma pena o que lhe aconteceu.

acho que nao diria melhor!

Diotima

• Visitante
                        Penso que é uma decisão pessoal mas quando começam os boatos penso que deveriam assumir porque senão dão azo a piadinhas. Há inúmeros exemplos da nossa televisão e vida pública que são alvo de chacota. Se assumissem com frontalidade mesmo que as pessoas dissessen alguma coisa já não era tão amiúde. Pelo menos é a minha opinião.

Offline rk

• Membro Sénior
                          acho que a Solange F. foi talvez uma das melhores apresentadoras de programas para jovens/ jovens adultos que apareceu nos últimos tempos. Uma pena o que lhe aconteceu.
                          Tambem gostava dela, o que lhe aconteceu?

Offline SoWhat

• Membro Elite
                            acho que a Solange F. foi talvez uma das melhores apresentadoras de programas para jovens/ jovens adultos que apareceu nos últimos tempos. Uma pena o que lhe aconteceu.

Foi afastada do CC e depois colocaram-na num programa da manhã a fazer aqueles comentários da imprensa cor de rosa onde se notava o seu desconforto. Houve rumores de que ela propôs criar um programa dedicado aos jovens para falar sobre sexualidade mas desde algum tempo que não ouvi mais nada. Pelo que percebo agora é DJ.

E obrigado pela "concordância", Filipa76  ;)

Draco

• Visitante

Foi afastada do CC e depois colocaram-na num programa da manhã a fazer aqueles comentários da imprensa cor de rosa onde se notava o seu desconforto. Houve rumores de que ela propôs criar um programa dedicado aos jovens para falar sobre sexualidade mas desde algum tempo que não ouvi mais nada. Pelo que percebo agora é DJ.

Sim, ela é dj.
                              Não tenho a certeza se ela chegou a terminar o curso de Psicologia, mas sei que ela tinha grande interesse nessa área. O que leva a pensar que o "afastamento" dela seja mesmo devido a homofobia pois "vários anos de experiência como apresentadora + público em geral gosta dela + conhecimentos na área de Psicologia" ---> "rejeição" = "alguma coisa não bate certo".

Offline picoDias

• *
                                • Novo Membro
                                não acho que fosse uma ajuda para ninguém o facto de eles se assumirem publicamente ou não,
                                na minha opinião temos de tratar a homossexualidade como sendo mais uma coisa
                                não precisamos de fazer escândalo em relação a isso, basta viver normalmente uma vida normal
                                se realmente a figura publica em causa for homossexual, muito bem, é.
                                não acho necessário essa pessoa assumir-se publicamente, é dar importância a uma coisa que não queremos (e falo por mim) que seja importante, estando no sec. XXI só preciso e quero que a homossexualidade seja tratada como uma coisa banal, como a heterossexualidade o é.
                                não sei se me estou a fazer entender, ainda assim fica aqui a minha opinião  :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                  737 Respostas
                                  200341 Visualizações
                                  Última mensagem 7 de Maio de 2013
                                  por drecas
                                  Outings de figuras públicas: concordas?

Iniciado por Chaser « 1 2 3 » Geral

44 Respostas
                                  16513 Visualizações
                                  Última mensagem 8 de Fevereiro de 2010
                                  por acidburn
                                  11 Respostas
                                  9199 Visualizações