rede ex aequo

Olá Visitante27.mar.2023, 17:39:30

Autor Tópico: Sailor Moon (Navegante da Lua) e temática LGBT  (Lida 16902 vezes)

Sailor Moon (Navegante da Lua) e temática LGBT

Offline Green

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
  • Just prove the absurd
omg, como é que eu nunca reparei nisto?

Porque eras muito novo e poucas pessoas se apercebiam. Acho que na realidade a maioria ficava apenas confusa com as várias coisas Lésbicas/Transgéneras.

Devo dizer que a temática LGBT no mundo do anime é muito mais generalizada do que em qualquer outro género de produção para TV. A bissexualidade há de ser, na realidade, a mais subrepresentada. Os gays e as lésbicas já são tradicionais, o crossdressing tanto de mulheres com roupas de homens e homens com roupas de mulher estava no seu auge em... 2008, se não estou em erro.

Vale também dizer que muitas vezes os argumentistas metem pistas de relações/identidades LGBT, mas mantém-nas muito pouco explícitas e que existem na internet longas e acesas disputas sobre quais são os casais que são reais e quais aqueles que são mera especulação dos fãs. Eu não me lembro da série Sailor Moon e nem faz parte do meu Top de yuri (i.e. lesbianismo), ainda que em Portugal tenha tido de facto um impacto muito grande na geração dos anos 80-90, tanto para pessoal LGBT como não.
    "Now! Start spreading the word
    Now! Make sure the whole world will hear you
    Now! Just prove the absurd
    Now! And don't let nobody stop you..."

Offline Imaterial

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
    • Go ask Alice, I think she'll know
    A dobragem nem sequer acompanhou correctamente o processo, iniciam-no como homem, e assim que se percebe a relação passam para mulher. Quanto às duas navegantes (Neptuno e Urano), o episódio mais "explícito" dava só uma ideia de relação familiar/amizade profunda
      It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

Offline Pulse

• Membro Vintage
      • After all, losing all hope was freedom.
      Eu lembro-me de ver a série e de por diversas vezes ficar confundido com as mudanças de sexo dos personagens quando se transformavam, bem como com o aspecto das navegantes de Urano e Neptuno. Mas eu era uma criança inocente e não ligava, acho que se passou o mesmo com a maioria do publico-alvo da série na altura em que passava...  lol
        And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline v

• Associad@ Honorári@
        • Membro Elite
        • Género: Feminino
        ah, este tópico. win.

Se bem que em português, a dobragem pouco dava para levar a sério, quando ocorreram diálogos mais concretos foi sempre mascarado com uma piada.
        A série original e os livros são mais detalhados no que respeita à relação de ambas, embora sem nunca ser algo demasiado explícito.

Offline ilikerodie

• Membro Ultra
          • Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
          Só não percebo uma coisa, como é que se sabe que aquelas eram transexuais?  lol

Offline Templarius

• núcleo lgbti braga
            • Membro Vintage
            • *water and ice*
            1) A dobragem portuguesa dos anos 90 nunca fez da Haruka um homem. Foi sempre uma mulher a dobrar a personagem (quem lhe deu voz foi a dobradora Olga Lima) e em nenhum episódio houve erro ou censura em a tratar como um homem. O que houve foi uma suavidade nos diálogos em cenas mais intimistas entre ela e a Michiru/Mariana. E o que houve também foi um episódio em que ela é mesmo percepcionada como rapaz e não se importa que achem que ela é. Mas isso é material original.

2) Os Três Luzes/Sailor Starlights são transexuais porque são homens na sua forma civil terrestre e quando se transformam vemos mamas a crescer e demais fisionomia feminina. Não tem muito que enganar. :)

3) Alguém tem acompanhado a nova série de Sailor Moon no BIGGS? A terceira temporada deve ser lançada no final deste ano dobrada e vai ter a Úrano e a Neptuno como casal novamente :)
            « Última modificação: 15 de Setembro de 2016 por Templarius »

Offline JY

• *
              • Novo Membro
              Ora aqui está um tópico bastante interessante... Até porque é dos poucos desenhos animados onde a temática LBGT está tão presente nas suas personagens.

Confesso que em pequeno (8 ou 9 anos) via bastante as Navegantes da Lua. E lembro-me de ver a Navegante de Urano e nunca a achar estranha, ou de pensar que seria um homem. Para mim, enquanto criança era apenas uma pessoa que se vestia de forma diferente.
              Lembro-me também de outras personagens que não me causavam qualquer tipo de reacção contrária. Mas percebia que eram diferentes.

Acho que esta é a maior prova de que se numa criança, na sua inocência, não tiver "maldade" ou não lhe for incutido o "preconceito", para ela, a diferença é algo normal e comum.

O curioso é que este tópico me levou a ver vários vídeos do youtube para ver algumas das cenas que penso não terem sido passadas nessa altura. Só me lembro de ver alguma aproximação entre as Navegantes de Urano e Neptuno mas nada de mais.
              E já estava há algum tempo para vir cá comentar. Agora que vejo algumas destas cenas penso: "Como é que nunca me apercebi?".

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                165 Respostas
                38667 Visualizações
                Última mensagem 23 de Janeiro de 2016
                por carolinalg
                Morangos com Açúcar & temática LGBT

Iniciado por girl_lx « 1 2 ... 42 43 » Geral

844 Respostas
                219042 Visualizações
                Última mensagem 23 de Agosto de 2013
                por Blackdi