rede ex aequo

Olá Visitante10.jun.2023, 04:55:14

Autor Tópico: Comentários homofóbicos em noticias de temática LGBT em jornais e sites  (Lida 10207 vezes)

Comentários homofóbicos em noticias de temática LGBT em jornais e sites

Offline CineLorde

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • Ren Visual
Sempre que o tema direcciona-se a causas gay, eu deparo-me com comentários de um conservadorismo moral ("o mundo vai acabar"), ofensas verbais, e disparates. Mas nâo é só nos sites de jornais, mas em qualquer programa de opiniâo pública na televisâo. Estamos em 2010, mas certas pessoas continuam a pensar que ainda vivemos numa ditadura salazarista.
« Última modificação: 4 de Janeiro de 2012 por Boreas »

Comentários homofóbicos em noticias de temática gay em jornais e sites

Offline android

• Membro Vintage
    Olha à volta.

A diferença entre o mundo virtual e o real, é que no primeiro tu podes esconder-te muito facilmente atrás de um monitor, logo dizeres o que realmente podes pensar. E infelzmente, muitos destes pensamentos reflectem ainda uma mentalidade retrógada, sim. Sem qualquer choque. 

O que fazer? Bem, continuar a educar. :)

Agamemnon

• Visitante
    Eu admito que adoro ir ao site do correio da manhã ler os comentários.... :-X Divertem-me. É muito mau? lol

Offline Luis O.

• *
      • Novo Membro
      Este tema é interessante. Mesmo nesta questão da legalização do casamento homossexual muitas atrocidades se têm dito.

Outra coisa que constatei foi que a maioria dos jornais se referiam a "casamento gay" e não a "casamento homossexual". Nota-se claramente uma estratégia. um casal gay tende a chocar mais do que um casal de lésbicas, até pq elas mais facilmente passam despercebidas, pensando-se serem amigas (é comum as raparigas na adolescência andarem de mão dada, de braço dado, etc) . Para além disso, e perdoem-me as meninas e senhoras por trazer este tema à colação, estar com duas lésbicas faz parte do imaginário (real ou incutido) de muitos homens hetero, fazendo com que o lesbianismo seja encarado de uma forma mais light. (atenção que não quero dizer que seja mais fácil ser lésbica do que ser gay (longe de mim), mas há que convir que as dificuldades e desafios associados diferem um pouco).

Assim, e interrogando disfarçadamente pessoas que não sabem que sou homossexual e que demonstraram perante mim o repúdio pelo casamento homossexual, notei que quase sp se referiam a casamento entre dois homens.

Mesmo quando falamos de adopção, causa sp muito mais confusão serem 2 homens a tomarem conta de uma criança do que duas mulheres. nas famílias portuguesas ainda é bastante comum serem sobretudo as mulheres que ocupam o papel de cuidadoras (mãe, avó, tia, etc), pelo que será mais "pecaminosa" :o a situação da adopção por um casal gay.

A referência ao casamento gay e não ao casamento homossexual tratava-se pois, na maioria dos casos, de uma clara estratégia de ataque à temática (excepção feita aos casos que, por profunda ignorância, não se sabe que o termo gay se refer apenas a homens). Acreditem que isto não se trata de uma mera percepção. tenho mesmo uma recolha das noticias que foram publicadas nos principais jornais portugueses e essa tendência é notória.

enquanto sociólogo, apetecia-me imenso publicar um artigo (de opinião ou mesmo científico) sobre esta questão. No entanto, para além de me expôr demasiado a eventuais problemas a nível profissional (lgumas lutas não se podem travar de "peito aberto"), iria ser acusado de a minha análise estar enviesada fruto da minha orientação. talvez consiga convencer alguém (publica e notoriamente hetero) a escrever comigo.

Offline Pidgeot

• Membro Sénior
        Já li com cada coisa no correio da manhã.

Offline Wild Beast

• Membro Sénior
            • Cristais
          Eu admito que adoro ir ao site do correio da manhã ler os comentários.... :-X Divertem-me. É muito mau? lol

Acontece o mesmo comigo.  lol
            "The past is the only dead thing that smells sweet." Edward Thomas

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
            • Membro Elite
            E no youtube então ::) E no Facebook, quando há a publicação das notícias do Correio da Manhã... e que somos aberrações, e que o mundo está perto do fim, e que somos doentes... oh meu deus. magoa-me um bocado. :X

Offline _Margot_

• Membro Elite
              • Género: Feminino
              • The show must go on!

Comigo também! No outro dia ia no comboio e folheei um Correio da Manhã que andava lá perdido. Numa página, tinha uns comentários do blog acerca do CPMS e um dos comentários era assim "Já foi proibido, agora é permitido, espero que não venha a ser obrigatório."
              OMG! Não fazem ideia do esforço que tive de fazer para não desatar a rir às gargalhadas no meio do comboio.
                "Be anything but a coward, a pretender, an emotional crook, a whore: I'd rather have cancer than a dishonest heart." Truman Capote - Breakfast at Tiffany's

Offline Pulse

• Membro Vintage
                • After all, losing all hope was freedom.
                Acho que a homofobia vai acabar rápido e isto de ser LGBT vai passar de uma minoria a uma moda e depois a algo perfeitamente natural.
                Digo isto porque cada vez vejo mais figuras públicas a assumirem-se e dar entrevistas em revistas cor de rosa que são bastante vendidas e acabam positivamente por transmitir uma mensagem de naturalidade em volta da homossexualidade.
                Isto porque acabam por mostrar o lado mais romântico e mais familiar de pessoas que toda a gente conhece e penso que isso terá um contributo positivo, portanto acho que será uma questão de tempo até isto acabar.
                Os comentários homofóbicos dos jornais são principalmente da autoria de "cornistas", portanto é cuspir neles e continuar a andar.
                Spoiler (clica para mostrar/esconder)
                  And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline Gui303

• Membro Total
                  Acho estranho como jornais sério como o público permitem que as notícias no seu site sejam comentadas por qualquer marialva que lhe apeteça mandar bitaites.

Agamemnon

• Visitante

Comigo também! No outro dia ia no comboio e folheei um Correio da Manhã que andava lá perdido. Numa página, tinha uns comentários do blog acerca do CPMS e um dos comentários era assim "Já foi proibido, agora é permitido, espero que não venha a ser obrigatório."
                    OMG! Não fazem ideia do esforço que tive de fazer para não desatar a rir às gargalhadas no meio do comboio.

??? Qual o problema de se desatar a rir às gargalhadas em público? Estou sempre a fazê-lo. :P

Offline Pulse

• Membro Vintage
                      • After all, losing all hope was freedom.
                      Ah e como podem ver aqui a questão da homossexualidade vai passar, a partir do próximo ano lectivo, a ser abordada no âmbito da educação sexual.
                        And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline Luis O.

• *
                        • Novo Membro
                        Não compartilho da tua opinião. Vai pelo menos tornar-se politicamente incorrecto ser-se "homofóbico" mas vai continuar a existir discriminação.

Tudo quanto foge ao padrão, será sp visto como estranho - não nos iludamos. As pessoas de raças e etnias diferentes da maioritária já começaram a travar esta luta há tanto tempo e ainda continuam a sofrer discriminação.

Contudo, cd uma destas conquistas contra a discriminação deve, e deverá, ser sempre vista como uma vitória. A comunidade LGBT já provou conseguir ser um grupo de pressão bastante forte (só não digo lobbyist pq em Portugal não há o reconhecimento oficial de tal figura) e, como tal, havemos de conseguir, a pouco e pouco, mudar mentalidades.

Penso que o mais importante neste momento, ao nível da comunicação social e da projecção mediática, será começar a destruir ideias pré-concebidas. O estudo a que o I se referia num artigo que publicou no dia 9 de Junho é disso exemplo - verhttp://www.ionline.pt/conteudo/63612-filhos-lesbicas-sao-melhores-na-escola-e-menos-agressivos] [url]http://www.ionline.pt/conteudo/63612-filhos-lesbicas-sao-melhores-na-escola-e-menos-agressivos [/url]. Um outro exemplo é um artigo que a Revista Nova Gente publicou há não muito tempo sobre a homossexualidade no reino animal.

Mas uma coisa que realmente me faz confusão é, por exemplo, pq é que o anúncio publicitário cujo link segue em baixo nunca foi transmitido na tv - eu pelo menos nunca me lembro de o ter visto. Considero que este anúncio é um dos melhores materiais digitais de defesa dos direitos LGBT que já alguma vez vi e, no entanto, só me deparei com ele por acaso. ILGA

Enfim... cabe-nos a nós (e aos simpatizantes LGBT) continuarmos a lutar (mesmo que não seja na linha da frente) por um mundo mais tolerante face à diferença.

Contem cmg...

Offline Miguel★

• Membro Elite
                          • Sonhador apaixonado
                            • A Minha Intensa Paixão
                          Com este caso do Carlos Castro então... Eu fico de boca aberta a ler! Mas não me afectam. Nós temos de entender que esse tipo de gente que tece comentários violentos são pessoas com pouca formação intelectual e portanto temos de dar um desconto. O que falhou foi a educação dos pais. E agora são adultos sem escrúpulos. E grande parte deles tem medo da homossexualidade porque devem sentir desejos secretos. É o que eu acho. Quem desdenha, quer comprar. Já diz o ditado.

Peter Andrew

• Visitante
                          Com este caso do Carlos Castro então... Eu fico de boca aberta a ler! Mas não me afectam. Nós temos de entender que esse tipo de gente que tece comentários violentos são pessoas com pouca formação intelectual e portanto temos de dar um desconto. O que falhou foi a educação dos pais. E agora são adultos sem escrúpulos. E grande parte deles tem medo da homossexualidade porque devem sentir desejos secretos. É o que eu acho. Quem desdenha, quer comprar. Já diz o ditado.

É isso. Eu ontem e hoje tenho lido com cada barbaridade de bradar aos céus. Mas é como dizes, não podemos sair afectados com este tipo de comentários. Aliás, isto é tudo muito típico português. Ofender e julgar indiscriminadamente pessoas e 'estatutos' atrás do anonimato. Cobardia pura que apenas deve ser ignorada com a esperança de que tudo aquilo que lemos é fruto de uma minoria sem escrúpulos e sem grande expressão na nossa sociedade.
                          « Última modificação: 9 de Janeiro de 2011 por peter andrew »

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                            • Membro Vintage
                            • "Tu és rato!"

Uma perspectiva um bocado redutora que vocês estão a usar, na minha opinião.

Eu não sei o que está por detrás de cada um dos comentários. Pouca formação intelectual? Certamente não consigo avaliar isso. Quanto muito vejo preconceitos que foram tão enraizados que as pessoas nem se dão ao trabalho de questionar ou destruir. Algo que muitas pessoas costumam fazer numa circunstância ou outra, infelizmente.
                            Quanto á teoria do quem desdenha quer comprar, estou em completo desacordo. Há tantas justificações possíveis para esses comportamentos...  :-\

E vá, não vamos falar mal dos portugueses. Isso só ajuda a construir uma má auto-imagem o que acaba por nos prender e limitar a todos e não nos permite melhorar.  ;)
                              Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline daemon

• Membro Ultra
                              • Género: Feminino
                              Eu penso que as caixas de comentários dos jornais on-line são um excelente barómetro da cultura dos portugueses... nada melhor que o anonimato para revelar selvagens ressentidos com vagas noções de gramática da lingua portuguesa :devil
                                कर्म Toda a acção provoca uma reacção equivalente no sentido inverso

Offline Miguel★

• Membro Elite
                                • Sonhador apaixonado
                                  • A Minha Intensa Paixão
                                Eu penso que as caixas de comentários dos jornais on-line são um excelente barómetro da cultura dos portugueses... nada melhor que o anonimato para revelar selvagens ressentidos com vagas noções de gramática da lingua portuguesa :devil

Muito bem visto. Foi o que eu tentei dizer no meu comentário. Cultura não é bem o forte dessa porção de portugueses.

Comentários Homofóbicos na Internet

Offline MuscleCub

• Membro Ultra
                                Peço-vos que façam como eu e comecem a denunciar todos os comentários homofóbicos que surgem nas caixas de comentários dos jornais online e dos blogs.

Em último caso, a rede ex-aequo deveria até processar uns quantos «anónimos» que andam a difamar os lgbt's e a incentivar ao ódio e à violência na internet, escondendo-se atrás de um ecrã de computador.
                                  Monárquico, conservador-liberal, capitalista, sem seita, loja ou templo.

Offline JDelgado

• Membro Elite
                                  • Simply lost
                                    • Facebook
                                  Em relação aos comentários homofobicos que tem aparecido, alguém deve ser responsabilizado criminalmente por isso. Uma vez que é difícil identificar os responsáveis pelos comentários, acho que os jornais e a paginas que permitem tais comentários deveriam ser responsabilizadas.
                                  Acho completamente inaceitável que  que atitudes como estas, que são claramente, mensagens de ódio e, alguma vezes de incitação a violência, contra uma minoria social, sejam permitidas e que ninguém seja responsabilizado por isso.
                                  Acho que é, num mínimo um dever cívico, de os jornais e paginas estarem atentos e não permitirem este tipo de situações
                                    Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                                    Basta saber encontra-la

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                    246 Respostas
                                    68515 Visualizações
                                    Última mensagem 22 de Novembro de 2019
                                    por Sinvastatina
                                    129 Respostas
                                    39036 Visualizações
                                    Última mensagem 5 de Março de 2013
                                    por BrunoMCP
                                    3 Respostas
                                    3416 Visualizações
                                    Última mensagem 9 de Janeiro de 2017
                                    por Spektrum