Na nossa tradição é mais comum as mulheres serem mais próximas e isso não ser condenado pela sociedade, até mesmo na dança a pares em festas, quando uma mulher tem como par outra mulher, por exemplo num casamento, o mesmo não é entendido como sendo uma ligação homosexual. Se voltásse-mos à antiga Grécia provavelmente seria ao contrário, um homem discipulo e um mestre dispunham de uma situação de muito maior proximidade e não condenável.
Em Portugal as pessoas que vêem uma mulher com outra, a menos que seja uma troca de beijos ou algo mais íntimo, nunca é entendido como algo que ponha em causa a noção (errada) que as pessoas tem de que isso poderá pôr em causa a segurança do homem e a ideia que ele irá ser rejeitado.
É importante também perceber que se calhar no forum vês mais mulheres assumidas do que homens, porque se calhar estão mais mulheres inscritas. Para isso há que fazer um quadro comparativo com esses dois vectores e dar uma percentagem final. Nem tudo o que se passa no forum tem uma correspondencia directa com a realidade. Os homens podem simplesmente não gostar tanto de participar e se inscreverem no forum como as mulheres, assim como nos bares gay, se passa o contrário, pois pelo menos eu vejo por lá mais homens assumidos que mulheres. No entanto não posso dizer que isso corresponde a um maior número de gays assumidos do que lésbicas em Portugal, pois elas simplesmente podem sair menos, ou a uma idade mais tardia, que já não corresponda ao pico da idade em que as pessoas se deslocam mais a bares.
Sendo assim, e também neste caso, se teria de saber quantos homosexuais homens e mulheres existem em portugal, e só depois perguntar anonimamente a cada um deles, via inquérito online por exemplo, quantos são assumidos e mesmo assim seria um mero indicador, uma vez que há muita gente que nem sequer teria acesso ao inquérito.
Outra questão é que na minha opinião os homens assumem-se mais, porque psicologicamente / fisicamente / geneticamente lhes é impossivel controlar da mesma forma os seus instintos sexuais do que as mulheres, que devido à nossa educação judaico/cristão, aprendem desde cedo a reprimir determinados pensamentos e actos, aprendem a controlar e disfarçar determinada inclinação e a sua manifestação na vida social.
Tudo isto é o resultado de muitos anos de educação e história que a humanidade carrega e se vai lentamente modificando num processo evolutivo, o que se vê já no comportamento das novas gerações.