rede ex aequo

Olá Visitante29.set.2022, 12:46:44

Autor Tópico: Explicar a temática LGBT às crianças  (Lida 36873 vezes)

Explicar a homossexualidade às crianças?

Offline bugkill3r

• Orador(a)
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
    • a banalidade da diferença
Claro que a homossexualidade não é nenhum problema, contudo entre os próprios LGTB há quem não concorde com a adopção de crianças por exemplo, pois pensam que isso de algum modo pode influenciar a sua opção, sendo assim, os que defendem essa ideia não poderiam tentar esconder isso das crianças com quem tinham contacto?

axo que os LGBT's q não concordam com a adopção de crianças não é tanto por influenciar a ORIENTAÇÃO (não opção) da criança, mas sim pelos problemas q a criança terá de enfrentar ao crescer numa sociedade que ainda não aceita isso.

Acho que se deve ensinar as crianças quais as orientações sexuais que existem sem tecer sobre elas quaisquer juizos de valor, Só assim elas irão crescersem problemas/complexos acerca a sua orientação mais tarde.

Offline Ines

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
  • aprende a amar as tempestades, não fujas delas...
 :curtain

Não só não devemos esconder das crianças, como devemos confrontá-las desde logo com essa realidade... Já dizia aquele velho ditado De pequenino é que se torce o pepino... :p

:-* a tod@s :up
    De todos os canto do mundo
    Amo com um amor mais forte e mais puro
    Aquela praia extasiada e nua,
    Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Offline bethesda

• Membro Elite
    • When there's a Will there's a way!
    tb axo k n s devia esconder as crianças, para termos uma sociedade k aceite, isso envolve as crianças tb, ou n? axo k para as crianças ate, deve parecer uma coisa mais comum do k pros adultos uma x k elas ainda n aprenderam os padroes d "normalidade" da sociedade, e s aprenderem dd pekinitas, serao adultos k respeitem toda a diversidade, seja ela kual for =)
      You are so far behind you think you are first.

Offline man_from_mars

• Membro Sénior
      • hoje é o resultado do que vivemos ontem
      Nunca na vida. As crianças percebem melhor o amor do que os adultos, habituam-se mais facilmente a novas ideias. Se queremos ser aceites no futuro, as crianças não devem ser esquecidas deste processo de mudança.

Afinal de contas, que mal poderá ter elas saberem? ;)
        sem mais nada de momento subscrevo-me com os melhores cumprimentos. :p

man_from_mars

Hugo_Alexandre

• Visitante
        Axo k n se deve esconder de todo!

Qto mais cedo forem confrontadas com a existência de homossexuais melhor. Basta explicar k um homem pode gostar ou de mulheres como de homens e k uma mulher... igual. Para a criança isso vai ser encarado com naturalidade porque ainda não tem incutido (pela sociedade) k a homossexualidade é algo de errado.. se lhe explicarem bem kem sabe ela não fará parte das pessoas k um dia virão a mudar a mentalidade da sociedade...

Faço minhas as vossas palávras.  :up

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Homofobia
          Acho que se deve ensinar as crianças quais as orientações sexuais que existem sem tecer sobre elas quaisquer juizos de valor, Só assim elas irão crescersem problemas/complexos acerca a sua orientação mais tarde.

Não haver juízos de valor seria o ideal, mas se depois entram numa sociedade que faz juízos de valor acho que é importante compensar isso com um juízo de valor sempre claro e tão simples como: "A homossexualidade não é melhor nem pior que a heterossexualidade". A omissão de uma opinião negativa infelizmente nem sempre compensa/contraria o suficiente as opiniões negativas vindas de outros lados.

É que a educação não é só feita pelos pais, mas também pela escola, pelos amigos, pela televisão, por todos os meios de comunicação social que existem.
            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
              • Mais sobre mim...
            É que a educação não é só feita pelos pais, mas também pela escola, pelos amigos, pela televisão, por todos os meios de comunicação social que existem.

Depende um pouco da idade da criança, mas o primeiro pilar social é sempre vivido em casa/ seio familiar. Na escola, e nomeadamente na pré-primária sei que, por exemplo, algumas já têm alguma abertura na área da sexualidade. Soube ontem que alguns infantários têm casas de banho mistas para combater tabus e secretismos, e dar relevo às diferenças fisiológicas que existem entre as meninas e meninos.

As crianças de hoje estão mais abertas porque o tema é falado algo que não acontecia há duas décadas, por exemplo. Reparem na telenovela "Senhora do Destino", e tentem imaginar as milhares de crianças que vêem a relação das duas raparigas e como a devem percepcionar de forma bem natural... :)

Sem embargo, existe ainda um grande trabalho pela frente! :-\
              Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline joão paulo (PG)

• Membro Sénior
              • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                • PortugalGay.PT
              Não sei ao certo a partir de que idade se deve ou não iniciar uma introdução a educação sexual, ou a abordagem do tema, mas permitam que partilhe convosco uma situação.
              Tenho um sobrinho, (único), que vem frequentemente a nossa casa.  Numa das vezes ele ao ver que havia apenas uma cama perguntou onde era que dormia o meu companheiro, (já que era a casa do tio), ao que eu respondi na cama.  Ele não satisfeito pergunta então se o meu companheiro dormia na cama onde dormia eu, ao que respondi na mesma cama.  Na altura aguardei que ele fizesse mais alguma pergunta, mas ele ficou-se por ai.
              Mais tarde tive a minha irmã a dizer que eu tinha de dizer ao meu sobrinho o que se passava, ao que respondi, nem pensar, seria o meu sobrinho a perguntar quando ele quisesse saber.  Este meu comportamento vem no seguimento da minha ideia daquilo que penso se deve fazer no relacionamento familiar, que é dar espaço ás crianças, e não lhes mentir, mas também não adiantar a informação, para não os confundir.  Já no espaço escolar e apoiando-me nas palavras do Prof. Dr. Pinto da Costa, as crianças devem ter educação sexual a partir dos três, quatro anos.  Bem como penso que a educação sexual nas escolas não deve ser uma disciplina opcional, com base que é um assunto que os pais devem decidir se os filhos vão ou não a essa disciplina, porque educação sexual nas escolas é uma questão de saúde publica, muito para alem de uma questão social. ;)

moon_angel

• Visitante
                eu penso q nao se deve ocultar aos miudos todas as "possibilidades"...

ate para deixarem desde logo de sentir qq tipo de preconceito contra o q a nossa sociedade continua a querer "esconder"...

deverá mostrar-se abertura para falar sobre tudo... e sem pruridos...

embora n tenha mto ciente a idade natural para se falar "destas" coisas, acho q ate pode eventualmente partir das crianças, as perguntas...

conheço um caso, em q a pessoa em questao tem 2 filhos, um menino e uma menina, e la em casa n ha problemas c nada... os miudos, q ainda sao relativamente pequenos (8 e 4 anos) lidam com a situaçaõ de uma forma espectacular...

por vezes os comentarios sao os menos esperados.. para positivo, claramente!

forum16

• Visitante
                  "mais tarde tive a minha irma a dizer que eu tinha de dizer ao meu sobrinho o que se passava, ao que respondi, nem pensar, seria o meu sobrinho a perguntar quando ele quisesse saber."

nem mais! eu concordo.

nakedboy

• Visitante
                    Claro que a homossexualidade não é nenhum problema, contudo entre os próprios LGTB há quem não concorde com a adopção de crianças por exemplo, pois pensam que isso de algum modo pode influenciar a sua opção, sendo assim, os que defendem essa ideia não poderiam tentar esconder isso das crianças com quem tinham contacto?

axo que os LGBT's q não concordam com a adopção de crianças não é tanto por influenciar a ORIENTAÇÃO (não opção) da criança, mas sim pelos problemas q a criança terá de enfrentar ao crescer numa sociedade que ainda não aceita isso.
                    (...)
                    É exactamente essa a minha opinião.

Kto ao assunto em kestão, axo k n se deve esconder, nem se deve dizer logo.
                    Sou da mesma opinião da do portugalgay.pt; é a criança k deve começar a abordar a kestão da sexualidade e homossexualidade e então, aí sim, explicar-lhe k há várias orientações de se amar alguém e k isso n é errado.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                        • Homofobia
                      Hmmm. E se não ata nem desata? A minha sobrinha já por várias vezes me perguntou se tinha namorado ou quem era o meu namorado. E o mesmo à cacao.

Ela sabe que vivo com a cacao e a cacao vai aos eventos familiares. Ao não dizer-lhe nada não estarei a criar-lhe mais confusão? E não poderá ser que não pergunta porque tem medo?

Ainda não disse nada, mas é provável que um dia destes diga à minha irmã que quero contar aos meus sobrinhos (a mais velha está quase a fazer 9 anos). Aliás, o mais novo, com 5 anos, dá-me ideia que poderá já ter percebido alguma coisa. E adora a cacao (mas uma perfeita adoração mesmo). Aliás quando a cacao no início não era convidada para os anos da minha mãe ou irmã, ele perguntava-me onde estava ela e porque não tinha sido convidada. ::)
                        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

nakedboy

• Visitante
                        Eu axo k kdo a tua sobrinha te perguntou se tinhas namorado, poderias ter contado (é apenas a minha modesta opinião :-X).
                        Kdo dei a minha opinião, era nesse sentido k me referia. A "famosa" pergunta acerca d@ namorad@ e kdo isso acontecesse, dizer.

NASMarques

• Visitante
                          Eu penso que deverias dizer agora que ainda é pequena. Se não quando entrar na adolescência vai ser pior para ela entender. Assim em vez de ser ela a descobrir e ficar "chocada", pois é um impacto, ela ficaria serena e calma, pois já estava "habituada". Já vinha a informação da infância.

Tipo, não está relacionado, mas, quando eu nasci, passado pouco tempo o meu avô morreu.
                          Como eu ainda não "entendia" o que isso era, hoje quando me falam dele, não sinto pena ou rancor de ter falecido, pois já é uma info que vem comigo desde pequenino.

Tu é que a tua sobrinha conheces melhor que nós, sabes em parte como vai reagir.
                          É só a preocupação de saber o momento certo.

Beijos  :)

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                              • Mais sobre mim...
                            Eu acho que os nossos sobrinhos já sabem implicitamente. O mais novo desde muito pequeno que me viu dentro do seu familiar e SEMPRE ao lado da tia, e a mais velha de 9 anos não é parva. Aliás, nenhuma criança o é! ;)
                              Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Apenaseu

• Membro Total
                              • "A coragem forja-se na luta"
                              Eu tb concordo: não se deve esconder das crianças. Até pq n é nada de errado ou vergonhoso. Tenho pensado muito neste assunto por causa dos meus filhos de 6 e 12 anos ( de quem já falei várias x aqui no Fórum). O mais velho já sabe o q são homossexuais e tem uma atitude positiva mas ainda n consegui q ele percebesse q a minha namorada é mais q uma amiga mto íntima. Acabei por decidir esperar pelas féria de Verão ( se ele n perguntar nada antes, é claro) e como só nessa altura ela se mudará cá p casa, vamos tentar "provocá-lo" um bocado a ver se ele dá abertura para uma conversa. Isto n seria necessário se ele fosse, p. exemplo, meu sobrinho ( podia esperar q ele fizesse perguntas) mas o problema é q um destes dias ele pode ouvir algum comentário, p. ex. da vizinhança e isso parece-me q poderia ser desagradável, ele ia sentir-se enganado pela mãe.
                              Relativamente à mais pequena, tenho mesmo q esperar q ela constate alguma coisa e pergunte. No outro dia, no meio de uma brincadeira, perguntei-lhe se podia ter uma namorada e ela respondeu-me q não, para mim tinha q ser um namorado...
                              Infelizmente a novela "Senhora do Destino" dá um bocado tarde, os meus filhos às dez horas estão na cama. Podia ser bom para inicio de conversa...
                              Mas voltando ao tópico, esconder nunca, as crianças são inteligentes e penso q mesmo n sabendo dar nome às coisas entendem e sentem o amor no ar à sua volta...

Offline reguila

• Membro Ultra
                                • "Sê Plural como o Universo" F. Pessoa
                                Penso que caso a criança revele algum interesse pela questão se deve se facto explicar da melhor forma que há meninas que gostam de meninas e meninos que gostam de meninos por amor! As crianças compreedem esta linguagem simples! :)
                                Não dando, contudo, grande relevancia para não cometer o erro ao contrário!

A minha amiguinha pequenina filha de um casal amigo dos meus pais que, frequenta a minha casa desde os 15 dias de idade, agora com 8 aninhos tem um livro 'As coisas que a mamã não me disse' que numa das páginas diz assim 'A mãe não me disse que há mulheres que se apaixonam por outras mulheres e homens que se apaixonam por outros homens' e tem os desenhos de casais Homo... então a garota entusiasmada com o livro leu-mo todo depois olhou para mim e disse 'isto é um nojo não é?' e eu disse algo do género 'o quê? o amor...?' e continuei 'quem te disse isso?não me parece que seja nojento e a ti?...' Ela sorriu e andou a ler o livro a toda a gente dando destaque àquela página, como niguém lhe ligou ela esqueceu...
                                  EFEITO BORBOLETA:
                                  “You can't change who people are without destroying who they were.” * “Predictabilidade: O bater de asas de uma borboleta no Brasil poderá provocar um tornado no Texas”

Whisper

• Visitante
                                  Eu acho que os nossos sobrinhos já sabem implicitamente. O mais novo desde muito pequeno que me viu dentro do seu familiar e SEMPRE ao lado da tia, e a mais velha de 9 anos não é parva. Aliás, nenhuma criança o é! ;)

É bem verdade, as crianças sabem mais do que os adultos pensam! Elas possuem uma sensibilidade diferente, pena ela não se manter connosco para o resto da vida!

nicsparks

• Visitante
                                    :)

A minha princesa (maninha) de 7 anos, já me pergunta se namoro e o nome da pessoa com quem namoro.

Para não lhe mentir, quando namoro respondo sempre o nome da pessoa ( rapaz!)...Ela olha -me de esguelha e diz-me " Tás a brincar! Esse nome é o mesmo do meu namorado! Tem que ser outro...!" ;)....

Ela tem a percepção do facto, mas a seu tempo lá irá:)

kisses
                                    nics :-*

Ange

• Visitante
                                      Não se deve esconder... A homossexualidade não é uma doença nem um crime, não é uma realidade crua e mordaz, é uma coisa que tem que ser ensinada, e que as crianças têm o direito e dever de saber, de entender que é como a heterossexualidade. Acredito que educar desde pequenino fará com que a criança não veja nem aprenda que a homossexualidade, bissexualidade ou transexualidade como algo vergonhoso. Aliás, é mesmo isso que é necessário... é muito mais fácil e possível educar uma pessoa que está pouco vincada pela sociedade do que um adulto, ou um jovem adulto.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        29 Respostas
                                        9510 Visualizações
                                        Última mensagem 17 de Outubro de 2011
                                        por JDelgado
                                        26 Respostas
                                        16274 Visualizações
                                        Última mensagem 2 de Janeiro de 2017
                                        por JY
                                        171 Respostas
                                        24855 Visualizações
                                        Última mensagem 31 de Janeiro de 2013
                                        por bluejazz