rede ex aequo

Olá Visitante24.mar.2023, 21:27:17

Autor Tópico: Explicar a temática LGBT às crianças  (Lida 38649 vezes)

Explicar a homossexualidade às crianças?

Offline Azuth

• Membro Elite
  • Género: Feminino
    • No one is there!
Acho que é fácil pois ainda não aprenderam o que é o preconceito.  :)

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
    • Mais sobre mim...

Eu diria que nem será necessário explicar. Assimilam como tudo o resto à sua volta... :)
    Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Nikkita

• Membro Ultra
      • Pink Ego Box

Concordo.

Offline Franco_Baresi

• Membro Total
    • Género: Masculino
    • To the lighthouse my friend...
    É de uma extrema importância explicar este tipo de assuntos as crianças, mas a meu ver (quase) nenhum pai tem essa iniciativa, pois ninguem deseja ter um filho lgbt, então prefere deixar essa temática de lado, e nem sequer abordá-la, porque pensam que ao estar a tocar nesse assunto poderá ser como um incentivo á criança a enverdar por uma relação homo ou bisexual, o que é um total disparate, mas o certo é que ainda muita gente pensa ser uma opção....
    Eu confesso que se soubesse mais cedo o que era a bissexualidade,ter-me-ia desoberto muito mais cedo e não aos 22 anos, mas lá está nunca ninguém me disse que podia gostar de rapazes e raparigas....
    « Última modificação: 2 de Novembro de 2006 por Franco_Baresi »
      é triste e deprimente que uma simples caracteristica inerente á pessoa venha a desqualificá-la  e desumanizá-la....cruel vida...

Offline FalsoDeus

• Membro Vintage
      • Banido
      tentei explicar à minha prima de doze anos o que era bissexualidade...não deu mesmo, mas ela ainda ficou com algumas liçõezitas.

Não se acreditava que não se podia negar um lado ou escolher. Não acreditava que existia no mundo animal, etc. Mas aceitou-me (sim, porque ter primas cuscas não dá com nada :-X)

Offline strada

• Membro Elite
        Concordo Azuth.

Offline lost_head

• Membro Elite
          • Egasssssssssssss:)
          O dificil é explicar a homossexualidade a adultos...pq às crianças é mt fácil, elas ñ têm o preconceito e ñ veêm maldade nisto ou nakilo..tudo é natural..é natural darem um bj a um menino como a uma menina...e tanto namoram c um ou outro ;)

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
              • Mais sobre mim...
            O dificil é explicar a homossexualidade a adultos...pq às crianças é mt fácil, elas ñ têm o preconceito e ñ veêm maldade nisto ou nakilo..tudo é natural..é natural darem um bj a um menino como a uma menina...e tanto namoram c um ou outro ;)

E alguém explica a heterossexualidade às crianças?!... ;)

A homossexualidade não teria sequer de ser explicada se vivessemos num mundo mais tolerante.

Offline candy cane

• Membro Vintage
              • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                • não estou in the mood
              Tens razão cacao mas para mim a tua questão para mim tem a mesma resposta que a questão "mas os heterossexuais têm de assumir a sua orientação sexual?"

Quando uma criança leva com modelos heterossexuais em todo o lado e não conhece (ou lhe escondem) relações homossexuais, sim faz sentido ter de explicar a uma criança o que é a homossexualidade.
                Though nothing can bring back the hour
                Of splendor in the grass, of glory in the flower
                We will grieve not, but rather find
                Strength in what remains behind

Wordsworth
                | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Mais sobre mim...
                Tens razão cacao mas para mim a tua questão para mim tem a mesma resposta que a questão "mas os heterossexuais têm de assumir a sua orientação sexual?"

Quando uma criança leva com modelos heterossexuais em todo o lado e não conhece (ou lhe escondem) relações homossexuais, sim faz sentido ter de explicar a uma criança o que é a homossexualidade.

Claro, mas se não houvesse tabú algum não haveria necessidade alguma de se explicar... Ou seja, a sociedade constrói e mais tarde desconstrói (mas só em algus casos, infelizmente. Não faz sentido, confesso...

claudia-tady

• Visitante
                  No outro dia a minha prima de 6 anos, veio falar comigo.
                  Contou-me que tinha visto 2 gays aos beijos (sempre a rir-se). Eu sei que ela reage desta forma devido ao meu primo (irmão dela), ser muito preconceituoso, não são em relação aos homossexuais, como às pessoas de raça negra/cigana, góticos (coisa que eu adorooooooo ::)). Resumindo, ele descirmina toda a gente que é "diferente".
                  Eu fiquei sem saber o que lhe dizer, fiquei mesmo sem palavras. Mas acabei por lhe explicar, que ninguém escolhe as pessoas que ama, que acontece porque tem que acontecer (mesmo sendo duas pessoas do mesmo sexo), que não era nenhum crime. Era amor. Ela olhou pra mim e sorriu. Percebi que ela tinha intendido o que eu tinha lhe explicado e fiquei feliz por isso... ;D

Offline tal-go

• Membro Ultra
                    • Um sonho...o Mundo.
                    Sim, acho que deve ser explicada.
                    Já aqui contei essa história e volto a dizer que uma vez ouvi a palavra homossexual na televisao, era ainda uma criança muito pequena. Perguntei a minha mae o que aquela palavra queria dizer e disse-me que eram homens que gostavam de outros homens. Não achei nem estranho nem nada que fosse contra nada. Só depois de entrar no ensino básico e que fui apreendendo melhor o facto de como a sociedade lidava com os LGBT.

Offline Lara_

• Membro Total
                      Eu não só acho que deve de ser explicada considero sobretudo que TEM imperiosamente de ser explicada pois é a unica forma de acabar com este ciclo de estigma que se perpectua na nossa sociedade.

explica-se que existem homens e que existem mulheres
                      que há homens que gostam de mulheres
                      que há homens que gostam de homens
                      que há mulheres que gostam de mulheres

É claro que os miudos vão questionar-se sobre estas orientações alternativas uma vez que naõ são tão frequentes , mas isso acaba por ser uma boa oportunidade para lhes fazer uma introdução positiva quando virmos um casal homosexual.

o que é fundamental é que os pais percebam que as primeiras introduções ás coisas, as primeiras experiencias com tudo são marcantes quer para as impressões quer para as atitudes  que as crianças desenvolverão face á realidade.

se sujeitarmos as crianças á normalidade das coisas, elas não as considerarão anormais.. a questão é que socialmente só se reconhece uma orientação , o que faz das restantes algo aberrante e anormal na cabeça de muitas pessoas.

Explicar homo/bi/transexualidade às crianças

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                        • Ecce Somnium!
                          • Bravis esse laboro, obscuro fio
                        No outro dia aconteceu-me uma coisa engraçada.
                        Estava no comboio para Coimbra e uma menina veio ter comigo. Estava de mp3 ligado e com um bloco de notas a escrever e a desenhar e isso atraiu-a certamente.
                        Toda sorridente, perguntou-me o que estava a fazer e se lhe podia ensinar a desenhar. Queria também partilhar os desenhos dela.
                        Entretanto a minha mãe disse o meu nome e ela olhou para mim com os olhos bem abertos e sorriu imenso. Pediu para ouvir a música e disse que era muito bonita e que a devia mostrar à minha namorada.
                        Espanto, espanto, espanto!
                        Gostei da pequenina.
                        Gostei porque era natural e linda (mesmo linda! Cor atrás de cor!).
                        Gostei porque os pais não tinham nada a ver com ela e ela conseguiu um mundo só seu com tão pouca idade.
                        Gostei mesmo da pequenina!
                          Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline gatana

• Membro Sénior
                          • "Don't worry, be happy"
                          sem duvida é uma questão complicada mas tb temos que ter em atenção o meio onde se vive (interior ou litoral, norte ou sul, ....) a educação que tem em casa entre outros factores, ou seja, na minha opinião n podemos abordar estes assuntos da mesma maneira para todas as crianças e não só pq alguns "adultos" tb precisavam de umas explicaçõeszinhas....
                            "Enquanto vivo, não morro"

Offline deep green eyes

• Membro Vintage
                            • Unicamente Perfeita e Perfeitamente Unica...
                            eu acho q se deve falar com elas desde pequenas...assim qd crescerem ja estao familiarizados com o tema e o choque e preconceito n é tao grande....m acho q deve ser abordado de uma forma simples...é de pequenino q se torce o pepino como diz o povo...
                              " Nunca faça florescer um sorriso dizendo te amo, para mais tarde fazer rolar uma lágrima dizendo me esqueça..." Anónimo
                              "O que mais me dói é saber que eu e você nunca seremos nós..." Anónimo

Offline epilepsy

• Membro Sénior
                              Eram bom se um dia as crianças apreendessem da sua educação os vários tipos de orientação sexual que existem, sem estereótipos. Eplicar que podemos amar livremente e ser felizes independentemente da orientaçãos sexual.. Era bom que a educação fosse tão rica e livre de preconceitos.  ;)

Indya

• Visitante

Os meus pais desde de pequena, que nunca me esconderam várias realidades da vida e apenas diziam que o unico objectivo deles era que eu fosse feliz.
                                Conforme eu ia crescendo todas as minhas duvidas eram esclarecidas por eles,até mesmo porque eu perguntava tudo,ou quase tudo.
                                Fosse prostituição,drogas,homossexualidade,roubos,atentados...tudo e mais alguma coisa que se tornava uma duvida para mim eles esclareciam-me.
                                Recordo-me porém que eles sempre me "pediram" e disseram..."Por favor,nunca fumes drogas,sejam leves ou pesadas"...Sempre tive á altura dos desejos deles.
                                Acho mesmo que as crianças devem sempre saber de tudo o que existe no planeta terra,inclusivé o amor entre duas pessoas do mesmo sexo!!

Explicar homo/bisexualidade e o transgenderismo às crianças

Before the Dawn

• Visitante
                                  Ontem li numa revista que a Luana Piovanni, actriz brasileira, está a fazer uma peça para crianças em que interpreta um rapaz. O namorado foi assistir à peça e apoiá-la mas ela não o cumprimentou alegando que 'Menino não beija menino e tal deve ser explicado às crianças'...

>:( >:( >:(

Explicar homo/bisexualidade e o transgenderismo às crianças

Before the Dawn

• Visitante
                                    Sim, exactamente. É triste...

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      29 Respostas
                                      10015 Visualizações
                                      Última mensagem 17 de Outubro de 2011
                                      por JDelgado
                                      26 Respostas
                                      16890 Visualizações
                                      Última mensagem 2 de Janeiro de 2017
                                      por JY
                                      171 Respostas
                                      25835 Visualizações
                                      Última mensagem 31 de Janeiro de 2013
                                      por bluejazz