rede ex aequo

Olá Visitante04.out.2022, 13:31:20

Autor Tópico: Explicar a temática LGBT às crianças  (Lida 36945 vezes)

Explicar a temática LGBT às crianças

Offline Estrunfina

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Feminino
  • Tudo o que nos apaixona também nos guia e protege
Fui mãe recentemente e agora assaltam.me determinadas kestões k até há pouco tempo me pareciam um tanto ou kto distantes. Como poderei ou deverei explicar à mha filha k a família dela é diferente??Como explicar a homossexualidade a uma criança?? Haverá uma idade mais favorável p abordarmos a kestão??
 :-\
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011 por Temphis »
    Trabalha como se não precisasses de dinheiro, ama como se nunca te tivessem magoado, dança como se ninguém te observasse.

Re:Como Educar no Seio de uma Família Diferente

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
      • Homofobia
    Super, acho que a Estrunfina nem sequer precisa de ir a um psiquiatra (e porquê psiquiatra? Um psicólogo serve perfeitamente), basta tentar arranjar uns quantos livros que há sobre o assunto (desde que possa encomendar do estrangeiro por internet e ler em inglês) que há uns quantos e bem bons. :)

The Lesbian Parenting Book: A Guide to Creating Families and Raising Children, D. Merilee Clunis e G. Dorsey Green (1995)

The Lesbian and Gay Parenting Handbook: Creating and Raising Our Families, April Martin (1993)

Gay and Lesbian Parenting, Deborah F. Glazer e Jack Drescher (Editores) (2001)

For Lesbian Parents, Suzanne M. Johnson e Elizabeth O'Connor (2001)

Heather Has Two Mommies, Leslea Newman e Diana Souza (2000)

Families of Value: Gay and Lesbian Parents and Their Children Speak Out, Jane Drucker (1998)

Reinventing the Family: The Emerging Story of Lesbian and Gay Parents, Laura Benkov (1995)

Growing Up In A Lesbian Family, Fiona Tasker (1998)

:up
      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
      • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
        • Mais sobre mim...
      Estrunfina, acho que não terás de explicar nada explicitamente. As crianças tem uma capacidade de absorção espantosas e não têm os nossos preconceitos porque eles são sempre incutidos pela Sociedade e não nascem connosco. Assim que a tua filhota terá uma capacidade de encaixe muito grande e verá tudo com muita naturalidade :)

Chegará a altura em que fará perguntas, mas a idade dos porquês é inevitável, e aí terás de ser sincera e verdadeira só isso :) Acredita!!!
        Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Estrunfina

• **
        • Membro Júnior
        Obrigado pelas sugestões!!! ;)
          Trabalha como se não precisasses de dinheiro, ama como se nunca te tivessem magoado, dança como se ninguém te observasse.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Mais sobre mim...
          Miúdas mamãs,

Aqui estão uns blogs de mamãs e mamãs:

http://mothern.blogspot.com [brasileiro]

http://www.ooutroeudemimmesma.blogger.com.br [português]

Mas há mais, aliás muitos mais é só procurar... Vão gostar porque retratam situações caricatas do dia-a-dia de duas mulheres e criançada mesmo! O primeiro link está mais completo porque leva mais tempo e escrevem todos os dias algo.

Entrem em contacto com elas!!!

Offline Mascote

• Membro Sénior
              • AlguresNoMundo
            "Porém, advertem, a nossa verdade é uma verdade para a qual faltam as palavras. Não existe vocábulo para "outra mulher" que possa parecer bom para expressar o amor e responsabilidade que a companheira divide com a mãe biológica. Tia ou Madrinha nos parece inadequadas, embora muito usadas. "

Retirado de http://www.ooutroeudemimmesma.blogger.com.br/

Isto é verdade. Já nos deparámos com este "problema". As crianças chamarem-nos pelos nomes parece-nos pouco, insuficiente para a importância q desejamos ter nas suas vidas. :-\
              "Se evitares os problemas, jamais poderás dizer que os superaste" - Richard Bach

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
              • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
              Eu acho que o ideal seria chamar-se a uma, "mamã Fulana" e a outra, "mamã Sicrana"!!! :up ;D ;D

*suspiro... dreaming dreaming dreaming ... ::) ::) ::) ::)

agora é a minha vez de vos admirar, Mascote e Estrunfina... :D não tenho grandes esperanças em vir a ter filhos... :-\ Mas vocês que tiveram essa sorte... tenho a certeza que são e irão sempre ser uma família fantástica!!! :up :-*
                "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline Mascote

• Membro Sénior
                  • AlguresNoMundo
                agora é a minha vez de vos admirar, Mascote e Estrunfina... :D não tenho grandes esperanças em vir a ter filhos... :-\ Mas vocês que tiveram essa sorte... tenho a certeza que são e irão sempre ser uma família fantástica!!! :up :-*

:) Sabes, com um bocadinho de vontade pode fazer-se mta coisa. Quem sabe daqui a uns aninhos n terás tb um bebézinho nos braços para mimar e dar tdo o teu amor? Afinal de contas, é o milagre mais fácil de alcançar... (para algumas pessoas, claro)

Um beijo enorme para ti! :-*
                  "Se evitares os problemas, jamais poderás dizer que os superaste" - Richard Bach

Offline joão paulo (PG)

• Membro Sénior
                  • Género: Masculino
                  • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                    • PortugalGay.PT
                  É óbvio que as crianças têm uma capacidade de adaptação incrível... mas ter duas mães ou dois pais pode não ser tão simples para uma criança principalmente por causa das outras crianças e dos pais delas  >:(

Eu tenho o meu caso pessoal: o meu sobrinho tem uma verdadeira "adoração" por mim, provavelmente mais que ao próprio pai... e costuma vir a minha casa, onde moro com o meu companheiro, onde só temos uma cama (de casal), e aquilo faz o miúdo pensar... o problema é que ele próprio não quer falar sobre o assunto e fecha-se em copas.  [smiley=muro.gif]

Sendo tio posso esperar que ele esteja disponível para falar sobre o assunto, mas com pais e mães as coisas podem ser mais complicadas... [smiley=estrelas.gif]

alex_source

• Visitante
                    Ola,
                    Na minha opiniao acho que a unica coisa que devias fazer era
                    responder as perguntas que te fizer, do modo dito normal, quando fosse mais velhito, +- 10 anos poderias-lhe mostrar que existe uma opçao isto sem lhe impingir nada tal como nao gostaste que fizessem contigo. Consultar 1 profissional tambem será util... boa sorte

Offline Estrunfina

• **
                      • Membro Júnior
                      Obrigada Alex!!
                      Mas, e os 10 aninhos k tenho de esperar até a mha florzinha compreender???

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Vintage
                          • Mais sobre mim...
                        Estrunfina,

Existem N estudos que comprovam que não existem maiores complicações entre filhos de casais homossexuais e de casais heterossexuais:

Não existe correlação entre maior ou menor grau de sociabilização nas escolas entre filhos de casais homossexuais e heterossexuais
                        http://www.queerparents.org/intro.html

Alguns estudos demonstram que os filhos de casais de gays e lésbicas são menos violentos, mais pacificos e algumas vezes mais sociáveis que filhos de casais heterossexuais
                        http://www.queerparents.org/intro.html

Filhos de casais homossexuais têm a mesma incidência na heterossexualidade que o resto da população
                        http://searcheric.org/ericdb/EJ453402.htm

FORÇA SUPER-MAMÃ!!!

Explicar a homossexualidade às crianças?

Offline mIsS

• Membro Elite
                          • my smile

Acham que se deve esconder?
                          Como explicar?

Digam de vossa justiça  :)
                          Participem  ;)

« Última modificação: 25 de Abril de 2006 por Scorpio_Angel »
                            Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Offline timmy

• Membro Vintage
                            Axo k n se deve esconder de todo!

Qto mais cedo forem confrontadas com a existência de homossexuais melhor. Basta explicar k um homem pode gostar ou de mulheres como de homens e k uma mulher... igual. Para a criança isso vai ser encarado com naturalidade porque ainda não tem incutido (pela sociedade) k a homossexualidade é algo de errado.. se lhe explicarem bem kem sabe ela não fará parte das pessoas k um dia virão a mudar a mentalidade da sociedade...

Offline x-icon

• Membro Ultra
                              • Keep on Jumping!
                                • CO-MYX-TURA
                              Não, esconder ou ignorar nunca é uma boa política... Temos que educar os nossos filhos de forma a que eles saibam lidar com a realidade e não a enterrarem a cabeça na areia...
                                comyxtura.blogspot.com

NASMarques

• Visitante
                                Não sei o que dizer, nem nunca pensei neste assunto, mas já que falam nisso, vou pensar um pouco.

Dependendo muito dos laços familiares que se criam, pode-se ou não revelar às crianças a homossexualidade.

Penso que se a criança for um pouco inibida, não digo esconder, mas tentar não fazer algo que torne o pensamento da criança confusa. Isto para a via pública.

Agora se por exemplo, for um casal que tenha adoptado uma criança, a criança vai percebendo com o crescimento o que se trata e como vive com os seus "pais", aceitando-o, visto que não é como um choque instantâneo.

:)

Offline DoceAmigo

• Membro Total
                                  Acho que não devemos esconder este assunto das crianças!
                                  Uma educação sexual eficaz, tem que passar necessariamente pela abordagem da homossexualidade.
                                    Estava feliz por tê-lo encontrado no meu caminho, até aí tão solitário, limitei-me a ouvi-lo sussurrar que gostava de mim. Chorámos depois a dor de cada um, nenhum de nós é uma pessoa simples e viver é violento. (Daniel Sampaio - "Vagabundos de Nós")

Offline mIsS

• Membro Elite
                                    • my smile
                                    e sinceramente ate me mete um bocado triste uma questao como essa, a homossexualidade e algum problema?

Claro que a homossexualidade não é nenhum problema, contudo entre os próprios LGTB há quem não concorde com a adopção de crianças por exemplo, pois pensam que isso de algum modo pode influenciar a sua opção, sendo assim, os que defendem essa ideia não poderiam tentar esconder isso das crianças com quem tinham contacto? Como vês cada um pode ter determinada opinião ... além disso se todos nós nos colocássemos com essa atitude em relação aos tópicos concerteza a "ciência" deste forúm sobre a temática perdia-se.
                                      Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Whisper

• Visitante
                                      Eu acho que não devemos esconder NADA das crianças! É pelos pais não falarem sobre a vida com as crianças que o mundo esta como tá! Eu quando tiver uma criança quero falar sobre tudo, seja da sexualidade, racismo, etc etc... Apartir do momento que nos escondemos algo das crianças parece que essa coisa se torna errada, algo tão mau que nem se deve falar! Relações homossexuais não tem nada de mal como é obvio, logo não deveriam ser escondidas de ninguem!

Globlos

• Visitante
                                        Não, acho que principalmente deveriamos informar ao nosso futuro o que realmente existe no mundo  e preparalas e informalas como realmente são as coisas, para não acontecer como acontece hoje em dia que, existem crianças, adolescentes, adultos e até pais que discriminam a homosexualidade....

Claro que isto envolveria uma extantosa mudança de mentalidades...  :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          29 Respostas
                                          9514 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Outubro de 2011
                                          por JDelgado
                                          26 Respostas
                                          16283 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Janeiro de 2017
                                          por JY
                                          171 Respostas
                                          24876 Visualizações
                                          Última mensagem 31 de Janeiro de 2013
                                          por bluejazz
                                          Crianças Transgéneras

Iniciado por Diotima Geral

17 Respostas
                                          4089 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Agosto de 2013
                                          por Simão
                                          2 Respostas
                                          1675 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Dezembro de 2013
                                          por carlafsouto