Bem acho que vou dar uma opinião bastante diferente da maioria.. mas é a mais pura das verades!
Namorar à distancia.. é LINDO!!
A meu ver há alguns pontos essenciais que só são totalmente preenchidos por um amor à distancia.. as relações à distancia que eu tive começaram na internet e acho que não há nada mais verdadeiro que me apaixonar por uma pessoa que nunca vi! Não é só aquela atracção porque a pessoa é gira e tal, não são aqueles amores que começam porque nos envolvemos e vai aumentando.. é um amor que vai crescendo porque passamos horas e horas a falar, a conhecer-nos.. e vai crescendo também uma amizade e cumplicidade brutal! 
Em segundo lugar, as pessoas dão muito mais valor a quando estão finalmente juntas! aquele nervosismo enorme na viagem.. aquela sensação quando vemos e abraçamos a pessoa que esperamos há semanas/meses pra ver.. não dá pra descrever!! eu acho lindo e muito mais verdadeiro..
Tem coisinhas más claro.. mas há que saber lidar com elas! para mim as piores são as lagrimas da despedida.. e saber que a pessoa que amo está mal e não poder estar ao lado dela a abraça-la.. isso sempre foi o que me custou mais. De resto, com amor, amizade e confiança não há nada que possa correr mal! 
E finalmente alguém que pense exactamente como eu, o amor exige muita coisa, mas quando sabemos o que queremos, a distância não significa nada, nada
.
Sim, isso é bonito. Mas essa beleza do amor torna-se um pouco amarga quando, por exemplo, tens de estar 6 anos afastad@ de quem gostas, sem haver um único intervalo pelo meio. Quando a distância é de longa duração é complicado... Chega-se a um ponto em que começamos a pensar que estámos a ser um "fardo" para a pessoa em causa. Quem ama sabe deixar ir a pessoa. Chega-se a um ponto em que a beleza dos sentimentos começa a actuar como veneno da própria alma. Chega-se a um ponto em que, apesar dos sentimentos, começa-se a pensar se manter a ligação não será egoísmo... Afinal em 6 anos acontecem muitas coisas. E é totalmente diferente contar meia dúzia de peripécias/tristezas/alegrias por telefone/skype/e-mail à pessoa que gostámos, de vivenciar essas "aventuras" com a mesma ao nosso lado.
Quem ama espera e o Amor consegue ultrapassar tudo. Mas quem ama também sabe que as pessoas são livres, não devemos "prender" ninguém. Não estou a dizer que é impossível e que as pessoas devem terminar o relacionamento nesta situação (ou outra semelhante). Apenas escrevo que de bonito não tem mesmo nada. É bonito "contactar" com a pessoa durante x horas por dia e fortalecer aquilo que se sente; mas e o resto das outras horas, que equivalem a dias, meses, anos sem a presença física dessa pessoa? Isso não é belo, é pura tortura...
Quando falamos no amor á distância falamos em distância que seja minimamente "pequena" para que exista a presença física. Quando dizes, que não devemos prender ninguém, não é só por ser uma relação á distância, que isso acontece, acontece precisamente o contrário, porque ao estares constantemente com a pessoa, dia, horas, e tudo mais, é isso que te vai prendar. E sejamos honestos, o amor à distância apesar de não ser fácil, porque nenhuma relação é fácil, ao estarmos sem a pessoa que gostamos durante algum dias, é isso que vai alimentando, e é isso que tu vais dar valor, porque as coisas que são conquistadas facilmente não tem muita graça, porque imagina, namoras com alguém que não estás todos os dias, se realmente gostas desse alguém, vais lutar por isso, assim como eu disse em cima, quando ambas as pessoas sabem o que querem a distância não significa nada, mas nada mesmo, desde que seja uma distância saudável é claro. Mais tarde, quando estiveres com esse alguém, na "vossa" casa e depois lembrarem-se do grande esforço que fora feito mas que agora estão ali e estão felizes, sentir isso terá "outro sabor" .
Quando dizes, que quando amamos temos que deixar partir, eu não acredito nisso, como é que se pode deixar ir a pessoa de que gostamos? a pessoa que sonhamos todos os dias e sentimos a falta dela/e? isso não é possível, nunca pode ser possível deixares ir embora alguém, esse alguém que é a coisa que mais queres. Agora, que devemos esperar? sim isso devemos, até porque eu acho, que independentemente se a outra pessoa nos fez sofrer ou não, quem ama, vai ficar à que um dia essa pessoa chegue de novo... porque uma coisa podes ter a certeza, quando amamos alguém, e esse alguém vai, vamos sentir um vazio tão grande, que passe os anos que passarem, nunca vai existir ninguém que consiga voltar a "tapar" esse vazio, porque a pessoa que te deixou vai ser sempre aquela que querias que ficasse contigo, vai ser sempre aquela pessoa que vais olhar e vais sentir o mesmo, e sabes que por mais pessoas que voltes a estar vais continuar amar a mesma pessoa, só que amar de uma maneira diferente. Um grande amor, que só vamos ter um, vai sempre nos marcar... Por isso desculpem a sinceridade, mas quando começam a namorar, e sabem que existe essa tal distância, e não estão preparados para assumir o tal, não iludam a outra pessoa, isso é um erro, um absoluto erro. E quando gostem a sério, lutem, e nunca deixem que a pessoa que gostem se vá embora, por medo, por receio, porque se essa pessoa gostar de ti, vai estar sempre lá, para te agarrar a mão e superar esse medo que sentes, as coisas podem ser possíveis, desde que as duas pessoas queiram

. O amor, exige muito de nós, não é só amar, amar não chega, é preciso esforço, é preciso entrega, é preciso sacrifícios, é preciso estofo... é preciso ter vontade, vontade de lutar, vontade de querer fazer sempre a outra pessoa feliz, mesmo quando estamos num dia mau ou num dia melhor, amor exige paciência também. É preciso reconhecer e dar a reconhecer tudo o que a outra pessoa é para nós todos os dias, mesmo que seja sempre a mesma "lenga-lenga", é preciso mostrar o quanto essa pessoa é especial, seja como homem/mulher, seja para nós, é preciso respeito, porque antes do amor, ele já deve existir e deve permanecer, é preciso sonhar, é preciso desejar.
E só agora reparei que escrevi demais :X