rede ex aequo

Olá Visitante16.mai.2021, 12:48:14

Autor Tópico: Violência doméstica  (Lida 12388 vezes)

Violência doméstica

Whisper

• Visitante
Bem este topico vem a proposito porque, ainda abucado esta muito bem na paragem do autocarro a ouvir musica quando vejo um homen a bater na mulher, toda agente olha e ninguem faz nada! Montes de homens a volta e ninguem nada, nem um pare nem nada!
1o -  Será que nos somos um povinho tão da treta que não somos capazes de dar a mão a uma pessoa que precisa? Não gostariamos que se fossemos nos, que nos ajudassem? Eu bem me contive para não fazer nada, tambem o que faria? So tenho 20 e sou miuda, enquanto aquilo era um homen grande nos seus 40s e tais...
2o - O que ainda me irirtou mais foi os comentarios das pessoas!!! Primeiro comentam que ele não devia bater na cara, porque? Devia ser no corpo que é pa ninguem mais saber e a pessoa sofrer em silencio so para nos não termos que ver aquilo e nos apreceber que realmente acontece diariamente? Segundo disseram que ele estava bebado e porisso bateu, pois bem nova lei pessoal, vamos apanhar bebedeira e fazer tudo o que queremos porque não faz mal, afinal de contas tamos bebados não é? Temos desculpa! Terceiro e o que mais me irritou, uma mulher disse "não podiam fazer so isso em casa? Tem que vir para a rua?" foi mais ou menus assim. Ora pois bem! Em casa! Assim nennhum de nos tem que lidar com a realidade que centenas de mulheres em portugal morrem diariamente EM CASA pelas mãos dos seus maridos.
Ainda estive noutra situação que trabalhei num sitio que via quase diariamente a mulher e a filha a  serem agredidas pelo esposo/pai. E sabem que mais? Toda agente sabe e ninguem faz nada!
Como é que é possivel vivermos numa sociedade tão retardada? Como o problema não é nosso, ignorar? Entre marido e mulher não se mete a colher? Por amor de deus....o pior é que não se passa só em Portugal mas sim em todo o lado. Nos paises arabes então nem falemos! Aquilo ate faz parte da cultura, pai bate na filha na mulher, o filho bate na mae na irma na filha e etc etc etc....
As vezes preferia ter continuado macaca!
« Última modificação: 24 de Março de 2006 por David_erif »

Violência doméstica

setima madrugada

• Visitante
    acredita que os macacos são muito mais felizes.

mas faz parte da nossa sociedade a hipocrisia, logo qualquer tipo de violência mesmo sabida nunca é revelada.. a educação ainda é mesmo essa "entre marido e mulher ninguém mete a colher".

sou apologista de que qualquer violência usando força despropocional, seja agressão com armas ou entre genéros (nomeadamente de homens sobre mulheres, pois tem maior força fisica. Refiro a violência doméstica, gratuita ou violações) devia ser duplamente penalizada.

há aí pessoas ainda menos racionais do que os próprios macacos..

Violência doméstica

MisticThought

• Visitante
      Infelizmente, vivemos numa sociedade em que a violência verbal é consentida, e começa logo aí a estupidez, desculpem a expressão, pois começa sempre no mais leve, e sendo consentido vai continuando até passar para outro nível mais pesado, seja físico. E a sociedade não reprime. Vemos violência na tv todos os dias, porque não praticá-la? Arranjar desculpas é fácil "estava bêbedo, não tinha consciência".
      O que é mais triste ainda, é que as pessoas assistindo a tal coisa não fazem nada, porque não se querem preocupar, não se querem envolver, estão já demasiado frias para tentar ajudar o próximo. Pessoas que vêem carros a serem assaltados, não fazem nada; pessoas serem assaltadas, não fazem nada; marido que bate na mulher, não fazem nada, acidente, é preciso testemunhas, nunca há; homossexuais ou lésbicas na rua abraçados ou a darem um beijo, se for preciso até insultam... quantas mais provas querem para a podridão da nossa sociedade vir ao de cima?
      É o mundo em que vivemos!

Violência doméstica

Driretlanii

• Visitante
        A maior parte da sociedade é assim de facto... e pk? Primeiro pk somos ensinados a "não intreferir com as vidas alheias" (contudo cuscuvelhar não é intreferir, logo, "bora" lá ver o k os vizinhos ou as pessoas na rua fazem)...
        ~Segundo pk existe uma grande indiferença entre as pessoas e poucos são os que se preocupam com os outros (como se costuma dizer, pimenta no traseiro dos outros é refresco...).
        ~Terceiro, pk há inúmeros exemplos em k as pessoas intreferiram em cenas do género e deram-se mal...
        O pai de um amigo meu viu uma senhora a ser assaltada e foi a correr atrás do ladrão para devolver a carteira à senhora... Contudo não o conseguiu - morreu de ataque cardíaco devido ao esforço repentino. E não preciso de falar de casos alheios, eu própria já intreferi em assaltos e isso valeu-me dentes partidos, olhos negros, perna partida e até mesmo uma facada numa perna... Tb já me meti em brigas, e os resultados não foram mto diferentes.
        Com resultados destes, com exemplos deste género, kem se ousa "meter o bedelho"  onde não é chamado???

Dri

(Pessoalmente continuo a fazê-lo, mesmo sabendo k provavelmente me vou magoar, mas apenas pk n suporto ver estas cenas e injustiças e ficar de braços cruzados... Contudo as pessoas k me rodeias chamam-me masoquista por isso... É justo??? :'()

Violência doméstica

MisticThought

• Visitante
          Uma pessoa sozinha tentar ajudar por vezes é quase impossível, ou acaba até por complicar mais... Mas é triste quando há um grupo de pessoas, e umas ficam estáticas a olhar, e outras simplesmente viram a cara.  :-\

Violência doméstica

Driretlanii

• Visitante
            Como disse, só ou acompanhada, sabendo k vou levar ou não, meto-me... Isso depende de cada um... E eu n consigo ver essas cenas sem me meter pk tb tive disso em casa, ok? E acabou com termos quase todos k sairmos de casa um dia de madrugada com escolta da policia e irmos para o hospital... E nenhum vizinho apesar de ouvir tudo a ser partido, ou dos berros (fossem da minha avó de 84 anos ou da minha irmã de 10) ousou seker chamar a polícia... E foram anos seguidos assim, por isso não consigo não me meter...

(Desculpem se tou algo agressiva, mas isto ainda é algo recente e como é óbvio, é algo k mexe comigo...)

Jokas pa tod@s!

Dri

Violência doméstica

Offline candy cane

• Membro Vintage
              • Género: Feminino
              • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                • não estou in the mood
              O meu vizinho de baixo batia à mulher e à filha.
              Vinha do trabalho, jantava, mudava de roupa, saía com amigos e estava com várias mulheres, vinha para casa de madrugada já com elas a dormir e começava a bater-lhes. Muitas vezes fazia-o em silêncio, não se ouvia nada. Ela já tinha falado com a minha mãe e tinhamos comentado isso aqui em casa mas nunca se tinha feito nada porque sem termos visto ou ouvido nada não poderiamos fazer nada.
              Tempos depois ela conseguiu abrir a porta de casa e veio para as escadas do prédio gritar e ele atrás dela a bater-lhe.... ninguém, além dos meus pais, se dignou a sair de casa para vir ajudar a mulher que estava a ser espancada e gritava por ajuda. Isto aconteceu várias vezes, uma em que o meu pai teve mesmo de lhe bater...
              Tempos depois eles voltavam a morar juntos, ele batia-lhe e os meus pais iam ajudá-la.
              Por muito que lhe bata ela não faz queixa dele à policia e deixa-o voltar sempre.  :wor
                Though nothing can bring back the hour
                Of splendor in the grass, of glory in the flower
                We will grieve not, but rather find
                Strength in what remains behind

Wordsworth
                | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Violência doméstica

Whisper

• Visitante
                Faz-me uma confusão tremenda, como é que há tanta mulher que tolera o marido bater-lhe... Não sei, as desculpas que oiço em nome delas é por terem medo...Mas depois eu penso elas já não vivem em medo diario? Medo do marido chegar a casa e repetir-se o mesmo que nos outros dias? Mais vale a riscar e lutar contra o medo que elas tem, sejá lá ele qual for! Muitas das vezes acabam com um fim muito triste, ou ela morre, ou ele...

Violência doméstica

Driretlanii

• Visitante
                  O medo inibe as pessoas de fazer queixa... O medo da vingança, da perseguição... Se já normalmente é o k se vê, imaginem como será irritado, rancoroso e com ódio por ter uma queixa contra na polícia???
                  Pelo menos assim foi connosco até akela noite... Mas nakela tivemos mesmo k apresentar queixa. Eu passei 2 dias no hospital com um traumatismo craneano de tantos pontapés ter apanhado, a minha avó ficou com um traumatismo craneano menor e um olho negro durante 2 meses, o meu irmão com um olho negro... Já pa não falar das outras mazelas... E sabem o k os médicos do meu pai disseram? K n podiam fazer nada pk ele ainda estava em pleno contacto com a realidade... Mas passado 3 meses chegaram à conclusão k ele era esquizofrénico... E nós, k apoio tivemos nós??? NENHUM!!!  >:(

Violência doméstica

Whisper

• Visitante
                    Lamento muito que tenhas passado porisso Driretlanii =/  :-*

Infelizmente o nosso sistema judicial, o medico e não só, deixam muito a desejar!

Violência doméstica

Offline vEnOmOuX

• Membro Ultra
                      • Género: Feminino
                        • vEnOmOuX
                      aiai..
                      isto é um assunto um pouco complicado, isto porque nós não sabemos porque essa queixa muitas das vezes não é feita..
                      enfim..
                      Os meus pais estão separados.. (posso gritar bem alto "Graças a Deus") isto pq não voltava atrás pa ver cenas que por muitas vezes passei quando era mais pequena.. o meu pai é um pouco violento e a minha mãe gostava de ´picar´..
                      Agora estão separados.. mas ainda brigam, poucas vezes se veêm mas arranjam sempre um pretexto pa dizer mal um do outro e brigarem por tudo e por nada!
                      Eu bem lhes tento dizer que isto põem o meu sistema nervoso ao cimo da pele, mas não tem jeito para aqueles dois seres mudarem  >:(

One, two, Freddy's coming for you!
                        Three, four, better lock your door!
                        Five, six, grab your crucifix!
                        Seven, eight, better stay up late!
                        Nine, ten, never sleep again!

Violência doméstica

Driretlanii

• Visitante
                        Whisper, nós tivemos k abandonar tudo com uma mão à frente e outra atrás e nem um sítio pa ficarmos o sistema nos arranjou... felizmente ainda tinhamos kem nos acolhesse de forma temporária k agora é permanente, pk senão andavamos na rua... Enquanto k a ele k era o agressor, como era doente, trataram logo de arranjar casinha e rendimentos... É um sistema por demais injusto.

Bigada pela simpatia contudo, e pela compreensão! :-*

Violência doméstica

Whisper

• Visitante
                          Pelo - agora estão bem e isso é que interesa  ;)

Violência doméstica

Driretlanii

• Visitante
                            yah, pelo menos agora já não temos medo de dormir... Mas há danos k vão demorar mtos mtos anos a serem minorados - pelo menos em mim assim o sinto...

Violência doméstica

Whisper

• Visitante
                              É normal, mas irás conseguir  :) se precisares de ajuda para tal também há sempre onde ir...

Violência doméstica

NecroRomancist

• Visitante
                                Responder
                                Os meus pais estão separados.. (posso gritar bem alto "Graças a Deus") isto pq não voltava atrás pa ver cenas que por muitas vezes passei quando era mais pequena.. o meu pai é um pouco violento e a minha mãe gostava de ´picar´..
                                Agora estão separados.. mas ainda brigam, poucas vezes se veêm mas arranjam sempre um pretexto pa dizer mal um do outro e brigarem por tudo e por nada!

Bem eu tambem quando era mais novo tambem passei por situaçoes dessas mas os meus pais nao se separaram e ainda hoje estao juntos.Ouve muitos tempos onde achei melhor que eles se separassem.Normalmente dao-se bem (eu tambem agora como tou na universidade passo menos tempo em casa) mas as vezes têm assim uns vipes.Ainda ha uns dias quando me foram buscar à rodoviaria de Santarem tava a ver que iam começar à luta dentro do carro, tambem ja nao era a primeira vez :(, tive que os mandar ambos para um sitio ver se se calavam.E depois vêm-me com historias de que nao falo muito com eles.Eu ja sou um pouco afectado dos neuronios e depois com coisas destas.

Violência doméstica

Offline ganimedes

• Membro Total
                                  • Género: Masculino
                                  • Sou uma gota num deserto sedento
                                  Entre marido e mulher não metas a colher.

Um adágio muito popular que resume a nossa cultura permissiva no campo da violência doméstica! Em novo assisti a cenas tristes dos meus vizinhos mas tal coisa nunca a vivi de perto.

Felizmente hoje em dia a corrente dominate aponta para a denúncia e apoio de famílias em risco! E isso é um trabalho de todos nós! Revolta me saber que há tantas mulheres que sofrem nas mãos de homens violentos... e custa me saber que algumas pessoas daqui sentiram isso...

Mas actualmente já não há lugar ao consentimento e subjugação feminina! Chegou a hora de gritar e socorrer que precisa! Pessoalmente uma mulher que seja vítima de abusos deve separar se do agressor através do divórcio (se casada) e recomeçar uma vida nova! Isso de submeter se e aceitar em nome dos filhos não é admissível!

E cabe à sociedade ou seja nós denunciarmos e apoiarmos... é o nosso papel!
                                    "Vais ser a única pessoa do mundo que tem estrelas capazes de rir!"

Violência doméstica

MisticThought

• Visitante
                                    ganimedes é bom falar, e muitas mulheres são capazes de dizer que nunca se submeteriam a tal situação, mas quando acontece de facto, provavelmente são mais as que se calam e aguentam, que as que denunciam e se afastam... é triste... mas é a nossa sociedade  :-\

Violência doméstica

Whisper

• Visitante
                                      Triste foi eu falar com a minha amiga sobre isto e a resposta dela foi, entre homen e mulher ninguem mete a colher. Então eu perguntei-lhe se ela se cas-se com o luis (namorado dela) e ele bate-se nela, não iria ela querer ajuda? Calou-se logo. É o que digo aos outros nunca ninguem quer ajuda mas a eles querem que todos ajudem!

Violência doméstica

Offline ganimedes

• Membro Total
                                        • Género: Masculino
                                        • Sou uma gota num deserto sedento
                                        Mistic tudo começa com o fim do silêncio! A mudança de mentalidades passa pela discussão das coisas em praça pública!
                                        As pessoas andam adormecidas em redor deste tema...

É indiscutível o apoio que deve ser dado à vítima mas não podemos esquecer o agressor. Também ele deve ser ajudado...
                                          "Vais ser a única pessoa do mundo que tem estrelas capazes de rir!"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          3 Respostas
                                          3774 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Agosto de 2010
                                          por Safira
                                          11 Respostas
                                          3622 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Novembro de 2013
                                          por Diotima
                                          5 Respostas
                                          2032 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Janeiro de 2010
                                          por .Eduardo
                                          9 Respostas
                                          1500 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Abril de 2015
                                          por filis88
                                          1 Respostas
                                          814 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Abril de 2018