Cinemateca - OS GRANDES DIRECTORES DE FOTOGRAFIA DO CINEMA PORTUGUÊS: RUI POÇAS
Seg. [12] 22:00 MARIA E AS OUTRAS de José de Sá Caetano
com Catarina Furtado, Isabel Abreu, Ana Brito e Cunha, São José Lapa, Filipe Ferrer
Portugal, 2003 - 100 min
Maria, uma executiva do Porto, vive na busca do homem ideal. As suas duas amigas, Joana e Isilda, parecem mais satisfeitas. Um dia, Maria vê-se forçada a tomar conta do pai, vítima de um acidente cerebral. No meio de toda a turbulência Maria julga ter encontrado o homem perfeito, na figura do misterioso Star, um frequentador de canais de chat na Internet. MARIA E AS OUTRAS foi o regresso à realização de José Sá Caetano, 17 anos depois de AZUL AZUL, e assumiu -se como um “feel good movie” que reflectisse algo da sociedade urbana portuguesa da actualidade.
Ter. [13] 19:30 ANDRÉ VALENTE de Catarina Ruivo
com Leonardo Viveiros, Rita Durão, Dmitry Bogomolov
Portugal, 2004 - 107 min
A longa -metragem de estreia de Catarina Ruivo, que por cá passou um tanto despercebida, teve uma passagem bem sucedida no Festival de Locarno e encontrou boa recepção em França (onde foi um razoável sucesso de público). É a história de um miúdo sem pai, da sua mãe, e de um imigrante russo que o miúdo acabará por escolher como pai “adoptivo”, contada num registo realista e atento à pulsação do quotidiano. O miúdo (Leonardo Viveiros) é um achado de “casting”.
Qua. [14] 19:30 ADRIANA de Margarida Gil
com Ana Moreira, Isabel Ruth, Bruno Bravo, José Airosa, Vítor Correia
Portugal, 2005 - 102 min
O patriarca de uma ilha açoriana decide proibir as relações sexuais durante sete anos no seu domínio. Mais tarde, enviará a sua filha Adriana (Ana Moreira) para o continente, com o objectivo de “constituir família por métodos naturais”. É a “saga” de Adriana no continente, os seus encontros e desencontros, as suas viagens, que Margarida Gil conta numa espécie de grande “farsa” que não deixa de projectar uma imagem do que é hoje Portugal. Ana Moreira foi justamente elogiada pela sua interpretação e… pelo seu sotaque.
Qui. [15] 19:30 A CARA QUE MERECES de Miguel Gomes
com José Airosa, Gracinda Nave, Sara Graça
Portugal, 2004 - 120 min
“Até aos trinta anos tens a cara que Deus te deu, depois tens a cara que mereces” – esta é a “frase -sinopse” da estreia de Miguel Gomes na longa -metragem. A CARA QUE MERECES centra -se no delírio febril, confusão entre o sonho e a memória, de um homem de trinta anos atacado pelo sarampo. Como uma encenação da impossibilidade da infância, sete criaturas (“anões” doutra Branca de Neve) vivem histórias de amizades e traições, afectos e rupturas, até que não sobre ninguém; a narrativa multiplica -se em pequenas narrativas, e uma aura de “filme musical” paira permanentemente.
Qui. [15] 21:30 ODETE de João Pedro Rodrigues
com Ana Cristina Oliveira, Nuno Gil, João Carreira, Teresa Madruga, Carloto Cotta
Portugal, 2005 - 100 min
A Cinemateca apresenta em ante-estreia nacional a segunda longa -metragem de João Pedro Rodrigues, ODETE. Outra vez uma história de obsessão e fantasmas, mas também o relato de uma “vontade de amor”: Odete, uma rapariga empregada num hipermercado de subúrbio, faz -se passar por “noiva” de um jovem recentemente morto, junto da família deste. Ao mesmo tempo que se aproxima daquele que era na verdade o namorado do rapaz. O amor como vampirismo, num filme que faz um especialíssimo uso de Moon River, a canção que Henry Mancini escreveu para BREAKFAST AT TIFFANY’S.