“As mulheres da minha vida” e “A Partilha” em Famalicão Teatro, música (jazz, blues, rock, pop), dança e exposições são os principais ingredientes da programação proposta pela Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, para o mês de Novembro. Uma programação ecléctica, diversificada e de elevada qualidade, logo a começar pela apresentação da peça de teatro brasileiro “As mulheres da minha vida”, de António Fagundes, no dia 15.
A peça que estará em cena durante cinco dias consecutivos, até ao dia 19, conta a história de um escritor de sucesso, George (António Fagundes), que é apaixonado pelo seu trabalho, mas vive em constante turbulência na vida íntima.
O actor, António Fagundes, bem conhecido do público português, pela sua presença em novelas como “Terra Nostra”, “Rei do Gado”, “Esperança” ou ainda “Rainha da Sucata”, regressa, assim, aos palcos com uma comédia do norte-americano Neil Simon, que nos conta a história de um escritor a braços com os desafios da conjugalidade.
No campo do teatro, destaque também para a peça “A Partilha”, nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, da autoria de Miguel Fallabela e com um elenco de luxo, constituído por actrizes como Teresa Guilherme, Patrícia Tavares, Rita Salema e Cristina Cavalinhos. Reunidas durante o enterro da mãe, quatro irmãs – Selma (Teresa Guilherme), Regina (Cristina Cavalinhos), Maria Lúcia (Rita Salema) e Laura (Patrícia Tavares) reencontram-se após muito tempo de afastamento para fazer um levantamento dos bens da família e discutir as suas vidas. Através da partilha dos bens – da venda do apartamento na Lapa à divisão de um serviço de chá de brinquedo – estas irmãs confrontarão as suas opções, destinos, estilos de vida e expectativas.
A música também vai marcar presença na Casa das Artes durante o mês de Novembro, com estilos para todos os gostos, desde o rock, pop, passando pelo jazz, blues, ou ainda música erudita. A música portuguesa estará representada através dos grupos “Repórter Estrábico”, no dia 4 de Novembro e “Fading Commission”, no dia 10.
Vinte anos depois, “O Repórter estrábico” continua a relatar notícias de uma forma ácida, mas bem-humorada. O agora quarteto espalha ritmos dançáveis enquanto Luciano Barbosa exibe o seu carisma, muitas vezes disfarçado das mais diversas personagens. São genuínos. E são incontornáveis na história da música portuguesa do pós-25 de Abril, na medida em que foram uma das mais inovadoras bandas do início da década de noventa.
Por sua vez, os “Fading Commission” finalizaram este ano, o seu primeiro vídeo “Be a Woman” produzido por João Paulo Abreu.
No dia 18 de Novembro, a Casa das Artes irá receber o Jazz Trio da Escola Superior de Música da Universidade da Catalunha (ESMUC). Constituído pela cantora Laia Cagigal, o pianista Jordi Berni e o contrabaixista David González, este trio promete animar o ambiente, em Famalicão. O Jazz regressa à Casa das artes, no dia 23, desta vez acompanhado pelo Blues e Rock, através da actuação de “Dan Mcalister Blues Mood”.
A música erudita é apresentada num concerto comemorativo do centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça, no dia 24. Christina Margotto ao piano e Jed Barahal no violoncelo, propõem-se a assinalar o centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça editando um álbum com obras do autor e dando a conhecer esse trabalho num concerto onde juntam talvez os dois maiores compositores portugueses do século XX: o próprio Lopes-Graça e Luís de Freitas Branco.
DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS
Nos dias 7, 8 e 9 de Novembro, a Casa das Artes apresenta “Memé mesmo aqui ao pé”, um espectáculo de dança contemporânea para crianças com idades dos 3 aos 5 anos. Com entrada livre, o espectáculo, apresentado pela Companhia Rui Lopes Graça, terá duas sessões diárias, às 10h30 e às 15h00. Nesta peça, crianças e adultos ultrapassam o papel de meros espectadores e interagem com os intérpretes num espectáculo de todos.
A mesma companhia volta à Casa das Artes, nos dias 10 e 11 de Novembro para apresentar o projecto “Dois”, um espectáculo para dois intérpretes, pensado a partir da ideia de Romeu e Julieta, em que o acessório é apagado, para enfatizar o essencial do encontro entre os dois. A entrada custa oito euros.
Entretanto, no dia 8 de Novembro, pelas 22h00, a Casa das Artes recebe a iniciativa “Noites de Escritura Pública”, com performance de Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael, entrevistados por Valter Hugo Mãe, com leituras de Isaque Ferreira e João Tiago Martins.
Por fim, no dia 10 de Novembro, será inaugurada a exposição de pintura de Delia Carvalho, intitulada “Eu, Tu, Ele e Ela”. A mostra que estará patente até 29 de Dezembro é de entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e durante os dias em que haja espectáculos.
FICHAS TÉCNICAS:
REPÓRTER ESTRÁBICO
MÚSICA PORTUGUESA
Data Dia 4, sábado
Hora 23h00
Local Casa das Artes, Café-concerto
Entrada 5 euros
www.reporterestrabico.com“MEMÉ MESMO AQUI AO PÉ”
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Data Dias 7, 8, 9 de Novembro, terça, quarta e quinta-feira
Hora Às 10h30 e às 15h00
Local Casa das Artes, grande auditório
Público-alvo Crianças dos 3 aos 5 anos
Entrada Livre
Concepção: Companhia Rui Lopes Graça. / Coordenação: Rui Lopes Graça.
Musica original: João Lucas / Figurinos e Adereços: Miss Suzie – Guarda-roupa, ideias e afins. Luzes: Jorge Ribeiro / Interpretação: Daniela Costa, Helena Martins, Mário Sanchez. Produção: Sandro Benrós / Design Gráfico: Cláudia Gaminha Co-produção: Fundação Ciência e Desenvolvimento/Teatro do Campo Alegre e Companhia Rui Lopes Graça.
ADOLFO LUXÚRIA CANIBAL
NOITES DE ESCRITURA PÚBLICA
Data Dia 8 de Novembro, quarta-feira
Hora 22h00
Local Casa das Artes, café-concerto
Entrada 5 euros
Performance de Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael, entrevistados por Valter Hugo Mãe, com leituras de Isaque Ferreira e João Tiago Martins.
“DOIS”
DANÇA COMPANHIA RUI LOPES GRAÇA
Data Dias 10 e 11 Novembro, sexta-feira e sábado
Hora 21h30
Local Casa das Artes, Grande Auditório
Entrada 8 euros
Duração do espectáculo: 60’ (aprox.)
Classificação etária: maiores de 6 anos
Coreografia e direcção artística: Rui Lopes Graça Interpretação: Bruno Guillore e Joana Bergano Dramaturgia: Joana Craveiro Selecção musical: Rui Vieira Nery Imagens e vídeo: Pedro Sena Nunes assistido por Maria Carita Cenografia: João Mendes Ribeiro Desenho de luz: Jorge Ribeiro Figurinos: Rita Lopes Alves Fotografia: Jorge Gonçalves Produção: Sandro Benrós Co-produção: Companhia Rui Lopes Graça/A Oficina/Teatro Aveirense Apoios: Companhia Nacional de Bailado, Prestigest – Consultoria e Gestão, Teatro Camões e Teatro Nacional de São Carlos
A Companhia Rui Lopes Graça é financiada pelo Ministério da Cultura/Instituto das Artes.
FADING COMMISSION
MÚSICA ROCK
Data dia 10, sexta-feira
Hora 23h00
Local Casa das Artes, Café concerto
Entrada: 5 euros
EXPOSIÇÃO DE PINTURA DÉLIA DE CARVALHO
TÍTULO “EU, TU, ELE E ELA”
Data De 10 de Novembro a 29 de Dezembro
Local Casa das Artes, foyer
Entrada Livre
Horário de visita: de Terça a sexta-feira das 10h00 às 19h00 e nos dias de espectáculos.
AS MULHERES DA MINHA VIDA
TEATRO/COMÉDIA
Data De 15 a 18, quarta a domingo
Hora de quarta a sábado às 21.30 e no domingo às 17h00
Local Casa das artes, grande auditório
Entrada: 25 euros
Duração: 90 minutos.
Idade: 12 anos
Texto: Neil Simon. Adaptação: Domingos de Oliveira. Direcção/encenação: Daniel Filho. Elenco: António Fagundes, Gabriela Duarte, Fernanda D´Umbra, Chris Couto, Amazyles de Almeida, Júlia Novaes e Eliana Rocha.
Mais informação em
www.asmulheresdaminhavida.com.brESMUC JAZZ TRIO
MÚSICA JAZZ
Data dia 18, sábado
Hora 23h00
Local Casa das Artes, Café-concerto
Entrada: 5 euros
A cantora Laia Cagigal recebeu a sua principal formação em Jazz nas diferentes escola e academias de Barcelona. Actualmente termina a sua formação musical superior na ESMUC (Escola Superior de Música da Universidade da Catalunha) O pianista Jordi Berni recebeu a sua formação musical em áreas diferentes da música, tendo estudado piano clássico com Ramón Coll e piano jazz com diversos músicos conhecidos de Barcelona como: Martí Ventura, Joan Monné, Ion Robles and Vicents Solsona. Actualmente termina a sua formação supeior na ESMUC. O contrabaixista David González obteve a sua formação artística em diferentes conservatórios de Lleida e mais tarde de Barcelona, tendo estudado contrabaixo com os pretigíados professores David Mengual e Javier Colina. Presentemente termina o seu curso superior em contrabaixo jazz na ESMUC na classe do professor Mario Rossy.
DAN MCALISTER BLUES MOOD
JAZZ/ BLUES/ROCK
Data dia 23, quinta-feira
Hora 22h00
Local Casa das Artes, Café-concerto
Entrada: 5 euros
CONCERTO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO LOPES-GRAÇA
MÚSICA ERUDITA
Piano – Christina Margotto
Violoncelo - Jed Barahal
Data Dia 24, sexta-feira
Hora 21h30
Local Casa das Artes, Grande Auditório
Entrada: 5 euros
TEATRO “ A PARTILHA”
Data Dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, Quinta e sexta-feira
Hora 22h00
Local Casa das artes, Grande Auditório
Entrada 20 euros
Elenco: Teresa Guilherme, Patrícia Tavares, Rita Salema, Cristina Cavalinhos. Autoria: Miguel Falabella. Direcção de actores: Alfredo Brissos. Encenação: Joaquim Monchique. Produção: Sandra Antunes e Teresa Guilherme S.A. Direcção de Luz: Paulo Sabino. Som: Rui Alves. Decoração e Adereços: Maria Gabriel Nunes. Guarda – Roupa: Paula Costa. Contra-Regras: Augusto Calado, Miguel Bastos, António Pinto. Promoção: Miguel Pedra.
Informações e reservas:
CASA DAS ARTES DE VILA NOVA DE FAMALICÃO
Parque de Sinçães
Telefone: 252 371304 / 252 371297
Fax: 252 371299
E-mail: casadasartes@cm-vnfamalicao.pt
fonte:
http://www.cm-vnfamalicao.pt/noticias/desenv_noticias.php?ntid=1620