Eu soube desde os meus 11... 12... Ou melhor, sabia que me sentia atraído por rapazes e como é óbvio não contei a ninguém, porque sabia que naquela idade e vendo como se comportavam as pessoas, que podia sofrer discriminações. Fora que sentia que era algo muito meu e sendo introvertido e tímido, acho que mesmo que fosse heterossexual, ia continuar calado, hahaha.
Acho que até nem contei a ninguém porque tinha uma certa certeza e também tinha uma certa certeza que se contasse, a resposta ia ser "é uma fase, isso passa" fora a preocupação. Sendo tão novo quis explorar o que sentia sem pressões exteriores, apenas observando e falando com os meus botões, mais tarde vieram as certezas e então comecei a sentir necessidade de contar, claro.
De resto vivi com isso com muita naturalidade, talvez porque até aos 24 ou 25 não senti nenhuma paixão "daquelas" que me fizesse querer contar ou dizer a amigos e familiares. Talvez por conviver com um familiar homosexual também ajudou, porque em festas de aniversário e fins de ano convidavam-me a mim e à família e sempre estava a casa cheia de amigos e via muitos casais, que depois de saberem, me receberam, por entre o espanto, com amizade. Talvez essa convivência fosse "matando" a necessidade de contar a toda a gente.
Mas claro... Chega a um ponto em que começo a pensar "não conto porque tenho vergonha, ou não conto porque não preciso?", então quando comecei a precisar de falar que gostava de X ou Y, simplesmente contei, com os amigos primeiro. Lembro-me da primeira amiga a quem contei, ela viu-me assim cabisbaixo e perguntou "que tens, pareces triste" e eu "estou apaixonado e não sei como dizer, fora que a pessoa não parece interessada em mim" e ela "ok... então e como é que ela se chama?" ao que respondi "chamasse gonçalo". Ela nem pestanejou, continuamos a falar como se nada.
Desde aí conto às pessoas que perguntem, simples. Acho que tentar dizer forçado acaba por parecer que é um problema ou que estou a tentar que me aceitem e para mim, só pergunta quem se preocupa por ti e eu respondo.
Desde os meus 18 até aos 25 acho que fui lendo muita coisa, informar-me sobre o "mundo" que era e nessas pesquisas lá encontrei que afinal não era só eu que gostava de bears, afinal havia muita gente que gosta desse tipo de homem, acho que mais do que me assumir, essa era a parte que talvez tivesse mais "vergonha" de falar, porque via que a maior parte gostava de homens ao estilo brad pitt, que a mim não me diz nada. Enquanto que eu gostava de homens grandes, peludos, de barba. O que já estava a ver que a resposta com quem falasse ia ser "ai gostas desses?? blherk". Mas ao saber que haviam muitas mais pessoas que gostavam desse tipo de homem, passaram-me os "medos" nessa questão.
Acho que acabei só por sair da casca aos 24 ou 25 devido a ser calado, tímido e introvertido, não sou propriamente a pessoa que chego ao pé de alguém e começo a falar logo, pelo contrário.
E lá saiu testamento.