Boas,
Comecei uma relação com uma rapariga há pouco mais de 2 meses (final de verão). Trabalhamos na mesma entidade embora em áreas diferentes. De início tudo bem às mil maravilhas embora tenhamos conversado muito sobre ambos, inclusivamente sobre os relacionamentos que tivémos anteriormente. Tudo isto para que nos déssemos a conhecer bem um ao outro e ter de certo modo alguma garantia com o que é que podíamos contar um do outro, afinal já temos ambos mais de 30 anos e uma diferença de 10 anos entre os 2. Nunca assumimos públicamente a relação nem para com os colegas de trabalho por causa dela, o que respeitei, mas também nunca percebi o porquê. No entanto há cerca de 1 mês comecei a sentir de um dia para outro um certo afastamento do lado dela (deixou de enviar mensagens, deixou de ser afectiva, deixou de dialogar, etc). Sempre que íamos em grupo, afastava-se para tentar não ficar junto a mim nos almoços ou jantares de colegas. Nos primeiros dias embora achasse estranho, deixei andar. Passado 3 semanas, não me sentindo confortável, abordei-a seriamente há dias sobre o que se estaria a passar, se algo de mal teria acontecido para que ela reagisse assim. Aos poucos confessou-me que deu um passo atrás e pensou bem que não éramos iguais, tínhamos muitas diferenças, enfim, que precisava de espaço e de tempo para estar sozinha e que até já se tinha perguntado a si própria porque é que já não sentia o mesmo por mim que inicialmente.
Em 2 meses !! Meus amigos, por muito que me custe e voltas que dê à cabeça não consigo perceber uma coisa destas. Se tanto falámos no início, o que é que falhou ?
Bom agora a outra questão é que trabalhamos juntos no mesmo espaço e isso está-me a afectar o trabalho, porque não consigo ter as mesmas reacções e atitudes com ela, como tinha de inicio quando apenas não passava de uma amizade, como é mais que óbvio. Então primeiro namorados e depois voltamos a ser colegas depois do que passámos juntos ? Não me entra na cabeça e tenho dúvidas e gostava que alguém me explicasse.
Também diz que está chateada porque me vê assim magoado, mas que não tem culpa de não estar a sentir o mesmo que já sentiu há 2 meses por mim.
Reconheço que existiu alguma rotina nos nossos fins de semana, mas o dia de trabalho em conjunto com ela não me afectava em nada, antes pelo contrário. Já ela não diz o mesmo, diz que o trabalhar "no mesmo espaço" e na minha presença prejudicou. Já me jurou de pés juntos que não há terceiras pessoas envolvidas e que tão pouco permitiria isso enquanto tem uma relação, mas o que é certo é que tenho dificuldade em gerir esta situação uma vez que estamos na presença um do outro no local de trabalho e não é fácil isolar o pensamento com a outra pessoa na presença todo o dia, ainda por cima após o relacionamento que tivemos juntos.
Também me disse que não queria bem acabar a relação porque tinha receio de daqui a 15 dias poder arrepender-se, mas que também tinha receio que daqui a algum tempo continuar a não dar e a não sentir mais nada e depois magoar-me mais. Com isto já li muito sobre casos destes e já passei algumas noites sem dormir.
Altero o post para questionar o seguinte, pois quero algum apoio e opiniões, enfim, ajudem-me lá a tentar perceber isto por favor:
1º Devo manter a relação ou terminar ?
2º É normal o que se está a passar sem haver uma 3ª pessoa envolvida ?
3º Devo esperar que seja ela a dizer alguma coisa mais ?