rede ex aequo

Olá Visitante05.jun.2023, 07:17:52

Sondagem

Passar o IPB para universidade? Ou mesmo fazer uma universidade em Bragança?

Sim
1 (50%)
Não
1 (50%)
Sim,uma universidade em Bragança
0 (0%)

Votos totais: 1

Sondagem encerrada: 19 de Novembro de 2005

Autor Tópico: Passar o IPB para universidade? Ou mesmo fazer uma universidade em Bragança?  (Lida 11822 vezes)

donnay

• Visitante
Será que vale a pena?? ?? Não seria bom, para um desenvolvimento maior da cidade???
« Última modificação: 20 de Outubro de 2005 por barthez »

Offline tear drop

• Membro Total
    • Género: Feminino
    Quanto a este tema eu, como aluna do IPB, acho que fazer uma universidade em bragança era impensavel visto que este é um espaço muito pekeno o que ia impossibilitar o funcionamento do politecnico e da suposta nova universidade simultaneamente...quanto ao IPB passar a universidade tb acho que não. as coisas estão a funcional mal de mais até para isto se aguentar como politecnico quanto mais como universidade  lol , visto k para isso as verbas teriam que ser maiores, as condições muito superiores e maior numero de alunos... a mentalidade dos orgãos superiores teria que mudar OBRIGATORIAMENTE  porque não poderia continuar no esquema actual que e o do... " deixa andar"..

mas isto é so a minha opinião e da blackangel  ;)
      * you have your way. I have my way. As for the right way, the correct way, and the only way, it does not exist. *

Offline fiodor

• Membro Total
      • Género: Masculino
      • hoje sou bonquíolos, coração e sangue...
      Caras amigas,
      permitam-me discordar da vossa opinião :devil, mas a verdade é que a passagem do Politécnico a Universidade traria mais valias, não só a nível da disponibilidade dos cursos e da concessão de graus de licenciatura, mas também ao nível  da concessão de verbas. É claro que seria necessário haver uma remodelação - que iria desde os próprios cursos até à mentalidade do estudante e do próprio director do que quer que seja. A passagem a Universidade exigiria um maior rigor a todos os níveis, incluindo a obrigatoriedade de publicações e de actualizações por parte da classe docente. Vejam quantos professores há (etende-se por professor um indivíduo doutorado!)... a universidade exigiria um maior dinamismo a nível cultural e de actualização de conhecimentos. Falo como aluno externo do IPB, mas minimamente informado acerca do que ali se passa...
      Temos de acreditar mais nas nossas capacidades e convencer-nos que fazer mais e melhor é possível.
      Se eu tivesse um ferrari em vez de um frigorífico (é assim que me refiro ao meu carrinho!), estaria mais motivado... o mesmo se passaria e relação à universidade. O complexo de inferioridade - dos politécnicos em relação às universidades - povoa muitas cabeças. A solução para irradicá-lo seria mesmo uma UNIVERSIDADE.
      Bom,
      é a minha opinião,
      Fiodor
        La ignorancia de los demás vestida de puritana y de santa moral hablaba de divino castigo, y la vergüenza al que dirán te empujó hasta que colgabas al final tu cuerpo de una cuerda en el desván ahogando los sentimientos y muchos momentos más de amar.

(Mecano, Fallo Positivo)

Passar o IPB a universidade? tratado de Bolonha em bragança... weee!!! :/

Offline blackangel

• Membro Total
        Bem... como todos devem saber (pelo menos os estudantes...) o Tratado de Bolonha está aí... Sim senhora: maravilhoso, cursos fantásticos, 3 aninhos a matar com aulinhas maravilhosas, ..., mts horinhas de trabalho... o tipo de coisa em que eu me inscreveria e que vai dar imensa preparação e metodologias de trabalho a todos aqueles que entrarem com a reforma já feita... (de esclarecer que eu falo sobre aquilo que sei que se passa por estas terras de além...) Agora, eu pergunto: e os que já cá andam?? Ainda nem há 1 mês cá em cima, os "profs e afins" dos pedagógicos e dos directivos pediram-nos "ajuda" para "avaliar" o novo curso de engenharia zootécnica da ESA de bragança... digo o mais sinceramente possível que o curso ta fantastico!!! talvez lhe falte uma boa cadeira de equinos, mas talvez tb seja só um aparte...  ;) mas mais que isto há outra coisa que ainda mais me chama a atenção: e nós que andámos aqui a estudar que nem tolos para disciplinas que nem reconhecidas são plo "Bolonha"? e aquelas "partes 2" que ainda faltam fazer e que agora vêm conjuntas com as "partes 1"? procuro pelas equivalências e pelas disciplinas extra-curriculares... isso sim preocupa uma pessoa... a mim plo menos e aos meus colegas...

que acham vocês? o tratado vai beneficiar-vos ou causa-vos dores de cabeça?

tá claro que tem vantagens, como os intercâmbios entre países (óptimo para quem quer fazer erasmus como eu  ;D)... que acham?

:-*

Offline tear drop

• Membro Total
          A questão do tratado vai sempre levantar duvidas enquanto as coisas não forem devidamente esclarecidas e pelos vistos isso não está para breve, pelo menos não aqui em Bragança.
          Eu acho que nos devemos preocupar um pouco visto que vai trazer muitas mudanças a todos os niveis mas não acho que se deva fazer um bicho de 7 cabeças disto, claro k vai haver pessoas que vão ser prejudicadas (como há na maior parte dos casos) mas a maioria saira a ganhar e como, infelizmente, na cabeça de muita gente as maiorias é que contam os outros vão ter que se sujeitar ao que o sistema lhes reserva, até pode ser que o que nos espera seja bom...quem sabe  ::)
          Esperemos que estejam para breve estes esclarecimentos visto que os prazos começam a diminuir e as decisoes tem que ser tomadas...assim espero...

quanto á reformulação dos cursos acho que está muito bem feita, pelo menos falando do meu curso, as disciplinas são fantasticas, já não vão entupir os alunos com matematicas e fisica e solos e mais solos, está tudo muito mais especifico. A mudança vai ser positiva para quem entrar para o ano, eu plo menos recomendo, tenho pena de não ter 3 anos a menos para entrar agora no politecnico  :P

E a questão do Erasmus também é interessante visto que com a uniformização dos cursos em toda a europa vai permitir um maior e mais facilitado intercambio entre os paises, tendo disciplinas iguais garantindo assim uma melhor aprendizagem.

:-*
            * you have your way. I have my way. As for the right way, the correct way, and the only way, it does not exist. *

Offline gatana

• Membro Sénior
            • "Don't worry, be happy"
            não quero... quer dizer, ir pagar mais para ficar tudo igual? não vale a pena....
              "Enquanto vivo, não morro"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
              5 Respostas
              3644 Visualizações
              Última mensagem 23 de Setembro de 2015
              por Jiyoana
              2 Respostas
              2365 Visualizações
              Última mensagem 28 de Julho de 2014
              por Caty Elric
              1 Respostas