rede ex aequo

Olá Visitante18.mai.2021, 23:40:09

Autor Tópico: Hipocondria  (Lida 1777 vezes)

Hipocondria

PsyGirl_Av

• Visitante
Introduzindo a perturbação:
A hipocondria é uma perturbação mental com uma prevalência estimada de 4% a 9% nas consultas de clínica geral em Portugal. Esta traduz-se no medo de se ter uma doença grave, ou na crença de se estar doente, apesar de a observação médica desconfirmar tal receio. Quem dela sofre refere sintomas físicos que lhe causam uma grande preocupação, por acreditar piamente que correspondem a uma doença grave.

Causas:
Factores externos: Contacto com doenças físicas durante a infância ou o aparecimento de informação alarmante sobre doenças através dos meios de comunicação social - a Internet ajuda muito neste aspecto.
Factores internos: Associados ao perfil psicológico dos hipocondríacos. Por norma, pessoas neuróticas, autocríti­cas, introvertidas e narcisistas têm uma maior probabilidade de sofrer deste transtorno.

Nem todas as pessoas exibem sintomas de hipocondria no seu extremo, nomeadamente, através dos constantes pensamentos relativos à possibilidade de virem a ter alguma doença, mas costumam preocupar-se em demasia com a vossa saúde?

Hipocondria

Offline Spektrum

• Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • [P]oiesis.
    Eu sou suspeita para falar :-X Mas preocupo-me extremamente com as doenças que posso ou não ter. E com alguns conhecimentos científicos que vou adquirindo, puff... é mais lenha para a fogueira! Pois a cada novo sintoma que me vai surgindo, eu faço um novo diagnóstico.

Então estou constantemente a autodiagnosticar-me novas patologias, isso afecta, por vezes, a minha rotina diária e alguns hábitos de vida. Tivesse eu mais recursos ao meu dispor e não parava de fazer exames às alterações biológicas que ocorrem no meu organismo.
      “Always be a poet, even in prose.”
      ― Charles Baudelaire

Hipocondria

Diotima

• Visitante
      Eu conheci uma vez uma rapariga que tinha hipocondria. Ela via doenças em tudo, passava a vida a ir ao médico e este já não a levava a sério. Na verdade acho que não fui muito sensível com ela  :-\ .
      « Última modificação: 17 de Abril de 2013 por Diotima »

Hipocondria

Offline Yang

• **
        • Membro Júnior
        • Género: Feminino
        Conheço uma pessoa que é bastante hipocondriaca, passa a vida em consultas, todas as semanas é capaz de ir a um médico diferente. Tem alguns problemas de saúde, mas não ao ponto de justificar isto.
        É preciso alguma compreensão de facto  :-\

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
          381 Respostas
          199248 Visualizações
          Última mensagem 18 de Janeiro de 2020
          por Mónicasas