rede ex aequo

Olá Visitante30.mar.2023, 08:27:24

Autor Tópico: Revistas LGBT Portuguesas...  (Lida 32059 vezes)

Revistas LGBT Portuguesas...

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Revista "Diferente" vs "Korpus"

Um dos nossos vizinhos fez um recente post sobre o lançamento da revista "Diferente", em que de forma muito resumida afirma que a revista "Korpus" não interessa e que, infelizmente, a "Diferente" também vai pelo mesmo caminho (mas por razões diferentes).

Quanto a guerra "Diferente" vs "Korpus" nós também eramos da mesma opinião sobre a Korpus até termos comparado os últimos números da Korpus com a Diferente.

Digam o que disserem a Korpus fica 400x à frente da Diferente (ok... talvez só umas 2 ou 3x).

E fica porquê? Principalmente porque tem (muitíssimo) mais conteúdo e abrange muito mais áreas que a Diferente. Sim, é verdade que por nós a secção das mensagens com "dick shots" e o conto pseudo-"homo-erótico" podiam perfeitamente ficar de fora da revista, agora que isso é uma muito pequena parte da revista é. Outro ponto a melhorar seria o aspecto gráfico, mas também não é possível fazer milagres numa revista com orçamento limitado em que muitas das páginas têm de ser a preto e branco.

O argumento que a revista é para "as amigas jet-set de Lisboa" também é tendencioso... se retirarem todas as páginas com fotos das amigas (por acaso na última edição que tivemos acesso com foto-reportagens de norte a sul de Portugal) ainda ficam com uma sequência de artigos notável. E para que não restem dúvidas aqui vai a lista (da qual excluimos as partes eventualmente menos "sérias"):

Artigo sobre Silvie Kass, um dos mais fantásticos profissionais do transformismo (que apareceu recentemente no Herman Sic)
Diversas notícias internacionais extensas (incluindo os casamentos do mesmo sexo no Canadá, e o fim das leis anti-sodomia nos EUA)
Diversos artigos sobre política e direitos nacionais (incluindo comunicados de imprensa sobre Adopção e Parentalidade, Uniões de Facto, Casamento Civil, Manifesto 28 Junho)
Destaque para a situação do Arraial Pride ter sido "desterrado" para o Parque do Calhau
Diversos artigos de opinião
Entrevista com Ana Zanatti e João Silva (do bar Blue Angel de Leira)
11 comentários a livros (2 dos quais mais extensos)
5 comentários sobre espectáculos/teatro/cinema
1 página de poesia
1 página do leitor
Roteiro GLBT nacional

Em resposta a isto tudo a "Diferente" apresenta de facto uma série de artigos de qualidade dúbia (excepção honrosa para a entrevista com a Simone de Oliveira), um grafismo versão A4 da "Maria" (sem ofensa para a "Maria"), e muito pouco mais... e o argumento que são a "primeira revista não-erótica dirigida ao público GLBT" é uma completa falsidade, como se pode ver pela lista acima indicada de artigos da Korpus. Quanto ao preço da revista é de facto exorbitante para o conteúdo que tem neste momento, mas não vamos estar com teorias fantásticas: não é de todo simples encontrar anunciantes para uma revista GLBT em Portugal e depois há sempre o problema do ovo e da galinha... antes de ter a revista nenhum anunciante quer investir (a propósito disso a maior parte da publicidade na Diferente pareceu ser meramente virtual) e sem investimento não é possível ter conteúdos de qualidade. A Korpus parece ter ultrapassado este problema graças a uma estrutura (?) extremamente leve (i.e. basicamente a única pessoa que deve receber algo deve ser o próprio editor, o resto escreve por "amor à camisola") e com receitas de publicidade muito limitadas (pequenos anúncios de bares e discotecas). A Diferente parece querer abranger um outro mercado de publicidade (á lá Zero) mas esquece-se que a revista Zero demorou anos até dar lucro, será que a Diferente se pode dar a esse luxo?

Entretanto á laia de desespero fizemos a subscrição anual da revista espanhola Zero que fica cada número pela módica quantia de 3,50 Euros com entrega em casa...

P.S. e já agora aproveitamos a ocasião para esclarecer que não estivemos na festa do Centro Comunitário (mas foi daquelas decisões de momento... estivemos mesmo, mesmo, mesmo quase para ir).

http://casalgay.blogspot.com/

Já houve uma tópico perdido aqui no fórum sobre a nova revista LGBT "Diferente". Qual é a vossa opinião? Já a leram? Que acharam? E que acham da Korpus?

Lêem alguma revista LGBT (nacional ou estrangeira)?

PS. A Korpus creio que é exclusivamente gay.
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Revista Diferente

Offline Proust

• **
    • Membro Júnior
    • Género: Masculino
    Olá aqueles que irão dedicar uns segundos a deixar aqui a sua opinião,

Decidi criar este tópico, pq após a leitura da revista "Diferente", cuja iniciativa é de louvar e congratular, fiquei muito desiludido com aquilo que vi e li..Estava à espera de algo de justamente "diferente", isto é, com mais qualidade, com outro tipo de contéudos, outro tipo de imagem e grafismo..Enfim, para ser sincero, deparei-me com uma revista que achei irritante e próxima da revista para adolescentes...

Que acham?
      "Os Antepassados cantaram o seu caminho através de todo o mundo (..) caçaram, comeram, fizeram amor, dançaram, mataram: por onde passaram deixaram um trilho de música" (Bruce Chatwin)

Re:Revista Diferente

Offline v

• Associad@ Honorári@
      • Membro Elite
      Ainda não consegui apanhar essa revista no quiosque. Quantas páginas tem? É viável de ser digitalizada?

Re:Revista Diferente

Offline Proust

• **
        • Membro Júnior
        Duvido que dê, a qualidade é má...mas já vi à venda em vários sítios de Lisboa, em papelarias grandes. Comprei em Benfica-Fonte NOva, se fores de Lisboa, passa por lá, até costumam vender a Zero espanhola, e a Têtu françesa e/ou outras mais revistas lgbts

abç
          "Os Antepassados cantaram o seu caminho através de todo o mundo (..) caçaram, comeram, fizeram amor, dançaram, mataram: por onde passaram deixaram um trilho de música" (Bruce Chatwin)

Re:Revistas LGBT Portuguesas...

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Homofobia
          Também fiquei desiludida e não gostei muito. O preço, mesmo que a revista tenha um nº de exemplares produzidos baixo, também me parece excessivo...
            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Proust

• **
            • Membro Júnior
            Confesso que não sou grande admirador da Korpus, talvez por falta de leitura, li duas vezes e não gostei..concordo plenamente com as críticas à "Diferente"...
            Na minha opinião que a existência de uma revista lgbt justifica-se pelo tratamento que se dá ao assunto..confesso que não me interessa saber se fulano tal é gay e não se assume. Agora interessa-me, sim, ler, pensar, reflectir e discutir sobre determinadas questões ligadas à minha opção de vida (por exp, os vários textos sobre a posição da Igreja na Zero 55..penso eu que foi nesse).
            O tratamento dado às matérias relacionadas com o sexo / saúde foram terríveis, foi como disse estava a ler uma revista de adolescente e pouco mais...
            Quero algo que ê para pensar..só isso, e já agora com uma estêtica agradável... ;)

Offline timmy

• Membro Vintage
              Devo dizer k as nacionais apenas conheço de nome. Na passada segunda-feira qd vinha pa Lx vi a "Diferente" à venda, mas n a comprei pk estava c os meus pais, pois cá em Lx nc a vi. Estrangeiras conheço a Instinct... k pa dizer a verdade é uma porcaria... a unica coisa k tem de jeito são alguns rapazinhos k lá aparecem :-X e conheço tb a "axm" por intermédio de uma pessoa daki, k sempre tem artigos mais interessantes... e rapazinhos jeitosos tb... lol  :-X

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Homofobia
                Sei que a "Diferente" há (ou havia) na Yellow Press do centro Vasco da Gama em Lisboa.

Offline timmy

• Membro Vintage
                  Pois... mas lá ou as coisas acabam muito depressa ou só chegam de vez em qd... já revistei a secção k diz respeito a revistas LGBT e só encontrei msm a Instinct  >:( mas claro... n custa dar outra vista de olhos ;) Bigadu :-*

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                      • Homofobia
                    Eu não sei qual é a secção LGBT na yellow press (acho que não há!). Eu encontrei-a escondida atrás na prateleira logo no lado esquerdo de quem entra na loja, numa secção é completamente mista... não tinha nada de LGBT. :)

Aliás, não foi nada fácil encontrá-la. O que vale é que fui a todos os cantos! lol

Offline NickofTime

• Membro Total
                      • I came, I sat, I departed
                        • nickoftime
                      Eu nunca vi a capa a revista revista alguma LGBT portuguesa, ou seja nunca folhei ou li, apesar de há já vários anos ouvir falar da Lilás.
                        The more you talk and think about it, the further astray you wander from the truth.

Zen Master

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Vintage
                          • Homofobia
                        A Lilás é por subscrição. É uma revista que tem algum prestígio entre muitas pessoas e já é feita há alguns anos.

Aliás, não sei se continua a ser feita, mas suponho que sim.

Offline timmy

• Membro Vintage
                          Eu não sei qual é a secção LGBT na yellow press (acho que não há!). Eu encontrei-a escondida atrás na prateleira logo no lado esquerdo de quem entra na loja, numa secção é completamente mista... não tinha nada de LGBT. :)

Aliás, não foi nada fácil encontrá-la. O que vale é que fui a todos os cantos! lol

That's right, nessa prateleira do lado esquerdo, a primeira de todas, escondidas atrás de outras revistas k n interessam a ng, é preciso esticarmo-nos todos para conseguir lá chegar e desarrumar a casa toda para descobrir alguma... lol

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Homofobia
                            I'm glad you found it! lol

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                                • Homofobia
                              Já saiu o 2º número da Revista Diferente. Em termos de grafismo, pareceu-me muito melhor.

Tem lá um artigo para jovens que estejam a descobrir a sua orientação sexual e também tem outro sobre a bissexualidade, entre outras coisas.

Não li nenhum artigo, por isso não posso dar opinião sobre conteúdo, mas tenho pena de o artigo sobre jovens não fazer referência nenhuma à rede ex aequo, nem que fosse uma caixinha com contacto... enfim.

Offline Emanem

• Membro Elite
                                • Será loucura? Não... é paixão!

Bem, agora fiquei curiosa de conhecer essa revista, vou tentar encontra-la por Aveiro.  ;)
                                  Abraça a vida com paixão, vence com ousadia, pensa com classe! Ri, chora, ama! Melhor que tudo é viver cada segundo sem medo! O que importa mesmo é sermos felizes! :)

Offline lost_head

• Membro Elite
                                  • Egasssssssssssss:)
                                  Gostava de saber quais as revistas LGBT's no mercado actualmente...qual a melhor?e onde é mais fácil encontrar?

nuni

• Visitante
                                    nao sabia q existiam revista LGBT.....nunca vi nenhuma e costumo passar bastante tempo em livrarias a procura de revisas.....

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                        • Homofobia
                                      Creio que actualmente só existe a Korpus (orientada para gays) e só é vendida em determinados locais.

nuni

• Visitante
                                        que tipo de revista é? que temas aborda?....nunca reparei nessa revista :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          57 Respostas
                                          18406 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Fevereiro de 2010
                                          por Fetch!
                                          3 Respostas
                                          4322 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Agosto de 2010
                                          por Safira
                                          13 Respostas
                                          3953 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Agosto de 2015
                                          por codename:none
                                          11 Respostas
                                          9201 Visualizações
                                          Última mensagem 12 de Dezembro de 2009
                                          por Kiko20
                                          5 Respostas
                                          4772 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Agosto de 2016
                                          por origo