rede ex aequo

Olá Visitante21.out.2021, 02:59:50

Autor Tópico: Como me assumi ? || Como foi com vocês ?  (Lida 2586 vezes)

Como me assumi ? || Como foi com vocês ?

Offline anviegas19

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Olá olá pessoal tudo bem ?
Para quem pergunta, sim estou bem aqui por Lagos apesar de cansada e apesar das saudades estou a fazer o que sei e aquilo que consigo. Nem sempre é fácil, nem sempre é aquilo que desejamos, mas não podemos desistir certo ?

Hoje quero-vos falar de algo bastante importante para mim !! Uma amiga minha perguntou-me porque é que nunca tinha contado a história de como me assumi e essas coisas e eu sinceramente fiquei a pensar nisso.
Então estou aqui para vos falar um pouco disso e explicar que nem sempre é fácil " lutarmos contra a maré "
Primeiramente eu não escolhi esta orientação sexual, porque como devem calcular isto não é uma escolha.
Digamos que durante muito tempo namorei alguém e durante esse tempo eu escondi aquilo que era, escondi a toda a gente, ninguém da minha família sabia que eu era "isto", apesar de desiludidos, mais tarde teve de ser.
Conheci a Marta e senti que estava na altura de deixar de esconder uma coisa que tinha de ser assim.
Contei primeiro à minha mãe porque sabia que ela não me iria vir as costas numa situação destas, eu sei que ela sempre será das pessoas que mais me apoia neste sentido e foi numa dessas situações que lhe perguntei a possibilidade de contar à minha avó. Obviamente que a minha mãe não achou muito boa ideia, visto que os meus avós já teriam uma certa idade e não iriam de forma alguma aceitar, mas mesmo assim eu tomei a decisão de ir em frente e contei-lhe.
Posso dizer-vos que foi das coisas mais difíceis que fiz até hoje, sim porque ver a minha avó a chorar a toda a hora que eu passava perto dela, não é fácil. Mas eu mantive-me firme e aguentei e foi graças a essa força interior que hoje ela aceita-me exatamente como sou e sem dúvida que quando eu precisar dela, ela irá lá estar.
Em relação ao meu pai, não vale a pena falarmos sobre isso, pois ele acabou por não aceitar de todo e ainda hoje se torna complicado falar sobre isso com ele.

Não foi fácil contar à minha família, não não foi, mas eu sei que só a eles eu tenho de dar justificações e a mais ninguém.
Obviamente que passar na rua e ser alvo de gozo, de risos não é fácil, acreditem ESSA É PARTE MÁ.
Há sempre quem vá gozar, há sempre quem se vá afastar de ti por pensar que isso poderá ser uma doença que se pega, há sempre quem te vá apontar o dedo e lançar o comentário infeliz, mas é aí que nós mostramos superioridade e força para lutarmos pelos nossos direitos e igualdade.
Hoje quem tem de respeitar e apoiar simplesmente está lá.
Nesse aspeto eu sei que tenho os melhores do meu lado.
Tenho muitas amigas lésbicas e amigos gays e simplesmente acho fantástico a força com que encaramos a vida e sorrimos aos problemas.
Infelizmente há milhões de pessoas que não se assumem por medo, mas pessoal o que importa é sermos felizes.
Eu não sou ninguém para vos dizer o que quer que seja, mas a vida é para viver, não importa mais nada.
Sempre que queiram falar sobre um assunto semelhante, que não consigam falar com mais ninguém, ou até dúvidas que tenham eu estou sempre por aqui ou pelo facebook, prometo-vos que guardarei os vossos segredos e tentarei ao máximo ajudar-vos naquilo que quiserem. ´

Quando conseguir e tiver algum tempo, vou deixar-vos a minha opinião em relação a perguntas que me fazem sobre este tema.
Se me quiserem deixar as vossas pergunta, não hesitem, eu responderei com toda a certeza.

Deixo-vos também o link do meu blog, espero que gostem ;)         http://lifesucks2050.blogspot.pt/

Espero que fiquem bem
Beijinhoooo enorme

Estamos juntos
    la, sou a Ana | vivo perto de Beja ☀ | amo música, guitarra & piano

Offline Endovélico

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
    • Are we to hang our hearts on such little things?
    Olá anviegas19!

Nem sempre é facil uma pessoa assumir-se e nem sempre corre bem.
    No meu caso até correu, hehe!

Eu assumi-me quando andava no 9º ano (nem sei que idade tinha, 14? 15?), mostrei uma sms à minha mãe de um rapaz com quem namorava na altura, e ela só me pediu para não brincar com os sentimentos de ninguém (do rapaz, neste caso). O meu irmão (que na altura devia ter uns 13 anos) só me disse que já sabia!  ::)
    O meu pai foi mais complicado, contei-lhe e ele passou alguns dias incomunicável (ele está emigrado e só falávamos por internet) mas depois aceitou-me super na boa.

Mais tarde vim a saber que eles já desconfiavam porque, segundo a minha mãe, sempre fui muito "sensível" (basicamente, efeminado)
     ;D

Offline JPinheiro09

• **
      • Membro Júnior
      Admiro a tua coragem hehe

Daqui em casa ninguém sabe e também não planeio contar nos próximos tempos. Para já sinto-me bem como estou e mais tarde posso vir a pensar no assunto mas obrigado por partilhares a tua história :)

Offline searching_the_love

• Membro Total
        Eu fui um sortudo. Na minha família já existia um caso de homossexualidade, o que ajudou a abrir a mentalidade deles.

Mas existem sempre receios, mesmo sabendo que eles sabem o que é, é diferente ser um primo, que ser um filho...

Eu enquanto fui crescendo, não senti necessidade de contar, porque como não me sentia preparado para andar com alguém, não via necessidade de estar a dizer. Também não contei para não haver pressões de lado nenhum, a tal coisa do "tens a certeza? Já experimentaste com uma rapariga? Isso é uma fase, etc etc". Quando eu desde de que me conheço sexualmente, sei que é de homens que gosto.

Então, quando finalmente senti uma paixão maluca por um rapaz e aí sim, senti que estava a esconder (especialmente aos meus amigos que eram quem estavam mais próximos nesses assuntos), lá decidi contar a uma amiga muito própxima. Foi algo muito rápido, ela viu-me triste e perguntou porquê, eu disse que me tinha apaixonado, ela "ai é, e como é que ela se chama?" e eu "chama-se antónio..." pronto, ficou dito, da maneira mais natural possível haha.

Depois, aos poucos lá fui contando a outros amigos, basicamente a partir daquele momento, quando se falava sobre isso e me perguntavam, dizia e já está. Claro, amigos próximos.

Depois veio a família, os meus familiares gays descobriram quando me inscrevi num site de profiles, para conhecer pessoal online. Eu já sabia que eles lá estavam e foi quase de propósito.

O meu irmão foi fácil também, uma vez a falar de raparigas eu disse "pois, mas eu não gosto de raparigas..." e ele "oh, isso já eu sabia" haha. Está feito.

A minha mãe também já sabia, estávamos a falar sobre o tema e ela pergunta "e tu filho, és?" e eu "sim". e ela sem problemas nenhuns, aceitou.

O meu pai já tinha alguns receios, mesmo sabendo que tem familiares gays, não sabia como iria reagir por ter um filho gay, comno disse acima, é diferente. Mas mais uma vez, contei da forma mais natural possível. Eu conheci alguém e estávamos a falar sobre eu ir passar um fim-de-semana com essa pessoa e lá disse que era homem e pronto. E ele também, ainda bem, aceitou sem problemas e falámos um pouco sobre o tema.

E já está, daí eu considerar-me um sortudo, amigos e família mais própxima não tiveram problemas e ao crescer tive a sorte de poder conviver com pessoas que já tinham passado por isso, então fui aprendendo muito como lidar com o que sentia.
        « Última modificação: 2 de Março de 2015 por searching_the_love »

Offline carolinalg

• Moderação Geral
          • Membro Elite
          • call it Magic... call it true...
          Eu fui um sortudo. Na minha família já existia um caso de homossexualidade, o que ajudou a abrir a mentalidade deles.
          (...)
          E já está, daí eu considerar-me um sortudo, amigos e família mais própxima não tiveram problemas e ao crescer tive a sorte de poder conviver com pessoas que já tinham passado por isso, então fui aprendendo muito como lidar com o que sentia.

Maravilha, searching :)
          Acho que vou contar aos tios com quem estou a viver este ano... em breve. Basta-me apenas a ocasião certa, que eu sei que está a chegar.
          Não terei problemas em contar à família, porém, é possível que alguns reajam com cara feia. (os pais e uma avó já sabem e aceitam bastante bem - os outros avós não podem saber, ou têm um AVC cada um, infelizmente. Ordens restritas da minha mãe para não lhes contar NADA. - As primas mais chegadas também hão de saber em breve.) Quem é realmente importante para mim, já sabe, e com esses eu sei que posso pôr e dispôr. ;)
            - carolinalg -

Offline JY

• *
            • Novo Membro
            Já foi há tanto tempo meu Deus... Há cerca de 10 anos. Tinha cerca de 13 anos.
            Contei a uma amiga minha. Depois fui contando a mais pessoas ao longo dos anos inclusive a minha Mãe (que me disse que já desconfiava).

indecisiveness

• Visitante
              A primeira pessoa a saber foi a minha mãe. Acho que não houve um momento exato de me assumir porque ela acompanhou as minhas fases de aceitação todas e inclusivamente ajudou-me imenso. Os meus tios maternos souberam pela minha mãe, o que facilitou muito. Quanto aos meus tios-avós, com quem vivo, como eles são mais velhotes, não me sinto à vontade para contar, mas sei que era na boa mesmo.
              Ao meu pai foi num momento completamente aleatório, o que pode ter contribuído para ele achar que era uma fase. Hoje, mencionei uma rapariga numa conversa com ele e ele não reagiu nada bem, mas sinceramentente não estou muito preocupada.
              Dos meus amigos só falta uma amiga próxima que é um tanto homofobica e alguns amigos da faculdade. Contei aos outros em momentos propícios, quando se tocAva nesses assuntos e eles começavam a supor coisas.

Agora tenho um pequeno problema entre mãos. Nunca tinha sentido tanta vontade como agora de me assumir como sou na faculdade e isso deixa me um pouco nervosa. Não assumir para todo e qualquer um, mas fazer com que as pessoas que eu mais gosto saibam, só que já sei que a notícia se vai partilhar xD e inquieta-me um pouco ter um grupo que é mais fechado , para não dizer completamente!! :( também já não  que mmuito tenho muita paciência para que me perguntem porque tenho necessidade de contar.... acho qque se generalizou que cada um sabe de si, mas não é bem assim. Estou farta de os ouvir a falar  sobre homossexuais e sentir que estou a esconder-me...  ou de ouvir as minhas colegas a falar de gajos e ficar calada, quando me apetece dizer "oh vcs fiquem lá com os gajos"... Tb estou farta que aceitem na boa,  mas fiquem embaraçados quando comento qualquer coisa mais gay... preciso de amigos gays urgentemente ! Que tédio haver tantos heterossexheterossexuais ehehe

Offline Phips

• *
                • Novo Membro
                Bem, posso dizer que me posso considerar uma pessoa bastante feliz :)
                Tenho uns pais altamente que aceitaram bem. Embora o meu pai aceite melhor que a minha mãe...
                Na adolescência, tinha um medo horrível de lhes dizer. Mesmo. Nessa altura tinha namorada e morria de medo que alguém soubesse disso.
                Foi então que com 21 anos, a minha mãe puxou o assunto e eu disse aos meus pais que era lésbica. E não me arrependo nada disso :)
                Senti uma sensação de libertação enorme.
                Lembro-me que na altura o meu pai começou a rir-se e disse que já desconfiava.Isso não me surpreendeu porque havia alturas em que dava para perceber :)
                Bom, se precisarem de alguma ajuda é só dizerem :)

Offline SM

• Membro Total
                  • Amante de animais, vegetariana, dorminhoca 🐱🎵
                  Já não fazia uma visita aqui ao fórum há algum tempo e como me assumi ao meu pai ha algumas semanas, resolvi que nada melhor do que revisitar este sitiozinho e contar a minha experiência  :). Tenho 24 anos e já tenho certezas da minha homossexualidade há alguns anos mas tinha decidido para mim própria que só contaria ao meu pai ( porque é com ele que vivo) quando já não fosse dependente monetariamente dele porque é uma pessoa com um feitio complicado e com algumas particularidades.
                  Assumi me então há umas semanas e não posso dizer que a sua reacção tenha sido má. Não me deu apoio de forma alguma e levei com rótulos de " anormal", expressões como " estar a deitar o meu futuro pelo esgoto", " não saber nada da vida" mas a nossa relação não se alterou, ou seja manteve se nos parâmetros da relação saudável entre pai e filha.
                  Hoje sinto me mais aliviada e feliz por ter a certeza que tive as melhores reacções às palavras do meu pai (mostrar que exijo respeito tal como o respeito e lido bem com a sua incompreensão porque não a procurava de todo) e acho que é um processo que contribui para o nosso crescimento enquanto indivíduos  :D.
                    " Cara Florbela, se me conhecesses, não te terias suicidado."

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                    439 Respostas
                    77959 Visualizações
                    Última mensagem 21 de Agosto de 2016
                    por origo
                    Eu já me assumi...

Iniciado por bluejazz « 1 2 ... 63 64 » Geral

1263 Respostas
                    126435 Visualizações
                    Última mensagem 26 de Abril de 2014
                    por Dipsy