rede ex aequo

Olá Visitante08.jun.2023, 19:00:05

Sondagem

Qual a sua prática religiosa?

Cristã - Católica
26 (18.7%)
Cristã - Protestante
0 (0%)
Cristã - Outros
6 (4.3%)
Espiritual, mas sem religião
23 (16.5%)
Judaica
3 (2.2%)
Espírita
1 (0.7%)
Evagélica
1 (0.7%)
Agnóstica
18 (12.9%)
Adventista
1 (0.7%)
Hindu
0 (0%)
Muçulmana
2 (1.4%)
Ateia
39 (28.1%)
Outros
19 (13.7%)

Votos totais: 90

Autor Tópico: Religiões e Filosofias de vida  (Lida 63586 vezes)

Religiões e Filosofias de vida

Offline Forbidden

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
Achava que gostaria de ter a opção «Budista» :) Assim fui para os «Outros». É pena que a 3ª filosofia de vida mais praticada no mundo nem sequer faça parte desta lista...

A terceira? Acho que o Hinduismo tem mais crentes, nao tem?

Offline Sandra M. Lopes

• *
    • Novo Membro
    • Género: Outro
    • Pessoa transgénero com um fetiche do acto de fumar
      • Sandra M. Lopes - Rantings from a crossdresser
    Depende das estatísticas e de como são feitas! É que, ao contrário do Hinduismo, que se restringe a um único espaço geográfico, o Budismo expandiu-se para uma vasta área (há mais budistas no Brasil e na Rússia do que judeus, por exemplo). Mas, por outro lado, existem muitas «misturas» que não são bem Budismo, mas há quem as considere como tal. Por exemplo, só na China há cerca de um milhar de milhões de «budistas» — mas muitos deles fazem uma mistura entre budismo Zen (a que eles chamam Chan), taoísmo e confucionismo. No Japão praticamente toda a gente é um misto de budista e xintoísta. Já noutros países como a Mongólia, Burma, Butão, Tailândia, Vietname, etc. não há tanta «misturas» entre o budismo e outras filosofias; são formas mais «puras» do budismo, mas isso não quer dizer que sejam melhores ou piores que as outras. Países como o Nepal — onde se pensa que o Buda histórico tenha nascido — são 50% hindus e 50% budistas.

Se se contabilizarem as misturas — tal como as «misturas» entre Cristianismo e religiões tradicionais/tribais são normalmente classificadas de «Cristianismo» — então na realidade o Budismo será a terceira religião do mundo, depois do Cristianismo e do Islão. O Hinduismo (que são na realidade milhares de religiões diferentes; são é todas baseadas nos Vedas) seria a quarta. Se se considerarem apenas as variantes «puras» do Budismo, então há talvez 500 milhões de Budistas — muito poucos comparados com os Cristãos (2200 milhões) e Muçulmanos (1600 milhões). Mas muito mais do que os Judeus, que não chegam a 14 milhões (e que aparecem em todas as listas!).

Mesmo assim não são tão poucos como isso :) e mereciam uma entrada própria nesta votação!
      Não julgues, e não serás julgado.
      ---
      Algumas das minhas opiniões reflectem a minha filosofia de vida, que segue a orientação exposta pelo príncipe Siddharta, 2600 anos atrás.

Offline Diana

• **
      • Membro Júnior
      • Género: Outro
      Adoro as filosofias de certas religiões, não conheço o Budismo nem o hinduismo, mas creio na Wicca, para mim a wicca é tao bela, e é destinada a amantes da natureza

Offline bookerdewitt

• Membro Total
        • Género: Feminino
        Escolhi agnóstica mas sou uma agnóstica a cair mais pró ateu. Não sou fã de religiões nem de nenhum movimento que seja tão organizado, tão secular e que mexa com crenças tão profundas e emotivas...basta olhar para a o passado e para o presente e ver o que já foi feito e É feito em nome das religiões, assim como ainda vemos as nossas liberdades castradas, enquanto mulheres, enquanto LGBTs, enquanto seres humanos, graças ao moralismo religioso que fecundou os costumes e tradições da nossa sociedade. Tive uma educacao liberta de noções religiosas, sempre tive oportunidade para encontrar uma religião caso entendesse, porém nunca senti falta nem necessidade de tal. Tenho um grande respeito pelas pessoas que acreditam num Deus em termos universais e adoooro ter essa conversa..contudo fico sempre muito reticente em relação aos que me citam passagens de livros religiosos e seguem, enfim, uma religião a esse ponto...(mas respeito na mesma se for mútuo :) )

Quanto a filosofias de vida...nada definido...é uma mistura de kerouac+ginsberg+burroughs+sartre +camus...em linha geral, os  pormenores são meus.
          "Don’t you want to be alive before you die?"

Offline Magia Wicca Portugal

• *
          • Novo Membro
          • Banido
          Adoro as filosofias de certas religiões, não conheço o Budismo nem o hinduismo, mas creio na Wicca, para mim a wicca é tao bela, e é destinada a amantes da natureza
          Sim, na lista de votação inicial são omitidas várias expressões religiosas, nomeadamente todas as de origem pagã.
          Estas religiões tÊm cada vez mais adeptos e é importante não as oprimir. No caso da Wicca, nos dias de hoje, existem já muitos praticantes mas continuam escondidos nas sombras devido ao preconceito que ainda impera.
          « Última modificação: 2 de Setembro de 2016 por T-Rex »

Offline sam_mukka

• Membro Total
            • Género: Masculino
            eu vou falar numa perspectiva pessoal e espero não ofender ninguém
            Eu acho ridiculo, como grande parte das religiões, não passam de "máfias" ou negocios de senhoras de colarinho que se vêem no livre direito de poder controlar a sociedade. Acho que o ser humano, é um  ser que tem o direito de construir a sua conduta sem imposições morais.. e o que estes senhoras fazem, muitas vezes é errado, e as pessoas que na sua grande maioria não passam de ignorantes, cedem.
            Outra coisa que me faz confusão, é como as pessoas vêm se obrigados  a assumir compromissos de vida, e até monetários..

já exprimentei 3 religiões (Católica, Testemunhas de Jeová, e Protestantismo) e apesar de andar sempre uma contra as outras, acabam por ter os mesmos dogmas, principios semelhantes etc...

Eu não sou contra as religiões até porque em casos de muitas pessoas, é a religião que dá motivação de vida, mas comigo não funcionam, APESAR de eu acreditar e sentir alguma espiritualidade em mim,  e eu sinto que a religião deve ser algo individual e não colétivo

Offline unfold

• Membro Total
              Não me meto em nada disso. Já mudei várias vezes de filosofias de vida. O auto-conhecimento passa pela coragem de assumirmos que somos seres errantes, por muita bondade que tenhamos. Não é a fingir que não erramos, que não erramos...! Tenho uma ideia "bonita" de como as coisas poderiam ser, mas não tenciono fazer um grupo de seguidores, nem acho que a minha abordagem seja mais ou menos correcta. Gosto de questões, de esmiuçar e de enfrentar as minhas falhas e tentar melhorar. O que encontrei nas religiões foi que para questões diferentes tinham sempre a mesma resposta. É quase como um disco riscado: não passa daquilo. Isto quando aceitam as questões. Quanto a grupos "zen" vi muito julgamento. O erro não está no julgamento, somos humanos. O erro está na negação do julgamento, na negação das falhas e na negação do apego, por exemplo. Consegui, sem querer, enervar um "novo guru" com a realidade das falhas humanas e o que percebi é que esse "novo guru" para ficar tão enervado é porque andou durante muito tempo a colocar pó debaixo do tapete. Se calhar andei nos "grupos" de "gurus" errados... porque não acredito que sejam todos assim. Não penso que devamos colocar as falhas debaixo do tapete... acho que temos é de aprender a lidar com elas e a ficar o mais em paz possível, mas no momento em que estamos realmente em paz, sem andarmos a fingir paz. O que eu fui dizer...! Também percebi que esse "novo guru" tinha muita teoria - como eu já tive e assumo - e que a diferença é que tive a humildade de uma mudança, de me auto-conhecer, por mais que o caminho seja tortuoso... ele não. E tudo aquilo a que ele chamava auto-conhecimento não passava de esconder as reais emoções. O engraçado é que no fim de expor as minhas ideias e de o ver tão enervado... percebi que até acredito mais no universo. E ele que falava tanto em paz e amor, ao primeiro confronto com uma dificuldade, demonstrou não ter qualquer "fé" no universo. É como se costuma dizer: os erros só acontecem a quem trabalha. Eu como "trabalhei" as questões, errei... falhei. O guru como não as trabalhou e se limitou a ouvir umas cantorias e a mandar os "podres" para debaixo do tapete... não falhou. Mas ficou muito enervado com as questões e novas abordagens de alguém que falhou e assumiu as suas falhas. Nunca na vida imaginei enervar tanto um guru.  :-X  Acho que, por vezes, sem querer reflectimos com as nossas falhas, as falhas que os outros não querem ver em si...
              « Última modificação: 21 de Abril de 2021 por unfold »
                Dress code: lealdade.
                Se as minhas derrotas tiverem o cunho da minha verdade, nunca foram derrotas: foram sempre vitórias do princípio ao fim.

Offline Sinvastatina

• **
                • Membro Júnior
                • Género: Feminino
                • Vegetariana, Praticante de Yoga, Adoro ler.
                Se me é permitido recomendar uma série chama se Portugal culto e oculto com um historiador João Rodil, aborda filosofias como os Franciscanos, Rosa Crucismo, Maçonaria Masculina e feminina. Vale a pena ver.
                Disponível no site da RTP em
                https://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p36341

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  144 Respostas
                  77979 Visualizações
                  Última mensagem 21 de Abril de 2021
                  por unfold
                  317 Respostas
                  56424 Visualizações
                  Última mensagem 8 de Maio de 2016
                  por ÉssePê