Hey!
1. Exatamente porquê devo evitar a psicologia/psiquiatria e ir direto à sexologia clínica? (estou a planear ir á sexologia de qualquer forma, só para perceber melhor)
Penso que não é uma questão de evitar a psicologia/psiquiatria mas sim te dirigires diretamente para um acompanhamento adequado para processos de transição.
Existe uma lista de profissionais aptos a passar relatórios médicos para fins de transição que podes encontrar aqui :
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2011/p-c-c-29-2011-sjc-ct/Estes profissionais de saúde fazem muitas vezes parte de equipas multidisciplinares que estão habilitadas a passar relatórios a atestar uma disforia de género ( antes dita como transexualidade ou perturbação de identidade de género).
Para fins burocráticos (mudança de nome e marcador de sexo em documentos ) já não são necessários este relatórios, mas para futuras intervenções cirurgicas continuam a ser necessários.
Como tal podes de facto ir a consultas de psicologia/psiquiatria com clínicos que não constam nesta lista, mas para efeitos legais de transição, para nada servem.
2. Quais são os médicos mais trans-friendly nesta área? (SNS e privado)
Dada a tua localização geográfica, os mais friendly no público encontram-se no Hospital Júlio de Matos ( Dra. Catarina Soares e Dra. Cristina Pablo) e no privado encontram-se na Pelviclinic sita na Av. do Brasil, Alvalade ( Dr. José Marçalo e Dr. João Santos).
3. Como são os tempos de espera para sexologia e endocrinologia? (SNS e privado)
Os tempos diferem de pessoa para pessoa.
No público as coisas demoram mais e tempos de espera entre consultas podem ser de dois meses.
Para a endocrinologia é semelhante.
No privado as coisas andam mais depressa e em menos de um mês podes ter uma consulta marcada.
4. Quanto tempo demoram geralmente as avaliações psicológicas? Qual a frequência das consultas? (SNS e privado)
Isto mais uma vez difere de pessoa para pessoa. Há quem consiga a sua 1ª avaliação em um mês e outro num ano.
Geralmente no privado as avalições obtem-se mais rapidamente mas também porque o tempo de espera entre consultas é mais reduzido e são médicos mais acessíveis.
5. Qual é o preço geral do processo todo? (não estou a falar de cirurgias, só hormonas e consultas)
No público as consultas são gratuitas (ou penso que só pagas as taxas moderadoras quem tem o mesmo valor que uma consulta no médico de família)
No privado que te indiquei acima, cada consulta de psicologia e neste caso de sexologia clinica ( que é prestada por um endocrinologista) ficam a cerca de 40€ cada.
Se não fui explícito numa resposta ou se tiveres mais dúvidas diz