Eis um tema interessante.
Durante anos foi-nos induzida a ideia de que o planeta estava a aquecer de uma forma perigosa, que as calotes polares iriam derreter e, com o consequente aumento do nível médio dos oceanos, muitas zonas costeiras iriam desaparecer.
Fala-se também que os níveis de dióxido de carbono atmosférico estão a atingir limites alarmantes.
Falar de aquecimento global é cada vez mais complicado, principalmente quando os dados que a comunicação social transmite estão severamente manipulados ou são drasticamente mal interpretados.
Na verdade, as calotes polares não estão a derreter, antes pelo contrário! Imagens de satélite de 2006 revelam um aumento significativo da massa de gelo na Antártida, um aumento em volume de cerca de 46% num ano.
Quanto às concentração de dióxido de carbono, estas não são verdadeiramente alarmantes! A quantidade de dióxido de carbono produzida por toda a actividade antropogénica (e sim, isto inclui a industria e a extracção e uso de combustíveis fósseis!) representa única e exclusivamente 3% de todo o dióxido de carbono presente na atmosfera. Durante o jurássico, a quantidade de dióxido de carbono atmosférica foi cerca de 100% superior à actua, contudo isso não representou uma ameaça para a vida na Terra uma vez que o jurássico foi um período de abundância de vida!
Considerando ainda a poluição por meios antropogénicos, verificam-se efeitos antagónicos ao nível dos poluentes. Por exemplo, o sulfato que é libertado para atmosfera derivado de processos industriais (maioritariamente) cria aerossóis que captam luz na região do visível o que faz com que estes funcionem como um "filtro solar".
Não quero, contudo, dizer que o aquecimento global é uma questão a negligenciar! Apenas creio que a informação que circula não é bem interpretada nem bem transmitida. Não nego que haja um aumento médio da temperatura a nível global, mas isso é significativo? Oscilações climáticas ocorreram ao longo da história geológica de forma natural, mesmo antes de o Homem andar por cá. Será que a nossa acção é significativa à escala mundial? Podemos nós intervir de forma tão considerável num fenómeno climático global???
A título de curiosidade: as termiteiras em África são capazes de induzir um efeito mais significativo nas concentrações de dióxido de carbono que nós humanos!