Tenho ponderado inúmeras vezes nesta temática desde há já uns anos. Estamos em 2007 e desde que me conheço que a situação tem agravado, notando-se sobretudo nestes últimos anos um avanço abrupto do problema.
Eu acho que o tempo por si só é condicionado por diversos factores e um deles é a própria rota terrestre no universo que também ele sofre alterações que desconhecemos, mas não deixo de considerar a realidade actual um problema.
Em termos universais, todas as nossas visitas ao cosmos, bem como todas as outras eventuais aventuras de seres que não sabemos se existirão ou não nem tão pouco que tipo de material, metéria ou composição serão, têm contribuído para a difusão de químicos e outros materiais prejudiciais naquele manto que consideramos uma camada vazia e complexa e cujos buracos negros também eles se começaram a alastrar. As várias descobertas a que já conseguimos chegar e as várias reacções astronómicas são parte da base de tudo o que se tem passado ultimamente.
Falando de algo mais visível, mais nosso, menos complexo, toda a industrialização trabalha com materiais que lançam fluídos para o ar, bem como muitos outros pontos de investigação científica. Todo esse aglomerado, que é cada vez maior dado também a procura (uma bruta superprodução), juntamente à vontade da descoberta científica que faz o Homem não parar e ir até ao exagero, aliaçadas ainda a outros erros comportamentais como a utilização abusiva de transportes públicos, pessoais e/ou privados fazem certamente com que o ar reclame, com que a camada do ozono reaja e com que também o clima se altere. Em muito pouco tempo, precisamente numa fase de intensificação de toda a industrialização e todos os exageros e desrespeito para com a utilização de químicos, o nosso país (e todo o mundo) foi sofrendo várias alterações climatéricas e hoje é estranhíssimo o ponto a que chegámos.
Como aliás diz nos site indicado logo no início, há ainda quem ache que esta situação não será provocada por excesso de gases que contribuem para o aumento da concentração carbónica na atmosfera terrestre. Porém, o excesso de químicos e de vontades doentias e já automáticas da sociedade começa a ser um enorme problema para tudo o que nos rodeia, notando-se sobretudo na temperatura e no clima, bem como na extinção de animais e na libertação dos blocos de gelo dos glaciares.
Não posso dizer que isto se justifica por isto ou aquilo mas posso dizer que é preocupante sobretudo porque o Homem parece não dar conta nem tão pouco importância. No entanto, há como solucionar as coisas e acho importante ter isso em conta e promover a compreensão dos factos. Podemos ter atenção aos gastos bárbaros de energia e ao uso de comodidades só porque somos muito lânguidos e extremamente mesquinhos. Podemos passar palavra. Podemos ponderar e ser a salvação do futuro. Este depende de nós.
([size=07pt]Raios mais o capitalismo e a industrialização![/size] ><)