rede ex aequo

Olá Visitante03.dez.2022, 21:59:57

Autor Tópico: Aquecimento Global  (Lida 11947 vezes)

Aquecimento Global

Mafy

• Visitante
 Boas, pessoal.  :)

Esta semana tive a oportunidade de ver o documentário Uma verdade inconveniente do político americano e activista ecológico, Al Gore.

Na verdade, esta questão sobre o aquecimento global já me preocupava mesmo antes de ter visto o documentário, pois já tinha ouvido falar sobre tal assunto já à algum tempo.

Estou muito preocupada. Será que vocês estão?

Iremos, agora durante o 3º período escolar, organizar um debate na escola e ainda estou mais alarmada porque de facto, nenhum dos meus colegas (exceptuando 3 alunas, incluindo eu) demonstrou algum interesse pelo o que está a acontecer.  :wor 

Mas bem... gostaria de saber a vossa opinião sobre este mesmo assunto e gostaria também de saber se já viram o referido documentário e se gostaram.  :)

Queria pedir-vos também se sabem de mais algum documentário que trate do mesmo assunto, para me ajudar com a preparação do debate.  :)

Deixo-vos aqui também o seguinte site(sobre o Documentário Uma verdade inconveniente):

http://www.climatecrisis.net/

:) Participem.

Aquecimento Global

SV

• Visitante
    Eu tive um stor de geografia que dizia que o aquecimento global era um devaneio dos cientistas, tal coisa nao existia, e todas essas teorias nao passavam de alarmismos disparatados.  Enfim, daqui a uns anos, verá como está errado.
    Na minha opinião, acredito que o aquecimento global existe, e já é irreversivel. Os seres humanos fizeram borrada, portanto agora vamos todos sofrer com isso. O maximo que podemos fazer é minimizar os efeitos e consequencias do aquecimento. :-\

Aquecimento Global

ThunderBird

• Visitante
      Boas, pessoal.  :)

Esta semana tive a oportunidade de ver o documentário Uma verdade inconveniente do político americano e activista ecológico, Al Gore.

Na verdade, esta questão sobre o aquecimento global já me preocupava mesmo antes de ter visto o documentário, pois já tinha ouvido falar sobre tal assunto já à algum tempo.

Estou muito preocupada. Será que vocês estão?

Iremos, agora durante o 3º período escolar, organizar um debate na escola e ainda estou mais alarmada porque de facto, nenhum dos meus colegas (exceptuando 3 alunas, incluindo eu) demonstrou algum interesse pelo o que está a acontecer.  :wor 

Mas bem... gostaria de saber a vossa opinião sobre este mesmo assunto e gostaria também de saber se já viram o referido documentário e se gostaram.  :)

Queria pedir-vos também se sabem de mais algum documentário que trate do mesmo assunto, para me ajudar com a preparação do debate.  :)

Deixo-vos aqui também o seguinte site(sobre o Documentário Uma verdade inconveniente):

http://www.climatecrisis.net/

:) Participem.

Eu "acredito" no aquecimento global. Mas até que ponto as informações que nos passam são verdadeiras, ou pelo menos completamente verdadeiras? Não haverá um certo exagero? É que de facto há muitos cientistas que são opositores à ideia do aquecimento global. Recomendo a leitura do livro "Estado de pânico" do Michael Crichton que retrata a temática baseando-se em dados científicos, e ele é um céptico quanto ao aquecimento global. É muito interessante ver as coisas de outra perspectiva que não a do cataclismo.

Aquecimento Global

Mafy

• Visitante

Pronto...imaginemos, por exemplo, que não passa tudo de um certo exagero, por assim dizer(embora eu não acredite que haja algum exagero, mas ok :P)... Não será melhor começarmos desde já a preocupar-nos? Ou deveremos deixar as preocupações e as SOLUÇÕES todas para ultimo caso? Acho que essa não é a maneira correcta de corrigir as coisas.  :)

Aquecimento Global

ThunderBird

• Visitante

Pronto...imaginemos, por exemplo, que não passa tudo de um certo exagero, por assim dizer(embora eu não acredite que haja algum exagero, mas ok :P)... Não será melhor começarmos desde já a preocupar-nos? Ou deveremos deixar as preocupações e as SOLUÇÕES todas para ultimo caso? Acho que essa não é a maneira correcta de corrigir as coisas.  :)

É óbvio que há muito trabalho a fazer! Principalmente consciencializar as pessoas. ;)

Aquecimento Global

Offline Gharam

• Membro Elite
            • Género: Feminino
            • Closets are for clothes.
              • A minha página no Deviantart

Pois, cá para mim, se não fizermos nada JÁ, estamos mais do que bem f***dos  >:(
              "Quem nos deu asas para andar de rastos? Quem nos deu olhos para ver os astros - Sem nos dar braços para os alcançar?!... " - Florbela Espanca

"Gostaria muito de quebrar certas ideias à martelada. Infelizmente nenhuma das ideias que me incomodam foi moldada em cerâmica"

(\ /)
              ( . .) c(")(")

Aquecimento Global

plan b

• Visitante
              Este tempo esquisito que se tem vindo a sentir, não será obra do acaso. :/

Aquecimento Global

Offline Oxalá

• Membro Elite
                lol nao acredito nisso.

nos anos 70, o mesmo tipo de pessoa que agora apregoa o aquecimento global ostentava o arrefecimento global. é preciso ter paciência.  lol

Aquecimento Global

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                  • Género: Masculino
                  • Ecce Somnium!
                    • Bravis esse laboro, obscuro fio
                  Tenho ponderado inúmeras vezes nesta temática desde há já uns anos. Estamos em 2007 e desde que me conheço que a situação tem agravado, notando-se sobretudo nestes últimos anos um avanço abrupto do problema.

Eu acho que o tempo por si só é condicionado por diversos factores e um deles é a própria rota terrestre no universo que também ele sofre alterações que desconhecemos, mas não deixo de considerar a realidade actual um problema.

Em termos universais, todas as nossas visitas ao cosmos, bem como todas as outras eventuais aventuras de seres que não sabemos se existirão ou não nem tão pouco que tipo de material, metéria ou composição serão, têm contribuído para a difusão de químicos e outros materiais prejudiciais naquele manto que consideramos uma camada vazia e complexa e cujos buracos negros também eles se começaram a alastrar. As várias descobertas a que já conseguimos chegar e as várias reacções astronómicas são parte da base de tudo o que se tem passado ultimamente.

Falando de algo mais visível, mais nosso, menos complexo, toda a industrialização trabalha com materiais que lançam fluídos para o ar, bem como muitos outros pontos de investigação científica. Todo esse aglomerado, que é cada vez maior dado também a procura (uma bruta superprodução), juntamente à vontade da descoberta científica que faz o Homem não parar e ir até ao exagero, aliaçadas ainda a outros erros comportamentais como a utilização abusiva de transportes públicos, pessoais e/ou privados fazem certamente com que o ar reclame, com que a camada do ozono reaja e com que também o clima se altere. Em muito pouco tempo, precisamente numa fase de intensificação de toda a industrialização e todos os exageros e desrespeito para com a utilização de químicos, o nosso país (e todo o mundo) foi sofrendo várias alterações climatéricas e hoje é estranhíssimo o ponto a que chegámos.

Como aliás diz nos site indicado logo no início, há ainda quem ache que esta situação não será provocada por excesso de gases que contribuem para o aumento da concentração carbónica na atmosfera terrestre. Porém, o excesso de químicos e de vontades doentias e já automáticas da sociedade começa a ser um enorme problema para tudo o que nos rodeia, notando-se sobretudo na temperatura e no clima, bem como na extinção de animais e na libertação dos blocos de gelo dos glaciares.

Não posso dizer que isto se justifica por isto ou aquilo mas posso dizer que é preocupante sobretudo porque o Homem parece não dar conta nem tão pouco importância. No entanto, há como solucionar as coisas e acho importante ter isso em conta e promover a compreensão dos factos. Podemos ter atenção aos gastos bárbaros de energia e ao uso de comodidades só porque somos muito lânguidos e extremamente mesquinhos. Podemos passar palavra. Podemos ponderar e ser a salvação do futuro. Este depende de nós.

([size=07pt]Raios mais o capitalismo e a industrialização![/size] ><)
                  « Última modificação: 22 de Abril de 2007 por Miau_Elfico »
                    Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Aquecimento Global

Offline Pauwinha

• Membro Sénior
                    Miau, concordo quando dizes que as condições climatéricas podem ser condicionadas por inúmeros factores. Mas sim um deles será mesmo o Aquecimento Global.
                    Acredito pois, no aquecimento global e sim, devido a essa superprodução que vem responder a um super consumismo, e portanto é muita industrialização e por consequência muita poluição, embora grande parte não seja só da indústria, mas também de transportes, etc.. a camada de ozono aumenta e isto é como um ciclo quanto mais esta aumenta, mais aumenta o aquecimento global.
                    Uma coisa em que não quero acreditar é que seja irreversível, porque se parássemos já, tenho uma sensação de que talvez se pudesse reverter a situação.
                    Sim penso que faz falta uma maior consciencialização das pessoas para este assunto, e para as consequências do Aquecimento Global, assim como serem informadas de maneiras de prevenir o aumento do mesmo.
                      Always All ways

Aquecimento Global

Offline origo

• Membro Ultra
                      • Only a life lived for others is a life worthwhile
                      O livro de Michael Crichton, ESTADO DE PÂNICO, aborda o tema em questão, dando-lhe uma reviravolta inesperada e talvez irrealista? No entanto, apresenta dados concretos e de reflectir.
                      Até onde chegará?

«(...)a espécie verdadeiramente ameaçada de extinção pode muito bem ser a espécie humana.»
                      in http://www.dquixote.pt/Livre/Ficha.aspx?id=1720
                        http://www.meetup.com/pt-BR/Comunidade-Queer-LGBTQIA-Portugal/
                        "A journey of a thousand miles begins with a single step." Provérbio chinês
                        "Altruism is not a luxury, but a necessity" Matthieu Ricard
                        http://www.imissio.net/artigos/49/1885/algumas-notas-sobre-a-gentileza/

Aquecimento Global

pedroGhandi

• Visitante
                        É importante sentir o pulso do nosso planeta.

O q eu quero dizer com isto é q não basta olhar pa sopinha dada pelos media e decidir por ai. Olhem à vossa volta: a poluição aumenta, cada vez menos paises q pensam (já nem é "tentar") em atingir a metas do prot. de Quioto. As florestas são cada vez menores, o numero de humanos aumenta inversamente a estas, aumentam as doenças nos alimentos produzidos em massa,  a pobreza não diminui,  cada dia inumeras especies são extintas pela expansão humana,etc etc..

Agora a questão é: o que fazemos para travar isso tudo?

Ficamos contentes por acreditar ou não acreditar num pequeno promenor que é o aqueciemento global e já chega? ou vamos ser coerentes e agir em prole de um mundo diferente?
                        Claro que é importante alertar as pessoas, mas o importante é feito no dia-a-dia de cada um, nas escolhas que fazemos. mais carros, mais filhos, mais isto e aquilo... arf..

Aquecimento Global

Apollo

• Visitante
                          Cada época tem as suas teorias catastrofistas. Houve o medo da invasão de marcianos na década de 30, o medo do inverno nuclear na Guerra Fria, o medo de uma nova Era Glaciar nos anos 70, agora está aí o Aquecimento Global...

Aquecimento Global

Agamemnon

• Visitante
                            Cada época tem as suas teorias catastrofistas. Houve o medo da invasão de marcianos na década de 30, o medo do inverno nuclear na Guerra Fria, o medo de uma nova Era Glaciar nos anos 70, agora está aí o Aquecimento Global...

Ora ora! :D

Aquecimento Global

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                              • bang bang, I shot you down!
                              Comentem sobre isto:

Girl Who Silenced the UN For 5 Minutes

Lanço as seguintes questões:
                              1. Consideram que o cenário idealizado pela rapariga (a quem reconheço um grande mérito na sua acção e visão), é realista e pragmático?
                              2. Consideram ser possível dirimir os actuais problemas por ela referenciados (foquem a questão ambiental de modo a evitar offtopics)? Se sim, de que modo.
                                With my feet on the air and my head on the ground

Aquecimento Global

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                                • Membro Vintage
                                • "Tu és rato!"

Se o medo educar as pessoas a utilizarem energias renováveis e a ter maior respeito pelo nosso ambiente atendendo a regras simples que melhoram a qualidade de vida de todos e poupam imenso dinheiro a longo prazo então não me importo que esse fantasma persista mais um pouco. É um passo em frente na evolução da nossa sociedade tal como foram as medidas de higiene generalizadas no séc XX pelo mundo ocidental  ;)
                                Pessoalmente acho que ainda é muito cedo para determinar se há causa humana no aquecimento global, há explicações naturais muito mais credíveis.
                                  Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Aquecimento Global

Agamemnon

• Visitante

Se o medo educar as pessoas a utilizarem energias renováveis e a ter maior respeito pelo nosso ambiente atendendo a regras simples que melhoram a qualidade de vida de todos e poupam imenso dinheiro a longo prazo então não me importo que esse fantasma persista mais um pouco. É um passo em frente na evolução da nossa sociedade tal como foram as medidas de higiene generalizadas no séc XX pelo mundo ocidental  ;)
                                  Pessoalmente acho que ainda é muito cedo para determinar se há causa humana no aquecimento global, há explicações naturais muito mais credíveis.

Portanto os fins justificam os meios, Bóreas?

Aquecimento Global

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                                    • Membro Vintage
                                    • "Tu és rato!"
                                    Neste caso específico abro uma excepção. É o tipo de coisas que vai contra os meus princípios, já que eu eu acho importante educar para e não enganar para. Infelizmente muitos dos que tem que ser educados tem dinheiro e poder demais para se deixarem educar e o custo dessa teimosia é a saúde do nosso planeta. Nada foi provado conclusivamente até ao momento, portanto... que se deixe andar

Aquecimento Global

Agamemnon

• Visitante
                                      Neste caso específico abro uma excepção. É o tipo de coisas que vai contra os meus princípios, já que eu eu acho importante educar para e não enganar para. Infelizmente muitos dos que tem que ser educados tem dinheiro e poder demais para se deixarem educar e o custo dessa teimosia é a saúde do nosso planeta. Nada foi provado conclusivamente até ao momento, portanto... que se deixe andar

Eu recomendo-te a não abrires essa excepção.... :-*

Aquecimento Global

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                                        • Membro Vintage
                                        • "Tu és rato!"
                                        Então corre-se tudo com leis pesadas, fiscalizações prisões e multas?  ::)
                                        Como convencer as pessoas a tornarem-se mais ecológicas e aprenderem a não desperdiçar recursos?

Eu estou a puxar o assunto mais para os alegados elementos que originam o aquecimento global (poluição) do que propriamente para o fenómeno em si, que acho que estão dissociados.