rede ex aequo

Olá Visitante08.jun.2023, 20:10:32

Sondagem

Já foste vítima de homofobia ou presenciaste situações de homofobia em Viana do Castelo (e arredores)?

Sim
8 (47.1%)
Não
9 (52.9%)

Votos totais: 14

Autor Tópico: Homofobia em Viana e arredores  (Lida 9347 vezes)

Homofobia em Viana e arredores

Draco

• Visitante
Olá! ;D

Este será um espaço onde poderão colocar situações de homofobia ou "discriminação LGTB" que sofreram ou viram alguém sofrer, em Viana do Castelo...

E se notam "ventos de mudança" positivos?

;)
« Última modificação: 21 de Julho de 2009 por Draco »

Offline Lua_Secreta

• Membro Ultra
    • Género: Feminino
    Olá! ;D

Este será um espaço onde poderão colocar situações de homofobia ou "discriminação LGTB" que sofreram ou viram alguém sofrer, em Viana do Castelo...

E se notam "ventos de mudança" positivos?

;)

confesso que ja me senti olhada de canto, ja ouvi comentarios despropositados (desagradaveis mesmo) e risos ignorantes... xeguei a ser seguida (com a minha namorada) por um velhote.... xegamos a ouvir comentarios do tipo "voces nao sabem o que e bom" e ate uma senhora k s deu ao trabalho de vir ao pe de nos so para confirmar s eramos as duas meninas (somos ambas bastante femininas) ...
    algo mais "grave" nunca tive, tambem ando nisto ha pouco tempo...
    eu ate tolero algum choque por parte dos mais velhos, viveram noutro tempo, com outra apreensao social... mas os da nossa idade... omg... onde vamos parar com tanta pequenez mental?
    nao e de admirar que nos sintamos melhor em grandes cidades...

este ano fuii ao porto pride e vim de la deslumbrada! :) nunca pensei k fossemos TANTOS :P

respeito, apenas e so. Tudo comeca por ai...
      O jogo da conquista tem muitos truques e um só desafio: vencer o medo de demonstrar Amor.

Offline Alexandre L

• Membro Total
      • Género: Masculino
      • Educador Social
       :) Concordo a 100% contigo. Eu já conheço a noite do Porto já a algum tempo, apesar de não ser grande adepto de guetos, mas onde eu me senti completamente livre e sem sentir qualquer tipo de descriminação, mesmo nas ruas, foi em Barcelona! Já é a terceira vez que lá vou de férias! Adoro aquela cidade! :D
        "Põe quanto és no mínimo que fazes" Fernando Pessoa

Offline Alexandre L

• Membro Total
        • Educador Social
         :)  As novas gerações já têm outra forma mais positiva de olhar a homossexualidade sem descriminação.  :D
        « Última modificação: 23 de Setembro de 2009 por Hummm? »

Offline Lua_Secreta

• Membro Ultra
          • Género: Feminino
          :)  As novas gerações já têm outra forma mais positiva de olhar a homossexualidade sem descriminação.  :D

as pessoas a quem revelei este meu "segredo" reagiram mt bem :) com espanto, claro, mas mt bem! Senti-me realmente especial... :) tb sei que as fiz sentir-se assim, pois algo tao intimo so se conta a quem e realmente importante para nos...  ::)

e preciso ir com calma, contar gradualmente as pessoas mais significativas...

E nao fazer da orientacao sexual o teu b.i. Afinal, somos (MUITO) mais do que isso! ;)
            O jogo da conquista tem muitos truques e um só desafio: vencer o medo de demonstrar Amor.

Offline Alexandre L

• Membro Total
            • Educador Social
             :) Concordo a 100%

Offline Alexandre L

• Membro Total
              • Educador Social
               [smiley=martelo.gif] Vamos debater este tema, pessoal? Pois acho que é de relevante importância  :wor nos dias que correm, pois a violência está a aumentar ao passo que também aumenta a tolerância, em relação aos LGBTs  [smiley=preocupado.gif]

Offline JM92

• *
                • Novo Membro
                Também posso confirmar que a Homofobia no meio onde vivo também é muito "constante"...
                Revolta-me que "putos", mais novos que eu se achem melhores só porque são heteros... >:(
                e aí discordo da Lua_Secreta...nao acredito que as novas geraçoes nos aceitem melhor do que as anteriores...
                apenas alguns elementos dessas mesmas gerações decidiram "AVANÇAR" com a sua mentalidade, e acompanhar o século que vivemos...

Sinceramente, posso dizer que ser um adolescente de 17 anos, gay, assumido...NÃO É FACIL!!
                ainda por cima sendo proveniente de um meio rural.... pensei encontrar um ambiente menos hostil na cidade....mas enganei-me!! :(

Lua_Secreta acredita....aquilo que viveste foi mau, sem duvida...mas acredita que não é nda!!
                Já passei por mtas situaçoes semelhantes, e o meu dia-a-dia é uma constante onda de ataques homofóbicos....muitos deles, acredito que venham de alguns gays ou bis, que n s aceitam a si msmos, ou algo do genero....

infelizmente nao tive a sorte que tu tiveste em poder te mostrar ao mundo com a tua namorada...
                ate agora inda nao encontrei ninguem disposto a faze-lo tbm comigo... :'(

Mas como eu costumo dizer.... "O que não nos mata...torna-nos mais FORTES!!"
                Sou o que sou e vou lutar ate ao fim pelo respeito que nao peço, nem imploro... mas, que EXIJO!!

enfim... para aqueles que ainda nao se assumiram...e o pretenderem fazer... se precisarem de ajuda, podem contar cmgo!!
                Sim eu sei k ainda sou um "puto" de 17 anos, mas cresci mt à custa do preconceito...e posso ajudar msmo mt quem precisar.... lol

mas como diss a Lua_Secreta:

"respeito, apenas e so. Tudo comeca por ai..."

Offline fop

• *
                  • Novo Membro
                  Olá comunidade da rede ex aequo! Este é o meu primeiro post e estou muito feliz por poder postar num fórum como este!
                  Bem, estou a postar porque gostaria de expor o meu ponto de vista em relação à homossexualidade no ensino superior.
                  Quando andava no ensino secundário pensava que nas instituições de ensino superior se encontravam as pessoas mais inteligentes, visionárias, interessantes e por fim as que possuiam a mentalidade mais aberta! Foi com grande desgosto meu que quando aqui parei dei por mim que nenhum dos adjectivos utilizados anteriormente se enquadrava neste novo panorama. Com o passar do tempo apenas tiro estas conclusões: a 'universidade' é um lugar onde não interessa mais nada do que fumar (até me passei quando vi a quantidade de gente que estava a fumar à entrada do poló onde estudo), beber até cair e onde apenas interessa passar à rasca às cadeiras. Isto realmente me entristece porque supostamente é no ensino superior que se encontram as pessoas mais cultas e que fazem o país desenvolver-se. Além disso a mentalidade não é muito aberta. Passo o dia a ouvir comentários homofóbicos, e o que realmente me revolta é o facto de em Portugal o insulto máximo ser a homossexualidade masculina. É muito triste, revoltante e deprimente. Apetece gritar bem alto: " Sim, sou gay, e como os gays são seres tão nojentos, desequilibrados e seres humanos inferiores, nem tu sabias o que eu era!!!!"  :devil
                  Amiga1:"Coitados dos gays. EU tenho pena deles!"
                  Amigo2:"Pena? A única pena que eu tenho para eles é a de morte!"
                   :-X
                  O que me animou neste ambiente foram as praxes. Fazer cenas super estúpidas, envergonhantes e poder conhecer gente nova foi fantástico.
                  Pior, é que parece que sou o único a pertencer à comunidade LGBT no meu polo do IPVC, o que realmente me faz sentir sozinho!

Acho que já falei muito, o resto fica para outro post!
                  Um bem haja a todos!!!

:-*

Offline Alexandre L

• Membro Total
                    • Educador Social
                     :) Olá fop! Desde já dou-te as boas vindas a este forum! Espero que seja aqui o ponto de partida para desmistificares o que te atormenta. Que te possas divertir e conhecer muita gente que partilham de problemas e dúvidas identicos.

Quero desde já deixar-te à vontade e dizer-te que no IPVC não és o único LGBT, isso posso garantir-te.

Espero que venhas a participar em futuros encontros do grupo de Viana, pois o pessoal ainda é pouco, e o que ha por vezes não pode aparecer por razões diversas.

Sê muito bem vindo amigo!

Offline levistrauss

• Membro Ultra
                      • pegadas na areia!pegadas d anseio,duvida e sucesso
                      Ola fop... antes de mais, sê bem-vindo ao forum, e à rede! espero que para além de respostas, te revejas nas iniciativas e na união que aqui está reflectida!
                      não posso deixar de lamentar o que se sucedeu contigo... porque é realmente algo que acontece... porém, cada vez menos acho!

sou homossexual e estudo no IPVC! sim... tenho amigos meus que sabem e respeitam-me, mas sei que nem todos agiriam da mesma forma! homofobia existe e em traços cada vez mais marcados nesta sociedade... a começar pelos substantivos usados para nos apresentar (p*********, bichas, larilas... entre outros...)

não desanimes de ser quem és e o que és e para além disso, de lutar pela igualdade!

abraço a todos!
                        “Aqueles que passam por nós
                        não vão sós
                        não nos deixam sós
                        deixam um pouco de si
                        levam um pouco de nós…”
                         (Antoine de Saint-Exupéry)

Offline JM92

• *
                        • Novo Membro
                        ola fop!!  ;D

Antes de mais deixa-m felicitar-t pela tua presença aqui no forum....

Posso-te garantir que também sei bem o que passas, e pior eu sofro exactamente esses comentários, afinal sou assumido, a única diferença e que não estou no ensino superior, mas sim no ensino secundário, o que, como deves calcular, é mt pior no que toca à homofobia!

o que posso dizer? :-\... sê forte... vive por esta luta!! luta por esta vida!!  :)

Hey... ja sabs pods cntar comigo, tal como o Alexandre L , levistrauss e é claro, os restantes elementos do Fórum

kiss.  lol

Offline levistrauss

• Membro Ultra
                          pessoal... o importante é sermos nós próprios... viver com a nossa verdade, mesmo que os outros saibam ou não, o importante, em primeiro lugar, é o nosso Eu... sem ele, nunca conseguiremos ser o nosso Nós!
                          não é preciso de andar com o rótulo na testa, não é preciso sequer julgar os outros... o importante é sabermos viver bem com isso. Em Viana não fui propriamente vitima de homofobia... mas ja assisti! não sou propriamente assumido, mas os meus amigos mais chegados da faculdade sabem e aceitam, respeitam e ajudam-me muito... e é isso que me tem dado animo! ter com quem partilhar os meus sentimentos, as minhas duvidas e as minhas ansiedades... pode ser um passo importante para voces... ter alguem com quem se sintam a vontade e que vos apoie... nesse sentido, acho que a rede é um local excelente para isso. pena é que nao temos um grupo local... isso ia ser muito melhor... tenho a certeza que haveria uma abertura diferente de muitos jovens para se aceitarem e viverem em harmonia consigo!

abraços
                            não vão sós
                            não nos deixam sós
                            deixam um pouco de si
                            levam um pouco de nós…”

Offline JM92

• *
                            • Novo Membro
                            pessoal... o importante é sermos nós próprios... viver com a nossa verdade, mesmo que os outros saibam ou não, o importante, em primeiro lugar, é o nosso Eu... sem ele, nunca conseguiremos ser o nosso Nós!
                            não é preciso de andar com o rótulo na testa, não é preciso sequer julgar os outros... o importante é sabermos viver bem com isso. Em Viana não fui propriamente vitima de homofobia... mas ja assisti! não sou propriamente assumido, mas os meus amigos mais chegados da faculdade sabem e aceitam, respeitam e ajudam-me muito... e é isso que me tem dado animo! ter com quem partilhar os meus sentimentos, as minhas duvidas e as minhas ansiedades... pode ser um passo importante para voces... ter alguem com quem se sintam a vontade e que vos apoie... nesse sentido, acho que a rede é um local excelente para isso. pena é que nao temos um grupo local... isso ia ser muito melhor... tenho a certeza que haveria uma abertura diferente de muitos jovens para se aceitarem e viverem em harmonia consigo!

abraços

concordo.... penso que não é preciso dizer mais nada!!
                             ;D

Offline fop

• *
                              • Novo Membro
                              Olá pessoal!
                              Realmente, acho que um grupo local seria fantástico, mas a tendo em conta o pouco movimento que esta parte do fórum tem, não sei se valeria a pena, até porque não deve haver muita gente disponível. Mas, de qualquer das maneiras, não é preciso grupo local para partilharmos, uns com os outros, as experiências pelas quais vamos passando!  ;)
                              Gostava de relembrar que no cortejo de Carnaval deste ano, pela avenida principal, houve várias referências ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adopção pelas mesmas. O que eu não percebi foi se as pessoas eram a favor ou contra :S ! Mas sempre serve para relembrar a esta comunidade 'heterossexista' que a orientação deles não é a única!
                              Já agora para quem não conhece este fantástico tributo da Lilly Allen, aqui vai:
                              +18 :  pode conter alguns palavrões e linguagem profana LOL

Offline Alexandre L

• Membro Total
                                • Educador Social
                                E que tal um encontro com o pessoal todo? Pelo menos o que pode aparecer!

Offline ýce samuel

• *
                                  • Novo Membro
                                  Sou gay á algum tempo. Sou gozado em POnte de Lima. Ninguem sabe que o sou. Agora só vçs.

Mas quem vier a POnte de Lima. POdemos.nos encontrar. Para cenas .....

Respondam

é pena tenhu 16 anos. Quem quizer só de dia.

De noite gosto de durmir  8-)

lol

Offline levistrauss

• Membro Ultra
                                    Não percebi muito bem qual o teu intuito aqui... percebi que foste alvo de atitudes homófobicas, certo? mas o que é encontrar-se "para cenas..."?

Abraço
                                      não vão sós
                                      não nos deixam sós
                                      deixam um pouco de si
                                      levam um pouco de nós…”

Offline JM92

• *
                                      • Novo Membro
                                      Sou gay á algum tempo. Sou gozado em POnte de Lima. Ninguem sabe que o sou. Agora só vçs.

Mas quem vier a POnte de Lima. POdemos.nos encontrar. Para cenas .....

Respondam

é pena tenhu 16 anos. Quem quizer só de dia.

De noite gosto de durmir  8-)

lol

Antes de mais samuel, deixa-me que te diga que lamento as criticas homofobicas de que és alvo...
                                      Contudo, à semelhança do levistrauss, questiono-me sobre o que realmente pretendes afirmar com a expressão "para cenas..."
                                      Tal como ele, ainda não sei bem qual será o teu intuito aqui... mas penso que seria bom referis-lo, até porque será mais facil para a comunidade poder ajudar-te se te conhecer melhor e souber quais os teus problemas e "fraquezas"...
                                      Pensa nisso amigo....
                                      Abraço

Offline Alexandre L

• Membro Total
                                        • Educador Social
                                        Faço minhas as palávras do Levistraus e do JM92, sê bem vindo amigo! Abraço!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          114 Respostas
                                          42553 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Abril de 2017
                                          por Joaooo6
                                          20 Respostas
                                          15001 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Agosto de 2016
                                          por Velvetis
                                          7 Respostas
                                          3864 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Março de 2011
                                          por berentasartir
                                          6 Respostas
                                          3233 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Fevereiro de 2018
                                          por Blesia
                                          2 Respostas
                                          2344 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Junho de 2018
                                          por brunolopes