Desculpa não ter respondido mais cedo. Para além de não ter podido, aproveitei e, por o Júlio de Matos se encontrar com alguns problemas, contactei os seus serviços para ter certezas de tudo.
Antes de mais, havia-te dado essas indicações por não saber em que ponto do país quererias as consultas, deixando-te por isso à vontade. Depois tens efectivamente as sugestões da rede, que agradeço à Azula ter partilhado, mas eu sugeria-te outros passos. Será de notar que em Lisboa tens de facto duas escolhas - Santa Maria e Júlio de Matos -e ambos são extremamente diferentes, estando o Júlio de Matos substancialmente melhor preparado. Contrariamente ao que dizes, o Santa Maria não discrimina os transsexuais. Essa questão é bem mais complexa e podemos efectivamente debatê-la mas o importante será dizer-te que o que se passa é que cada médico tem a sua maneira de lidar com estes casos e a maneira dos médicos do Santa Maria não é de todo a melhor devido a pressões exageradas e descuidos de atenção e cuidado nos processos variados que lhes passam pelas mãos. Já o Júlio de Matos, ainda que - opinião pessoal - também mal gerido, tem todo um sector de apoio e de acompanhamento pessoal e familiar (pares incluídos) que o enaltece em comparação com o Santa Maria.
Para lá chegares precisas então de te dirijires ao teu médico de família, expor-lhe a tua situação e pedir-lhe uma credencial anexada a um relatório quue indique precisamente a tua situação. Em seguida dirijes-te ao Hospital pretendido e entregas essa carta, dizendo que pretendes acompanhamento de um sexologo. Se efectivamente optares pelo Júlio de Matos, dirije-te ao pavilhão de psicologia comportamental e apresenta a carta. Terás nessa altura a escolha entre psicologia comportamental e sexologia e, pelos psicologos que apanharás, recomendo a sexologia. São bem mais aptos e bem mais próximos.
Posto isto, terás a marcação de uma consulta de triagem onde se abordará a tua situação e se te encaminhará para um período de avaliação em conversas e questionários para que os psicologos te possam chegar melhor a ti.
Qualquer dúvida, não hesites. Muita força e uma vez mais felicito-te por essa decisão. Acima de tudo tirarás todas essas dúvidas e esses tormentos que possas ter
