rede ex aequo

Olá Visitante25.mar.2023, 16:30:49

Autor Tópico: Acho (tenho a certeza) que o meu irmão é gay :o  (Lida 34600 vezes)

Acho (tenho a certeza) que o meu irmão é gay :o

Offline Flanc

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
    • facebook
Eu não consigo sequer imaginar pelo que estás a passar Ticas :( Mas aguenta aí, mano. Se precisares de alguma coisa sabes que estamos aqui!

Offline JDelgado

• Membro Elite
    • Simply lost
      • Facebook
    O  Cipralex é muito bom. Ja cheguei a toma-lo quando tive quase a ter uma depressão no meu 1º ano de faculdade, e ajudou-me a sentir-me menos deprimido e mais calmo
      Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
      Basta saber encontra-la

x3na

• Visitante
      O  Cipralex é muito bom. Ja cheguei a toma-lo quando tive quase a ter uma depressão no meu 1º ano de faculdade, e ajudou-me a sentir-me menos deprimido e mais calmo

Ainda bem que já te sentes melhor J Delgado.

Eu ontem tive de tomar um calmante por causa das minhas "crises" habituais no que diz respeito à orientação sexual. Enfim....já me dura há 4 anos e não consigo aguentar. Qualquer dia tenho uma depressão e não queria correr riscos.

Offline ParaNorman

• Membro Total
        • Vivia sozinho e caminhava solitário
        Esta situação é, de facto, bastante complicada. Mas eu entendo a posição do teu irmão. Não acredito que ele tenha decidido contar que era bissexual para fazer soltar uma bomba e magoar os teus pais. Ele certamente já estava a sentir o peso avassalador de andar a contar uma mentira em casa e se as coisas se arrastassem ainda ficava ele em depressão.

O meu irmão e o meu pai são homofóbicos e a minha mãe também se sai com uns comentários bastante infelizes acerca da homossexualidade. Não lhes contei que sou homossexual, em grande parte pelo medo que tenho das reacções deles mas também porque não vejo necessidade de lhes contar. Pelo menos para já. Quando o fizer, sei que a situação será idêntica ao explodir de uma bomba. Como sou o filho mais novo e ando mais por casa por ainda estudar, os meus pais relacionam-se comigo de modo diferente do que com os meus irmãos. Projectam em mim um pouco aquilo que os meus irmãos não são e que eles gostavam que fossem e são pessoas religiosas, pelo que se a decisão dos meus irmãos deixarem de ir à missa já constituiu um choque grande, imagina o que será quando eu disser "pai, mãe, este é o meu namorado".
        Já tive a minha dose de me sentir mal por ter de esconder a minha sexualidade e até mentir. Já me senti bastante triste por ouvir coisas horríveis dos meus próprios pais e irmãos. Depois percebi que a homossexualidade não era nenhuma perversão e os comentários deles começaram a passar-me ao lado. Quando me decidir a contar-lhes que não gosto de raparigas, não vou ter como primeiro pensamento o que os meus pais hão-de passar. E então e eu? Quem olha por mim?

Offline Ticas:

• Associad@
          • Membro Elite
          Eu falei com o meu irmão, e ele disse-me que decidiu contar aos pais porque não suportava mais aquela distância que havia entre eles, e o silêncio constante nas refeições por não haver nada para contar. Eu percebo as intenções dele, mas acho que não passou disso, de boas intenções, porque ele continua a mesma pessoa. Não acho que ele possa mudar a sua personalidade, que é ser reservado, apenas por confessar a sua sexualidade. O que é uma pena, porque eu sei que a minha mãe não vai fazer esforço algum para haver uma maior proximidade, porque acha que isso deve partir dele. E o meu irmão tem a mesma linha de pensamento, pois só dará maior abertura quando ver o mesmo por parte da minha mãe. Será sempre assim, um conflito de personalidades.

Offline Ticas:

• Associad@
            • Membro Elite
            Olá a todos, vim contar novidades.

A minha mãe foi a uma nova consulta com a médica, que está a fazer o papel de "psicóloga" enquanto o verdadeiro psicólogo não está disponível (o SNS no seu melhor), e parece que correu bem. Ela já consegue admitir que está a passar por uma depressão, e já começou a tomar os antidepressivos que forem receitados. Agora é esperar fazer efeito.  :)

Quanto à relação com o meu irmão, não há grandes avanços. Conversa com ele apenas o estritamente necessário. Mas tendo em conta que quando falam, discutem, acho que é o melhor para os dois...

Buwayh

• Visitante
              Cristhian, já passou muito tempo desde o teu primeiro post, por isso calculo que tenham havido mudanças. Como está o teu irmão? Continua a fazer as pesquisas de antes? Está interessado em alguém? Namora?

É compreensível que não queiras que ele passe pelo que tu passaste. Independentemente de ele ter despertado para os rapazes ou para as raparigas, conversem. Pergunta-lhe porque fez as tais pesquisas. Não o confrontes directamente com a possibilidade de ele ser homossexual. Deixa-o responder por si para depois dares o rumo adequado à conversa.

Não envolvas os teus pais. O assunto deve ficar entre ti e o teu irmão, porque se por um lado pode haver um equívoco, por outro ele pode precisar de tempo. Adiar o problema é pior para todos, principalmente para ele, que pode estar a sofrer em silêncio. Se vir em ti um apoio vai ter mais facilidade em passar pelas etapas que tem pela frente (se, de facto, for homo).

Ticas, há males que vêm por bem. A revelação do teu irmão pode ter sido um choque para a tua mãe, mas foi melhor ele tê-la feito já do que ficar num impasse. A tua mãe já está encaminhada e, com o tempo, ela vai aceitá-lo. Quando estiver mais mentalizada podes aproveitar a onda. O impacto já não será tão forte para os dois. ;D

Enquanto ela assimila as informações que recebeu nos últimos dias, porque não lhes mostras o conteúdo da página inicial da REA? É um meio de a esclareceres. ;)

Offline Ticas:

• Associad@
                • Membro Elite
                A minha mãe está sempre carregada de trabalho, e para além do pouco tempo disponível, duvido que ela mostre vontade em informar-se. Mas vou tentar. Já o meu pai é mais fácil de convencer.  :)

Buwayh

• Visitante
                  É mais fácil convencer uma pessoa através de textos informativos do que dos próprios argumentos. Ela pode é achar que os textos são lixo electrónico. :P
                  « Última modificação: 28 de Janeiro de 2012 por Buwayh »

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                    • Membro Vintage
                    • "Tu és rato!"
                    E há sempre como alternativa as reuniões para pais da Amplos. Pelas pessoas que eu conheço da associação posso garantir que conversas francas de mães para mães não irão faltar, nem boa vontade.  ;)
                      Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline Ticas:

• Associad@
                      • Membro Elite
                      A minha mãe começou ontem a ter consultas com a psicóloga.  :)

Buwayh

• Visitante
                        O que achaste dela depois da consulta? :)

Offline 1213451

• Membro Sénior
                          O problema é que o 'coming out' do meu irmão não foi numa fase apropriada, estando a minha mãe com uma depressão há uns longos tempos. Só veio agravar, e vai demorar mais a habituar-se do que é suposto.  :-X

Ticas, na minha opinião, coming out do teu irmão não é desculpa para a depressão da tua mãe. Para o teu irmão também não terá sido nada fácil e viver durante um ano uma mentira, sem poder ser sincero até com os próprios pais, também não deve ter sido fácil

Vê as coisas desta maneira: foi a melhor altura, pois acabaram por ser socorridos por uma explicadora, familiares e um casal LGBT fantásticos e se fosse noutra altura, em que a tua mãe até nao teria uma depressão, em que o teu pai estava empregado e não teriam o privilégio de terem uma lição de vida, tão importante como tiveram, quando a tua mãe com uma depressão foi bater à porta de uma explicadora impecável. Os "s" são meros "s". As coisas estão feitas e a vida continua. A tua mãe está em fase de negação e até pode nunca vir a aceitar, mas irá respeitar de certeza absoluta.

Estão todos de parabéns por enfrentarem este problema na vossa familia, com mais ou menos dificuldade, mas ouve união entre voces e isso é de louvar

Offline Ticas:

• Associad@
                            • Membro Elite
                            Obrigado pelas palavras.

A minha mãe saiu da consulta com aquela ideia que não aprendeu nada de novo. Ela não me contou em pormenor, mas o que me contou foi que a psicóloga disse-lhe o que toda a gente já lhe disse. O meu irmão também deve ter algumas sessões com ela. Vamos ver como corre.

De facto, o apoio que temos tido é incrível, e sinto-me bastante sensibilizado por isso. Quanto à minha relação com o meu irmão, não tem tido grandes avanços. Eu tento ter uma conversa com ele, mas ele é "pouco falador". Um amigo meu, também LGBT, aconselhou-me a convidar-lhe para um café connosco os 3. Devo seguir o conselho?

Buwayh

• Visitante
                              Era bom para os dois irem juntos a uma ou mais consultas.

A tua mãe está em fase de adaptação. Aos poucos vai aprender a ver as coisas de outra maneira. Entretanto faz o que te disse: mostra-lhe o conteúdo da página inicial da REA e falem sobre isso. Ela precisa de ser confrontada com os mitos em que acredita.

Talvez o café fosse boa ideia, mas o teu irmão pode sentir-se pressionado e desconfortável. Fala-lhe sobre isso.

Estamos do teu lado. :)

Offline Ticas:

• Associad@
                                • Membro Elite
                                Felizmente, eu e o meu irmão temos nos aproximado bastante, e ás vezes saio com ele e os amigos dele, e já criámos alguns amigos em comum.

APC

• Visitante
                                  O meu irmão é um bocado suspeito, mas acho que é mais infantilidade do que propriamente paneleirice. xD Já ele não desconfia nada de mim... Ainda é um puto, tadinho.  :)

Offline Ticas:

• Associad@
                                    • Membro Elite
                                    O meu irmão é um bocado suspeito, mas acho que é mais infantilidade do que propriamente paneleirice. xD Já ele não desconfia nada de mim... Ainda é um puto, tadinho.  :)

Que sortuda esta gente hehe. Tenho dois irmãos que saíram na mesma fornada ( ;D ) e nenhum deles é. Damn you lucky bastards  :P

Isso é um pouco subjectivo. Quando descobri a sexualidade do meu irmão, senti uma sensação um pouco estranha. Não consigo explicar sequer.

Offline Ticas:

• Associad@
                                      • Membro Elite
                                      Acho que não se consegue explicar. É uma coisa "estranha". Saber que acontece o mesmo com alguém tão próximo de nós.

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
                                        • Cada passo segue um ritmo!
                                        Eu não imaginava ter que lidar com isto, após algumas desconfianças, a minha irmã de 14 anos confessou que gostava de uma rapariga, que foi a primeira vez que isso aconteceu. Temia isto e nem sei como vou conseguir protegê-la. :-\
                                          Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          65 Respostas
                                          20205 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Janeiro de 2009
                                          por Driretlanii
                                          5 Respostas
                                          6747 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Abril de 2008
                                          por totozinha
                                          50 Respostas
                                          20959 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Agosto de 2011
                                          por Dumb:)