rede ex aequo

Olá Visitante06.jul.2022, 11:27:30

Autor Tópico: Acho (tenho a certeza) que o meu irmão é gay :o  (Lida 32909 vezes)

Acho (tenho a certeza) que o meu irmão é gay :o

Offline CristhianxD

• Membro Total
  • Género: Masculino
Boas. Eu já decidi o que fazer entretanto, nunca mais vim ao forum.

Eu decidi que iria deixá-lo que fizesse o que quizesse, afinal de contas, ele é que sabe. Agora mesmo tem 14 anos e ainda hoje vi o historial do computador com cenas porcas gays. (Eu era mais inteligente, pois apagava o historial, o burro do meu irmao.... É BURRO! XD)

Ele agora está na idade da parvalheira e está muito estranho, ando sempre a falar com ele, pois ele anda a perder o respeito que tinha por mim e até pelos meus pais. Mas isso sao outros 500 paus :)

Relativamente ao teu irmao, nao sei. Porque é que ele iria criar uma página de internet a dizer que é gay? Nao irá sofrer mais assim? Ele... Se calhar está mesmo a ser vitima de bullying... No caso do meu irmao, e até no meu caso, havia algumas personagens que se metiam com ele. Mas eu fui tratar disso, e já passou. Ele agora tem o seu grupo de amigos, por isso ninguém o chateia. (espero eu :/ )

Estes assuntos sao algo complicados. Mas ainda tiveste mais coragem do que eu. Porque eu sei de facto que ele nao é hetero, e nao sou capaz de lhe perguntar... dgnsdfbañlksdfjagbñ

ODEIO FALAR SOBRE ISTO!

xD
    Comunicação Empresarial - ISCAP :)

Offline adgj

• Membro Total
    • Só se me fôr natural - senão, porquê faze-lo?
    Eu acho k devias falar com ele sobre isso!

Lembra-te de como foi contigo quando tinhas a idade dele!

Fala com ele! Diz-lhe k sabes k ele é gay e aquela conversa toda (não há problema nenhum etc...). Discute com ele, poe-o á vontade para falar sobre si, limpa os tabus que de certeza o assombram. Simplifica os seus sentimentos.
    Não percisas de lhe contar k tu também és gay. Na minha opinião n há necessidade imidiata.
      "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."  - Albert Einstein.

Offline nick

• Orador(a)
      • Membro Total
      • Charmed!
      Eu acho k devias falar com ele sobre isso!

Lembra-te de como foi contigo quando tinhas a idade dele!

Fala com ele! Diz-lhe k sabes k ele é gay e aquela conversa toda (não há problema nenhum etc...). Discute com ele, poe-o á vontade para falar sobre si, limpa os tabus que de certeza o assombram. Simplifica os seus sentimentos.
      Não percisas de lhe contar k tu também és gay. Na minha opinião n há necessidade imidiata.
      Isso não é assim tão linear.
      Há muita coisa em jogo.
      A família é conservadora. Este tipo de conversa é muito delicada e deve ser feita correctamente para evitar estragos que podem alterar todo o percurso para o negativo.
      Christian ainda não tem a certeza que o irmão é, e não pode ir pra ele "olha, eu sei que és gay porque tá no historial da internet". Isso pode intimidar o irmão mais ainda. Depois ninguém gosta de se meter na mão do outro - isto é, admitir que é - ainda mais com a mãe declaradamente homofóbica...

Por outro lado, se souberes que botões pressionar no teu irmão, talvez possas abordar o assunto sobre a homossexualidade e dizeres o quão aberto estarias se alguém na família fosse e que guardavas o segredo - e depois comentar nas pesquisas que viste no histórico.

Eu percebo o facto de preferires que o teu irmão não fosse gay... Evitas-lhe o drama todo, e pelo menos a tua mãe tinha uma "satisfação" (soa mal, mas eu compreendo).
      No entanto, sendo tu gay, é bom porque é menos um com riscos de revoltar-se contra ti quando/se te assumires.

E a tua mãe sabe de certeza que és gay lol... se mandou a boca do "filho gay seria a maior desilusão"... tá na cara que ela já sabe
      Não te vás abaixo por causa disso ;) às vezes um sorriso simples e o silêncio perante essas situações fazem milagres xD

Offline Ticas:

• Associad@
        • Membro Elite
        Olá a todos.

Antes de mais, peço desculpa se o que vou falar a seguir não se enquadra devidamente neste tópico, mas tendo em conta que o quadro se dirige a Pais, Familiares e Amigos, pensei ser o mais acertado. Em todo o caso, a administração poderá transferir o meu post para onde achar mais conveniente.

No dia 31 de Dezembro, véspera de Ano Novo, foi um dos piores dias da minha vida. Penso que já tenha desabafado algures pelo fórum: a minha situação familiar estava (e está) muito frágil, desde a situação de desemprego do meu pai, à depressão que a minha mãe tem vivido. De manhã, houve mais uma discussão entre a minha mãe e o meu irmão mais velho, de 24 anos, devido ao facto dele não jantar connosco nesse dia. Uma situação comum entre muitas famílias, não fosse o facto da minha mãe estar super em baixo, a precisar de qualquer apoio, e o meu irmão no seu processo de independência, a afastar-se pouco a pouco da família. Entretanto, a minha mãe não queria deixá-lo sair de casa, obrigando-o a passar a passagem de ano connosco, e entre muitas gritarias e choros, a minha mãe agarrou-se à porta, afirmando que só o deixaria sair "por cima do seu cadáver". Eu e o meu pai intervimos, naturalmente, a tentar acalmar os ânimos, e o meu irmão, que tem mais força, conseguiu empurrá-la, e sair rapidamente. Daí, ela correu logo a seguir atrás dele, mas conseguimos apanhá-la, barrando-a o caminho, tentando sempre acalmar os ânimos. Nenhum vizinho apareceu para pedir ajuda, nem a polícia foi chamada, mas inacreditavelmente, conseguimos acalmá-la o suficiente para termos uma conversa.

Pouco depois, a minha mãe recebe uma sms, a "bomba fatal": o meu irmão assumiu-se como bissexual aos meus pais. Não foi uma surpresa para mim, porque já desconfiava há uns largos meses. Obti a certeza disso quando me envolvi com um rapaz que já se tinha envolvido também com o meu irmão. Soube, por instinto ou não, que ele também sabia da minha orientação sexual, mas nunca tocámos nesse assunto, mesmo sozinhos, porque a nossa ligação nunca fora próxima, talvez pela larga diferença de idades (eu com 17, ele com 24). Na mensagem, confessou que não namorava com uma rapariga, como sempre tinha afirmado aos meus pais, mas sim com um rapaz, uma relação que já se prolonga há 1 ano. Tudo o que tinha sido partilhado com os meus pais sobre a suposta "namorada", dizia respeito ao seu namorado. Eu, claramente, nunca contei nada aos meus pais, porque saberia que não seria correcto da minha parte. Nunca me meti na vida do meu irmão e não seria sobre aquele assunto frágil. Mas nunca imaginara que ele contasse tão cedo, na situação em que nos encontrávamos, e naquele dia em especial. Percebi que ele não podia esconder mais, e aquilo tinha que sair cá para fora.

A minha mãe ficou em choque, ligou logo de seguida a uma amiga do meu irmão (que tinha sido mencionada na mensagem, que seria a "porta-voz" do meu irmão, uma vez que ele não queria ser procurado nem que ligassem para ele). Pouco a pouco, a amiga foi relatando os acontecimentos, a tomada de coragem por parte do meu irmão, que isto não é algo que ele pudesse escolher, faz parte da sua natureza, e que é assim que ele se sente feliz. Ela não conseguia ouvir mais aquilo, desligou, e seguiu-se mais um ataque de choros e histerismo. A sua atitude foi claramente hostil: disse que não admitia que um filho seu fosse "p********", que isso metia-lhe nojo, e ainda disse que preferia que ele fosse preso ou tornar-se toxicodependente do que ser "p******"! Disse que iria despedi-lo (ele trabalha com a minha mãe) e pô-lo porta fora. Quanto ao meu pai, teve uma atitude um pouco apática, mas disse que não deixaria de ser seu filho. Foi uma atitude louvável, mas sei que ele no seu interior está todo atrofiado, e cheio de dúvidas e alguns preconceitos, o que é natural. Entretanto, tentei contactar o meu irmão por sms, fazendo um resumo do clima que se instalara, mas nunca obtive resposta. Junto com o meu pai, tentei direccionar o meu apoio pelas duas partes, tentando mostrar à minha mãe o lado mais correcto de ver as coisas. E assim passou-se o resto do dia/noite, não houve festejos e o jantar foi muito insípido. A minha mãe trancou-se depois na cozinha e nem deu pela passagem da meia-noite. Deitei-me, a desejar que aquilo não tivesse passado e tivesse sido um pesadelo.

No dia seguinte, quando acordei a minha mãe já não estava em casa. Encontrei o meu pai a vestir-se, e perguntei-lhe o que se tinha passado. Disse-me que ela tinha ido atrás do namorado, dizendo que o iria matar. Ele foi atrás dela, para que não houvesse "m****" (desculpem-me o termo). Fiquei sozinho em casa, liguei à minha mãe e disse-lhe para voltar para casa e ver bem o que estava a fazer, mas despachava-me sempre e desligava a chamada. A minha mãe descobrira a morada dele, e foi pedir informações a uma vizinha que os atendeu simpaticamente, tentando apaziguar a minha mãe. O meu pai regressou a casa, almoçou comigo, e a minha mãe fora ter com a minha explicadora. Fiquei feliz, pois sei que é uma mulher com uma mentalidade muito aberta, e sabe o que diz. Era a pessoa ideal para conversar com a minha mãe.

Passado umas duas horas, a minha explicadora ligou-me, a pedir a mim e ao meu pai para irmos ter à casa dela, e conversarmos todos juntos. A família dela recebeu-nos muito bem, foram impecáveis connosco e fizeram-nos sentir em casa. Os pais explicaram-nos que sempre deram uma educação à filha baseada na supremacia da diferença. Sermos diferentes dos demais é o que nos faz afirmar-nos como pessoas. Depois, a minha explicadora abordou a minha mãe e disse "Olhe, D.*nome*, tenho um casal amigo para lhe apresentar, que por acaso é gay". Tudo isto tinha sido planeado antes da minha mãe aparecer lá, e esse casal foi super atencioso e compreensivo connosco. Deram uma margem de abertura para a minha mãe deitar cá para fora o que sentia. Fizeram-nos mostrar que são seres humanos iguais a qualquer um, têm os mesmos hábitos que nós, vestem-se da mesma forma que nós, têm os mesmos divertimentos e levam um dia-a-dia comum a qualquer heterossexual. Adorei a estratégia da minha explicadora, e sei que poderei contar com ela para qualquer coisa, pois demonstrou ser uma grande amiga. Apesar de no início a minha mãe estar hesitante e fechada em copas, abriu-se finalmente e conversamos sobre diversos assuntos. Foi um milagre de ano novo, e acho que consegui vislumbrar um sorriso na minha mãe. Lá mais para a noite, o meu irmão foi chamado à casa dela também, e a minha mãe aceitou conversar com ele (algo que não queria fazer). Deixamo-los sozinhos e finalmente conseguiram deitar cá para fora o que ficou entranhado durante meses e meses.

No entanto, já em casa, a minha mãe assumiu uma posição de indiferença. Disse que a vida era dele, desde que não interferisse com a sua. Continua a afirmar que não aceita a sua orientação sexual, e que a sua relação familiar continuará na mesma. Contudo, sempre que vir um bebé à sua frente, vai descair-se em lágrimas. Disse-nos que já não tem motivos para viver, o que é natural, tendo em conta a depressão que vinha de antes.

Embora não tenha resolvido tudo, a minha explicadora foi a nossa tábua de salvação, e foi um importante passo para a minha mãe. Agora, é viver um dia de cada vez. A minha relação com o meu irmão tornou-se mais próxima, e sei que poderei ter mais abertura com ele daqui em adiante.

Obrigado por isto, e desculpem ter-me estendido demasiado.

x3na

• Visitante
          Fiquei absolutamente estupefacta com tudo o que tu relataste aqui. O teu irmão já estava em fase de "coming out" , pois já não estava a suportar mais, mas infelizmente numa altura em que a situação familiar não era das melhores. Verás que com o tempo, a tua mãe irá conseguir assimilar tudo :) e espero que fique de boa saúde rapidamente. Vais ver que tudo se resolverá.

Offline Ticas:

• Associad@
            • Membro Elite
            Esqueci-me de dizer: hoje ao almoço tive uma quebra de tensão, uma sensação horrível que não me lembro de alguma vez ter experimentado. Vi tudo turvo e deixei-me cair no chão. Deve ter sido do acumular dos nervos.

Offline JDelgado

• Membro Elite
              • Simply lost
                • Facebook
              Mas que historia.
              Muita força e coragem e não te vás abaixa.
              Força
                Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                Basta saber encontra-la

Offline Ticas:

• Associad@
                • Membro Elite
                Obrigado aos dois.

A minha mãe optou agora pelo silêncio, e o que fala com o meu irmão restringe-se quase sempre a assuntos de trabalho.

x3na

• Visitante
                  A tua mãe está apenas em fase de negação ;), ela irá habituar-se!:D

Offline Ticas:

• Associad@
                    • Membro Elite
                    O problema é que o 'coming out' do meu irmão não foi numa fase apropriada, estando a minha mãe com uma depressão há uns longos tempos. Só veio agravar, e vai demorar mais a habituar-se do que é suposto.  :-X

Offline Flanc

• Membro Sénior
                        • facebook
                      Eu percebo-te completamente CristhianxD ! Durante algum tempo, estive com a impressão que a minha irmã também era homosexual... Andava com uma miúda que tem um bocado de 'má fama' cá pela nossa cidade (Não é má fama de ser lésbica, mas má fama porque TUDO marchava, para além de ter apenas uns 13 ou 14 anos). Para ser franco, detesto pensar sequer que a minha irmã pode ser lésbica... Para além de um homossexual já bastar na nossa família, pensar que ela teria de passar por tudo o que eu passei (e ainda por cima com más companhias) deixa-me de rastos!

No entanto, hoje em dia , parece que ela está apaixonada por um rapaz, ou pelo menos está sempre a falar com ele... Não quero saltar para conclusões mas diria que foi uma fase de curiosidade...ela devia de ter uns 12~13 anos quando isto começou, hoje tem 15 e até ver está 'bem'...

Por isso...ya, não te preocupes muito. Na verdade uma vez também encontrei pesquisas semelhantes no meu histórico feitos pela minha irmã, e acho pouco provável que ela seja um rapaz homossexual xD. Os miúdos gostam dessas cenas, é a curiosidade e tal... Não te stresses muito

Offline Johnny

• *
                        • Novo Membro
                        Ticas eu li a tua historia e deixa-me dar-te os parabens porque tiveste muito bem mas e comovente. FORCA, O PESSOAL DA REDE DA CONTIGO

Offline Ticas:

• Associad@
                          • Membro Elite
                          Obrigado Johnny.

A minha mãe teve hoje uma consulta marcada no centro de saúde, e eu acompanhei-a. Tornou-se muito difícil ela falar, chorava copiosamente. A médica aconselhou-lhe um psicólogo, e assim que for possível começará a ter sessões com ele.

Offline Johnny

• *
                            • Novo Membro
                            D nada, fico contente, espero que corra tudo bem com voces, grande abraco e bom ano

Anotherbluepeter

• Visitante
                              Acabei de ler a tua história e fiquei de boca aberta, talvez por me identificar com certos aspectos da tua vida e com outros tantos desse mesmo episódio e por isso mesmo aqui deixo a minha força para ti ;)
                              Da minha própria experiência posso dizer que não há fases apropriadas para se poder fazer o "coming out", depende essencialmente da personalidade e história pessoal das pessoas a quem se faz o "coming out". É sem dúvida uma provação para quem o faz e um momento difícil para quem fica a saber mais do que antes, mas é um choque superável, eu acredito que o seja apesar de estar à 3 anos à espera que os meus pais se decidam a passar da fase de negação para uma fase mais estável e pacífica. Por isso não te martirizes e continua em frente ;) melhores dias virão, e para além do mais sempre te aproximaste mais do teu irmão, o que só por si é muito bom ^_^
                              Abraço

Offline paulosabino

• Associad@
                                • Membro Vintage
                                O problema é que o 'coming out' do meu irmão não foi numa fase apropriada, estando a minha mãe com uma depressão há uns longos tempos. Só veio agravar, e vai demorar mais a habituar-se do que é suposto.  :-X

Se a tua mãe está em depressão há longos tempos, talvez o teu irmão e mesmo tu, não possam esperar mais outros longos tempos a viver escondido numa farsa que o sufocava até encontrar a fase apropriada que talvez nunca acontecesse. Só o teu irmão saberá há quanto tempo também andava triste e sufocado e o quanto suportou o seu segredo talvez a pensar também que antes não era o momento certo. A tua mãe mais do que estar em depressão, também/tinha tem preconceitos e não quer dizer que não os tivesse se não estivesse em depressão. Desejo-vos muita felicidade e que a tua mãe seja acompanhada da melhor forma e que ultrapasse o estado depressivo que deixa qualquer pessoa sem motivação mesmo sem "bombas" como a que aconteceu.  O melhor que fazem para a ajudar, é estando perto e apoiando-a independentemente dela  parecer aceitar ou não como os filhos são. Muita sorte é o que vos desejo nesta fase mais dificil.
                                  - Vai chover...   
                                   - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline Ticas:

• Associad@
                                  • Membro Elite
                                  Fico agradecido pela minha história ter-vos, de alguma forma, sensibilizado.

A minha mãe é uma mulher muito forte, já teve alguns desgostos na vida, e conseguiu sempre achar alguma forma de superar as suas amarguras. Não conheço mulher mais forte, e admiro-a muito. Ontem, disse-me que a sua "capa de protecção" tinha caído, mas eu cá estarei ao seu lado para a apoiar sempre que for necessário. Ela ama o meu irmão, disso não tenho dúvida, independentemente das atitudes dele nunca terem sido as mais correctas, e o facto dela procurar ajuda por si própria é muito importante.

O meu pai encontrou um livro em casa sobre a sexualidade humana e vai lê-lo. Gostei da sua iniciativa.

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                                    • Membro Elite
                                    O meu pai quando descobriu a única coisa que leu foi a minha cara com as mãos dele... ::) O teu irmão que se dê por sortudo.

Offline Ticas:

• Associad@
                                      • Membro Elite
                                      O meu pai quando descobriu a única coisa que leu foi a minha cara com as mãos dele... ::) O teu irmão que se dê por sortudo.

Há sempre aquele que aceita melhor. No teu caso, foi a tua mãe.

Offline Ticas:

• Associad@
                                        • Membro Elite
                                        Olá a todos.

Vim aqui actualizar o que se tem sucedido. Os últimos dias a minha mãe tem estado MUITO mais calma, os ataques de choro pararam durante os últimos 3/4 dias. No entanto, continua determinada. Diz que ninguém a pode fazer "mudar de ideias", e que nunca aceitará aquilo. Umas vezes ela faz de conta que isto nunca aconteceu, o que aparentemente faz-lhe sentir-se melhor. Mas outras vezes, faz perguntas sem sentido acerca do namorado do meu irmão, e repete-as vezes sem conta, como se tivesse a atirar lenha para a fogueira.
                                        A médica receitou-lhe um anti-depressivo, o Cipralex, e ela insiste em não tomar. Diz que não está "maluca", e quem "quem tem que se tratar é ele". Já nem sei o que fazer.  :-\

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          65 Respostas
                                          19428 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Janeiro de 2009
                                          por Driretlanii
                                          5 Respostas
                                          6501 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Abril de 2008
                                          por totozinha
                                          50 Respostas
                                          19464 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Agosto de 2011
                                          por Dumb:)