Depende daquilo que é importante... se estás na relação pelo sexo, não há quem o valha, de facto. Se estás pela pessoa e queres ficar com ela, vais trabalhar para que as coisas resultem.
Desculpa mas por muito amor que haja se a componente sexual nao funciona entao por mais que te esforces não há relação.....
Será?
Já vi muitas pessoas portadoras de deficiência física que estão impossibilitadas de ter uma relacionamento sexual dito normal a casarem-se com pessoas "normais, saudáveis", então diz-me, essa pessoa "saudável" está a casar porquê? Achas que é por pena?
O facto de a pessoa ter certos impedimentos não quer dizer que não faça sexo, que não busque o prazer sexual num parceiro. O sexo não depende só, ou antes, não se radica apenas no corpo mas também na mente.
*
Existem aqui duas ideias centrais que eu acho que
não se excluem, e que estão a originar problemas:
a- "O sexo é apenas mais um elemento-chave na relação"
b- Se o sexo não existir, ou não for satisfatório [digamos antes, atracção sexual] a relação está condenada.
Assim, parece contraditório a algumas pessoas pensar que o sexo é apenas mais um elemento-chave numa relação mas que pode acabar com ela. Mas vou dar a minha opinião pessoal. Quando nos relacionamos com alguém a nível amoroso "temos" em consideração aspectos fisicos e aspectos psicológicos, procuramos a satisfacção sexual e a satisfacção intelectual (interesses, inteligência, etcetc).
Sendo assim, temos x + y = z, traduzindo, z(relação) é igual a x (componente sexual) + y (componente física).
Não será então lícito dizer que se x falhar, é forçosamente necessário que z (relação) se altere? Z passa a ser menos ou do que era ou passa a não existir.
Desculpem a matematização, mas já passei por este dilema e penso que assim, talvez consiga perceber melhor. É que eu não concebo uma relação em que a componente sexual não esteja presente, não me relaciono com ninguém a nivel amoroso se não me sentir atraida por ela. No entanto, também prezo outros componentes, sem eles não haveria relação. Mas se só existirem esses outros componentes sem o outro componente que é o sexo, não há relação, há amizade.
Não ponho a tónica no sexo, não ponho a tónica em lado nenhum, que vos parece?