Não sei se serei a pessoa mais indicada para responder a este tópico, porque não possuo muita experiência e para além disso, ainda tenho também eu algumas dúvidas. Eu diria que uma pessoa se pode apaixonar tanto por elementos do sexo oposto como do próprio sexo, isto porque eu acho que amor sentimos por toda a gente, isto é, amigos, família, até colegas, mas "aquele" amor que só existe nas relações físicas é o que define a orientação sexual de uma pessoa. Por exemplo, eu já ouvi falar de casos (e o meu não se lhes distancia assim tanto) de homens que gostaram e até namoraram com mulheres, e nutriam um sentimento de amor por elas, contudo essa amor era diferente de um amor que sentiriam por um homem, porque não tinham prazer sexual algum com as mulheres, daí que ao se apaixonarem pela primeira vez por um homem (com os quais já possuíam atracção física) tenham percebido que o amor que sentiam por homens era diferente daquele que já alguma vez sentiram por mulheres. Resumindo e concluindo: na minha opinião o que faz de uma pessoa homossexual é mais a atracção sexual do que o sentimento de amor, porque amor penso eu, sentimos por ambos os sexos. Agora podes dizer: "ah, mas eu sinto atracção física pela minha namorada", mas olha, é claro que sentes, porque tudo o que é prazer nos traz agrado, e ainda por cima aliado a uma pessoa de quem gostaste muito! Tens é que pensar se é só a tua namorada que te traz prazer, porque se for só ela, então não te podes considerar atraído (em geral) por mulheres, mas se forem as mulheres em geral que te atraiem para além da tua namorada, então podes pelo menos ser bissexual. E agora podes também dizer: "bem, mas eu por homens só me sinto atraído por aqueles assim bem constituídos, só algum que me salte mais à vista", e eu respondo-te que isso é apenas uma questão de gosto pessoal, o que importa é que te estás a sentir atraído fisicamente por homens, sejam só eles musculados e bem constituídos, isso não interessa, todos nós temos gostos diferentes, e pelos vistos atraiem-te mais os homens com uma certa constituição, isso não é, só por si, validação para nada. Se queres construir a tua vida ao lado de uma mulher então fá-lo. E depois vens tu a dizer: "mas depois hei-de sentir o desejo de pular a cerca", e eu digo-te, bem então arranja uma namorada bi, conhece um casal também bi e depois pratiquem "swing" entre casais e entre sexos

Bem agora deixando-me de brincadeiras, se sentes atracção física por homens (não interessa se são só de um certo tipo) és gay só por aqui. Ponto final. Se só sentes atracção pela tua namorada, isso não valida que sejas hetero, no entanto se também sentires por outras mulheres em geral, então és pelo menos bi. Eu sei que nós somos pressionados a encaixarmo-nos num grupo, ou sob uma etiqueta, mas tenta não fazê-lo. Se agora te sentes baralhado, só o tempo te dirá o que és, e se agora te sentes bissexual, então sê-o, por agora. Amanhã se te sentires mais gay, ou mais hetero, sê-o também, não te reprimas. Mesmo que aches que deverias somente atrair-te por um único sexo (e acho que isso é o que te faz mais confusão), só o tempo te levará a descobrires-te a ti mesmo. A uns acontece mais tarde e a outros mais cedo. Eu também me apaixonei por uma rapariga, mas os homens atraiem-me muito mais que as mulheres, e cada vez mais tenho consciência disso, e dificilmente já tendo a considerar-me bi. No meu caso em específico, ainda não me apaixonei por um homem, mas quando isso acontecer (se acontecer) acho que vou ter o acender da luz que me falta. O que eu quero dizer é que não há um momento X em que uma pessoa se aperceba que é gay/lésbica/bi, vai-se simplesmente apercebendo num processo de auto-conhecimento, que pode ser mais ou menos doloroso e complexo dependendo da situação.
Eu repito, não sou deveras a pessoa mais indicada para te ajudar, mas espero pelo menos ter feito ressaltar na tua cabeça alguns factos/evidências/questões que te ponham a pensar e te levam a conheceres-te. A resposta vem de ti, e só tu a tens, as respostas nunca vêm de fora.
Ah, e os meus parabéns se tiveste coragem para ler isto tudo