rede ex aequo

Olá Visitante23.mar.2023, 02:09:24

Autor Tópico: Se AMAR não tem Limite, haverá Limite para AMAR??  (Lida 5293 vezes)

Se AMAR não tem Limite, haverá Limite para AMAR??

Offline xuri_ana

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Feminino

“Uma vez um rei deu uma festa e convidou as princesas mais belas do reino.
Um soldado que fazia a guarda viu passar a filha do rei e subitamente apaixonou-se por ela.

Mas o que faria um pobre soldado diante da filha do rei???

Finalmente, um dia conseguiu encontrá-la e disse que não podia mais viver sem ela. Ela ficou tão impressionada por esse sentimento que disse ao soldado:

“Se souberes esperar cem dias e cem noites em baixo da minha janela, então eu serei tua.”

Imediatamente, o soldado pôs-se à espera:

um dia, dois,
dez dias,
vinte dias…

Todas as noites, ela observava-o pela janela.

Ele não saía dali.

Com chuva, vento ou neve, ele continuava ali.

Os passarinhos vinham e cagavam nele,
as abelhas comiam-no vivo, mas ele não se mexia.

Depois de noventa noites, ele estava todo ressecado, doente, cansado e pálido.
As lágrimas escorriam-lhe pelos olhos e não podia segurá-las, pois não tinha mais forças nem para dormir.
E a princesa continuava a olhar para ele.

Quando chegou a nonagésima nona noite, o soldado levantou-se, pegou na sua cadeira
e…  
     foi-se embora.”

Totó: Como assim? No final?
Alfredo: Sim, mesmo no final e não me perguntes o significado. Eu não sei, mas se tu entendeste então explica-me.

(Filme: "Cinema Paraiso")

E depois… no presente encontramo-lo deitado ao lado de uma (quiçá das muitas) mulher, distraído, distante, desligado…

NOSTALGIA e VAZIO, que somatório de amores sem história terá vivido desde então??

… e pergunto-me…     E a princesa??

Será que perdeu cem dias de amor ou será que perdeu o seu AMOR??
Eu não sei se tu entendeste o que se passou com cada um deles,

Se AMAR tem um Limite … ou há um Limite para AMAR

mas se tu entendeste então explica-me…

"A verdadeira viagem de descoberta não consiste na busca de novas paisagens mas sim no encontro de um novo olhar..."

Offline Pulse

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • After all, losing all hope was freedom.
    Uau... Nunca um tópico me pareceu tão estranho quanto este.  ;D
      And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline OdonoDakelCeu

• Membro Ultra
      Uau... Nunca um tópico me pareceu tão estranho quanto este.  ;D

Estranho e de resposta difícil...
        No love, No glory!

Offline Pulse

• Membro Vintage
        • After all, losing all hope was freedom.
        Se calhar o filme não era para ter sentido.  :-X
          And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline artemissss

• *
          • Novo Membro

O conto é muito bonito e acho que pode ter várias interpretações (ou vejo várias interpretações)… É como alguém disse no teu blog, depende da vivência de cada um.

Não creio que ele se tenha ido embora para preservar o seu amor próprio (foi o que entendi do comentário da lost_head). Se ele esteve ali 99 dias, o amor dele por ela era suficientemente grande e forte para alimentar o seu amor próprio. Era um amor que falava mais alto que tudo!

Numa interpretação mais simplista e vulgar ou menos poética, ele poderia ter estado ali aquele tempo todo à espera que ela se comovesse com a situação dele: de estar fraco, pelo esforço, pela espera, pelo sofrimento, e assim alcançar o amor dela. Pode ter pensado que ela fez-lhe aquele pedido por alguma razão, talvez para testar, para ver até onde ele poderia ir, e ele estaria disposto a passar pelo que fosse para lhe mostrar que era capaz e que o seu amor era grande. Mas no fim, talvez se tenha apercebido que esse não é o caminho para se alcançar o amor de alguém, que o amor verdadeiro não pode aparecer por comoção ou pena, e por isso tenha desistido…

Outra interpretação em que acredito mais (já não tenho a certeza, mas acho que falam no filme disso), é a de que ele tenha desistido com medo de ela não ser capaz de cumprir a promessa. Ele sabia do que era capaz por aquele amor… Mas não sabia do que ela era capaz. E se ela desistisse, não cumprisse a promessa, ele não iria suportar a dor, a desilusão; seria terrível! Assim, pelo menos durante 99 dias, ele viveu na ilusão de que ela seria dele, de que ela estava lá, à espera dele. E essa ilusão alimentou-o durante os 99 dias.

Ainda há mais interpretações, claro! Mas esta última parece-me a que encaixa melhor, pelo facto de ter aguentado até ao último minuto.

Angel of darkness

• Visitante
            Acredito que sim! O limite do amor é quando nós juramos amar pessoas que não são correctas perante nós! Porque isso é impeditivo? Porque acaba por trazer sofrimento e dor! E não, dor e sofrimento não são a mesma coisa, o sofrimento é mais cruel que a dor!

A partie do momento em que reconhecemos que uma pessoa é indigna do nosso amor...chegamos ao limite do amor. :-\

Offline lost_head

• Membro Elite
              • Egasssssssssssss:)
              Acredito que sim! O limite do amor é quando nós juramos amar pessoas que não são correctas perante nós! Porque isso é impeditivo? Porque acaba por trazer sofrimento e dor! E não, dor e sofrimento não são a mesma coisa, o sofrimento é mais cruel que a dor!

A partie do momento em que reconhecemos que uma pessoa é indigna do nosso amor...chegamos ao limite do amor. :-\

Concordo. O limite está aqui...quando nos apercebemos que a pessoa que amamos não agiu ou não é correcta connosco. Isso traz dor, sofrimento, angústia, torna-nos infelizes e incapazes de sorrir.  Quando se ama, pensa-se no outro, pensa-se no bem-estar do outro, preocupamo-nos com o outro.

No conto do filme "cinema paraíso" continuo a achar que o rapaz se preservou, e foi embora...no inicio sim, achava que o amor por ela era suficiente para o seu amor próprio...mas com o tempo, ao ver que ela não se importava a vê-lo ali a sofrer, penso que aí ele "caiu em si" e percebeu que se ela o amasse d verdade não o sujeitaria a uma situação dessas...foram precisos 99 dias...mas ela também teve 99 dias para abrir a janela e não o fez...se o amasse abriria a janela logo...

Acho que deve haver sempre um limite para o amor...senão torna-se obcessivo..e um amor obcessivo não é saudável para nenhuma das partes nem para que a relação funcione...a obcessão mina tudo...mais cedo ou mais tarde!

Pode-se amar intensamente e verdadeiramente sem se ser obcessivo...

Angel of darkness

• Visitante

Concordo. O limite está aqui...quando nos apercebemos que a pessoa que amamos não agiu ou não é correcta connosco. Isso traz dor, sofrimento, angústia, torna-nos infelizes e incapazes de sorrir.  Quando se ama, pensa-se no outro, pensa-se no bem-estar do outro, preocupamo-nos com o outro.

No conto do filme "cinema paraíso" continuo a achar que o rapaz se preservou, e foi embora...no inicio sim, achava que o amor por ela era suficiente para o seu amor próprio...mas com o tempo, ao ver que ela não se importava a vê-lo ali a sofrer, penso que aí ele "caiu em si" e percebeu que se ela o amasse d verdade não o sujeitaria a uma situação dessas...foram precisos 99 dias...mas ela também teve 99 dias para abrir a janela e não o fez...se o amasse abriria a janela logo...

Acho que deve haver sempre um limite para o amor...senão torna-se obcessivo..e um amor obcessivo não é saudável para nenhuma das partes nem para que a relação funcione...a obcessão mina tudo...mais cedo ou mais tarde!

Pode-se amar intensamente e verdadeiramente sem se ser obcessivo...

Cinema Paraíso!!! Sim! Vi e adorei a forma como pegaste no filme para concretizar o teu raciocínio!  [smiley=enamorado.gif] [smiley=enamorado.gif]

Eu recentemente vi Lolita (de 1997, a versão de Adrian Lyne) e achei que o Mr. Humbert confundia muito aquilo que era o Amor por uma obsessão erótica... Essa obsessão é tão tórrida que leva-o a cometer loucuras de todo o tamanho enquanto que Dolores (que Humbert chamava de Lolita) o incitava a fazer loucuras ainda maiores e ele, por um dito "amor" fazia-o! Lá está aquilo que julgo ser o que também tu, querida lost_head, concordas, não amor mas uma obsessão por este...e toda a obsessão acaba por implicar dor e sofrimento...

Offline neogirl

• Membro Elite
                  • O que não nos derruba, torna-nos mais fortes.
                    • Desporto Nacional
                  Não há limite para amar. Quando se ama de verdade, de forma intensa, ama-se até o dia em que deixar-mos de pisar a terra, para passar-mos a amar apenas no coração da pessoa amada.

Eu amo de forma intensa e amo hasta mi final.
                    «O desporto faz parte da herança de todos os homens e mulheres e a sua ausência
                    nunca poderá ser compensada.» – Pierre de Coubertin

Pratique Desporto, seja saudável.

Offline lost_head

• Membro Elite
                    Não há limite para amar. Quando se ama de verdade, de forma intensa, ama-se até o dia em que deixar-mos de pisar a terra, para passar-mos a amar apenas no coração da pessoa amada.

Eu amo de forma intensa e amo hasta mi final.

Podemos não deixar de amar...mas simplesmente desistir...e então o que fazer com o amor que não é correspondido? coloca-se bem lá no fundo do coraçãozinho...juntamente com as coisas boas da vida, e resta-nos as lembranças desse amor...as boas lembranças...Depois, dá-se a volta por cima e vive-se...porque a vida não termina...

Offline Nuno_18

• Membro Elite
                      • Sailor Inferno
                      este topico deixa me nostalgico
                        O MAIOR ERRO DA VIDA , É TER MEDO DE ERRAR

joga-me no google, chama-me de pesquisa e diz que sou tudo que tu procuravas!

Offline lost_head

• Membro Elite
                        este topico deixa me nostalgico

Também acho...e é muito subjectivo a resposta a este tópico...

Offline MT

• Membro Total
                          • Só sei que nada sei. <3
                          nao a limites nesta vida pra amar. ama.se quando se sente algo, isso acontece quando menos esperamos, pois nao amamos qem qeremos mas qem o nosso "infiel amigo escolhe"
                            Mii- 4Ever and Ever e qualquer coisa Ever =D

Non

• Visitante
                            No meio é que está a virtude, isto pra dizer o quê... que o meio termo serve para tudo ou quase na vida :P Infelizmente nem sempre dá para fazer isso.  :P Amar só um bocadinho para não habituar ninguém mal, nem dar em louco  :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                              5 Respostas
                              5172 Visualizações
                              Última mensagem 17 de Junho de 2013
                              por JoséS
                              18 Respostas
                              5019 Visualizações
                              Última mensagem 21 de Novembro de 2012
                              por BrunoMCP
                              6 Respostas
                              3908 Visualizações
                              Última mensagem 10 de Setembro de 2013
                              por JoanaBanana