rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 23:09:50

Sondagem

O que é ele afinal ?

Gay
13 (54.2%)
Bissexual
9 (37.5%)
Heterossexual
2 (8.3%)

Votos totais: 16

Autor Tópico: O meu amigo será homossexual?  (Lida 11606 vezes)

O meu amigo será homossexual?

Offline snax93

• *
  • Novo Membro
Ola Boa tarde, vou tentar explicar isto num pequeno texto :D

Quando acabei com a minha namorada em Novembro de 2008, comecei a andar muito com um rapaz, na altura começamos a estar mais vezes juntos, 'brincavamos' muito, pensei que fosse coisas normais de amigos, ha medida que o tempo foi passando as coisas tornaram-se mais intimas, ou seja, ele olhava me de outra forma, isto é, ele olhava para mim e quando o apanhava mudava logo a direcção do olhar ou até mesmo quando estou a olhar para a frente, vejo que ele esta a olhar obsecadamente para mim e também puxava muito o assunto para a Homossxualidade, actos de sexo, etc..

Todos estes actos do meu novo melhor amigo levaram me a desabafar com uma amiga, ao inicio ela disse que era paranoia minha mas as coisas entre nós (olhar me daquelas formas como ja expliquei, estar a falar para uma pessoa X e estar a olhar para mim, apalpar-me os .l., agarrar me e estar sempre comigo, combinar saidas e etc..) ou ate mesmo as atitudes dele como (olhar para a .l. dos rapazes, nao comentar as raparigas que passam a nossa frente (coisa antes que acontecia), puxar assunto para a homossexualidade (Admitiu indirectamente que via videos gay, 'podiamos dizer aos teus pais que fomos violados por gays, vais é para a recta levar no c*', etc..), observar rapazes semi nus quando esta nos balnearios) tantas outras coisas mesmo de um gay visivel (ele nao é infemeninado).

A minha amiga tentou falar com ele e falou lhe que eu khe tinha contado que eu o achava homossexual (eu sei que deveria ter sido eu a falar mas senti me sem coragem ) até que a historia foi se espalhando por algumas pessoas e como essas pessoas começaram a comentar com ele sobre mim ele deixou de andar menos comigo ha frente das outras pessoas)

O tempo foi passando e o meu sofrimento era cada vez maior em tentar descobrir se o meu melhor amigo era gay ou nao, ate que tive uma ideia em passar me por Homossexual .. Quando lhe disse o 1º amo-te ele desconfiou e negou disse que nao tinha nada haver com isso e senti me desiludido, mas o tempo foi passando e agora vem os actos mesmo gays que tivemos.. (Comecei a ir varias vezes a casa dele e ha medida que a confiança era maior, tivemos uma intimidade cada vez maior. Na casa dele começamos a andar 'as turras', ou seja, andar em cima um do outro, a morder-nos, a bliscar-nos, encostamos bue a cabeça um ao outro, isto no chao ou muitas vezes na cama dele !! Estes actos cada vez foram piorando, e quando estou em cima dele ja senti o .l. dele a subir, os nossos labios ja estiveram a centimetros de um beijo. As coisas tornaram-se habito e ele ate se atirava para o chao so para ir para cima dele, encostamos a uma cara á do outro, trocas de olhar tao proximas.. Acho que sao coisas que voces nao imaginam, se vissem aquilo viam que era dois Gays que estavam apaixonados..

Como ele nao admitia (por eu ter contado a toda a gente que ele era gay e assim nao acreditava que eu tambem fosse (acho que percebem o medo dele) eu desmenti, porque estava  a passar por uma coisa que nao era. Mas tarde, depois de novamente tantos sinais que ele era homossexual disse lhe novamente um amo-te, como nao obtive resposta resolvi dizer-lhe que eu era mesmo gay e disse lhe que tava a gingir que era gay, expliquei lhe quens amigos me disseram para passar por gay para ver se ele admitia mas que nao verdade era e que 'nao tinha bem a certeza que gostava dele).

Depois de falar varias vezes com ele para ver se ele assumia (ele fugia ao assunto ou nao respondia) e como ao longo deste tempo todo fui arranjando provas que ele era gay (documemento do word com 15 paginas) tambem como ele começou a andar com mas companhias, começou a fumar e beber (os pais deles como sao muito conservadores iriam ficar furiosos se soubessem que o filho dele andava metido nisso) e assim tirei lhe umas fotos para passar a outra minha ideia.

Agora ha pouco tempo ele disse me a passe do mail dele, entrei ara ver (e era quase tudo rapazes), e sem ele saber mudei lhe a passe para vingar de toda a ansiedade e todo o sofrimento que estava para tentar saber se ele era gay ou nao.

Na tarde seguinte (eu ja lhe tinha feito varias ameaças para ele admitir (por estupidez minha)) veio me pedir a passe do mail dele, eu ameacei lhe (Olha 'X' eu sei que gostas de mim como ja te o disse varias vezes eu sei que tu es gay e tenho provas disso como ja as viste. So te dou a passe do mail quando admitires porque eu gosto bue de ti e tou farto de sofrer !) ,apos uma grande teimosia ele la admitiu que era bissexual, mais tarde de outra grande teimosia disse me um Amo-te e pedi lhe uma prova disso, ele disse que me dava um beijo quando fosse a casa dee, e pediu me novamente a passe e nao lhe a dei porque queria muito ter a prova dele 1º.. La entanto ele descobriu a password e nao desmentiu (coisa que ele tinha feito antes, porque ja tinha admitido antes que era bissexual (numa seria conversa em que ele nao conseguiu explicar as provas que eu tinha que ele era gay) mas nao admitia que gostava de mim, eu de vingança contei a duas amigas minhas em que pedi que comentassem com ele que ele era bissexual, secalhar por eu de vingança contei a duas amigas minhas em que pedi que comentassem com ele que ele era bissexual, secalhar por ter contado, ele desmentiu. Eu costumo ir para casa dele e é la que tamos cenas gays que nem tem explicação de aquilo acontecer. ele Disse me o 1º amo-te dia 24,  depois desse amo-te hoje tivemos a 1º vez juntos, ele convidou me varias vezes para ir dar uma volta com ele , comprar um gelado e etc... trocamos muitos olhares e tal .. Mandei lhe um amo-te quando nao estava com ele , e disse ha minha melhor amiga que sabe de tufo para ver a reacção dele ha mensagem que lhe mandei (ela diz que foi de grande felicidade)..

Eu nao sei o que fazer, com esta historia (em que podia escrever um livro), cometi muitos erros, mas acho que ele ja nao conseguee esconder. Eu sinto que ele nao acredita que sou mesmo gay, mas nestes utimos tempos tenho andado a imendar as coisas como se eu fosse gay mesmo de verdade!! Sao tantas historias, sao tantas loucuras que se passam na casa dele, ou ate mesmo quando estamos juntos, nem consigo dizer, isto é apenas uma pequena parte da historia, tantas outras coisas que ficam por contar (mas claro ha sempre grandes sinais que ainda ficam por contar!!), por tudo o que ja passei com ele nao me restam duvidas, as vezes nao percebo o medo dele :(

Nem sei se alguem me vai responder a isto porque realmente esta ENROME, peço descupa por isso!

Abraços

Obrigado

Offline Symphonic

• Orador(a)
    • Membro Elite
    • Género: Masculino
    • "Does your mother know that you're out?"
      • Facebook
    Mas porquê essa fixação pela orientação sexual do teu amigo?

Estás a fazer-te passar por algo que não és, dás-lhe falsas esperanças, juntas "provas" para o tentar "incriminar", usas a confiança que ele depositou em ti para fazeres chantagem (caso da pass do mail), e andas a espalhar boatos sobre a orientação sexual dele (algo que é íntimo dele e tu como melhor amigo devias ser o primeiro a respeitar e guardar privacidade).

No fundo, tu ou gostas dele e não admites isso para ti próprio e por isso queres que ele te diga que é homossexual ou então tens uma obsessão voyeurista pela orientação sexual dele. Dizes que estás a sofrer, mas não te importas de abusar do teu amigo de qualquer forma que seja. E em vez de o ajudares com as companhia, a bebida, ou o tabaco, ainda fazes chantagem com ele...

No fim de contas, se tu és heterossexual, não vai haver nada entre vocês, por isso a orientação sexual dele é secundária. No entanto tu usas isso como foco da vossa relação só arranjas confusões com isso... A orientação sexual de outra pessoa é algo muito íntimo e sensível mas tu tratá-la como se fosse algo que justifica qualquer comportamento abusivo da tua parte.

Kiko20

• Visitante
      Acho que este tópico devia estar na secção Ajuda  ;) Quanto à orientação sexual do teu amigo... já vi histórias deste género... pelo que li quase que garanto que ele é bissexual ou gay... mas tu, também não és hetero... Isso também te garanto...
      « Última modificação: 28 de Junho de 2009 por Kiko20 »

Offline android

• Membro Vintage
        A mim parece-me apenas uma história de amor, de facto... ele pode ser gay pelo que nos contaste sim, mas não estarás a ficar tb tu demasiado interessado no que ele gosta? ;) Tenta não o pressionar demasiado também. Todos têm o seu tempo.

Offline Joker

• Membro Elite
        Acho que este tópico devia estar na secção Ajuda  ;) Quanto à orientação sexual do teu amigo... já vi histórias deste género... pelo que li quase que garanto que ele é bissexual ou gay... mas tu, também não és hetero... Isso também te garanto...
        Ia dizer isto mesmo. Se fosses hetero como apregoas, não tinhas essa intimidade toda com outros homens.
          That's all.

Draco

• Visitante
          Não querendo ser "mete nojo" (mas sendo...já que tenho a fama... :devil :devil :devil) Sinceramente acho que o problema vem de ti e não dele. Não percebo essa tua obsessão, quando no fundo acho que quem está a tentar "juntar provas gay" na realidade és tu...mas para serem aplicadas em ti e não nele.

A orientação sexual é algo muito privado e íntimo  e isso de andares a "apregoares" acho que é de muito mau gosto e falta de respeito para com o teu amigo. Se realmente és amigo dele acho que não lhe devias andar a fazer isso...

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
          « Última modificação: 29 de Junho de 2009 por Draco »

Offline snax93

• *
            • Novo Membro
            Teem todos razão.. Pronto admito aqui na internet que tenho algum interesse, acho que ele me levou para esse caminho --'
            Tenho duvidas ainda da minha orientação sexual, percebem agora as minhas vinganças ? Eu tambem estou a sofrer, fui mesmo estupido com ele , sei disso mas ele comigo tambem nao foi correcto :S

Espero que nao haja ninguem aqui conhecido a ver isto :D

Até me custa dier que tenho duvidas na minha oriebtação sexual .

Kiko20

• Visitante
              Teem todos razão.. Pronto admito aqui na internet que tenho algum interesse, acho que ele me levou para esse caminho --'
              Tenho duvidas ainda da minha orientação sexual, percebem agora as minhas vinganças ? Eu tambem estou a sofrer, fui mesmo estupido com ele , sei disso mas ele comigo tambem nao foi correcto :S

Espero que nao haja ninguem aqui conhecido a ver isto :D

Até me custa dier que tenho duvidas na minha oriebtação sexual .

Ele não te levou por esse caminho. Ninguém provoca a homo ou bissexualidade de ninguém. Mas assumires os teus sentimentos perante ti próprio já é um grande passo.

Offline snax93

• *
                • Novo Membro
                Acho que foi pelo teu texto que encontrei no google que vim parar aqui e quero te dar os parabéns por estar mesmo muito bem escrito :D
                Mas acredita que nada do que esta ai escrito é mentira nem exagerado.. São historias imaginaveis que so a ver acredita, tantas outras coisas aconteceram e que nao contem, praticamente posso so dier que nunca nos beijamos, ele ja admitiu (mas tenho medo que ele desminta) porque ja desmentiu, mas talvez por culpa minha,

Sou muito sincero no que digo enão me ia enganar a mim mesmo.

O que devo de fazer??

Kiko20

• Visitante
                  Acho que foi pelo teu texto que encontrei no google que vim parar aqui e quero te dar os parabéns por estar mesmo muito bem escrito :D
                  Mas acredita que nada do que esta ai escrito é mentira nem exagerado.. São historias imaginaveis que so a ver acredita, tantas outras coisas aconteceram e que nao contem, praticamente posso so dier que nunca nos beijamos, ele ja admitiu (mas tenho medo que ele desminta) porque ja desmentiu, mas talvez por culpa minha,

Sou muito sincero no que digo enão me ia enganar a mim mesmo.

O que devo de fazer??

Deves acalmar-te e esperar. Tu e o teu amigo estão numa fase de coming-out, que ocorre na adolescência e até nalguns homens na idade adulta. A resolução desta fase pode conduzir a várias situações.

Offline snax93

• *
                    • Novo Membro
                    Que situações ?

Kiko20

• Visitante
                      Que situações ?

- não se assumir perante si próprio e tenta recalcar assumindo no quotidiano uma personagem hetero;

- assumir-se plenamente e viver de um modo saudável a sua homossexualidade ou bissexualidade;

- ter fases de aceitação e negação alternadas no tempo;

Também nalguns casos ocorrem:

- desenvolvimento de atitudes homofóbicas exacerbadas pela não aceitação pessoal da sua orientação;

- depressão, problemas alimentares, esgotamento, etc pela não aceitação pessoal e pela homofobia do ambiente envolvente.

Isto é apenas de um forma resumida. Este tema é muito complexo. Deves esperar, com o passar dos anos e a experiência de vida encontrarás o teu caminho.

Offline snax93

• *
                        • Novo Membro
                        Eu tenho uma depressão, mas acho que cada ve mais aceito a minha orientação sexual.

Kiko20

• Visitante
                          Eu tenho uma depressão, mas acho que cada ve mais aceito a minha orientação sexual.

O que achas de procurar ajuda profissional para tentares resolver a depresssão?
                          « Última modificação: 28 de Junho de 2009 por Kiko20 »

Offline snax93

• *
                            • Novo Membro
                            Já procurei e estou medicado, ja estou a recuperar.

Agora sinceramente, que achas do caso do meu amigo ? O Que ele é ?

Kiko20

• Visitante
                              Já procurei e estou medicado, ja estou a recuperar.

Agora sinceramente, que achas do caso do meu amigo ? O Que ele é ?

Os medicamentos por si não vão resolver os teus problemas. Precisas de um apoio diferente. Já te disse que o teu amigo não é hetero, tendo em conta aquilo que dizes, mas deves parar com essa obcessão e preocupar-te mais contigo.

Offline snax93

• *
                                • Novo Membro
                                Não é obssessão, simplesmente sofro por todo o mal que fiz a ele e a mim , fui estupido e tomei atitudes ainda mais estupidas.

Eu sinto que ele me ama, mas talvez por ser o primeiro amor Gay que vivo aos 16 anos me sinta assim

Kiko20

• Visitante
                                  Não é obssessão, simplesmente sofro por todo o mal que fiz a ele e a mim , fui estupido e tomei atitudes ainda mais estupidas.

Eu sinto que ele me ama, mas talvez por ser o primeiro amor Gay que vivo aos 16 anos me sinta assim

16 anos, tão novo, tanta vida pela frente... o mal está feito e quanto a isso não podes fazer nada. Pede desculpa ao teu amigo, conta-lhe a verdade toda e naõ tornes a cometer  mesmo erro ok?

Offline snax93

• *
                                    • Novo Membro
                                    Claro! Mas ele nao deve de acreditar em mim, porque para nao passar por gay contei logo aos meus amigos que ele era homossexual, e tambem nao pareco nada gay (á excepção quando estou na casa dele ), porque tenho sempre muitas raparigas tras de mim.. Por isto é  claro ele desmentiu.. Eu amo-o mas ninguem sabe  nem sei como admitir !

Obrigado pelas dicas  ;)

Kiko20

• Visitante
                                      Claro! Mas ele nao deve de acreditar em mim, porque para nao passar por gay contei logo aos meus amigos que ele era homossexual, e tambem nao pareco nada gay (á excepção quando estou na casa dele ), porque tenho sempre muitas raparigas tras de mim.. Por isto é  claro ele desmentiu.. Eu amo-o mas ninguem sabe  nem sei como admitir !

Obrigado pelas dicas  ;)
                                      ´

Passa a ter um comportamento exemplar a partir de agora, assim com o tempo pode ser que ele te perdoe. Não tens de dizer a ninguém a tua orientação, mas também não deves andar a contar a toda gente nem às pessoas mais próximas de ti a orientação sexual dos outros.

Offline snax93

• *
                                        • Novo Membro
                                        Claro que não, estou arrependido por isso, mas as vezes estou tao triste e desabafo com alguem, ele deixa me triste as vezes e deixa me a sofrer .. Eu vingo me, mas claro que nao vou voltar a repetir o mesmo .

Kiko20

• Visitante
                                          Claro que não, estou arrependido por isso, mas as vezes estou tao triste e desabafo com alguem, ele deixa me triste as vezes e deixa me a sofrer .. Eu vingo me, mas claro que nao vou voltar a repetir o mesmo .

É normal essa situação que estás a viver. O teu comportamento é comum em muitos homossexuais e bissexuais adolescentes. Mas não é o mais correcto. Espera alguns meses. Depois das férias do verão toma uma decisão.

Offline snax93

• *
                                            • Novo Membro
                                            Pois mas o pior é que ja ando desde Novembro de 2008 a sofrer. foi nessa altura que acabei uma relação de um ano e meio com uma rapariga e apereceu ele.

Kiko20

• Visitante
                                              Pois mas o pior é que ja ando desde Novembro de 2008 a sofrer. foi nessa altura que acabei uma relação de um ano e meio com uma rapariga e apereceu ele.

Não quero que fiques aborrecido com isto que vou dizer, mas tens parte da culpa nesse sofrimento.

Offline snax93

• *
                                                • Novo Membro
                                                Claro que tenho, eu ja percebi isso, acho que se nao agisse da maneira como agi , nesta altura nao estaria assim.. Achas que devo de avançar ?

Kiko20

• Visitante
                                                  Claro que tenho, eu ja percebi isso, acho que se nao agisse da maneira como agi , nesta altura nao estaria assim.. Achas que devo de avançar ?

Não. Acho que deves esperar pelo inicio do proximo ano lectivo e depois avaliares como ele esta em relação a ti, apalpar terreno. É mais sensato.

Offline snax93

• *
                                                    • Novo Membro
                                                    Não sei se aguento mais tempo, ele mudou se e tudo para a minha escola, calculo que seja por causa de mim.
                                                    Sinto que estou quase a acabar com este sofrimento.

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
                                                      • Membro Elite
                                                      • A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se
                                                      snax93, no teu caso acho que a honestidade da tua parte para o teu amigo é o melhor caminho.. Conta-lhe o que disseste aqui, as tuas duvidas , os teus recerios e, ouve-o, o que fizeste já está feito, a sexualidade dele é o menos importante, o que importa é restabelecer uma amizade com pés e cabeça.
                                                      O resto das coisas acontecem naturalmente com o tempo ;)
                                                        As quatro coisas q não voltam para trás:A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado

Verdade ou uma Mentira Gentil? Oo

Offline snax93

• *
                                                        • Novo Membro
                                                        Quando meti aqui o topico deveria ter dito logo que gosto mesmo dele,mas como nunca assumi a ninguem a minha bissexualidade era dificil ter sido correcto com ele.

Offline junior_pipo

• *
                                                          • Novo Membro
                                                          Boas ppl,

Bem, eu sou novo por aqui e ja vi k num reposta a este post desde Junho, entretanto gostaria de saber como ficaram as coisas...

Eu próprio estou a passar por algo parecido mas sem esses filmes todos de tentar comprometer o rapaz ou enfrentá-lo a admitir k é algo, so porque parece k é.

O meu melhor amigo k o conheço desde Agosto do ano passado, teve uma fase em k tb tinha atitudes estranhas (para um hetero) tais como mensagens a toda a hora a dizer o k xtá  a fazer e a perguntar o k faço tb, a dizer bom dia knd acordo, boa noite knd me deito, liga-me tds os dias, todos os dias estamos juntos, fazemos tudo juntos, deixa-me fazer-lhe massagens, dar-lhe beijos, faz-me festas no cabelo e eu a ele, quando andamos à porrada morde-me, etc, etc, etc.... bem, isto teve assim uma fase mais intensa, ultmimamente, num temos feito tantas actividades pq eu acho k a partir do momento em k eu me comecei a aproximar mais e a retribui-lhe tudo o k ele me dava, ele afastou-se um pouco, num sei se por medo...num faço a minima mas ainda somos os best friends e ainda temos as mesmas brincadeiras mas se calhar sem a msm intensidade k alguns meses atrás.

Ja falei com alguns amigos meus (eu sou bi) e todos me dizem k ele se num é gay, so pode ser bi...  bem, eu sei k ele gay num é de certeza, mas bi também num me parece (kem me dera!)...eu acho simplesmente k é um dakeles heteros k apenas num liga às atitudes k tem comigo porque está seguro da sua sexualidade e akilo para ele num significa nada, o problema é k para mim é o mundo, tudo o k ele faz, os carinhos k ele me dá, atenção...TUDO, é fantástico, com ele eu sinto-me preenchido, num preciso de mais ninguém no mundo e o problema é k realmente eu so me apetece estar com ele e com mais ninguém porque simplesmente me sinto bem apenas com ele.

Eu todos os dias passo um grande dilema, sempre a tentar descobrir o que vai dentro dakela cabeça mas eu acho k ja me mentalizei k ele é hetero, um hetero inocente...lol  k nem imgina o efeito k as atitudes dele causam em mim. Tipo, ele fisicamente num é nada de especial, até é meio cheiinho e tudo mas eu apaixonei-me por ele, por tudo o k ele tem la dentro, pela personalidade, pela sensibilidade k tem...ele é fantástico, um porreiro msm...

Mas isto tudo so para dar o meu exemplo e a mh opinião relativamente a este tipo de amigos heteros de kem nós desconfiamos...eu ainda num o confrontei a ele e se algum dia lhe disser alguma coisa, será comigo a assumir a mh bisexualidade perante ele pois ele é o meu best friend e so existe msm um segredo em toda a mh vida k lhe falta contar que é a mh orientação sexual mas k tenho medo k destrua tudo o k criamos juntos, so nessa altura é k eu vou ter a certeza do k o meu amigo é!

Num se precipitem com as avaliações k fazem perante os heteros fofinhos e sensíveis...  lol

Num se iludam...com eu!   :'(

Offline thecakeisalie

• Membro Sénior
                                                            Acho sempre uma piada enorme ao pessoal que acha que consegue dizer se alguém é gay, bi ou hetero só pelo que lê num fórum da internet sem saber sequer o contexto em que as coisas aconteceram, os detalhes todos e obviamente só tendo uma versão dos factos (normalmente a versão de quem quer a toda a força que a outra pessoa seja gay :P)

Offline junior_pipo

• *
                                                              • Novo Membro
                                                              obg *MurdererBoy*...

bem, eu digo k ele é hetero pq tudo o resto nele é hetero, ele num perde uma oportunidade para apreciar gajas (k é o k me deixa nas horas!!!   ???) se eu tenho uma atitude vah mais intima, ele num entra no jogo...corta logo...num sei, eu em x de acreditar k ele possa ser bi, prefiro acreditar k é msm hetero para num pensar em mais do k akilo k ja penso knd xtou com ele.

e se ele é bi, então ainda num o sabe tb...ele tem 20, eu tenho 25, mas ele às vezes é tão ingénuo e inocente k eu acho k é por isso k ele me dá aentender algo k na verdade não é...eu ja aprendi a não me iludir demais, so k de cada vez k somos absorvidos por este tipo de atitudes, parece k o nosso coração faz reset e esquece tudo o k ja sofreu no passado.  lol

Eu bem sei k o tipo de atitudes k ele tem num é o estereótipo k existe sobre os heteros, é por isso k é tão confuso mas a mentalidade das pessoas tem vindo a mudar, está mais "open minded" e é isso k me faz confusão e k me faz pensar k talvez ele seja dakeles heteros curiosos k pronto, até rolava kk mas há dias em k ele parece tão distante k eu mudo logo de ideias.

Num sei msm o k pensar...ja dei mts voltas nisto.

Que idade é k o teu amigo tem *MurdererBoy*...? há quanto tempo o conheces?

extremelyalive

• Visitante
                                                                sem querer ofender ninguém, mas sei que vou ofender...

you, my friend, need serious help.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                                                  96 Respostas
                                                                  78917 Visualizações
                                                                  Última mensagem 11 de Fevereiro de 2012
                                                                  por G.F
                                                                  4 Respostas
                                                                  10497 Visualizações
                                                                  Última mensagem 10 de Julho de 2008
                                                                  por Zão
                                                                  1 Respostas
                                                                  2073 Visualizações
                                                                  Última mensagem 16 de Janeiro de 2010
                                                                  por strings
                                                                  7 Respostas
                                                                  3961 Visualizações
                                                                  Última mensagem 17 de Junho de 2013
                                                                  por JoséS
                                                                  4 Respostas
                                                                  1847 Visualizações
                                                                  Última mensagem 18 de Dezembro de 2013
                                                                  por rk