Estou farto de situações do genero, existe amizade depois do amor?
Existe. Prova disso é o facto de o meu primeiro ex-namorado ainda ser um dos meus melhores amigos. Como digo sempre, em todos os casos que implica relacionar-se com outra pessoa, tudo depende da maturidade de ambos. Ambos soubemos que a relação não poderia continuar, conversámos e decidimos romper o namoro, mas continuámos amigos e damo-nos melhor agora do que quando namorámos. O problema é que muita gente prefere virar as costas às pessoas do que ter que lidar com elas após um relacionamento. Nunca percebi porquê ao certo. Parece que existe um medo qualquer pelo facto da outra pessoa conhecê-l@ tão bem que assusta. Enfim...
Quanto ao título do tópico... O que fazer? Se a pessoa que amamos se torna o nosso inimigo, umas das poucas coisas que nos resta fazer é simplesmente ignorar e seguir com as nossas vidas. Parece cobardia mas não é. Como a intenção da pessoa será causar-nos mágoa e dor, ao respondermos como a pessoa antecipa, estamos a satisfazer o seu desejo. Ao mostrarmos que, apesar das intenções e tentativas dele ou dela, nós conseguimos seguir a nossa vida, ele ou ela ficará a pensar que não lhe damos significado algum e, aí, o feitiço vira-se contra o feiticeiro. Se a situação se persistir, simplesmente vai e fala-se com a pessoa dizendo que não é saudável ela estar com essas atitudes e que devida de ultrapassar e viver a vida dela. Se tudo o resto falhar, recorre-se a medidas drásticas e ameaça-se a pessoa que se vai chamar a polícia por essa pessoa estar a perseguir-te.
Opinião pessoal. E, lá está, as coisas são mais fáceis ditas que feitas.