rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 22:27:08

Autor Tópico: Amo um amigo meu, mas não sei se ele é gay...  (Lida 10497 vezes)

Amo um amigo meu, mas não sei se ele é gay...

Diogo c.

• Visitante
Ok, é o seguinte, eu tenho 16 anos e ele tem 12, e estou perdidamente apaixonado por ele.

No verão passado tinha eu 15 anos e ele 11, mas eu pensei, eu não posso apaixonar por alguem muito mais novo que eu, muito menos um miudo de 11 anos. Mas a realidade é esta, o amor não escolhe idades...

Então, apaixoneime por ele, e hoje, já se passou um ano e continuo ainda mais apaixonado por ele do que antes.
O problema:
Não sei se ele é gay, muito menos se ele gosta de mim, ou seja, ja são 365 dias seguidos de duvidas, de sentimentos que fazem doer o coração, e de silêncio.

Eu sei que ele só tem 12 anos, e que ele possa ainda não saber a sua orientação sexual, mas eu duvido, porque quando eu tinha a idade dele, já sabia o que era e o que fazia.

2º Problema:
Ele diz que gosta de uma miuda, mas até eu ja disse isso a muita gente e até já namorei com miudas, mesmo sendo gay...

Agora, eu queria saber a opinião de alguem que esteje a passar por algo semelhante a mim...

Offline A1

• Membro Elite
    • Género: Masculino
    Nem todos temos o mesmo tipo de desenvolvimento, por isso ao contário de ti, ele aos 12 anos pode muito bem ainda não saber se é ou não gay. Mas também já pode saber que é hetero, ou bisexual, ou mesmo transexual.

Aos 12 anos pode ser violento demais dizeres-lhe que o amas... de qualquer das formas não sei qual a personalidade e maturidade dele, por isso só tu é que poderás avaliar isso.

O facto de amares alguém, e de quereres muito essa pessoa, isso não faz dela uma candidata à tua orientação sexual. Aliás, é bom lembrar, que 9 em cada 10 pessoas é heterosexual. E portanto a probabiliade de ele não ser LGBT é de 90%.

Pode ser violento para ti aos 16 anos, mas tens de te habituar à ideia que sendo tu gay, na prática, as tuas escolhas reduzem substancialmente de acordo com as estatísticas.
    As estatísticas valem o que valem, mas sempre valem alguma coisa. Não é por querermos que seja diferente que os números se alteram.

Agora aqui fica um conselho (embora não goste de proverbios deste tipo): Nem tudo o que parece é, e nem tudo o é parece ser.

Uma sugestão: vai a uma reunião da rede ex aequo (pode ser que ele esteja lá) - Este sábado temos uma em Lisboa no IPJ / Parque das Nações. Vê o tópico da reunião.

« Última modificação: 2 de Julho de 2008 por A1 »
      'I give my smile to everyone, but I give my heart to only one.'

titi077

• Visitante
      Nem todos temos o mesmo tipo de desenvolvimento, por isso ao contário de ti, ele aos 12 anos pode muito bem ainda não saber se é ou não gay. Mas também já pode saber que é hetero, ou bisexual, ou mesmo transexual.

Aos 12 anos pode ser violento demais dizeres-lhe que o amas... de qualquer das formas não sei qual a personalidade e maturidade dele, por isso só tu é que poderás avaliar isso.

O facto de amares alguém, e de quereres muito essa pessoa, isso não faz dela uma candidata à tua orientação sexual. Aliás, é bom lembrar, que 9 em cada 10 pessoas é heterosexual. E portanto a probabiliade de ele não ser LGBT é de 90%.

Pode ser violento para ti aos 16 anos, mas tens de te habituar à ideia que sendo tu gay, na prática, as tuas escolhas reduzem substancialmente de acordo com as estatísticas.
      As estatísticas valem o que valem, mas sempre valem alguma coisa. Não é por querermos que seja diferente que os números se alteram.

Agora aqui fica um conselho (embora não goste de proverbios deste tipo): Nem tudo o que parece é, e nem tudo o é parece ser.

Uma sugestão: vai a uma reunião da rede ex aequo (pode ser que ele esteja lá) - Este sábado temos uma em Lisboa no IPJ / Parque das Nações. Vê o tópico da reunião.

A1 eles aos 12 anos ainda não podem ir às reuniões! :)

o melhor que tu podes fazer é falar com ele, é a unica coisa que te posso dizer sobre isso.
      até falares com ele, vais continuar a pensar nele da forma que pensas e a fantasiar!

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
        • Género: Feminino
          • Homofobia
        Rovisco, o Diogo tem 16 anos. O rapaz de quem gosta é que tem 12 anos. :)

O meu comentário para ti, Diogo, é que dês tempo e vás com calma. 12 anos é uma idade em que algumas pessoas começam a namorar, mas estamos a falar da pré-adolescência ainda, já que a adolescência, convencionalmente, começa aos 13. Não somos todos iguais e temos ritmos diferentes. Embora tenha que frisar que namorar não significa que tenha de existir envolvimento sexual obrigatório, principalmente quando se é tão novo. Mas gostaria de alertar que é necessário ter consciência que envolvimento sexual com alguém que tem 16 anos quando também se tem 16 anos é diferente de se envolver com alguém que tem 12 quando temos 16 anos...

Quando somos mais novos é quando diferenças de anos de idade são mais contrastivas, tanto a nível emocional, como físico, porque ainda estamos em desenvolvimento e poucos anos de diferença significam um desenvolvimento bastante diferenciado. Não é o mesmo uma pessoa de 16 anos namorar com alguém de 12, como alguém de 26 anos namorar com alguém de 22. O desenvolvimento está num estágio mais parecido no último caso e é menos drástica a diferença devido à idade.

Quanto ao resto que referes, é impossível saber que orientação sexual tem o teu amigo. Poderão conversar sobre o assunto e até poderás dizer-lhe o que sentes por ele. Sugiro é que tenhas a noção que és tu o elemento com maior responsabilidade pela idade que tens e que saibas que quando somos criança ou adolescentes é muito fácil tomarmos decisões das quais nos arrependemos (não é que aconteça com outras idades, mas!), ainda mais quando só temos 12 anos e estamos perante alguém que poderemos considerar como de confiança, mais experiente e que sabe o que está a fazer.
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Zão

• Membro Ultra
          • Género: Feminino
          De facto Diogo c., já conheci um "caso" com algumas semelhanças ao teu. Contudo, com uma diferença de idades ainda mais ampla. Uma delas tinha 13 e a outra 19. Namoraram durante dois anos e meio. Agora estão separadas, mas tiveram uma relação bem intensa e complexa, do que me deu para perceber. Eram poucas as pessoas que na altura sabiam daquela relação, pelos contornos que tinha, como podes perceber e imaginar. Só as mães é que sabiam e muito poucas pessoas a quem acharam que podiam contar por serem de confiança, tive a oportunidade, mais tarde, de ser uma delas. Embora actualmente já seja de conhecimento de muitos. Não sei e não te posso afirmar se aquela relação foi a certa, ou a correcta, só sei que de facto aconteceu e na altura não me pareceu muito anómala, talvez por conhecer as pessoas em causa. Mesmo estando uma das pessoas intervenientes abaixo da idade legal de consentimento, que agora é de 14 anos independentemente do sexo dos intervenientes, mas que na altura, isto é, antes da alteração que ocorreram nas leis em 2007, ainda se encontrava em 16 anos para actos homossexuais.

Por isso, se queres saber a minha opinião, tens muito tempo pelo resto da vida, sei que o que sentes pode causar uma forte ansiedade, mas não te deixes levar por ela. A sério. Faz as coisas com calma. Não te afastes dele... vai "cuidando" dele, esperando e tentando perceber em que estado de maturação emocional, afectiva e sexual ele se encontra, até teres a certeza do momento óptimo em que ele conseguirá perceber o que de facto implica uma relação, e neste caso uma relação homossexual, com todas as implicações adjacentes que isso possa ter, ou até perceber qual é de facto a sua orientação sexual.

Bem, não sei se te consegui ajudar Diogo c. Eu queria. Por isso já sabes se quiseres falar comigo estás à vontade. Beijinhos. ;)

Zão.
            Amo, logo existo.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
            9 Respostas
            3760 Visualizações
            Última mensagem 30 de Julho de 2012
            por JoaoSl
            4 Respostas
            6181 Visualizações
            Última mensagem 22 de Março de 2013
            por _lost_