Olá, gostei do teu eco, e isto vai dar panos para mangas:) vamos lá começar.
Bom vamos lá ver, vou fazer uma afirmação dura que pode parecer inverossimil. É mais facil provar que algo existe do que não existe. Isto parece estranho, como pode ser mais fácil provar algo que existe do que não existe?? Vejamos, existem duas formas simples de raciocinio sobre este assunto a dedução e a indução. Quando deduzo parto de uma lei ou principio 'universal' e aplico aos particulares, na indução faço o contrário parto dos particulares para formular uma lei ou principio universal. Ex. quando digo: todos os humanos são mortais; o tiago é humano, logo o tiago é mortal. Estou a fazer uma dedução. Agora se digo: todos os cisnes que até hoje vi são brancos, logo vou formular que Todos os Cisnes são Brancos.
O problema assenta que a indução conduz a uma falácia, pois para a formação de um princípio universal é preciso que todas as condições necessárias sejam satisfeitas. Ex. eu em rigor, segundo o raciocinio por ti utilizado e segundo a limitação da indução não posso afirmar em verdade o seguinte: TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS. E tu perguntas-te possa este tipo não bate bem, como é possível não poder afirmar que todos os homens são mortais. Porque em verdade, ainda não foram observados todos os casos de mortais, eu e tu estamos vivos logo pode ainda existir um caso de homem que não seja mortal e que nós não observámos como tu e eu. Agora, simpliciter, eu posso afirmar TODOS OS DODOS SÃO MORTAIS, posso porque todos estes animais que infelizmente hoje estão extintos já morreram, e nenhum vivo hoje existe, logo como não existe nenhum Dodo Vivo nem a possibilidade de um DODO viver porque já morreram todos é que ao contrário da afirmação todos os homens são mortais, pode-se sim afirmar que todos os dodos são mortais.
Porquê tudo isto?? Porque agora vejamos.
Como é que provas que o Pai-Natal não existe?
Isto ainda vai ser a parte 1:p quando tiver mais tempo continuo.
P.S: a coisa da ciência a provar a não existência de Deus não leva a lado nenhum, nem os argumentos ontólogicos para a existencia de Deus também não levam a lado nenhum.
Uma pista: a ciência não consegue provar que o Pai-Natal não existe, mas a resposta assenta no como podes provar que o Pai-Natal não existe.
Bjx carinhosos*