Entre o mar, o rio e a montanha
[/size][/b]
Situado no centro de um triângulo que tem como vértices as cidades de Vigo, Porto e Braga, dos quais dista, em média, 65 quilómetros, rodeado pelas montanhas verdejantes, onde nasce o sol, pelos reflexos de azul intenso do Oceano Atlântico e pela serenidade do Rio Lima, encontra-se o concelho de Viana do Castelo, rico em paisagens deslumbrantes.
Este quadro de contrastes, oferecido pelo mar, com as suas praias de areia fina e dourada, pelo monte de Santa Luzia, que desenha o horizonte e pelo rio Lima que banha as suas tranquilas praias fluviais, constitui, sem dúvida, um dos mais belos cenários que a natureza produziu e que o Homem soube, felizmente, preservar.
Espaços com HistóriaÉ difícil resistir ao encanto do cidade de Viana do Castelo, quando a luz clara cria sombras geométricas por entre os majestosos edifícios históricos, onde os estilos manuelino, barroco, revivalista e art-déco predominam. As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e bem conservados do Pais, chamam a nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio do história da arquitectura em Portugal.
A citânia de Santa Luzia, a Matriz Medieval, os Antigos Paços do Concelho, a quinhentista Casa da Misericórdia e o Chafariz do mesmo século, entre outros, são marcos importantes de um passado com História
Mergulhar na natureza
Para descobrir belos recantos do concelho, aproveite passear, a pé ou de bicicleta, pela montanha, onde o ar é mais puro e cheio de fragrâncias do diversificado flora. Encontraremos sempre gente, conhecida pela sua simpatia e generosidade, que nos poderá indicar o percurso certo para chegar a um moinho de água, a uma cascata ou a uma capela. Pelo caminho, poderá sempre cruzar-se com um grupo de peregrinos, rumo a Santiago de Compostela, ou com aventureiros naturalistas, que aproveitam as condições geográficas de eleição destas paragens, para a prática do montanhismo e de outros "desportos radicais".
Recuperar energias nestas paragens
É uma sensação única sentarmo-nos a uma mesa, onde as famosas iguarias gastronómicas, servidas no característica louça de Viana, enchem o olho e a barriga. O arroz de lampreia, o sarrabulho, o bacalhau à Gil Eannes, os diversos peixes e mariscos, entre outros, são os pratos procurados por excelência, sempre acompanhados da saborosa broa de milho e do inigualável Vinho Verde. O famoso arroz doce, o leite creme ou a torta de Viana, entre outras deliciosas sobremesas, terminam esta descoberto pelos ricos sabores vianenses.
Uma cultura intensa
Viana do Castelo também desperta a atenção de todos pela sua dinâmica culturaI. Entre uma ida a um espectáculo musical ao ar livre e assistir a uma peça de teatro, ópera ou dança, no Teatro Municipal Sá de Miranda, deixe-se seduzir pelas sonoridades do Festival de Jazz e do Festival de Blues, ou maravilhar-se com os encontros literários da Expo-Feira do Livro.
Noites quentes
Após o crepúsculo, que dá uma tonalidade dourada ao granito e aos harmoniosos jardins da cidade, temos as noites quentes do Verão onde a animação nocturna é intensa, fazendo encher os diversos bares, pubs e discotecas e as principais ruas e praças.
Este ambiente é repleto de eventos, como o teatro de rua, a música, a pirotecnia ou o cinema ao ar livre, onde os mais novos ficam de olho aberto para se encantarem ao visionar os seus filmes preferidos.
Viana é tradição
Se é verdade que é em Maio, com as Festas das Rosas ou dos Cestos Floridos de Vila Franca do Lima, que começa o ciclo das Festas Vianenses é, sem dúvida, em Agosto, nas incomparáveis e magníficas Festas de Nossa Senhora d'Agonia, que a tradicão atinge o seu maior expoente.
A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa. A etnografia tem o seu espaço nos desfiles do Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se podem admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam peitos repletos de autênticas obras de arte em ouro. A festa continua... tocam as concertinas e os bombos; dançam as lavradeiras...
A grandiosa serenata de fogo de artifício ilumina toda a cidade, começando pela ponte de Gustave Eiffel, passando pelo Castelo de Santiago do Barra, até ao Templo-Monumento de Santa Luzia... É um abraço dos Vianenses a todos quantos os visitam nesta terceira semana do mês de Agosto.
Fonte: CM Viana