Olá joaom, bem-vindo ao fórum!
Não sou da Covilhã mas não pude deixar de ler e querer responder-te (até porque este ano, na Ida à Serra da Estrela da rede ex aequo, o pessoal ficou hospedado na Covilhã e eu gostei bastante da cidade - acredito que, pela sua dimensão e com o pólo universitário, é uma cidade com muitxs jovens LGBT).
Queria encorajar-te por teres expressado a vontade de mudar a situação LGBT da tua cidade. São muitas as pessoas que pensam em mudar o mundo mas poucas as que dão o primeiro passo para o concretizar ou procurar ajuda. Ao expressares a tua vontade publicamente já estás a dar o primeiro passo.
No teu post dizes que achas "necessário os gays/lésbicas da cidade começarem a sair à rua e erguerem-se perante o resto" e eu queria saber o que é que isto significa para ti, já que, no final, dizes "não precisamos de nos mostrar ao mundo". Parece-me que a visibilidade surge aqui como uma faca de dois gumes (e, muitas vezes, é; contudo, sem visibilidade continuaremos sempre a ser empurrados para as margens da sociedade e para o isolamento).
Disseste que não achavas relevante existir uma equipa da associação na Covilhã para promover atividades e eu compreendo, mas o grande problema não é a falta de atividades nas cidades, são os locais seguros de encontro, partilha e apoio. É nesse sentido que existem os grupos locais da associação coordenados por voluntárixs que, como tu, percebem a necessidade de quebrar o isolamento.
Nem toda a gente se quer erguer e mostrar, é certo, mas o que é que isto significa na prática? Será que essas pessoas se sentiriam à vontade a ir a um bar (que é um local público)? E depois haverão sempre pessoas que não se sentem à vontade em grupo ou em conhecer pessoalmente pessoas da internet.
Tudo isto é algo complicado, ainda mais para quem viva descentrado das grandes cidades ou venha de meios mais fechados. Mas a verdade é que para mudarmos o nosso meio temos de ser nós a dar um passo também; pode ser que mais alguém queira dar passos connosco. É difícil e requer um compromisso e algum risco (que pode ser atenuado) e é por isso que muitas pessoas não estão interessadas. Mas vale a pena, sem dúvida!
Enfim, sinto que não ajudei muito mas deixo a sugestão de falares com jovens LGBT que conheças na Covilhã (ou que passem por aqui) para criarem esse ponto/local seguro. Talvez as associações de estudantes das faculdades da Covilhã pudessem ser uma ajuda? Várias faculdades já começam a ver iniciativas para grupos de jovens LGBT.
Qualquer coisa "chateia-me"

. Malta da Covilhã que passe por aqui: não olhem apenas, digam alguma coisa da vossa justiça! Nem que seja para dizer que gostavam que as coisas fossem diferentes na vossa cidade!

P.s.: Fiquem atentos à Ida à Serra da Estrela lá para Fevereiro-Março (ainda se vai divulgar por aqui); sempre é uma oportunidade para conhecerem a associação e outrxs jovens "abecedário" (desculpem, não resisti xD)