rede ex aequo

Olá Visitante26.jun.2022, 00:14:57

Sondagem

Deverá a transexualidade ser considerada uma doença?

Sim
16 (10.3%)
Talvez
14 (9%)
Não
105 (67.7%)
Não sei
20 (12.9%)

Votos totais: 116

Autor Tópico: Deverá a transexualidade ser considerada uma doença?  (Lida 44196 vezes)

Offline centro_da_gravidad

• Membro Ultra
  • Banido
  • Género: Masculino
  • Maçã Gravitacional!
    • Alforreca Empalhada

Não é uma questão de achar!

Desculpa, mas é a minha opinião, e acho um bocado antipatico da tua parte usares um tom redutor da minha opinião!  :)

Por curiosidade, ter dupla personalidade é considerado uma doença?
    Ninguém consegue escapar ao efeito da gravidade!
    Se a gravidade fosse um estado de alma eu era uma maçã!
    Novo centro gravitacional - O meu umbigo!

Offline corema

• Membro Elite
    • Género: Feminino

Não é uma questão de achar!

Desculpa, mas é a minha opinião, e acho um bocado antipatico da tua parte usares um tom redutor da minha opinião!  :)

Por curiosidade, ter dupla personalidade é considerado uma doença?

Não era essa a intenção. O que eu queria dizer com, não é uma questão de achar, é que não nos cabe a nós decidir ou especular sobre a transexualidade ser uma doença. O Albinismo é uma patologia, a transexualidade não. É o que é considerado pela comunidade médica e científica. Ter dupla personalidade não sei. Tenho de ir ver outra vez... :) Sei que existem patologias que o provocam, a dupla e a múltipla personalidade, mas não sei se todas as formas de dupla personalidade são patologias...
    « Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008 por corema »

• Membro Ultra
      • Banido
      • Maçã Gravitacional!
        • Alforreca Empalhada
      É o que é considerado pela comunidade médica e científica.

Ok sem mal :)
      Mas desculpa nao concordar contigo com a parte de ser considerado pela comunidade medica e cientifica, porque pode-o ser, mas a homossexualidade tambem era considerada uma doença pelas mesmas comunidades até pouco tempo!
      O facto de medicos e cientistas dizerem X não quer dizer que eu não possa pensar de maneira diferente e questionar, porque se assim não fosse, a ciencia nao evoluia! :)

Acho que talvez muita da discussão que aqui esteja em causa é acerca do termo doença em si! :)

Offline corema

• Membro Elite
        É o que é considerado pela comunidade médica e científica.

Ok sem mal :)
        Mas desculpa nao concordar contigo com a parte de ser considerado pela comunidade medica e cientifica, porque pode-o ser, mas a homossexualidade tambem era considerada uma doença pelas mesmas comunidades até pouco tempo!
        O facto de medicos e cientistas dizerem X não quer dizer que eu não possa pensar de maneira diferente e questionar, porque se assim não fosse, a ciencia nao evoluia! :)

Acho que talvez muita da discussão que aqui esteja em causa é acerca do termo doença em si! :)

É óbvio que os médicos e cientistas se enganam. É preciso ver que a ciência é feita num contexto histórico, cultural e tecnológico. Mas existem códigos que servem para que as pessoas se entendam. O que é considerado doença é o que é no actual contexto em que vivemos. E a definição de doença é a que vem no dicionário. Porque se cada um de nós vai considerar uma coisa diferente nem sequer vale a pena conversar porque vamos estar a falar de coisas diferentes. Se é ou não considerado doença hoje em dia? não é. É óbvio que isso não significa que não se possa vir a descobrir uma razão para que passe a ser considerada doença.

Eu pessoalmente até conheço transexuais, mas não faço a mais pequena ideia do que se passa em termos fisiológicos ou psicológicos.

Agora comparar com o albinismo, por exemplo, não faz qualquer tipo de sentido. O albinismo é uma doença genética mais do que conhecida, estudada e documentada. A transexualidade, não. Não há nenhum estudo que indique qualquer predisposição genética (para a homossexualidade sim!). 

Eu quando não sei de alguma coisa confio em quem supostamente deverá saber. Sou bióloga, não sou médica. Por acaso até sou cientista, mas trabalho numa área completamente diferente (detesto biomedecina e genética humana e tudo o que tenha a ver com biologia humana :)). Ou seja, neste assunto o máximo que posso fazer é pesquisar e saber o que pensa quem trabalha directamente com isso e tem formação para o fazer. 
        « Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008 por corema »

Offline corema

• Membro Elite
          Há vários cientistas empenhados em descobrir uma base genética para a homossexualidade e alguns deles têm feito progressos interessantes. Se realmente conseguirem encontrar alguma característica genética exclusiva dos homossexuais será considerada uma doença? 

Desde que não haja implicações na saúde física e mental, claro q nao vai ser considerado uma doença! Apenas uma variaçao genética (alelo) menos comum para o carácter da sexualidade.

Ter sangue O+ nao é doença nenhuma, e no entanto é muito raro.

Apenas poderia ser considerado uma variaçao genética inviável devido à descontinuidade que traria à espécie, resultando na sua extinção. Mas felizmente só afecta a minoria ^^'

Pois era exactamente isso que eu queria fazer passar... Se calhar não consegui. O facto de ser genético não significa que seja uma doença! o facto de existir variabilidade genética dentro de uma espécie é o que lhe permite adaptar-se a mudanças e ter plasticidade.

estrela_cadente

• Visitante
            Tópico interessante. 

Na minha opinião não considero que a transexualidade seja uma doença.
            Acredito que haja indíviduos que não se identificam com o próprio corpo, e que queiram alterar.
            É um processo demoroso e acredito que seja doloroso para a própria pessoa (e tb para a familia), mas acho que vale sempre a pena, se for para o bem-estar/felicidade da pessoa transexual.
            Inclusivé  se os medicos concordarem, é porque realmente a pessoa se vê como um transexual.   ;)

Offline bITaS

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
              • e puff! fez-se chocapic...
                • ex aequo aveiro
              Acho que há aqui duas linhas de pensamento diferente e por isso é que não se ajustam. Por um lado uma que fala da avaliação pela norma maioritária (como é que a maioria das pessoas são e como se espera, por isso, que todas sejam) e outra que fala de qual é o critério para se considerar uma doença ou não (com base que há pessoas que passam mal, por não se sentirem bem no corpo com que nasceram). Uma, parece-me, fala da categoria da normalização como se doença implique uma "anormalidade" ("não é suposto ser-se assim para ser funcional") e outra na perspectiva se há necessidade de intervenção por algo intrínseco, se há sintomas de mal-estar, se há necessidade de intervenção a algum nível da área da saúde, devido a essa rejeição do corpo que se tem, rejeição essa que se julga ser inata. E com este resumo não estou a apresentar a minha opinião pessoal, mas aquilo que me parece tem sido argumentado nos últimos posts.

Responder
              A transsexualidade é acerca do papel de género que ocupamos na sociedade. Só são reconhecidos dois, homem ou mulher, ambos fruto das convenções culturais muito mais do que alguma vez seriam da biologia, e, por razões que são diferentes de pessoa para pessoa, há os que se sentem melhor vivendo no papel de género que a sociedade faz corresponder ao sexo atribuído ao nascimento (cissexuais), e há os que se sentem melhor vivendo no oposto (transsexuais).

Nas definições que tenho lido a isto refere-se o transgenerismo e a transexualidade seria um caso em particular ligeiramente diferenciado. Esta definição dá-me ideia que recusa o reconhecimento ou validação de frases como por exemplo a que li hoje do Lucas Silveira que diz que sente que falta o pénis - como se fosse suposto ter nascido assim - (mesmo que tenha optado por não fazer mudanças se não a remoção dos seios). Ou seja, a definição clássica tem sido que há um desajuste com o corpo (e isto aconteceria sempre, em qualquer contexto sócio-cultural) e não que há uma necessidade de ajuste do corpo para se adequar aos modelos convencionais e assim poder ser-se melhor/mais facilmente o género psicológico que se é (ou seja sentir-se melhor). Neste último caso seria válido dizer que se passasse a existir a aceitação dos comportamentos de género, independentemente do corpo que os manifesta, muitos transexuais deixariam imediatamente de ter desejo de alterar o seu corpo? Este é um dos pontos que nunca vi claramente assente nos debates que leio sobre o que é a transexualidade. Encontra-se constantemente visões e definições diferentes.

subscrevo o exposto e tenho a mesma dúvida.

Ema

• Visitante
                Conteúdo removido por opção da autora.
                « Última modificação: 12 de Novembro de 2008 por alice nas maravilhas »

Offline wizardsoul

• Associad@
                  • Membro Ultra
                  • i'm looking at you, looking at me
                  Acho que se está a bater muito no centro, por uma questao que ele apenas colocou a debate e que mais gente deve ter curiosidade em ver respondida, por isso deve ser considerada como algo interessante a debater e não como uma maneira de onfender qualquer pessoa que frequente este forum.

Sem dúvida que podem existir aspectos mais importantes.

A minha pergunta para o centro é se um «erro genético» é sinónimo de doença? Quando é que um erro genético se torna doença?

Acho que estiverem a debater mais a denominação atribuida que outra coisa qualquer, porque a definição de doença tem uma extrema carga negativa.
                  Porque a primeira coisa que nos surge á cabeça é que é algo extremamente negativo, mortifero e que nos transforma em seres inferiores.

«For I am nothing, if not critical.»
                    «Reputation, reputation, reputation! Oh, I have lost my reputation! I have lost the immortal part of myself, and what remains is bestial.»
                    «I understand a fury in your words,But not the words.»
                    Shakespeare - Othello

estrela_cadente

• Visitante
                    Doença, sim. Sem dúvida.
                    Vai além do comportamental: há um não reconhecimento do corpo e um desejo de mutilação. Alterando significativamente a vida do sujeito e muitas das vezes pondo mesmo esta em risco.
                    O tratamento desta patologia passa pela alteração física do sujeito, não tenho grandes dúvidas quanto a este tópico mas também penso que não devemos encarar a realidade com a conotação negativa que muitas vezes vejo associada.
                    Preocupa-me mais a lentidão com que alguns dos casos são seguidos do que se é doença ou não, por exemplo.

Se consideras a transexualidade uma doença (se é doença é curável ?  destroi a vida de indivíduo ?), gostaria que me explicasses em que medida destroi a vida de um individuo, (no caso de essa pessoa não chegar a fazer alteração nenhuma, e mesmo se fizer e correr bem)   e em que parte consideras mutilação, que não compreendo, eu vejo é uma alteração do corpo, agora mutilação ? :o   Por mutilação  eu entendo tirar um braço, uma perna, um membro qualquer que torna a pessoa deficiente. Não me parece que seja  esse o caso .
                    Os médicos, cientistas, e psicólogos penso que estão mais aptos para classificar melhor se a transexualidade é considerada doença ou não.
                    Se expusesses a tua opinião era uma coisa, agora estás a fazer uma afirmação completamente radical em relação a um assunto tão delicado.
                    Seguindo a lógica do teu raciocinio a homosexualidade tb poderia ser considerada uma doença, pois segundo a humanidade o homem e a mulher têem um papel relevante na sociedade, nasceram para procriar.    E penso que já chegámos à conclusão que as coisas não são tao lineares assim...

Ema

• Visitante

• Membro Ultra
                        • Banido
                        • Maçã Gravitacional!
                          • Alforreca Empalhada

A minha pergunta para o centro é se um «erro genético» é sinónimo de doença? Quando é que um erro genético se torna doença?

Acho que estiverem a debater mais a denominação atribuida que outra coisa qualquer, porque a definição de doença tem uma extrema carga negativa.
                        Porque a primeira coisa que nos surge á cabeça é que é algo extremamente negativo, mortifero e que nos transforma em seres inferiores.

Realmente a definição de doença tem uma extrema carga negativa, foi por isso que logo de inicio pedi para nao verem o termo doença com essa conotação!

Respondendo à tua pergunta, não, um erro genético nao tem que ser sinonimo de doença, mas quando um erro genetico leva a que um individuo nao possa viver em harmonia com as consequencias desse erro creio que se passa a considerar doença!

Mas nao falando de erros geneticos, imagine-se que na altura da gestação onde existe o desenvolvimento do genero psiquico existe uma quantidade anormal da hormona X que provoca um desenvolvimento erroneo desse genero! Será que se se provasse a existencia dessa hormona e do que ela causava não seria em termos de saude melhor que se evitasse o desenvolvimento de pessoas T devido ao sofrimento que elas iriam passar?

Ema

• Visitante

• Membro Ultra
                            • Banido
                            • Maçã Gravitacional!
                              • Alforreca Empalhada

Mas nao falando de erros geneticos, imagine-se que na altura da gestação onde existe o desenvolvimento do genero psiquico existe uma quantidade anormal da hormona X que provoca um desenvolvimento erroneo desse genero! Será que se se provasse a existencia dessa hormona e do que ela causava não seria em termos de saude melhor que se evitasse o desenvolvimento de pessoas T devido ao sofrimento que elas iriam passar?

Isso sim é um assunto melindroso, julgo que tal acção só faria sentido se previamente fosse comprovado que mais de 98,9% das pessoas nessa situação que descreves, seriam transexuais que mais tarde seriam submetidos a cirurgia. Caso contrario estamos a impor, estamos a seleccionar… isso lembra-me os nazis e arrepia-me, assim…bastante.

Obviamente que apenas seria uma situação aplicável com dados cientificos fiaveis e que levasse melhorias significativas à vida dos implicados! Não quero levar a uma linha de pensamento de selecção humana em vez de natural! :)

Ema

• Visitante

• Membro Ultra
                                • Banido
                                • Maçã Gravitacional!
                                  • Alforreca Empalhada
                                Claro, entendo. Só me estava a salvaguardar mas só depois de ouvir a opinião de um transsexual é que faria sentido, há coisas que nos escapam quando analisamos as coisas de fora.

Sim é verdade!

Ema

• Visitante

Offline David Erif

• Associad@
                                    • Membro Ultra
                                    Doença, sim. Sem dúvida.
                                    Vai além do comportamental: há um não reconhecimento do corpo e um desejo de mutilação. Alterando significativamente a vida do sujeito e muitas das vezes pondo mesmo esta em risco.
                                    O tratamento desta patologia passa pela alteração física do sujeito, não tenho grandes dúvidas quanto a este tópico mas também penso que não devemos encarar a realidade com a conotação negativa que muitas vezes vejo associada.
                                    Preocupa-me mais a lentidão com que alguns dos casos são seguidos do que se é doença ou não, por exemplo.

>:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Precisamente o tipo de resposta que este Tópico chama

Pincexa, O tema é pertinente, as questões de genética interessantes e a desinformação deve ser combatida. Mas não nestes moldes. Este é um fórum dirigidos a jovens que já têm de carregar com o fardo de lhe serem chamados de anormais e de doentes em vários sectores da sociedade e é uma total falta de consciência pôr-se a perspectivar a transexualidade dessa maneira quando o propósito deste fórum é servir precisamente de abrigo a esse tipo de preconceitos.

Ora, vamos por isto por miúdos:

- Ninguém gosta que lhe chamem de doente.
                                    - Os homossexuais não gostam que lhes chamem de doentes.
                                    - Os transexuais não gostam que lhes chamem de doentes e tal como os homosexuais não se consideram como tal.
                                    - O próprio sector clínico não os considera doentes.

“Deverá a transexualidade ser considerada uma doença?” – Não! Ponto Final. Acho que a resposta a essa pergunta inoportuna para este fórum já há muito que foi respondida.

Ora, haverá por aqui algum médico especialista na área para se pronunciar em contrário?

um individuo nao possa viver em harmonia com as consequencias desse erro creio que se passa a considerar doença!
                                    Sem qualquer sentido de ofensa centro - tu és um estudantes de enfermagem, não és nenhum especialista no campo para te pores a fazer afirmações desse género tomando-as como conceito certo. As tuas considerações são tuas e pautando-se pelo preconceito eu pedia que as guardasses para ti.

Eu escrevi exactamente aquilo que escrevi, nem mais nem menos.

Desculpa Alice mas as tuas palavras não foram tão concretas ou lineares quanto isso. Eu já estava mentalmente a chamar-te de todos os nomes possíveis até ver este post.

Acho que antes de dizeres incongruências e de te pores a debitar opiniões pessoais sem validade médica e ficares à espera da reacção e opinião de um T, deverias era antes teres lido todos os posts do tópico

Aguardaremos então mas acho a tua questão muito pertinente ;)

Não, não é.
                                      A Amizade é uma Força que altera o Mundo

• Membro Ultra
                                      • Banido
                                      • Maçã Gravitacional!
                                        • Alforreca Empalhada
                                      Desculpa David, mas eu não sou estudante de enfermagem mas sim de ciencias farmaceuticas!

Além disso questionar as coisas, que é diferente de afirmá-las, não é ser-se preconceituoso, é ter necessidade de informação para se poder combater preconceito!

És muito boa pessoa mas a imagem que estas a transparecer nestes posts é de alguem intolerante em relação à opinião e duvidas de terceiros!

Não é por pores um ar zangado e dizer que não é pergunta que se faça que eu vou deixar de pensar que a transexualidade pode ser devida a uma doença, as pessoas não evoluiem a nivel de opiniões simplesmente pensando que como os outros não gostam é melhor não se pensar assim!

Ninguem gosta de ser chamado doente é verdade, mas muita gente tambem rejeita a sua sexualidade até a aceitar! Não quero aqui dizer que os T's são necessariamente doentes mas às vezes não se gostar de ser chamado X seja igual a não se ser X!

Offline Blur

• Associad@
                                        • Membro Elite
                                        • Include me out.

Desculpa Alice mas as tuas palavras não foram tão concretas ou lineares quanto isso. Eu já estava mentalmente a chamar-te de todos os nomes possíveis até ver este post.

Acho que antes de dizeres incongruências e de te pores a debitar opiniões pessoais sem validade médica e ficares à espera da reacção e opinião de um T, deverias era antes teres lido todos os posts do tópico

Nem mais. E saber que eles tb lêem também estes posts. É suposto aparecerem aqui uns a argumentarem que não são doentes? Pelo menos no sentido de doença que a pessoa comum interpreta. Isso de definições pessoais de termos é muito avançado para mim.

A "curiosidade" individual acima de tudo. Pouco importa ferir suceptibilidades, principalmente num assunto tão delicado quanto este num fórum onde obviamente isso irá acontecer.
                                          what else is there?

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          15 Respostas
                                          7852 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Setembro de 2007
                                          por Thumbnail
                                          29 Respostas
                                          8751 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Outubro de 2019
                                          por sleepy_heart
                                          5 Respostas
                                          3697 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Janeiro de 2011
                                          por klaeman
                                          4 Respostas
                                          2021 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Novembro de 2013
                                          por natacha
                                          0 Respostas
                                          8664 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Maio de 2018
                                          por marimagog