rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 22:04:01

Autor Tópico: (Problemas com) Álcool  (Lida 5481 vezes)

(Problemas com) Álcool

Biki

• Visitante
Ora bem...

Criei este tópico porque hoje estou a ter uma noite bastante desagradável, basicamente. Jantar cá em casa, mãe, namorado dela, amigos. Barulho, riso, música, conversas estúpidas. Álcool. Não consigo dormir.

Resumindo... A minha mãe, quando bebe, bebe demais, e eu, obviously, não gosto. Já tive situações desesperantes com ela embriagada ou, pior, embriagada e com comprimidos por cima. A situação arrasta-se desde há anos. No dia seguinte é sempre a mesma coisa: "Eu vou ter juízo, a sério que sim, não bebo mais...", diz ela. E eu, pronto... Não consigo acreditar. Para completar, a minha mãe tem uma depressão crónica e volta e meia vai-se a baixo. Com isto, ainda entra mais álcool na história, comprimidos, eu a chamar ambulâncias, etc etc etc. Ainda por cima vivo sozinha com ela e não tenho qualquer apoio do resto da família.

Agora digam-me: como é que é possível que eu, tendo 16 anos, ande a fazer de "mãe da minha mãe"? Quero ter uma vida decente com a minha mãe a cuidar de mim quando preciso, não o contrário.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008 por Biki »

(Problemas com) Álcool

Offline Atma

• **
    • Membro Júnior
    • Género: Feminino
    • Oiiiiii!!!!! Sou brasileira, mas moro na Hungria..
    Precisas de ajuda, urgente, estás certa ao dizer que aos 16 nao podes fazer o papel de mae da tua mae, até porque ela precisa de ajuda prfoissional que tu nao podes proporcionar! no Brasil, temos um grupo de apoio a alcoolatras chamado AA alcoolicos anonimos, nao existe algo assim em portugal? é gratuito, faz reunioes semanais e trocam experiencias e apoio, busca algo do genero, ou, se nao encontrares, pedes ajuda a algum adulto em quem confias, como professores ou pais de amigas tuas, que possam te dar sugestoes de lugares, clinicas ou terapias para tua mae. quanto a se atirar da ponte, sede forte, nao podes optar por esse caminho, pois a depressao é uma doenca, mas tem cura, precisas de coragem e ajuda, segue em frente, estou torcendo por ti!!!!
      Atma Felho-Hungria.

(Problemas com) Álcool

Biki

• Visitante
      Precisas de ajuda, urgente, estás certa ao dizer que aos 16 nao podes fazer o papel de mae da tua mae, até porque ela precisa de ajuda prfoissional que tu nao podes proporcionar! no Brasil, temos um grupo de apoio a alcoolatras chamado AA alcoolicos anonimos, nao existe algo assim em portugal? é gratuito, faz reunioes semanais e trocam experiencias e apoio, busca algo do genero, ou, se nao encontrares, pedes ajuda a algum adulto em quem confias, como professores ou pais de amigas tuas, que possam te dar sugestoes de lugares, clinicas ou terapias para tua mae. quanto a se atirar da ponte, sede forte, nao podes optar por esse caminho, pois a depressao é uma doenca, mas tem cura, precisas de coragem e ajuda, segue em frente, estou torcendo por ti!!!!

Obrigada pelo apoio, Atma!

A minha mãe não vai querer ir aos AA, até porque ainda não está na fase de andar com uma garrafinha de whisky sempre atrás... Mesmo assim, é lixado para mim. E ela tem uma psiquiatra, embora não vá lá com muita frequência, mas ando a pensar em telefonar-lhe para lhe expor a situação. E a depressão que a minha mãe tem é crónica, logo não tem cura.
      « Última modificação: 23 de Novembro de 2008 por Biki »

(Problemas com) Álcool

Offline catvv

• Associad@
        • Membro Sénior

Obrigada pelo apoio, Atma!

A minha mãe não vai querer ir aos AA, até porque ainda não está na fase de andar com uma garrafinha de whisky sempre atrás... Mesmo assim, é lixado para mim. E ela tem uma psiquiatra, embora não vá lá com muita frequência, mas ando a pensar em telefonar-lhe para lhe expor a situação, já que não. E a depressão que a minha mãe tem é crónica, logo não tem cura....

Os AA não servem só para quem anda na fase de ter a garrafinha sempre atrás e poderiam ajudar bastante a tua mãe, mas se achas que ela não quer ir...  E se entendi bem (não sei) o psiquiatra da tua mãe não tem conhecimento de a tua mãe beber e tomar comprimidos, penso que valia a pena informá-lo (tu ou a tua mãe) desse ponto porque pode ser bastante perigoso tomar as duas coisas ao mesmo tempo. E se ele souber da situação pode ser que vos consiga dar outros recursos para ajudar a tua mãe nesse aspecto.
        És nova e não tens de ser "a mãe da tua mãe"... E o resto da tua familia sabe o que se passa com ela?
        Deixo te uma sugestão, para ti que também precisas - procura ajuda para ti também ou pelo menos alguém com quem falares sobre isto que também precisas.
        Boa sorte para resolver esta situação!

(Problemas com) Álcool

Biki

• Visitante
          Os AA não servem só para quem anda na fase de ter a garrafinha sempre atrás e poderiam ajudar bastante a tua mãe, mas se achas que ela não quer ir...  E se entendi bem (não sei) o psiquiatra da tua mãe não tem conhecimento de a tua mãe beber e tomar comprimidos, penso que valia a pena informá-lo (tu ou a tua mãe) desse ponto porque pode ser bastante perigoso tomar as duas coisas ao mesmo tempo. E se ele souber da situação pode ser que vos consiga dar outros recursos para ajudar a tua mãe nesse aspecto.
          És nova e não tens de ser "a mãe da tua mãe"... E o resto da tua familia sabe o que se passa com ela?
          Deixo te uma sugestão, para ti que também precisas - procura ajuda para ti também ou pelo menos alguém com quem falares sobre isto que também precisas.
          Boa sorte para resolver esta situação!

A psiquiatra da minha mãe sabe como ela é, já se conhecem há mais de 10 anos. Mas pronto, ela também não vai às consultas assim com tanta frequência e a psiquiatra também não a pode amarrar a uma cadeira...
          Quanto ao resto da família... O meu irmão fartou-se e foi morar sozinho, os meus avós já não têm idade para andar com preocupações, o namorado da minha mãe mora longe... Bah.

(Problemas com) Álcool

Offline Azula

• Associad@
            • Membro Elite
            • Voluntary Simplicity
              • Hábitos Alimentares e Sexualidade
            Olá Biki,

Não tenho palavras profissionais para te ajudar - podes encontrá-las em todos os sítios onde já procuraste.

Tenho palavras de empatia que podem parecer rígidas e feias, mas sh*t happens e temos que a encarar.

"Cuida de ti".

Talvez com 16 anos apenas não compreendas o alcance disto porque uma dor tão intensa deixa-nos revoltados e confusos pelo que querer moldar um espírito jovem a uma atitude conformista (pensamos nós, jovens com o mundo nas mãos) pode parecer desistência. Contudo, não se trata de desistir. Trata-se de ganhar tempo, estômago, força e finalmente admitir que as coisas podem nunca mudar. Arrumado o desgosto, humilhação e sensação de impotência a um canto escuro, teremos espaço para manobrar. Primeiro, crescermos, não deixar que a vida nos seja tirada, não deixar que nos consumam a alegria, não fazer do centro da nossa Vida aquela outra vida que se esvai.

Tu estarás ali sempre para a ajudar, ela embriagar-se-à mais vezes. Tu gostas dela e ela gosta de ti, mas tu tens uma vida só tua que também tens que viver. Sê um pouco mais egoísta, não te consumas.

Técnicos e profissionais têm o distanciamento emocional necessário para que episódios destes não os sature, deprima ou roube vida. Tu não, tu estás inevitavelmente ligada a ela e sempre estarás (mesmo que ás vezes queiramos o contrário) pelo que tens 2 hipóteses: distanciares-te ou aceitares. Deixa os técnicos fazerem o seu trabalho, pressiona a tua mãe nesse sentido, mas preserva-te.

Desculpa não ser grande ajuda, mas fica aqui a intensão. Se quiseres falar estarei por aqui  ;)
              Acreditas no trabalho da rede ex aequo e queres participar activamente na vida da associação? Torna-te sóci@! ;-) Consulta http://www.rea.pt/inscricao.htm

A finalidade humana deveria ser a de amar a Vida - todos os problemas se extinguiriam se admitíssemos esta realidade.

Problemas com álcool

Offline Indiscreto

• *
              • Novo Membro
              Boa Noite,

Não sei se este será o melhor local para deixar este tipo de questões, mas mesmo assim, vou arriscar, já que, tentei por todos os caminhos e não encontro a resposta que tanto procuro.
              É assim, sou um jovem, maior, do distrito de Viseu (classe média, média-alta) e tenho um grave problema com o meu pai! Desde à vários anos, e agora depois de ler alguns documentos sobre o assunto, que penso que as atitudes dele são, ou podem ser consideradas, de um ALCOÓLICO. Portanto, gostaria de saber qual o melhor rumo a tomar para tratar desse assunto no distrito de viseu - instituições, etc. Queria que fosse algo indiscreto, pois num meio pequeno todas as pessoas ficariam a saber num instante e, aí, tornariamos as coisas mais complicadas, no que toca ao ASSumir desse problema. Ou seja, uma abordagem imediata, com algum impacto, pois ele não assume de todo essa depedencia.
              Estou preocupadissimo, pois, como durante a semana nao estou em casa, fico com receio que a sobre para a minha mãe!

Dêem-me algumas pistas, caso seja possivel. Por exemplo, nome de instituições, documentos, etc. Fico muito agradecido.

Obrigado.

Problemas com álcool

Offline dante cry

• Membro Sénior
                • Género: Masculino
                http://www.aaportugal.org/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

tens este site da AA

Alcoólicos Anónimos é uma comunidade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem do alcoolismo.
                O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de AA não é necessário pagar taxas de admissão nem quotas. Somos auto-suficientes pelas nossas próprias contribuições.
                AA não está ligado a nenhuma seita, religião, instituição política ou organização; não se envolve em qualquer controvérsia, não subscreve nem combate quaisquer causas.
                O nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançar a sobriedade.

Espero que te possa servir de ajuda e que seja util esta ferramenta se a utilizares...

Boa sorte  :) mais alguma coisa pergunta.
                  carpe diem=viver cada momento como se fosse o ultimo : )

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  51 Respostas
                  13999 Visualizações
                  Última mensagem 31 de Maio de 2011
                  por btographer
                  6 Respostas
                  3772 Visualizações
                  Última mensagem 5 de Dezembro de 2010
                  por abyssos
                  49 Respostas
                  13743 Visualizações