Assuntos Gerais > Questões Técnicas
Lê primeiro este tópico antes de colocar questões!
(1/1)
bluejazz:
Olá!
Então eis algumas respostas a questões comuns!
O que é um fórum?
É um painél de mensagens onde podes conversar com outras pessoas sobre vários assuntos. Cada sub-fórum tem, em geral, um tema específico. Por exemplo, o fórum "Coimbra" em princípio é para conversar com pessoas de/em Coimbra, sobre tudo o que diga respeito à cidade, ao grupo Ex Aequo local e assuntos LGBT.
O que é que quer dizer posts?
Quer dizer o mesmo que "mensagens".
O que é o "perfil"?
O perfil contém os dados de cada membro registado no fórum. No teu perfil poderás colocar informações para que os outros participantes possam saber um pouco mais sobre ti. Também é possível escolheres um avatar, incluir assinaturas e citações que surgirão sempre no lado esquerdo ou na parte inferior das tuas mensagens.
O que é o "ICQ", o "Yahoo Messenger" e o "AOL Messenger?
São serviços de chat que podes utilizar através de um software específico. Se és utilizador de um deles podes introduzir os teus dados para que outras pessoas que visitem o fórum te possam contactar através deles.
O que é o "texto pessoal?
É um pequeno texto que, se preenchido na tua secção do perfil, surgirá no lado esquerdo das tuas mensagens, debaixo do teu nick e do teu avatar.
O que é um "avatar"?
É uma imagem que surge no lado esquerdo das tuas mensagens e servirá para te caracterizar. Podes usar outros avatars para além dos disponíveis no fórum. Basta indicar o seu link. Se a imagem for superior a 64x64 será automaticamente minimizada para o tamanho limite, o que poderá criar distorções.
Quero iniciar um novo tópico num fórum. Como faço?
Quando estiveres dentro dele basta clicar em "Iniciar Tópico", escrever e clicar em "Enviar".
O que são tags YABBC?
São tags que podes usar para formatar o texto da tua mensagem. Por exemplo, se quiseres escrever algo em bold, clica no botão que diz "B" e coloca as palavras que desejas em bold entre as duas caixas de parêntesis que surgirem:[] []. Passa com o ponteiro do teu rato por cima de cada imagem para saber o que faz cada botão.
O que são Smileys?
São figuras, também conhecidas como "emoticons", que podes utilizar para exprimir emoções. Basta clicar no smiley que quiseres utilizar e ele surgirá no teu texto.
Para que serve a opção "modificar?
Esta opção permite-te alterar ou acrescentar algo a uma mensagem que enviaste, sem necessidade, por exemplo, de enviar uma nova para acrescentar algo que querias dizer, mas que esqueceste.
Para que serve a opção "citar?
Se clicares nesse link numa determinada mensagem, permitir-te-à responder a ela incluindo o seu texto original em forma de citação, ou seja, dentro de uma caixa em azul claro, a referir que é uma citação ("quote").
Se enganar-me e quiser apagar uma mensagem que escrevi, que posso fazer?
Podes remover esse post clicando em onde diz "Remover" na caixa do teu post.
O que são "mensagens pessoais"?
São mensagens que podes escrever a um membro ou grupo de membros específicos e só eles poderão ler. Se clicares no link que se encontra no canto superior direito do fórum em "Olá xxxxx, tem x mensagens, x são novas" terás acesso à tua caixa de mensagens pessoais.
O que é que quer dizer "ex aequo" e o nome de uma cidade debaixo do nick de um membro?
Quera dizer que essa é uma das pessoas responsáveis pela futura criação do grupo da rede ex aequo na cidade desse fórum ou um dos coordenadores do grupo local da rede ex aequo, já em funcionamento, nessa cidade. Neste último caso pelo menos 2 dos membros com este título também serão moderadores do fórum da sua cidade.
Há regras de funcionamento?
Sim. Há um conjunto de regras a ser cumpridas que podem ser encontradas aqui.
Estou a pensar registar-me no fórum. Posso usar um email falso?
Não. Se o fizeres não receberás a password necessária para fazer login no fórum e logo não poderás participar. Se fizeste um registo com um email incorrecto/falso por engano escreve para geral@rea.pt a avisar, que o registo poderá ser apagado ou o email pode ser corrigido.
Esqueci-me da minha password. Que faço?
Na zona do login clica em "Esqueceu-se da Password?" e segue as instruções para receberes uma nova password na tua caixa de correio.
Esqueci-me da minha password e estou impossibilitado/a de aceder à conta de email com que me registei. Que faço?
Podes tentar recuperar a password com a Pergunta Secreta e alterar o teu email. Se não resultar assim, escreve para geral@rea.pt a explicar a tua situação. O admistrador pode substituir o teu email antigo por um novo indicado por ti, desde que comprovada a tua verdadeira identidade, e receberás automaticamente uma password nova na caixa de correio do teu novo email.
É necessário aceitar cookies vindos deste fórum?
Sim. Os cookies permitem identificar o teu login enquanto navegas o fórum. Se tiveres a segurança do web browser muito alta e o cookie do fórum não for aceite o teu login não será reconhecido e terás dificuldades em participar.
Porque é que quando recebo um email ou aviso do fórum o email do remetente não permite responder de volta para esse email?
O fórum usa um email sem retorno, porque muitos utilizadores do fórum, apesar de activamente participantes, por vezes ficam com as suas moradas de email com a caixa cheia ou fechados/inválidos. O que acontece nestes casos é que sempre que é enviado um email para os membros do fórum ou um membro recebe um aviso de nova resposta a um tópico (caso tenha seleccionado receber notificações de resposta) ou um aviso que recebeu uma mensagem pessoal, esses email são devolvidos ao remetente. Se usássemos um email como retorno a caixa desse email ficaria cheia de emails desta natureza, sobrecarregando o servidor da associação desnecessariamente. Adicionalmente, deste modo evita-se também que quando um membro recebe uma notificação de nova mensagem pessoal, notificação esta que incluí o conteúdo da mensagem, e não repare que o remetente é o email do fórum e que é pedido para não responder ao email, envie uma resposta via email erroneamente para a conta da associação e perca a sua privacidade (visto que o conteúdo não só não vai parar ao remetente desejado, mas será lido pelo utilizadores do email colocado como remetente se for um email com retorno).
Posso desactivar receber os emails que são enviados via fórum para o seus membros pela administração?
Sim. Para isso basta fazeres login, ir até perfil, clicar em 'Notificações e Email' no lado esquerdo em 'Modificar o Perfil' e desactivar 'Receber anúncios do Fórum e notificações importantes por email'.
Posso desactivar receber avisos de nova mensagem pessoal via email?
Sim. Para isso basta fazeres login, ir até perfil, clicar em 'Opções das Mensagens Pessoais' no lado esquerdo em 'Modificar o Perfil' e desactivar 'Receber anúncios do Fórum e notificações importantes por email'.
Se tiver uma dúvida que não foi respondida aqui, que faço?
Podes escrever uma mensagem pessoal ao administrador ou a um dos moderadores gerais ou então deixar uma mensagem neste fórum com a tua questão.
Boa participação!
:up
v:
F.A.Q. de Utilização | Perguntas frequentes
1 ) Como citar o texto de alguém?
Há a opção directa, se quiseres citar o texto de outra pessoa, fazendo click no botão Citar.
Há também o seguinte código:
--- Código: ---[quote][/quote]
--- Fim de Código ---
O texto a citar deverá ficar entre os dois comandos.
Ex.:
--- Código: ---[quote]Texto a citar.[/quote]
--- Fim de Código ---
2 ) Como modificar o post que acabei de fazer?
No post que acabou de ser lançado, há um botão Modificar, é fazer click e depois modificar o que se quer no texto.
3 ) Como colocar uma pequena imagem num post?
Para colocar uma pequena imagem num post o código é o seguinte:
--- Código: ---[img]http://www.imagem.pt./imagem.gif[/img]
--- Fim de Código ---
4 ) Como colocar links apenas com o nome do site?
Para colocar links com o nome do site o código é o seguinte:
--- Código: ---[url=http://site.com]SITE[/url]
--- Fim de Código ---
5 ) Não consigo enviar mensagens privadas. Qual o problema?
Provavelmente o utente para quem queres enviar mensagens tem a sua caixa de entrada cheia. Há um limite máximo de mensagens que se podem guardar na caixa. É aconselhado algum cuidado na sua manutenção pessoal para evitar essas situações.
6 ) O que é um tópico peganhento?
É um tópico que no seu icon de apresentação tem um pequeno pin, como que a imobiliza-lo sempre no mesmo sitio. Normalmente são tópicos a ter especial atenção por determinada razão explícita no nome do tópico.
7 ) Tenho mais de 30 anos, posso mesmo assim participar no fórum da rede ex aequo?
As pessoas que tiverem mais de 30 anos e se registarem podem participar no Fórum Ex Aequo se acharem que o seu contributo poderá beneficiar os jovens LGBT. Deste modo participarão como "amigos de jovens LGBT" que as regras do fórum permitem que participem sem obstáculos.
A única exigência é que explicitem sempre claramente no perfil a sua verdadeira idade. Qualquer dúvida, por favor enviem uma mensagem pessoal a um dos moderadores do fórum.
8 ) Como posso apagar o meu registo no fórum?
Basta ir a perfil e no fundo da página clicar em "Remover Utilizador"
Antes de o fazeres, segue por favor as instruções disponíveis neste 2 tópicos do Questões Técnicas:
"Se decidirem apagar o vosso registo do fórum"
"Notificação por email de resposta a tópico"
9 ) Como colocar uma imagem (avatar) no meu perfil?
Se a imagem que queres pôr como avatar já existir na net, tenta colar o URL da imagem no sítio onde diz tenho a minha própria imagem, no perfil.
Se não funcionar, tens de copiar a imagem para o teu disco e colocá-la num sítio que permita remote linking.
Tens por exemplo o site : http://www.picturetrail.com/
Depois é só copiar o URL da foto, ires ao perfil, e no espaço onde diz tenho a minha própria imagem à frente adicionares o URL da foto
Boa participação ;)
Navegação
Ir para versão completa