pois e' estrelinha.. a escola esta no seu Best...
tudo começou porque uma amiga minha nao podia dançar com um amigo dela porque e do 11º ano..
tinham uma "regra" qualquer que dizia que no baile so se podia dançar finalistas com finalistas porque assim evitava-se um excesso de pares a dançar a valsa...
entao essa amiga minha (eu e ela nao temos qualquer relacionamento amoroso) convidou-me para dançar dado que assim seriam dois finalistas a dançarem (seguindo assim o que foi estipulado para os pares da valsa).
a professora que ficou encarregue de ensinar a valsa ja foi minha professora a dois anos e ela nunca simpatizou comigo.. muito pelo contrario, nas aulas fazia de tudo para mostrar esse "apreço" pela minha pessoa.. ate chegou a difamar a minha imagem como aluna ao dizer que eu ia bebeda para as suas aulas (mesmo sem ter qualquer prova, como e obviu dado que ia sobria)
essa dita professora apresentou varios agrumentos para se recusar a nos ensaiar como:
->nao e tradiçao
->nao e estetico (por dois motivos: por sermos duas raparigas e por eu "nao ficar bem" como par da minha amiga)
->iria ser uma afronta para os pais que iriam ao baile
entre outros (estes sao os principais e os que sempre frisou)
(tambem me chegou a informaçao de que a professora teria jurado a pes juntos de que isto era so para eu a afrontar e que se tratava de um acto para uma "mini-campanha" LGBT -.-')
numa das suas aulas, tambem disse que so iria aceitar nos ensaiar se eu e a minha amiga assumissemos uma relaçao.

ora aqui eu me perguntei.. sera que os seus argumentos apresentados eram mesmo verdadeiros? porque assim onde estariam esses argumentos se eu assumise um relacionamento?
em relaçao aos argumentos eu fiquei esclarecida... a professora nao queria(nem quer) saber nada de tradiçoes ou estetica pois na reuniao que se deu, a professora so me criticava a mim, so falava para mim, so chamava a atençao para mim... esquecendo o facto de que nao era so eu a querer dançar..
quanto a tradiçao, eu sempre concordei que têm que ser respeitadas e nao podem ser esquecidas pois fazem parte do nosso passado como sociedade. mas nao podemos segui-las fielmente para sempre, nao quando isso passa por cima de pessoas, da constituiçao e da liberdade de cada um.
quanto aos pais "chocados" eu pensava que esses iriam estar la para ver os seus entes queridos e nao quem e que estava a dançar com quem.
e mesmo eu duvidei desse choque porque afinal, ate a minha avo iria estar presente nesse mesmo baile
(agora ja nao vai porque diz "nao quero participar num evento que discrimina a minha neta"

--> ganda avo

(ah, eu dirigi-me ao concelho executivo para falar com o presidente (professor Jose Maria). a opiniao deste basicamente e' nada: "o baile e dos alunos para os alunos, so quero segurança no baile. o resto e' com voces" mas tambem disse "se nao for este ano a aparecer um par para a valsa com alunos do mesmo sexo, ira' aparecer para o ano que vem ou para o outro.. ninguem pode parar a sociedade" --> nem mesmo uma professora)
depois da dita reuniao, a mae da minha amiga tambem foi falar com o professor jose maria que ficou parvo com o procedimento tomado pela professora mas manteve-se na mesma posiçao.
apareceram duas frases escritas na parede do liceu:
uma a entrada que diz "HOMOFOBIA E' CRIME" e outra algures que ainda nao vi, que diz "TRADIÇAO NAO E EVOLUÇAO", ora no dia em que isso apareceu, começaram conversas a dizer que fui eu a escrever aquilo ..
nao posso dizer que aquilo e' bonito mas ao menos muitos colegas ficaram mais informados sobre o que e' a homofobia (havia quem dizia que isso nao era crime e nao era discriminação)
ao menos por isso tenho que agradecer quem escreveu as frases porque fez com que se falasse do assunto, ficando assim muita gente mais esclarecida.