rede ex aequo

Olá Visitante10.jun.2023, 19:32:17

Autor Tópico: Ansiedade  (Lida 100697 vezes)

Ansiedade vs depressão

Offline corema

• Membro Elite
  • Género: Feminino
A única vez que tentei fazer o desmame do meu medicamento porque já estava controlada, voltou tudo atrás e tive de recomeçar a medicação outra vez. Pior do que isso, foi que antes de ter deixado o remédio tomava a dose mínima e quando tive de voltar a tomar precisei de aumentar a dose. Só um ou dois anos depois é que consegui voltar à dose mínima.

Eu nunca tive uma depressão. Tenho um transtorno de pânico e uma fobia desgraçada. Ou seja, sou um poço de ansiedade.

Ansiedade vs depressão

Offline _Pipoca_

• Membro Ultra
    Eu nunca tive uma depressão. Tenho um transtorno de pânico e uma fobia desgraçada. Ou seja, sou um poço de ansiedade.

E vão duas :-\

Ansiedade vs depressão

Offline ritchi

• **
      • Membro Júnior
      • Género: Masculino
      • ::UNDER CONSTRUCTION::
      A única vez que tentei fazer o desmame do meu medicamento porque já estava controlada, voltou tudo atrás e tive de recomeçar a medicação outra vez. Pior do que isso, foi que antes de ter deixado o remédio tomava a dose mínima e quando tive de voltar a tomar precisei de aumentar a dose. Só um ou dois anos depois é que consegui voltar à dose mínima.

E vão duas :-\

mas estao a ser acompanhadas?

corema kuanto tempo durou sem medicaçao?

eu reduzi para o minimo... e comecei a sentir a ansiedade de leve
      e kuando ia ao cinema de repente na sala sentia picos de ansiedade e de calor
      mas aguentava-os com um esforço... lol pk na minha mente keria era sair antes k a ansiedade se manifesta de uma maneira pior (éa minha fobia)
      e no gym tonturas e palpitações leves kuando acabava de fazer algum exercicio mais esforçado.. mas ambos acabavam por passar
      para n falar k o metabolismo fikou ainda mais rapido do k ja tava... mas isso ja foi com a volta da medicaçao

so sei k voltei ao ponto de partida.. com medicaçao k tinha no inicio! tava com medo de arriscar retirar totalmente, mesmo com uma leve ansiedade..
      mas sem um medico pa confiar lol perdi o meu na altura do desmame.

ja me disseram k depois passava a ansiedade... ja me disseram k se sentisse era melhor voltar a tomar
      fikei a zeros

Ansiedade vs depressão

Offline corema

• Membro Elite
        mas estao a ser acompanhadas?

Eu sou seguida por uma psiquiatra. Agora só vou lá de seis em seis meses, porque com a medicação consigo lidar com quase todas as situações de pânico. Há situações que pura e simplesmente evito, como grandes centros comerciais...

corema kuanto tempo durou sem medicaçao?

Uns três meses... Não aguentava mais, estava tudo a voltar atrás. Neste momento tomo a dose mínima e apenas um medicamento. Só se houver um grande factor de stress adicional é que preciso de tomar um ansiolítico.

ja me disseram k depois passava a ansiedade... ja me disseram k se sentisse era melhor voltar a tomar
        fikei a zeros

Eu não sei o que é mais frequente. Acho que cada caso é um caso e só mesmo um médico que nos siga é que poderá dizer se é ou não indicado fazer o desmame e como.

Ansiedade vs depressão

Offline Driretlanii

• Membro Sénior
          • A vida é efémera, o amor eterno...
          O que é BPD? Bipolaridade?

Olha BPD pode-se "dizer" que são quase todos os "disturbios psicologicos" possiveis e imagináveis, apenas num... É bipolaridades, transtorno obssessivo compulsivo, etc, tudo junto... É uma mistura explosiva...  :-X

Põe mistura explosiva nisso...  :'(

Sim, mas acho que disse correctamente o que é o BPD certo?

Mas aqui fica um link sobre o mesmo: http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Borderline_personality_disorder

Um beijinho em ti tá?  :-* Não te quero ver desanimada oki linda?

Mais ou menos... mas para mais informação: http://borderline.prtg.eu
            Darkness has fallen upon me

Ansiedade vs depressão

Offline ritchi

• **
            • Membro Júnior
            • ::UNDER CONSTRUCTION::

Há situações que pura e simplesmente evito, como grandes centros comerciais...
            [/quote]

agora viro me um bocado mais pra ti... se me permites...

tu sempre evitas te? nunca tentas te indo aos poucos? enfrentar...?

fizeste psicoterapia?

Ansiedade vs depressão

Offline _Margot_

• Membro Elite
              • The show must go on!

Olha BPD pode-se "dizer" que são quase todos os "disturbios psicologicos" possiveis e imagináveis, apenas num... É bipolaridades, transtorno obssessivo compulsivo, etc, tudo junto... É uma mistura explosiva...  :-X

Mas aqui fica um link sobre o mesmo: http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Borderline_personality_disorder

Rapariga, não quero ser paternalista mas eu tive BPD e estou recuperada com terapia. Tens é de pedir ajuda, senão continuas o resto da vida assim.
                "Be anything but a coward, a pretender, an emotional crook, a whore: I'd rather have cancer than a dishonest heart." Truman Capote - Breakfast at Tiffany's

Ansiedade vs depressão

Offline Driretlanii

• Membro Sénior
                • A vida é efémera, o amor eterno...

Rapariga, não quero ser paternalista mas eu tive BPD e estou recuperada com terapia. Tens é de pedir ajuda, senão continuas o resto da vida assim.

Define pedir ajuda... 17 anos de consultas de psicologia e de psiquiatria não são uma forma de pedir ajuda?!?
                  Darkness has fallen upon me

Ansiedade vs depressão

Offline _Margot_

• Membro Elite
                  • The show must go on!

Define pedir ajuda... 17 anos de consultas de psicologia e de psiquiatria não são uma forma de pedir ajuda?!?

Se não estão a funcionar e não te sentes melhor, precisas de mudar de psicolog@ e/ou psiquiatra.
                    "Be anything but a coward, a pretender, an emotional crook, a whore: I'd rather have cancer than a dishonest heart." Truman Capote - Breakfast at Tiffany's

Ansiedade

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                    • Membro Elite
                    Olá. Não sei onde colocar isto porque a Pesquisa não está disponível, por isso abri um tópico porque penso que não sou o único que talvez precise de ajuda.

Ultimamente tenho sofrido muito de ansiedade e entro em desespero, só queria saber o que vocês recomendam. Se alguém daqui sofre do mesmo, o que vocês fazem para controlar a situação, ou evitá-la? E não estou receptível a psiquiatra.

Ansiedade

Diotima

• Visitante
                      Ola :). Eu já tive um período de muita ansiedade, quando andava na Faculdade, mas estava a ser seguida por uma psiquiatra que me receitou uns tranquilizantes (já não me recordo o nome). Mas se dizes que não estás receptivo a psiquiatras sugiro que tentes controlar a ansiedade com truques (truques de respiração, por exemplo). Procura truques de relaxamento também. É o melhor que te consigo aconselhar.

Ansiedade

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                        • Membro Elite
                        É que eu entro mesmo em crise... fico com dores de cabeça, a chorar, nervoso, com os músculos super tensos... e fica difícil acalmar-me sozinho...

Ansiedade

PsyGirl_Av

• Visitante
                          Esses períodos de ansiedade são constantes ou momentâneos? Consoante o tipo de sintomatologia podemos encontrar estratégias mais ajustadas.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Ah e podes sempre consultar este tópico: http://www.rea.pt/forum/index.php?topic=12082.0
                          « Última modificação: 6 de Agosto de 2013 por PsyGirl_Av »

Ansiedade

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                            • Membro Elite
                            São momentâneos... mas repetem-se algumas vezes ao dia... ou diariamente... neste preciso momento, por exemplo, sinto-me ansioso e hoje ainda não me tinha sentido assim.

Vou dar uma vista de olhos pelo tópico. Obrigado!

Ansiedade

PsyGirl_Av

• Visitante
                              São momentâneos... mas repetem-se algumas vezes ao dia... ou diariamente... neste preciso momento, por exemplo, sinto-me ansioso e hoje ainda não me tinha sentido assim.

Vou dar uma vista de olhos pelo tópico. Obrigado!

Se entrarmos pela área da Ansiedade patológica, podes experimentar Ansiedade Generalizada (ou seja, ruminação constante de preocupações), Ataques de Pânico (costumam durar cerca de dez minutos, com a sensação de perigo eminente e medo de morrer) ou Ansiedade subjacente a outra condição, como por exemplo, fobia, POC ou Depressão. Neste caso, antes de procurar estratégias é importante procurar a raiz do problema.

Ansiedade

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                                • Membro Elite
                                Foi-me diagnosticada depressão há uns tempos, e penso que estou numa fase mais crítica porque estou numa fase de transição. Vou falar um pouco sobre o que penso... para ver se alguém me pode dar uma ajuda mais concreta.

Penso que comecei a ter depressão quando me assumi aos meus pais, porque houve muitas agressões psicológicas e físicas por parte do meu pai, tanto que tive que sair de casa, e culminou com a separação dos meus pais. Depois estive num relacionamento conturbado que não me trouxe coisas muito boas... fui infetado com HIV e estive um três semanas internado no hospital e aí a depressão piorou e tive um período de depressão profunda, aproximadamente dois meses... e a relação em que estava terminou muito mal, sofri imenso porque agredi o meu namorado e fiquei com as culpas todas nas costas e com sentimento de culpa. Melhorei mas os problemas continuaram: os meus pais tinham uma empresa em conjunto e a empresa estava a fechar; tive que refazer a minha vida só com a minha mãe; o meu pai entretanto arranjou uma mulher com a qual casou; sentia-me sozinho; para refazer a vida com a minha mãe criei uma empresa com ela (que chegou ao fim há cerca de 2 meses); minha mãe e eu ficámos desempregados e atolados de dívidas; a casa onde vivo com a minha mãe está para ser penhorada; conheci um rapaz (há um ano atrás) com o qual comecei a namorar e que me apoiou imenso mas com tanta pressão e revolta que sinto acho que comecei a descarregar nele e estamos neste momento na 'corda bamba'... e ele foi e é um grande pilar para mim, sinto que se a relação terminar que eu entro novamente em depressão como após a descoberta da infeção por HIV. E toda a resolução destes problemas levam-me à ansiedade... digo eu.

Desculpem se fui confuso, mas tentei resumir ao máximo e é tanta coisa que já nem consigo organizar as ideias.

Ansiedade

Diotima

• Visitante
                                  Dizer que é tudo na nossa cabeça e que temos que dar a volta também pode apenas prolongar o problema pois pensamos que podemos controlar o problema quando é o problema que nos controla a nós. Digo eu :P.

Ansiedade

Offline Gypsy

• *
                                    • Novo Membro
                                    Dizer que é tudo na nossa cabeça e que temos que dar a volta também pode apenas prolongar o problema pois pensamos que podemos controlar o problema quando é o problema que nos controla a nós. Digo eu :P.

O problema controla-nos a nós enquanto o deixamos controlar. E disso é que nos esquecemos, na maior parte das vezes. E contra mim falo, porque sempre que caio numa crise do género também me estou claramente a deixar-me controlar por algo perfeitamente irracional. É tudo meio complexo...

Ansiedade

PsyGirl_Av

• Visitante
                                      Foi-me diagnosticada depressão há uns tempos, e penso que estou numa fase mais crítica porque estou numa fase de transição. Vou falar um pouco sobre o que penso... para ver se alguém me pode dar uma ajuda mais concreta.

Penso que comecei a ter depressão quando me assumi aos meus pais, porque houve muitas agressões psicológicas e físicas por parte do meu pai, tanto que tive que sair de casa, e culminou com a separação dos meus pais. Depois estive num relacionamento conturbado que não me trouxe coisas muito boas... fui infetado com HIV e estive um três semanas internado no hospital e aí a depressão piorou e tive um período de depressão profunda, aproximadamente dois meses... e a relação em que estava terminou muito mal, sofri imenso porque agredi o meu namorado e fiquei com as culpas todas nas costas e com sentimento de culpa. Melhorei mas os problemas continuaram: os meus pais tinham uma empresa em conjunto e a empresa estava a fechar; tive que refazer a minha vida só com a minha mãe; o meu pai entretanto arranjou uma mulher com a qual casou; sentia-me sozinho; para refazer a vida com a minha mãe criei uma empresa com ela (que chegou ao fim há cerca de 2 meses); minha mãe e eu ficámos desempregados e atolados de dívidas; a casa onde vivo com a minha mãe está para ser penhorada; conheci um rapaz (há um ano atrás) com o qual comecei a namorar e que me apoiou imenso mas com tanta pressão e revolta que sinto acho que comecei a descarregar nele e estamos neste momento na 'corda bamba'... e ele foi e é um grande pilar para mim, sinto que se a relação terminar que eu entro novamente em depressão como após a descoberta da infeção por HIV. E toda a resolução destes problemas levam-me à ansiedade... digo eu.

Desculpem se fui confuso, mas tentei resumir ao máximo e é tanta coisa que já nem consigo organizar as ideias.

Pelo que me falas estamos perante uma situação complexa... Mas não desesperes! Primeiro de tudo existe uma máxima que deves seguir: mudar o que podes mudar, aceitar o que não podes mudar e compreender a diferença entre estas duas. Relatas situações complexas que não podem ser alteradas: a infecção e os proprios problemas económicos. No entanto, podes moderar a forma como elas te afectam.
                                      Uma das coisas que te recomendo é construíres uma Escala de Ansiedade. Quando estiveres a ruminar sobre alguma preocupação situa esse problema com outro que poderias ter. Vou dar um exemplo: imagina que tens uma dívida por pagar, questiona que ansiedade sentes perante esse problema; posteriormente, questiona para ti mesmo "e se a minha mãe tivesse falecido?". Eu sei, é duro e pode parecer cruel, mas ao comparares os teus problemas quotidianos com situações tidas como mais graves, vais aprender a relativizar. Esta é apenas uma estratégia, podes achar adequada ou não - depende de cada um.
                                      Aconselho-te a procurar ajuda profissional - não ligues ao estigma da sociedade. Tens bastantes preocupações legítimas e seria bom teres alguém que te auxiliasse. Acima de tudo, continua a tua rotina, com a certeza de que enquanto estivermos vivos, tudo é passível de ser resolvido.
                                      Quanto à Ansiedade, com os problemas que relatas é normal que a sintas - não te culpabilizes por isso. Mais ainda, a sintomatologia ansiosa encontra-se frequentemente associada a estados de Depressão. Ansiolícos e antidepressivos podem aliviar alguma da sintomatologia física, o que, em fazes agudas, pode ser um bom auxílio.

Ansiedade

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                                        • Membro Elite
                                        Obrigado pelas tuas palavras, ajudaram-me muito.

Após me ser diagnosticado a infeção por HIV fui automaticamente reencaminhado para a psicóloga do hospital, no início fez efeito e senti melhorias, mas agora sinto que já não dá mais... não que ela não faça o seu trabalho corretamente, adoro-a como profissional e ajudou-me imenso, mas sinto que não consigo mais ir ao hospital todos os meses... é doloroso. Deixei de ir à psicóloga há quase um mês.

Sobre a rotina praticamente já não a tenho... estou em férias de escola, sem trabalho, sem dinheiro... praticamente não consigo fazer nada sozinho porque perdi a minha autonomia. Isto levou a sobrecarregar o meu namorado. Só tenho saído porque a minha melhor amiga veio do Continente (vivo na Ilha da Madeira) e ela tem arrecadado com as minhas despesas...

Quanto à medicação, não queria recorrer porque não quero que nada interfira com os tratamentos do HIV. Não me informei, mas tenho medo!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          381 Respostas
                                          219520 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Janeiro de 2020
                                          por Mónicasas
                                          6 Respostas
                                          3682 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Abril de 2015
                                          por leonardos