rede ex aequo

Olá Visitante14.jun.2021, 10:57:46

Autor Tópico: Consequencias de ter um filho homossexual  (Lida 67678 vezes)

Consequencias de ter um filho homossexual

Offline T.T18

• Membro Ultra
  • Género: Feminino
  • " tell me something "
só existem consequencias para quem as quer. é uma coisa natural

Concordo^^
    " A coragem que vence o medo tem mais elementos de grandeza que aquela que o não tem. Uma começa interiormente; outra é puramente exterior. A última faz frente ao perigo; a primeira faz frente, antes de tudo, ao próprio temor dentro da sua alma." Fenando Pessoa

Offline Destiny

• Membro Elite

Concordo^^
    Ahh não e bem assim

Offline Little Sally

• Membro Elite
      • Am I dead?! xD
        • Sally'entando

Concordo^^
      Ahh não e bem assim
      entao sabia pessoa?! diz lá!
        www.sallyentando.blogspot.com - desabafos poeticos!
        www.rosesinmygrave.blogspot.com  - historiazinhas que escrevo

"porque em todas as suas palavras havia encanto."

Offline Destiny

• Membro Elite
        Então, peculiar ser humano:

Tipo por muito estúpido ou impossível que parece os pais tem consequências. Os pais ate podem aceitar numa boa, mas por exemplo pode ter grandes amigos que não aceitam a homossexualidade. Logo os pais ou "escondem" o filho, ou correm o risco de poder perder amigos.
        é uma consequência.
        Os pais não aceitarem ou algo do género que venha relacionado com isso, eles não as tem porque querem, foi porque foram educados assim, e ai e reeduca-los, para eles poderem ter as sua consequências.

Offline Little Sally

• Membro Elite
          • Am I dead?! xD
            • Sally'entando
          seja como for so tens é que seguir em frente com isso. nao quer ser amigo paciencia.

Offline Arms

• Membro Vintage
            • Género: Masculino
              • Reflection

Concordo^^

Desculpa mas não consigo concordar absolutamente em nada do que dizes.

Ter um filho homossexual tem consequências. Assim como ter um filho heterossexual tem consequências. Independentemente de as queres ou não. A única questão de diferencia um caso do outro são os tipos de consequências que aparecem. Podem ir desde uma filha engravidar, um filho matar alguém, um filho amar alguém do mesmo sexo e, por causa disso, ser gozado, ameaçado ou mesmo agredido, etc. Tudo o que irá surgir na vida de um filho são consequências. É que torna-se um bocado impossível não ter consequências por se ter um filho.

Mas, elucidando em relação a este tópico, se terem as primeiras páginas, verão que consequências falam o tópico. O tópico não questiona que consequências poderão surgir num filho mas antes que consequências houve na vida de um pai por causa de um filho homossexual. Coisas muito diferentes.

seja como for so tens é que seguir em frente com isso. nao quer ser amigo paciencia.

As coisas parecem muito simples vistas de fora. Dou-te o meu exemplo: a minha mãe sabe e aceita, mas esconde do namorado e pede-me discrição. É óbvio que eu, para quem me conhece, não tenho interesse em esconde (até porque não estou nem aí para o que as pessoas pensam sobre mim). A minha mãe esconde porque ama o namorado e, como não sabe o que ele pensa sobre o assunto, não o aborda. Eu podia não ser discreto e correr o risco de fazer com que a relação da minha mãe rompesse caso o namorado fosse homofóbico. Mas, que direito tenho de fazer isso? E a minha mãe? Achas que é por vergonha ou medo que ela esconde a minha sexualidade? Ou estará ela a salvaguardar situações tensas entre eu, ela e o namorado? Dirias que é por egoísmo que a minha faz isso? Sim, talvez é. No entanto, acho que ela tem direito. Depois de tudo o que passou, tem o direito de ser egoísta e escolher omitir um pormenor do filho por conveniência. Infelizmente ainda vivemos numa sociedade em que ser diferente é olhado de lado. Chama-lhe preconceito, chama-lhe discriminação. É um facto.

Ela podia dizer e correr o risco de perder um homem que ama. Claro que depois era só seguir em frente com isso, não é? Até porque as pessoas e as relações são absolutamente descartáveis, certo?

Parto do princípio que estejas naquela idade da revolta e do "quero lá saber o que os outros pensam" - não sei que idade tens mas dá a entender pela forma como escreveste os posts - mas as coisas não são tão lineares e simplistas como podem parecer.

P.S. - Olha, uma consequência de ser ter um filho homossexual é que a probabilidade de se ter netos é menor. Ou então ter um genro, se se tem um filho, ou um nora, se se tem uma filha. lol
            Outra consequência (felizmente ultrapassada) era não poder assistir a um casamento do/a filho/a. Mas agora pode-se... por isso, consequência de ser ter um filho LGBT é fazer parte de um casamento LGBT.  ::)
            « Última modificação: 11 de Agosto de 2010 por Arms »
              Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
              Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline Little Sally

• Membro Elite
              • Am I dead?! xD
                • Sally'entando

Concordo^^

Desculpa mas não consigo concordar absolutamente em nada do que dizes.

Ter um filho homossexual tem consequências. Assim como ter um filho heterossexual tem consequências. Independentemente de as queres ou não. A única questão de diferencia um caso do outro são os tipos de consequências que aparecem. Podem ir desde uma filha engravidar, um filho matar alguém, um filho amar alguém do mesmo sexo e, por causa disso, ser gozado, ameaçado ou mesmo agredido, etc. Tudo o que irá surgir na vida de um filho são consequências. É que torna-se um bocado impossível não ter consequências por se ter um filho.

Mas, elucidando em relação a este tópico, se terem as primeiras páginas, verão que consequências falam o tópico. O tópico não questiona que consequências poderão surgir num filho mas antes que consequências houve na vida de um pai por causa de um filho homossexual. Coisas muito diferentes.

As coisas parecem muito simples vistas de fora. Dou-te o meu exemplo: a minha mãe sabe e aceita, mas esconde do namorado e pede-me discrição. É óbvio que eu, para quem me conhece, não tenho interesse em esconde (até porque não estou nem aí para o que as pessoas pensam sobre mim). A minha mãe esconde porque ama o namorado e, como não sabe o que ele pensa sobre o assunto, não o aborda. Eu podia não ser discreto e correr o risco de fazer com que a relação da minha mãe rompesse caso o namorado fosse homofóbico. Mas, que direito tenho de fazer isso? E a minha mãe? Achas que é por vergonha ou medo que ela esconde a minha sexualidade? Ou estará ela a salvaguardar situações tensas entre eu, ela e o namorado? Dirias que é por egoísmo que a minha faz isso? Sim, talvez é. No entanto, acho que ela tem direito. Depois de tudo o que passou, tem o direito de ser egoísta e escolher omitir um pormenor do filho por conveniência. Infelizmente ainda vivemos numa sociedade em que ser diferente é olhado de lado. Chama-lhe preconceito, chama-lhe discriminação. É um facto.

Ela podia dizer e correr o risco de perder um homem que ama. Claro que depois era só seguir em frente com isso, não é? Até porque as pessoas e as relações são absolutamente descartáveis, certo?

Parto do princípio que estejas naquela idade da revolta e do "quero lá saber o que os outros pensam" - não sei que idade tens mas dá a entender pela forma como escreveste os posts - mas as coisas não são tão lineares e simplistas como podem parecer.

P.S. - Olha, uma consequência de ser ter um filho homossexual é que a probabilidade de se ter netos é menor. Ou então ter um genro, se se tem um filho, ou um nora, se se tem uma filha. lol
              Outra consequência (felizmente ultrapassada) era não poder assistir a um casamento do/a filho/a. Mas agora pode-se... por isso, consequência de ser ter um filho LGBT é fazer parte de um casamento LGBT.  ::)

estou mesmo na idade da revolta! ;D

mas estou mesmo farta. eu tenho que ouvir coisas que me revoltam ainda mais todos os dias, entao entrei numa de quem quer tudo bem quem nao quer que se f***

Fetch!

• Visitante
                Artigo sobre o "Courtesy Stigma", comumente experienciado pelos pais após a descoberta de que o(a) filho(a) é LGBT;

Parents of Gay Children and Courtesy Stigma
                Michael C. LaSala - Published on August 15, 2010

Stigma Busting for Families of Lesbian and Gay Youth

When parents learn they have a gay or lesbian child, they very quickly realize they are now living in a world that stigmatizes not only their children but also themselves. Suddenly, these parents are involuntarily drafted into a club whose members are disparaged. For the 76 parents I interviewed for the book: Coming Out, Coming Home: Helping Families Adjust to a Gay or Lesbian Child (www.comingoutcominghome.com), this was their first bitter taste of the injustice of stigma--and it was eye-opening in ways that were painful and frightening.

Courtesy stigma is experienced by those who are friends or family of the stigmatized and according to stigma expert Patrick Corrigan, there are two types of courtesy stigma: vicarious stigma, or the suffering parents feel empathically because their loved one is suffering, and public stigma, which is the stigma family members experience because they are thought to be to blame for their loved one's stigmatizing condition. These two types of stigma were actively in play for the parents I interviewed. When asked "What was the most difficult thing about having a gay or lesbian child?" most parents (close to 2/3 of the parent sample) gave replies that described their struggles with stigma.

Sometimes parents were sensitive to the possibility of being harshly judged for having a gay or lesbian child; like this father of a lesbian:

Yes, I am hiding it. I only tell people I want to tell, who I know are gay or people who are important in her life who she wants me to tell. Will I tell my boss or the people I work with? No. I never will... yes, there is still a stigma about being gay and I can't tell general society.

Take note of this next mother's painful dilemma:

I have a new friend at work and I just want to tell her. I just kind of want to try it out on her. But I haven't yet. I don't think the moment has been there yet. I was at lunch with a girlfriend last week and it is a girl I have known for a number of years and she said something about a mutual acquaintance of ours, a single woman and she says, "You know, did you ever think she was gay?" And I said, "Yeah, I did." And she said, "I don't care." And I said, "Well I certainly don't care." And I thought that was the opportunity to say, "I certainly don't care because my son is gay." And I thought I missed that opportunity. I could have tried that out on her and saw what happened. I still feel like I might lose some friends over this. I would be a little more upset if I would lose some family. But I also think that I underestimate people. People that love me should love me and love my son. But I am still afraid. I hope I wake up and someday think I am ready

Parents worried that others would blame them for their child's homosexuality. In these circumstances, parents feared becoming stigma's direct target. This Latina mother of a gay male described:

I think the hardest part is people finding out...because you have to deal with people who want to find fault with you. With members of the church, I don't know how they would react to that. I still realize there is a stigma to having a gay child. Somehow I might have done something wrong. I am not saying I don't feel good about Carlos being gay, I feel good about telling the people he wants me to tell, and the people I am comfortable talking to--my good friends. But have I told anybody I work with, any of my employees, or my clients? No. It is my choice, but I am not ready because I still have those feelings that somebody important to me might be turned off.

Other parents reported experiencing the stigma vicariously. Like all good parents, they wanted to protect their children. When they heard anti-gay hostility from others, they were reminded of the stigma their children would encounter. As remarked by this mother of a lesbian:

I learned who to talk to. I would become more aware of people's comments about gay people and then decide who I might not want to reveal her identity to. Or I would just be quiet in a situation. It is hard.

If you are a gay, lesbian, transgender, or a bisexual (LGBT) person, or someone with a concealable disability, the thoughts and feelings of these parents must seem familiar. LGBT people along with others whose stigmatizing conditions are hidden from public view have to decide on an almost a daily basis to whom to disclose their distinguishing characteristic. Having to scan their environments and find ways to determine who will be accepting and who won't are frequent exercises for LGBT people and many others. Once parents of lesbian and gay people are aware of their children's sexual orientations, they learn that they too must find ways to manage the stigma.

Managing Stigma: Learning Society is Simply Wrong

For members of minority groups to be mentally healthy and strong, they must develop the ability to be critical of the society in which they live. LGBT persons must question the prevailing views of sexuality and gender, and eventually understand that they are excessively narrow. In my psychotherapy practice, my most distressed gay clients are the ones who cling to the notion that being gay is shameful, perverted, and indicative of weakness. In their minds, the treatment gays and lesbians receive is justified and proof of how wrong they are for having same-sex attractions. Parents of gays and lesbians, like their children, must be able to withstand the slings and arrows that come with living in a world that persecutes those who challenge its restrictive norms. In order to develop and maintain good self-worth, gays, lesbians, and those who love them must grow to learn that some of the established ideas are just plain wrong.

Managing Stigma is a Family Affair

Since stigma is something the entire family must face, it is good grist for family discussion. Although I did not interview siblings for my book, during the research, and in my clinical practice, I have become aware of how young brothers and sisters face jeering taunts from peers who accuse them of being gay or lesbian because they have a gay brother or lesbian sister. Lesbians and gays, their siblings and their parents must find ways to handle the effects of discrimination and prejudice, so a discussion of these topics which includes the entire family could prove enormously beneficial. Family members can conjointly brainstorm and strategize ways to handle stigma. Through family discussions, members can decide who gets told about the child's sexual orientation. How will the child make the decision as to whom to disclose? How will the parents? How will family members handle the challenges of discrimination? Or, what should one do when overhearing or being told an anti-gay joke?  

It must be remembered that sons and daughters usually realize they are gay or lesbian a lot sooner than their mothers and fathers know they are parents of gay children. Many youth have had to find ways to survive the verbal and physical assaults of their peers. Therefore, it is likely that they will have developed some coping tools forged from the fire of these painful challenges. Thus, by the time they come out they will have expertise they can share with their parents. In my own practice, I have coached children to talk to their parents about their own experiences with discrimination, whether from employers, teachers, school administrators, or peers. I have found that it can be quite effective if children can share with their parents their successful stigma-busting strategies. When young LGBT people talk about their experiences with their families, this could spur fruitful discussions that can have the beneficial side effect of helping families recognize and appreciate the children's competence. When parents recognize their child is able to competently negotiate a world that stigmatizes homosexuality, they are reassured--and can even grow to admire, their proud, resilient lesbian and gay children.

http://www.psychologytoday.com/blog/gay-and-lesbian-well-being/201008/parents-gay-children-and-courtesy-stigma
                « Última modificação: 16 de Agosto de 2010 por Fetch! »

Offline JFelippa

• *
                  • Novo Membro
                  Boa tarde.

Infelizmente em relação á minha ex-mulher, nada mais posso fazer. O divorcio ainda está a decorrer, mas eu e o meu filho já nos encontramos separados dela. É realmente impressionante assistir ás suas atitudes que, depois de toda esta confusão, continuam a ser homofobicas, frias e egoístas. Recusa pedir perdao ao filho e diz nem desejar ve-lo. Disse com estas palavras: "Após uma gravidez dura e complicada, sacrifiquei-me para que esse rapaz nascesse vivo, arriscando a minha propria vida. E depois destes anos todos, é isto que ele me dá em troca. Uma vergonha para o resto da vida. Nao merece que eu continue a faze-lo feliz. Ele que desapareça da minha frente e tu tambem, se apoias aquele..."

Nao vale a pena referir os nomes odiosos que ela teve a coragem de chamar, a alto a bom som. Partiu-me o coraçao e destrui-me por dentro, principalmente porque o nosso filho se encontrava mesmo ao meu lado. Ele ouviu com certeza... o que lhe preencheu os olhos de lagrimas e o fez afastar-se.

Desde esse dia, o meu filho e a minha ex-mulher nao voltaram a ver-se um ao outro. Ele diz que a odeia, que nao quer ve-la nunca mais e que espera poder ficar sempre comigo. Ja a minha ex-mulher, nunca me questiona acerca do nosso filho. Age como se este nao existisse.

Perante esta situaçao, nada mais posso fazer a não ser esquece-la tambem e continuar a apoiar o meu filho, a quem amo muito. Dei conta do seu estado de espírito revelar-se mais leve e alegre, agora que estamos só nós os 2 juntos. De facto, agora temos mantido uma relaçao muito aberta, o que me permitiu descobrir ainda mais aspectos do meu filho, que ate ao momento se mantiveram ocultos e que têm aumentado o meu orgulho nele.

É um rapaz impecável.

Agradeço a todos aqueles que aqui me têm dado o seu apoio.
                  Olá
                  è triste saber q ainda nos dias actuais existam pessoas assim "(
                  eu seii bem o q é ter uma mãe homofobica, a diferença é q meu pai não está k p me ajudar e minha mãe acaba por fazer de mim o q quer e bem entende.
                  Fico contente em saber q existam pais assim cmo o srº revelou ser ")
                  mtas felicidades para si e para o seu filho tbm!
                    Do you know what we're fighting for, when there's nothing worth dying for? ~.^

Offline corema

• Membro Elite

Tudo tem consequências. Na minha opinião a principal consequência de ser ter um filho homossexual é o medo que tenha problemas por causa disso. Se um dia tiver um filho homossexual não vou ficar minimamente feliz com a situação. Queremos o melhor para os nossos filhos e como vocês bem sabem é muito mais difícil ser-se homossexual do que heterossexual. A discriminação existe e, por vezes, muito grave! Prefiro mil vezes ter um filho hetero. Principalmente depois de ter presenciado o que o meu irmão passou durante toda a adolescência por ser homossexual.
                    É óbvio que não vou amar menos um filho meu por um motivo desses, nem tratar de forma diferente, mas prefiro que seja hetero.

Offline btsferreira

• Membro Elite
                        • facebook btsferreira

Tudo tem consequências. Na minha opinião a principal consequência de ser ter um filho homossexual é o medo que tenha problemas por causa disso. Se um dia tiver um filho homossexual não vou ficar minimamente feliz com a situação. Queremos o melhor para os nossos filhos e como vocês bem sabem é muito mais difícil ser-se homossexual do que heterossexual. A discriminação existe e, por vezes, muito grave! Prefiro mil vezes ter um filho hetero. Principalmente depois de ter presenciado o que o meu irmão passou durante toda a adolescência por ser homossexual.
                      É óbvio que não vou amar menos um filho meu por um motivo desses, nem tratar de forma diferente, mas prefiro que seja hetero.

Alem disso é complicado para os pais fazerem o coming-out e aceitarem a eventual visibilidade do filho e tem alguma vergonha , mas com o tempo e com o amor isso passa

Propõe um debate na tua Escola/Universidade. Info: educacao@rea.pt
                        No matter gay, straight or bi, lesbian, transgendered life. I'm on the right track baby, I was born this way

Spring

• Visitante
                        Tudo tem consequências. Na minha opinião a principal consequência de ser ter um filho homossexual é o medo que tenha problemas por causa disso. Se um dia tiver um filho homossexual não vou ficar minimamente feliz com a situação. Queremos o melhor para os nossos filhos e como vocês bem sabem é muito mais difícil ser-se homossexual do que heterossexual. A discriminação existe e, por vezes, muito grave! (...)

Nem mais.

Como é lógico, o que nós queremos é a felicidade dos nossos filhos. E por isso, se ser homossexual tornar-se sinónimo de sofrimento, então prefiro que seja hetero.

Offline _Sharika_

• Membro Elite
                          • Be Yourself
                          Tudo tem consequências. Na minha opinião a principal consequência de ser ter um filho homossexual é o medo que tenha problemas por causa disso. Se um dia tiver um filho homossexual não vou ficar minimamente feliz com a situação. Queremos o melhor para os nossos filhos e como vocês bem sabem é muito mais difícil ser-se homossexual do que heterossexual. A discriminação existe e, por vezes, muito grave! (...)

Nem mais.

Como é lógico, o que nós queremos é a felicidade dos nossos filhos. E por isso, se ser homossexual tornar-se sinónimo de sofrimento, então prefiro que seja hetero.

Concordo convosco mas por outro lado penso que eu já sofri muito por ser homossexual e caso um filho meu o seja nao vou preferir ou deixar de preferir, pura e simplesmente vou alertá-lo para os "perigos" e para a discriminação do qual pode ser vítima e que poderá contar comigo e que estarei lá para o apoiar em tudo  ;)
                            "I talk to God as much as I talk to Satan 'cause I want to hear both sides
                            Does that make me cynical
                            There are no miracles
                            And this is no miraculous life...."

Amo-te BabyT ::) 10/01/2011 <3

Spring

• Visitante

Nem mais.

Como é lógico, o que nós queremos é a felicidade dos nossos filhos. E por isso, se ser homossexual tornar-se sinónimo de sofrimento, então prefiro que seja hetero

Concordo convosco mas por outro lado penso que eu já sofri muito por ser homossexual e caso um filho meu o seja nao vou preferir ou deixar de preferir, pura e simplesmente vou alertá-lo para os "perigos" e para a discriminação do qual pode ser vítima e que poderá contar comigo e que estarei lá para o apoiar em tudo  ;)

Exactamente. Subscrevo. :)

Offline adgj

• Membro Total
                              • Só se me fôr natural - senão, porquê faze-lo?
                              Era fixe se aparecesse de novo este pai.

A dar noticias.
                                "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."  - Albert Einstein.

Offline BrunoMCP

• Orador(a)
                                • Membro Ultra
                                • Ter orgulho é rejeitar a vergonha.
                                Era fixe se aparecesse de novo este pai.

A dar noticias.

Alguém podia mandar-lhe uma MP ou duas a ver se o lembramos do fórum. :P
                                Depois de ler o tópico todo, estou curioso para saber o que aconteceu depois... ::)

Offline adgj

• Membro Total
                                  • Só se me fôr natural - senão, porquê faze-lo?
                                  Fui ver e ele já não esteve online desde há uns anitos!
                                  É pena... estes casos é k eram bem intressantes nos programas da tarde.
                                    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."  - Albert Einstein.

Offline Gisty

• Membro Ultra
                                      • Tumblr :)
                                    Boa noite! Preciso de ajuda! Já vos aconteceu contarem aos vossos pais que são homossexuais e o pai até estar mais ou menos a favor e a mãe contra, até chegar ao ponto de vos fazer chantagem que não vos pagam os estudos ? Não entendo como há pais assim! Bom se alguém estiver por aí opinem!
                                    Obrigada.

Offline kiwi 2em1

• Membro Total
                                    Boa noite! Preciso de ajuda! Já vos aconteceu contarem aos vossos pais que são homossexuais e o pai até estar mais ou menos a favor e a mãe contra, até chegar ao ponto de vos fazer chantagem que não vos pagam os estudos ? Não entendo como há pais assim! Bom se alguém estiver por aí opinem!
                                    Obrigada.
                                    Sou sincera, não passei por isso e, por isso mesmo, é-me dificil imaginar essa situação.... Mas não será apenas a "primeira reacção" da tua mãe?!?! Se um dos pais aceitou mais ou menos, é provavel que, no entretanto a tua mãe também venha a aceitar. Mas secalhar precisa mais tempo para "digerir" o assunto...

Offline Gisty

• Membro Ultra
                                        • Tumblr :)
                                      Obrigada.
                                      Sou sincera, não passei por isso e, por isso mesmo, é-me dificil imaginar essa situação.... Mas não será apenas a "primeira reacção" da tua mãe?!?! Se um dos pais aceitou mais ou menos, é provavel que, no entretanto a tua mãe também venha a aceitar. Mas secalhar precisa mais tempo para "digerir" o assunto...

Não se trata da minha mãe, mas sim da minha namorada! Esta já não é a primeira reacção, e já fez chantagem com ela outra vezes, dizendo que não lhe pagava os estudos e que lhe tirava o carro! Sinceramente nem sei o que pensar, o problema é que pensei que o único problema que poderia existir era a distância, mas afinal este problema é muito mais grave, enfim já não sei mesmo o que lhe dizer nem como agir! Acho que toda esta situação é por minha causa, até porque ela quis contar-lhes por minha causa e sei que agora ela está num grande sofrimento, já pensei em desistir mas sei que assim iria fazer pior e não é de todo esse o meu objectivo, gosto bastante dela para o fazer.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      107 Respostas
                                      80670 Visualizações
                                      Última mensagem 11 de Abril de 2019
                                      por Pretty Boy
                                      Consequências duma forte atracção

Iniciado por d.aniela « 1 2  Todas » Apoio

36 Respostas
                                      7708 Visualizações
                                      Última mensagem 18 de Abril de 2012
                                      por ^_PiPa_^
                                      13 Respostas
                                      3532 Visualizações
                                      Última mensagem 11 de Agosto de 2013
                                      por paulosabino
                                      57 Respostas
                                      8488 Visualizações
                                      Última mensagem 22 de Agosto de 2016
                                      por sleepy_heart