Olá Luna.
Eu pessoalmente não sei muito com respeito à prova de vida. Nenhum médico/a exigiu-me isso quando fiz os testes psicológicos lá deles tanto no Hospital Santa Maria como no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Apesar desses testes e tempo de espera ter demorado cerca de 4 anos (não totalmente por culpa deles mas também por outros motivos da minha vida pessoal... *coff*religiãopelomeio*coff*), eu já vou ter a minha primeira consulta de andrologia no mês de Julho (por outras palavras, está breve! Vou começar o tratamento hormonal, \o/).
Nesses 4 anos, ninguém exigiu uma prova de vida.. excepto um deles que, devês em quanto, gostava de questionar a minha vida sexual e se tinha um homem que gostase, etc. Também admito que comecei a vestir-me (em algumas ocasiões, nem sempre) nos últimos 6 meses de forma a que sinta um pouco mais confortável (em público).. e isso pode ter ajuda-do o processo (apesar de não o estar a fazê-lo por causa dos sr(a)'s doutores).
Claro, eu o faço porque, felizmente, mesmo sem tratamento por enquanto, eu consigo mais ou menos, dependente o anglo e da atenção das pessoas para os "detalhes", passar "despercebida" (o que chama mais a atenção é a altura e a voz... mas isso nem as hormonas vão eliminar. Já estou a treinar a minha voz de qualquer maneira já por 4 meses, apenas não exerço a voz por enquanto porque sei que não a posso usar todos os dias, logo não quero habituar as minhas cordas vocais.. ou senão utilizava e aperfeiçoava ainda mais).
Anyway, não. Nunca foi falado de uma prova de vida a mim ao longo destes anos. Por isso duvido imenso que exijam isso hoje em dia. =)