rede ex aequo

Olá Visitante24.mar.2023, 22:36:41

Autor Tópico: "Prova de vida" - Transexualidade  (Lida 3241 vezes)

"Prova de vida" - Transexualidade

Offline lunasibe

• *
  • Novo Membro
  • Género: Outro
  • Time waits for no one
    • SIBE.PW
Aparentemente durante o processo de transição, é necessário fazer o que se chama uma "prova de vida".
Alguém sabe ao certo como se dá este processo e porque é que isto existe?
Dá-se antes da transição hormonal ou durante?
« Última modificação: 6 de Junho de 2016 por lunasibe »

Offline T-Rex

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Hakuna Batata!
      • Um gajo trans a falar de cenas
    Olá, lunasibe

Antes de mais, dou-te a boas vindas ao fórum ;)

Sobre a prova de vida, é algo que se está a tornar cada vez mais obsoleto hoje em dia, e cada vez menos médicos a exigem. A "lógica" por trás disso seria forçar a pessoa a viver de acordo com o género com o qual se identifica para "facilitar" o processo de transição social e para provar que a pessoa era mesmo transsexual. É algo que cada vez se faz menos porque os médicos começam a aperceber-se da dificuldade enorme que é para uma pessoa ter de viver num papel social antes de ter acesso à transição clínica (ou seja, antes de poder mudar o que quer que seja fisicamente).

Tanto quanto sei, isso normalmente é feito antes da terapia hormonal, mas há quem a faça durante, depende do que cada médico exigir... Estou a tentar lembrar-me de como foi comigo, mas tanto quanto me lembro, na altura em que iniciei as minhas consultas já vivia (em part-time, pelo menos) como um rapaz, portanto a questão da prova de vida nunca se colocou.

Offline lunasibe

• *
    • Novo Membro
    • Time waits for no one
      • SIBE.PW
    Realmente é algo que não me faz sentido nenhum, tanto que fiquei com estas dúvidas acerca do que é isto afinal.
    Não me faz sentido que tenha que provar nada a ninguém, já sou assim desde por volta dos 6 anos e já mais que escrevi acerca da minha vida e dos meus sentimentos e da minha insatisfação. Não é como se fosse mudar de um momento para o outro.
    Além disso, outras três razões:

1. Eu não sou Drag Queen nenhuma. Sinto-me muito mal quando visto roupas de mulher e olho para o espelho e não sinto que correspondo, isso é difícil sem ter ninguém a lembrar-me disso, quanto mais com a quantidade de atenção indesejada que isso iria resultar... e
    2. Não é mesmo nada boa idea a nível de segurança, com o preconceito e transfobia que há por aí... deixava-me com um alvo enorme nas costas, e por fim
    3. Não sou uma pessoa de estereotipos. Tenho a minha própria forma de ser e a minha idêntidade de gênero tem muito mais a ver do que a forma com que me apresento.

Não tenho problemas com coisas pequenas, por exemplo usar acessórios mais femininos ou falar de formas diferentes, mas de outra forma é quase suicídio sair à rua assim.
    « Última modificação: 7 de Junho de 2016 por lunasibe »

Offline T-Rex

• Associad@
      • Membro Ultra
      • Hakuna Batata!

1. Eu não sou Drag Queen nenhuma. Sinto-me muito mal quando visto roupas de mulher e olho para o espelho e não sinto que correspondo, isso é difícil sem ter ninguém a lembrar-me disso, quanto mais com a quantidade de atenção indesejada que isso iria resultar... e
      2. Não é mesmo nada boa idea a nível de segurança, com o preconceito e transfobia que há por aí... deixava-me com um alvo enorme nas costas, e por fim
      3. Não sou uma pessoa de estereotipos. Tenho a minha própria forma de ser e a minha idêntidade de gênero tem muito mais a ver do que a forma com que me apresento.

Pois, é basicamente por essas razoes que a prova de vida é uma péssima ideia, sobretudo para as mulheres :-\ Já percebi que és trans e estás no (o estás a tentar iniciar o) processo de transição, correto? Isso da prova de vida foi-te pedido por algum médico?

Offline lunasibe

• *
      • Novo Membro
      • Time waits for no one
        • SIBE.PW
      Sim, sou mulher transexual e estou a iniciar o processo agora (apesar de o meu percurso já ser bem longo). Encontrei referências a essa tal prova de vida fazer parte do processo, mas ainda ninguém me pediu para fazer nada quanto a isso, espero que fique assim

Offline mfpsantos

• Membro Sénior
        • Género: Feminino
        lunasibe de facto a prova de vida não faz sentido nenhum, espero que isso não te seja imposto.
        Não compreendo o porquê deste processo ser tão complicado para a pessoa, é doloroso, longo demais e burocrático. "Encalha" demasiadas vezes em coisas sem nexo nenhum como essa prova de vida.
        Espero que seja um processo rápido e que corra tudo bem!
        Abraço
          Marta Santos

Offline lunasibe

• *
          • Novo Membro
          • Time waits for no one
            • SIBE.PW
          Eu também espero que não seja necessário. Não preciso disto para me complicar ainda mais a vida :-\ Bom, quando souber mais alguma coisa acerca disto, digo alguma coisa.

Offline mfpsantos

• Membro Sénior
            Eu também espero que não seja necessário. Não preciso disto para me complicar ainda mais a vida :-\ Bom, quando souber mais alguma coisa acerca disto, digo alguma coisa.

Sim, faz isso, por favor. Vou querer ficar a par. Abraço e boa sorte
              Marta Santos

Offline Sapphire

• *
              • Novo Membro
              Olá Luna.

Eu pessoalmente não sei muito com respeito à prova de vida. Nenhum médico/a exigiu-me isso quando fiz os testes psicológicos lá deles tanto no Hospital Santa Maria como no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Apesar desses testes e tempo de espera ter demorado cerca de 4 anos (não totalmente por culpa deles mas também por outros motivos da minha vida pessoal... *coff*religiãopelomeio*coff*), eu já vou ter a minha primeira consulta de andrologia no mês de Julho (por outras palavras, está breve! Vou começar o tratamento hormonal, \o/).

Nesses 4 anos, ninguém exigiu uma prova de vida.. excepto um deles que, devês em quanto, gostava de questionar a minha vida sexual e se tinha um homem que gostase, etc. Também admito que comecei a vestir-me (em algumas ocasiões, nem sempre) nos últimos 6 meses de forma a que sinta um pouco mais confortável (em público).. e isso pode ter ajuda-do o processo (apesar de não o estar a fazê-lo por causa dos sr(a)'s doutores).
              Claro, eu o faço porque, felizmente, mesmo sem tratamento por enquanto, eu consigo mais ou menos, dependente o anglo e da atenção das pessoas para os "detalhes", passar "despercebida" (o que chama mais a atenção é a altura e a voz... mas isso nem as hormonas vão eliminar. Já estou a treinar a minha voz de qualquer maneira já por 4 meses, apenas não exerço a voz por enquanto porque sei que não a posso usar todos os dias, logo não quero habituar as minhas cordas vocais.. ou senão utilizava e aperfeiçoava ainda mais).

Anyway, não. Nunca foi falado de uma prova de vida a mim ao longo destes anos. Por isso duvido imenso que exijam isso hoje em dia. =)

Offline T-Rex

• Associad@
                • Membro Ultra
                • Hakuna Batata!
                Por acaso tinha curiosidade em saber como é que as coisas em lisboa estavam em relação a este ponto (prova de vida, se ainda faziam ou não). Folgo em ver que não torturam as pessoas com isso! :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                "E se eu fosse "eles"?"

Iniciado por chiloane « 1 2 3 » Apoio

59 Respostas
                19495 Visualizações
                Última mensagem 24 de Outubro de 2008
                por Boreas
                157 Respostas
                50809 Visualizações
                Última mensagem 13 de Julho de 2014
                por V24