Eu não sou MTF (sou o oposto, FTM

) portanto o que vou dizer pode não estar completamente correto, mas tanto quanto sei a HRT para mulheres cá em PT é feita mais ou menos da mesma forma que se faz em outros locais. Inclui um antiandrogénio (aka bloqueador de testosterona) e estrogénio (acho que não faria sentido nenhum tomar estrogénio sem nenhum tipo de T-blocker, acho que isso é daquelas coisas que já não se faz em lado nenhum, felizmente).
Tempo de espera: depende muito da equipa que te estiver a acompanhar. Conta com, no mínimo dos mínimos dos mínimos, pelo menos 6 meses para te recomendarem ires ao endocrinologista. Mas normalmente demora mais do que isso. Tens umas quantas "fases" de espera antes de chegares à HRT: consultas com os psicólogos e psiquiatras (esta é a fase mais "complicada", visto que os médicos podem "arrastar-te" durante o tempo que eles entenderem

), depois tempo de espera para uma consulta com um endocrinologista (que também pode demorar meses, infelizmente. Por exemplo, a minha psicóloga ficou de me marcar consulta no endo este mês, mas a fila de espera é tão absurdamente longa que ela diz que não me garante que consiga marcar consulta para antes de setembro!

), depois tempo de espera enquanto esperas pelos resultados dos testes físicos... enfim, senta-te e pega num livro (ou 2, ou 7) porque isto vai demorar.
Sobre a "prova de vida", tanto quanto sei já não se faz. Aliás, isso é considerado muito pouco ético hoje em dia - é como tu disseste, é potencialmente perigoso e pode colocar a tua vida em risco porque vivemos nesta linda sociedade que nos odeia. Eu não tive de fazer essa prova de vida, nem nunca as médicas que me acompanham mencionaram nada em relação a isso (by the way, eu estou a ser acompanhado no Magalhães Lemos, não sei se noutros hospitais farão a coisa de modo diferente).
Sobre a auto medicação, tanto quanto sei é relativamente fácil encontrares estrogénio sem receita médica porque o estrogénio não é uma substância controlada na europa (não sei quanto aos T-blockers). Mas, como tu já apontaste, isto não é nada recomendado! Podes causar danos irreversíveis no teu corpo e graves problemas de saúde! Auto medicação, seja com hormonas ou outra coisa qualquer, é sempre má ideia.
PS: para quem não sabe, HRT = Hormone Replacement Therapy. Em português, terapia de substituição hormonal, é um tratamento que uma pessoa trans pode fazer para masculinizar ou feminizar o seu corpo através de hormonas sexuais masculinas ou femininas, respetivamente.