rede ex aequo

Olá Visitante19.jun.2021, 01:57:36

Autor Tópico: Quando é que é mesmo amor?  (Lida 3906 vezes)

Quando é que é mesmo amor?

Anthe

• Visitante
Provavelmente já perguntaram isto aqui antes, mas gostava de saber:

Quando passamos tempo com alguem, muito tempo, passamos bons e maus bocados, suportamo-nos uns aos outros, isso é o que qualquer amigo faz. Dantes era o que eu precisava para achar que amava alguem. Mas, como é que sabemos se amamos alguem?

Offline TéNT

• Membro Total
    • Género: Feminino
    A minha resposta ia ser super cliché: "Quando encontrares amor, vais saber logo, sem dúvidas", mas como não consigo pensar em algo melhor... hahah  :P
    Consegue-se distinguir muito bem de apenas uma amizade, o sentimento é mais forte e o teu próprio corpo reage de uma maneira diferente.

Anthe

• Visitante
      O problema é que é assim que me sinto com várias pessoas e depois sou sempre desiludido no final de contas. Sinto muita afecção passado bastante tempo, quero estar com a pessoa, e acaba sempre por acabar mal. Como tal não sei se é amor ou se é apenas afecção.

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
        • Membro Elite
        • Género: Masculino
        Quando já passaram quase três anos, ainda pensas nessa pessoa, desejas voltar atrás e todas as noites antes de dormir pensas nela, na esperança de que ela também esteja a fazer o mesmo (fala a minha experiência).

Acho que é muito complicado e injusto dizer-se, no presente, se é amor ou se não é. Um sentimento forte? Talvez. Uma atração? Talvez. Uma paixão? Sim, também talvez. Agora amor? Tão difícil de sabermos. Ou seja, eu acho que só é possível saber se amámos no fim de tudo. Aí estamos totalmente imparciais para analisar o nosso sentimento por essa pessoa. :)

Offline TéNT

• Membro Total
          Quando já passaram quase três anos, ainda pensas nessa pessoa, desejas voltar atrás e todas as noites antes de dormir pensas nela, na esperança de que ela também esteja a fazer o mesmo (fala a minha experiência).

Acho que é muito complicado e injusto dizer-se, no presente, se é amor ou se não é. Um sentimento forte? Talvez. Uma atração? Talvez. Uma paixão? Sim, também talvez. Agora amor? Tão difícil de sabermos. Ou seja, eu acho que só é possível saber se amámos no fim de tudo. Aí estamos totalmente imparciais para analisar o nosso sentimento por essa pessoa. :)

Subscrevo! Não é algo que chega muitas vezes e marca muito uma pessoa.
          No entanto, há pessoas que têm mais facilidade em superar esses "amores", por isso é um bocado relativo

Offline Caty Elric

• **
            • Membro Júnior
            quando sou so eu a pensar na pessoa? e depois as vezes quero que essa pessoa morra para sair da minha vida? e quando penso que essa pessoa ja me disse varias vezes que nao gosta de mim.
            Como sei afinal se é amor se nao? O pessoal diz que sim eu ja digo que sim que nao.
            Acho que nunca amei mas nao sei pk ja tive com o coracao aos pulsos algumas vezes mas pronto n sei se ja amei e nao sei como saber.

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
              • Membro Elite

Subscrevo! Não é algo que chega muitas vezes e marca muito uma pessoa.
              No entanto, há pessoas que têm mais facilidade em superar esses "amores", por isso é um bocado relativo

Eu acho que as pessoas têm de se conhecer minimamente para saber quando é apenas uma dificuldade em esquecer os 'amores', ou quando é mesmo amor e por isso é mesmo impossível.

Um amigo uma vez disse-me: "Nunca se deixa de amar, essa pessoa apenas perde importância". E hoje concordo totalmente com ele.

Ertyuio

• Visitante
                Um amigo uma vez disse-me: "Nunca se deixa de amar, essa pessoa apenas perde importância". E hoje concordo totalmente com ele.
                Sim, acho que é isso! :)

Offline pms.morgado17

• *
                  • Novo Membro
                  Eu posso não ser a melhor pessoa para falar sobre isso, mas do que sei e só me posso basear no que já vivi e senti, acho que amor e amar são coisas que não controlamos.
                  Não vou falar da minha vida pessoal em concreto mas posso demonstrar o que penso neste ponto com um exemplo.
                  Eu namorei com um rapaz durante quase 9 meses, e ao longo desse período os meus sentimentos alteraram-se bastante, e mesmo as sensações também mudaram. No inicio eu andava eufórico, depois passei a ficar habituado e acabei por me saturar. As coisas acabaram devido a certas atitudes da parte dele.
                  Mas o ponto Eu quero chegar é que ao longo desse tempo, acho que não o amei realmente. Apenas tive um carinho muito grande e muito sincero e sentido. E como sei que não amei?
                  Agora aqui outros podem julgar as minhas atitudes como erradas, mas nem eu próprio me sei julgar neste caso.
                  No último mês eu conheci um outro rapaz graças a um amigo meu.
                  Conhecido por acaso e por acaso também senti coisas por ele que nunca senti. As conversas fluiam sempre, havia sempre aquele agridoce e aquela Picardia que nos entusiasma e faz falar com vontade. Fui surpreendido várias vezes e o melhor é que tínhamos personalidades diferentes e mesmo assim as nossas diferenças eram ainda grandes.
                  Acho que amor traduz-se na sensação da barriga, que aperta e torna o ar doce. Eu mesmo digo quando estou apaixonado ou amo alguém começo a respirar algodão doce :p

E acho que é isso. É uma sensação de bem estar incomparável.
                    Eu espero que as minhas palavras te toquem em sítios que as mãos não conseguem..

Offline Caty Elric

• **
                    • Membro Júnior
                    É tudo muito bonito mas ainda assim eu n sei se ja amei ou se foi so paixao? Porque ja tive obessecada por uma pessoa meses e meses e ainda hoje sinto algo estranho e se essa pessoa se atrever a afastar-se de mim fico logo em panico e parece que tudo acabou para mim.
                    È amor ou mera obessecao? Nao faço ideia. Ja nao sinto akele doki doki mas uma coisa sei n consigo olhar ele nos olhos nem na cara.

Offline pms.morgado17

• *
                      • Novo Membro
                      É tudo muito bonito mas ainda assim eu n sei se ja amei ou se foi so paixao? Porque ja tive obessecada por uma pessoa meses e meses e ainda hoje sinto algo estranho e se essa pessoa se atrever a afastar-se de mim fico logo em panico e parece que tudo acabou para mim.
                      È amor ou mera obessecao? Nao faço ideia. Ja nao sinto akele doki doki mas uma coisa sei n consigo olhar ele nos olhos nem na cara.

Amor quando sentes, faz-te levitar, é uma sensação superior como não há outra igual, e se acaba ou corre mal, deixa-te uma sensação de aperto, quase sufoco.
                        Eu espero que as minhas palavras te toquem em sítios que as mãos não conseguem..

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                        • Membro Elite
                        Pior é quando nos apercebemos que era amor quando já é tarde de mais. E quando não há perdão para o que fizemos. :/

Offline pms.morgado17

• *
                          • Novo Membro
                          Mas também não vale a pena lamentar. Há muitas formas de encarar a vida. Acho que devemos viver cada momento e saber aproveitar o que nos faz felizes. Ficar preso a coisas passadas não nos permite continuar a nossa história nem saber como será o dia de amanhã. Devemos conhecer, gostar, amar. Se não correr bem, choramos um pouco para curar as feridas, depois seguimos em frente. :)

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                            • Membro Elite
                            Não é assim tão fácil quando sentimos que aquela pessoa foi o amor da nossa vida.

Offline Caty Elric

• **
                              • Membro Júnior
                              quando nao se consegue esquecer o passado? porque tudo o que aconteceu ainda continua a acontecer...
                              falta de confianca tudo mais e o acreditar que nunca vou amar nem ser amada por isso gostava de saber com o sei que amo e isso.

Offline MaL

• *
                                • Novo Membro
                                Também concordo com a ideia de que o amor só se compreende quando verdadeiramente se sente. Em toda a minha vida só senti isso por uma pessoa, embora já me tenha sentido atraída por outras e já tenha inclusive sentido aquilo que tradicionalmente se designa por paixão.

A grande diferença é que o amor torna tudo perfeito. Tu acordas e adormeces a pensar nessa pessoa, dás por ti a sorrir assim do nada sempre que ela te vem à cabeça (o que acontece para aí a cada 5 minutos), sentes um nervosismo parvo sempre que a vês e tens tendência a corar e ficar mentalmente bloqueada e sem saber o que dizer. Enfim, desejas-lhe o melhor, mesmo que o melhor para ela não seja o melhor para ti.

A paixão é diferente. Aí tu sentes-te atraída por alguém de uma forma relativamente duradoura (mas não perpétua, como acontece no amor), mas consegues ver-lhe os defeitos. Às vezes nem compreendes essa atracção, que muitas vezes é uma mera curiosidade e que se desvanece assim que conheces melhor a pessoa. Aqui os pensamentos sexuais são tão frequentes como no amor, mas os puramente emocionais e de afecto são bem menores.

Depois, claro, há um outro tipo de sentimento que designo por amor fraternal e que normalmente se constrói no seio da família, mas que também pode surgir perante um amigo. Normalmente esse tipo de sentimento entre amigos culmina em relações amorosas que vão resultando porque geralmente as pessoas têm os mesmos interesses e se dão muito bem. Mas aqui falta aquela paixão latente do amor em sentido próprio.

Ertyuio

• Visitante
                                  Também concordo com a ideia de que o amor só se compreende quando verdadeiramente se sente. Em toda a minha vida só senti isso por uma pessoa, embora já me tenha sentido atraída por outras e já tenha inclusive sentido aquilo que tradicionalmente se designa por paixão.

A grande diferença é que o amor torna tudo perfeito. Tu acordas e adormeces a pensar nessa pessoa, dás por ti a sorrir assim do nada sempre que ela te vem à cabeça (o que acontece para aí a cada 5 minutos), sentes um nervosismo parvo sempre que a vês e tens tendência a corar e ficar mentalmente bloqueada e sem saber o que dizer. Enfim, desejas-lhe o melhor, mesmo que o melhor para ela não seja o melhor para ti.

A paixão é diferente. Aí tu sentes-te atraída por alguém de uma forma relativamente duradoura (mas não perpétua, como acontece no amor), mas consegues ver-lhe os defeitos. Às vezes nem compreendes essa atracção, que muitas vezes é uma mera curiosidade e que se desvanece assim que conheces melhor a pessoa. Aqui os pensamentos sexuais são tão frequentes como no amor, mas os puramente emocionais e de afecto são bem menores.

Depois, claro, há um outro tipo de sentimento que designo por amor fraternal e que normalmente se constrói no seio da família, mas que também pode surgir perante um amigo. Normalmente esse tipo de sentimento entre amigos culmina em relações amorosas que vão resultando porque geralmente as pessoas têm os mesmos interesses e se dão muito bem. Mas aqui falta aquela paixão latente do amor em sentido próprio.
                                  Ok, então estou mesmo apaixonada!  :-X

Offline MaL

• *
                                    • Novo Membro

Ok, então estou mesmo apaixonada!  :-X
                                    [/quote]

É fantástico, não é? Mesmo que não se materialize torna-te melhor pessoa.

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Elite
                                      • Be yourself. Be happy. Be nice.
                                        • Tiny Ripple Hope

Belíssima descrição! ;)

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2

"Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline Bandura_62

• Membro Sénior
                                        Acho que o típico cliché "quando for amor saberás" se aplica bem, falo por experiência. Na primeira vez que me apaixonei, senti "coisas" que nunca tinha sentido - borboletas na barriga, pensamentos constantes em relação à pessoa, imaginar momentos futuros (casar, ter filhos, ir passear, etc), vontade constante de estar com ela, ficar triste e com saudades sem estar com a sua presença - sendo que por ser a primeira vez que tive essas sensações consegui somar 1+1 e perceber que era amor. E claro, o facto de ser curioso permitiu, que ainda ante de me apaixonar, pesquisasse sobre o amor e como se manifesta.

Já me disseram, até aqui no fórum que cada vez que nos apaixonamos temos sensações diferentes, algo que, se é verdade, ainda não tive oportunidade de comprovar porque só me apaixonei uma vez. Ainda assim penso eu (apesar de poder estar enganado) que as sensações que já referi são típicas de quem está apaixonado.

Mas sim, acho que o cliché que falei resume tudo. Porque o amor acima de tudo sente-se, não se explica :)
                                          “I was never less alone than when by myself.” ~ Edward Gibbon

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          390 Respostas
                                          66239 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Julho de 2013
                                          por Dééé
                                          218 Respostas
                                          69016 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Abril de 2016
                                          por anasofiacsilva
                                          Amor sem sexo ou sexo sem amor?

Iniciado por Niniokoala « 1 2 ... 20 21 » Saúde e Bem-estar

412 Respostas
                                          70132 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Agosto de 2016
                                          por maybe1day
                                          2 Respostas
                                          1831 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Agosto de 2010
                                          por fmateus
                                          5 Respostas
                                          1431 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Setembro de 2016
                                          por Bc